Cobalamina – Fontes, Benefícios e Excesso

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Cobalamina – Fontes, Benefícios e Excesso que você precisa conhecer. Além disso, a Cobalamina é uma vitamina vermelha, solúvel em água com uma estrutura complexa que geralmente se assemelha à molécula de heme, mas com cobalto substituindo ferro no centro do anel de pirrole.

A dose diária recomendada de Cobalamina é de 2,4 mg para homens e mulheres não grávidas, 2,6 mg para gestantes, 2,8 mg para lactantes e entre 1,5 e 2 mg para crianças de 9 a 18 anos.

CobalaminaEsta vitamina também é produzida na natureza apenas por microorganismos, e os seres humanos recebem Cobalamina exclusivamente a partir da dieta.

A Cobalamina é também denominada por vitamina B12. Uma vitamina importante para a formação normal de glóbulos vermelhos e para a saúde dos tecidos nervosos. A deficiência de vitamina B12 não detectada e não tratada pode levar a anemia e danos permanentes ao nervo e ao cérebro.

Fontes de Cobalamina:

Além destes alimentos, esta vitamina ainda podem ser encontrada em outros tipos de alimentos. Agora, confira em detalhes os Benefícios da Cobalamina Para Saúde:

Reparo e Manutenção de Células:

Esta vitamina ajuda a manter diferentes tipos de células que existem no corpo humano. Por exemplo, funções importantes como a formação, reparo e manutenção de glóbulos vermelhos dependem em grande parte da vitamina B12.

Além disso, as células nervosas são atendidas pela presença desta vitamina no corpo humano. Isso ajuda ainda a manter um sistema nervoso forte.

Alivia a Fadiga:

É um recurso apreciável para aliviar o corpo humano da fadiga e da fraqueza. Assim, esta vitamina tem o potencial de melhorar a resistência total do corpo humano para suportar uma forte pressão de trabalho.

Reduz os Níveis de Colesterol:

Uma dieta rica em produtos alimentares contendo vitamina B12 é útil na redução do nível de colesterol no corpo humano. Além disso, esta vitamina ajuda a controlar o nível de triglicerídeos, que mantém o bom funcionamento do coração humano.

Excesso de Cobalamina no Corpo:

Acumular altas doses do nutriente no organismo é mais comum quando uma pessoa faz o uso de suplementos vitamínicos. Isso pode causar alterações no baço e modificações e elevação nos linfócitos, os chamados glóbulos brancos que quando estão com as taxas elevadas indicam infecção e quando têm baixos níveis são evidência de problemas na medula óssea.

Sendo assim, o recomendado para não sofrer os efeitos do excesso de vitamina B12 no organismo é buscar obter o nutriente por meio da alimentação e fazer o uso de suplementos alimentares somente quando o especialista prescrever.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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