Os 25 Benefícios do Noni Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Noni Para Saúde são diversos e poucos conhecem. Além disso, o  Noni cujo nome científico é Morinda Citrofolia Linn, é o fruto de uma árvore de médio porte originário da Ásia e Polinésia, que se adaptou bem ao clima brasileiro de forma a produzir frutos durante todo o ano.

No Sudeste Asiático o Noni é utilizado na medicina popular para o tratamento de diversas enfermidades. Nas últimas décadas, houve um aumento significativo no consumo do fruto e seus derivados no Brasil.

Noni

Contudo, o consumo desta fruta é polêmico no país devido à falta de estudos conclusivos sobre o fruto e seus derivados. Sendo que muitas pesquisas mostraram a toxidade dos sucos e preparações com Noni. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, proibiu a comercialização de qualquer alimento contendo Noni como um dos ingredientes.

Valores Nutricionais:

O Noni é rico em vitaminas tais como, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina C, Ácido Fólico, Vitamina E e betacaroteno.

Além de ser rico em minerais como Cálcio, Potássio, Magnésio, Ferro e Fósforo. Junto com isso, a abundância de químicos naturais antioxidantes, como a quercetina, vanilina, pinoresinol, proxeronine. Conheça a seguir, Os 25 Benefícios do Noni Para Saúde:

1. Previne o Envelhecimento Precoce:

O Noni também contém selênio que é um importante elemento antioxidante e rastreamento que preserva a elasticidade da pele, retardando assim o processo de envelhecimento precoce.

2. Combate a Diabete Tipo 2:

Os indivíduos com diabetes podem também se beneficiar do poder de cura dos extratos desta fruta.

Isso foi comprovado por uma pesquisa que demonstrou a eficácia do Noni para reduzir o risco de Diabetes tipo 2, e também controlar a doença em quem já possui.

3. Benefício do Noni Para Dependentes Químicos:

Experiência com 56% dos fumantes que ingeriram a fruta sem intenção de parar de fumar acabaram o interesse pelo cigarro, eliminando-o de seus hábitos.

Estudos constataram que muitas pessoas podem deixar outras dependências como, álcool, cocaína, maconha e heroína.

4. Fortalece o Sistema Imunológico:

Esta fruta possui propriedades que fortalece o sistema imunológico. Desde os tempos antigos, o ela tem sido valorizada pela sua eficácia no combate a infecções e outras doenças que atribuem esse benefício à presença de polissacarídeos valiosos.

5. Alivia os Sintomas da Artrite:

Os poderes de cura dessa pequena fruta, traz alívio em condições inflamatórias como a artrite.

Avaliações cientificas forneceram evidência qualitativa sobre os traços analgésicos dela que ajudam no alívio da dor e sensibilidade, assim, reduz a destruição das articulações implicadas na artrite.

6. Previne o Câncer:

Um dos mais notáveis ​​benefícios do Noni é que ele pode realmente ajudar a combater o câncer.

Isto é devido ao fato dele conter uma substância rica em polissacáridos que suprime o crescimento de novas células cancerosas.

7. Favorece a Saúde da Pele:

O Noni tem um efeito positivo sobre a pele, pois é uma rica fonte de Vitamina C. Doses diárias dessa pequena fruta tem provado ser benéfico no tratamento de vários problemas de pele como acne, espinhas, áspera e pele seca, e até mesmo manchas escuras na a pele.

8. Melhora o Sistema Respiratório:

Essa fruta demonstrou também ser muito eficaz no tratamento de doenças respiratórias comuns, como resfriado, tosse, dor de garganta, alergias e asma.

9. Reduz o Colesterol Ruim:

A dislipidemia caracteriza-se por níveis elevados de colesterol no sangue, resultando em um aumento no risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Benefícios do Noni

Os extratos de água e etanol presentes no Noni reduz os níveis de colesterol e triglicéridos.

10. Melhora a Digestão:

Este pequeno fruto tem alto teor de fibra que promove a boa digestão. Ele também tem propriedades laxantes que podem prevenir a constipação.

11. Combate os Transtornos do Sono:

A xeronina age sobre a regeneração celular da glândula pineal promove a adequada liberação de serotonina, precursora de hormônio melatonina, que tem ação reguladora do sono.

12. Previne as Úlceras:

Estudos científicos relataram que o Noni tem a capacidade de prevenir lesões gástricas nos intestinos.

Isto é porque o extrato dessa fruta diminui a quantidade de ácido no estômago e aumenta as mucosas que protege o revestimento. Assim, é bastante benéfico na prevenção de úlceras.

13. Promove a Saúde do Coração:

Esta fruta exerce efeitos de dilatação nos vasos sanguíneos, confortando as células musculares lisas dentro das paredes das células, resultando em um melhor fluxo de sangue nas artérias.

Este efeito vasodilatador ajuda a regular a pressão arterial e auxilia na manutenção de um coração saudável.

14. Combate a Obesidade:

Ele auxilia no controle da obesidade agindo sobre os estados emocionais, diminuindo a ansiedade e a compulsão por comida. Melhora as funções hepáticas, digestivas e intestinais.

15. Melhora o Desempenho Sexual:

Ele contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos e contribuíram para a melhora arterial, 83% das pessoas que usaram esta fruta apresentaram melhora significativa em seu desempenho sexual.

16. Combate o Cansaço:

Este é um medicamento consagrado a tempos e foi tradicionalmente usado por polinésios para combater a fraqueza geral do corpo e fazer avançar a qualidade de vida e níveis de energia.

17. Melhora o Fluxo Sanguíneo Cerebral:

O Noni pode exercer efeito protetor na cura de problemas de comprometimento de memória.

Noni Benefícios

As pesquisas realizadas em indivíduos com funções de memória enfraquecidos mostraram que o consumo da fruta estimula o fluxo sanguíneo cerebral e ajuda a melhorar as funções de memória.

18. Auxilia no Tratamento da Gota:

A fruta estende seus efeitos terapêuticos na cura de gota. A eficácia do Noni na cura de tal doença é atribuído a sua ação inibidora sobre as enzimas da xantina oxidase que estão implicadas em gota e seus problemas associados.

Outros Benefícios:

Como Usar o Noni:

Esta fruta tem um cheiro e um sabor muito característicos, sendo bastante amarga, por isso é consumida principalmente na forma de sucos ou chás, misturadas com outras frutas doces, como uva.

Entretanto, a recomendação é que se utilize em poucas quantidades diárias, ou que se evite o seu consumo, já que não se sabe exatamente as ações da fruta no organismo, o que efeitos colaterais pode causar.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

beneficios do tomate

Os 40 Benefícios do Tomate Para Saúde

Oregano

Os 40 Benefícios do Orégano Para Saúde