Porangaba – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Porangaba – Origem, Benefícios e Como Usar da forma correta, onde você consiga usufruir de todos os Benefícios da Porangaba e de suas propriedades que são capazes de proporcionar o funcionamento adequado do corpo. Além disso, a  Porangaba é um fruto de uma árvore que tem flores brancas e se desenvolve mais nas regiões norte e nordeste, apesar de poder ser encontrada em boa parte do país.

A Porangaba (Cordia salicifolia), também chamada de bugre, cafezinho, café-do-mato e chá-de-frade ela tem o apelido de cafezinho pois seus grãos se assemelham ao grão do café. Também é chamada de cafezinho do mato, por seu alto teor de cafeína.

porangaba

O chá, que contém um alto teor de cafeína e deve ser evitado à noite, também é muito conhecido como Chá de Bugre.

Seu extrato é o princípio ativo de um fitoterápico comercializado com o nome de “pholiamagra”, que já faz sucesso. Esse medicamento oferece emagrecimento, inibe o apetite e também tem ação energética, estimulante da circulação e impede o acúmulo de gordura nas artérias.

Propriedades da Medicinais da Porangaba:

Composto por cafeína, potássio, alantoína e ácido alantoico, o chá de Porangaba contém frutas vermelhas, repletas de cafeína. Já a alantoína e o ácido alantoico são as responsáveis pelo uso tradicional na cicatrização de feridas.

Tem ação diurética, cardiotônica e estimulante da circulação; pode ser usada para evitar o depósito de gorduras na parede das artérias e também no combate ao vírus do herpes tipo um.

Ela é frequentemente utilizada como um diurético, auxiliando no combate as impurezas do organismo e auxiliando no emagrecimento. A erva ainda apresenta em sua composição, a cafeína que atua como termogênico, promovendo a energia no organismo, os óleos essenciais taninos que possuem propriedades que eliminam a oleosidade da pele e as substâncias cardioativas que favorecem a eliminação de líquidos, auxiliando na perda de peso.

Benefícios da Porangaba:

beneficio da porangaba

Os Benefícios da Porangaba garantem não só o emagrecimento, como também beneficia o organismo de muitas maneiras, saiba quais são esses Benefícios da Porangaba:

  • Traz sensação de saciedade, reduzindo o apetite e te fazendo comer menos que o normal;
  • Melhora na circulação;
  • Combate a celulite;
  • Emagrece;
  • Elimina toxinas que frequentemente são responsáveis pela obesidade
  • Reduz a Febre;
  • Possui efeito diurético, eliminando a retenção e consequentemente a aparência de “inchado”
  • Previne doenças cardíacas e reumáticas (problemas nas articulações e afins…);
  • Atenua a Tosse;
  • Acelera o Metabolismo, queimando muito mais calorias e derretendo células de gordura
  • Queima gordura localizada.

Modo de Usar a Porangaba:

Para que seu corpo absorva todas as propriedades medicinais contidas na Porangaba, aconselha-se que seu consumo seja feito por meio de um chá, onde os Benefícios da Porangaba são potencializados. Para fazer o chá é muito fácil:

  • Em uma panela coloque um litro de água e quatro colheres de sopa da erva (caso você deseje fazer uma maior quantidade é só seguir a regrinha de quatro colheres de sopa para cada litro de água);
  • Leve a panela ao fogo e desligue assim que a água começar a ferver;
  • Tampe a panela e mantenha a mistura abafada por, no mínimo, dez minutos;
  • Coe e adoce como preferir.
  • Para sentir os efeitos no organismo com mais rapidez é necessário que sejam tomadas de quatro a cinco xícaras do chá, por dia.

porangaba beneficios

Efeitos Colaterais da Porangaba:

Não podemos deixar de destacar que, ainda que os componentes sejam 100% naturais, seu consumo sem acompanhamento médico pode causar efeitos colaterais. Pessoas com problemas de Hipertensão e doenças cardiovasculares não podem consumir a Porangaba por conta de seu alto teor de cafeína, que pode propiciar o aumento da pressão arterial. Seu consumo também pode causar insônia, enxaquecas e dores estomacais, para quem já apresenta problemas com Gastrite.

É recomendado que o consumo da Porangaba seja orientado e prescrito por especialistas. Seu consumo associado a uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos produz mais resultados.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Fel da Terra – Origem, Benefícios e Como Usar!

beneficios do cha de semente de mostarda

Os 10 Benefícios do Chá da Semente de Mostarda Para Saúde