Os 40 Benefícios do Manjericão Para Saúde!

Os 40 Benefícios do Manjericão Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Manjericão Para Saúde são incríveis. Além disso, o manjericão é uma das plantas de ervas que as folhas são comumente usadas em fins culinários. Manjericão ou Ocimum basilicum é membro da família Lamiaceae ou hortelã. O nome manjericão se refere a uma palavra grega basilikohn que significa real, que reflete a antiga cultura do povo grego que considera esta erva como planta nobre e sagrada.

ManjericãoNa Índia, esta erva é um símbolo de hospitalidade, enquanto na Itália, o manjericão é o símbolo do amor. Enquanto a palavra ocinum também derivou da palavra grega que significa cheiro. Além disso, o manjericão é uma planta anual e arbusto que nativa da Ásia e da África também em outro país tropical, subtropical. Foi trazido para a Grécia por Alexandre, o Grande e trazido para a Inglaterra da Índia

A planta tem uma haste quadrada e ramificada que pode crescer de 1 a 10 pés de altura. Também produz sementes negras que chamam nutlets. A parte que comumente usa na planta de manjericão é as folhas.

Além disso, a cor das folhas da planta também pode variar de verde claro a verde escuro e tem textura suave. Na verdade, existem muitas espécies de manjericão, mas Ocimum bassilicum é o mais comum das folhas de manjericão, que é usado por pessoas de todo o mundo.

O que é Manjericão?

O manjericão é uma erva aromática anual que cresce até 60 cm de altura com flores roxas, brancas ou cor-de-rosa. Além disso, algumas variedades possuem hastes quadradas e outras hastes ovais. Ela floresce de julho a setembro e é uma planta nativa da Índia.

Além disso, ele é cultivado em todo o mundo há milhares de anos devido ao seu forte sabor aromático e grande variedade de propriedades medicinais.

Valores Nutricionais do Manjericão:

Este membro da família das mentas tem sido usado como planta medicinal, e seus óleos e extratos são conhecidos por possuírem propriedades antioxidantes e antibacterianas. Perfumado, o manjericão fresco, por exemplo, oferece uma boa dose de sangue -clotting vitamina K – 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado fornecer 27% da RDA -, bem como a Vitamina A, Manganês e Magnésio.

Use manjericão fresco, sempre que possível, e quando cozinhar com ele, adicione ao prato durante os últimos minutos para o máximo sabor. Agora, confira Os Benefícios do Manjericão Para Saúde:

1. Melhora a Pele:

Os benefícios do manjericão são a prevenção do surgimento de acnes e aceleração o processo de recuperação de feridas na pele. Além disso, o seu extrato ajuda a eliminar as bactérias presentes na derme, que resultam no entupimento dos poros, a principal causa da acne.

Propriedades da erva reduzem a inflamação da pele e são utilizadas no tratamento de outros problemas, como micose, psoríase e picadas de insetos. Portanto, a erva é considerada excelente na prevenção e tratamento do câncer de pele.

2. Melhora a Saúde Bucal:

Como resultado, estudos apontam que as propriedades do manjericão também são eficazes no combate ao mau hálito e doenças periodontais.

3. Elimina Pedras nos Rins:

O manjericão tem poderoso efeito no funcionamento dos rins. Para otimizar o órgão, é indicado o consumo de 6 folhas frescas com água, em jejum. Além disso, para quem sofre de pedras nos rins é bom misturar suco extraído da erva com Mel e tomar a mistura diariamente durante aproximadamente 6 meses. O procedimento facilita a eliminação das pedras nos rins pela urina. A planta ainda é benéfica para a cura de diversos problemas urinários.

4. Trata Problemas de Estômago:

Manjericão

O consumo de manjericão também faz bem para o sistema digestivo. O suco extraído de suas folhas pode tratar dores de estômago ou cãibras. Além disso, seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.

5. Alivia a Dor de Cabeça:

Mais um dos benefícios do manjericão é sua função de relaxante muscular. A planta pode ser mastigada, ingerida como chá ou ainda ser aplicada como óleo diretamente no corpo para aliviar a tensão nos músculos e as dores de cabeça.

6. Melhora o Sistema Cardiovascular:

Os poderosos componentes antioxidantes encontrados na erva ajudam a baixar o nível de colesterol e reduzir as chances do desenvolvimento da doença da artéria coronária. Propriedades do manjericão como o Magnésio auxiliam relaxando os músculos e melhorando o fluxo sanguíneo no organismo.

7. Melhora o Sistema Respiratório:

A erva também favorece a saúde respiratória, pois, ajuda a melhorar o desempenho dos pulmões. Os óleos essenciais de manjericão são bons para curar a bronquite e congestão dos pulmões. Além disso, a planta também é muito útil no tratamento da tuberculose.

8. Melhora o Sistema Nervoso:

A melhoria das funções cerebrais ainda é outro dos benefícios do manjericão, uma vez que ele normaliza os níveis de neurotransmissores no cérebro. O seu extrato funciona como um tônico cerebral e ajuda a aguçar a memória.

9. Ajuda a Tratar Resfriados:

Um dos benefícios do manjericão é a melhora do sistema imunológico. Suas folhas são utilizadas no tratamento de resfriados. É recomendável mastigá-las para o alívio de resfriados e gripes. As fortes propriedades do manjericão antibióticas protegem o organismo contra bactérias e as infecções causadas por elas.

10. Alivia a Tosse:

O manjericão é ingrediente de xaropes e expectorantes. Dores de garganta também podem ser aliviadas com um gargarejo com água fervida com folhas da planta. A erva é ainda eficaz para outros problemas respiratórios, tais como asma e bronquite.

11. Melhora o Sistema Imunológico:

A melhora do sistema imunológico também é um dos benefícios do manjericão. Estudos mostram que vários componentes químicos da planta aumentam a produção de anticorpos em até 20%. Ao fortalecer o sistema imunológico a planta protege contra asma, alergias, artrite, câncer, resfriados e gripes. Para melhores resultados, recomenda-se dar preferência à folha fresca e não seca.

12. Ajuda a Aliviar o Estresse:

As folhas de manjericão também são apontadas por diminuir o estresse. Especialistas recomendam mascar 10 a 12 folhas de manjericão, duas vezes por dia, para prevenir o estresse e os problemas decorrentes deste mal.

13. Melhora da Visão:

Manjericão

A Vitamina A presente no manjericão possui propriedades antioxidantes, altamente benéficas à saúde ocular. Apenas 100g de manjericão fresco correspondem à dose diária recomendada de Vitamina A ao organismo.

14. Possui Propriedades Anti-Inflamatórias:

Os óleos essenciais do manjericão, incluindo o eugenol, o citronellol e o linalool, são enzimas que fazem com o que as inflamações e doenças inflamatórias possam ser curadas de forma mais rápida, além de ajudar a diminuir o inchaço corporal.

Um estudo realizado pela Purdue University revelou que os óleos do manjericão possuem ricos compostos e flavonoides naturais, que em alguns casos podem auxiliar mais que medicamentos.

15. Possui Propriedades Anti-Bacterianas:

O manjericão pode ajudar a combater até mesmo bactérias; de acordo com um estudo recente os óleos essenciais da planta ajudaram a inibir bactérias que antibióticos comuns não conseguiram combater; e inclusive inibiram o crescimento da bactéria.

No entanto, os estudos mais aprofundados, sobre a erva ajudar na recuperação de doenças e infecções ainda estão em andamento.

16. Melhora a Saúde do Coração:

Por ser anti-inflamatório e conter Magnésio o manjericão melhora a circulação sanguínea e mantém o equilíbrio da pressão arterial. Estudos mostram que ele diminui a chances de uma parada cardíaca por evitar a coagulação do sangue.

Por induzir a liberação de proteínas isso aumenta à resistência imunológica evitando problemas cardíacos. Além de aumentar o bom colesterol e diminuir o mal.

17. Alivia a Gripe e Resfriado:

O manjericão possui propriedades antioxidantes que fortalecem a função imunológica do nosso corpo. Sua ação antibiótica é capaz de combater e proteger contra bactérias e infecções resultantes da gripe. Comer suas folhas, tomar um chá quente ou fazer um gargarejo vai ter uma ação expectorante, eliminando o muco da garganta.

Já a Vitamina C presente nessa iguaria melhora a tosse e a dor de garganta, além de prevenir contra a asma.

18. Trata a Depressão:

Além dos sintomas físicos o manjericão trata problemas mentais e o mau humor, incluindo a depressão. Umas das propriedades dessa planta é sua ação antidepressiva, além de ajudar na produção de neurotransmissores responsáveis por regular os hormônios do humor.

Por servir como um tipo de calmante ele pode reduzir o estresse e fortalecer o sistema nervoso.

19. É um Afrodisíaco Natural:

Durante muitos anos, o manjericão vem sendo considerado um símbolo do amor principalmente na Itália. Muitos dizem que seu cheiro ajuda aumentar a libido e a excitação, melhora a circulação e diminui a inflamação.

20. Melhora a Memória:

Se você tem uma memória fraca o manjericão pode ser um ótimo remédio. Devido a altas quantidades de corticosterona, ele é capaz de aumentar sua capacidade de guardar informações e prevenir doenças como o Alzheimer. Também ele aumenta a circulação no cérebro o que diminui possíveis danos.

21. Melhora os Problemas do Estômago:

Problemas do estômago são bastante comuns a qualquer pessoa, principalmente quando o organismo não faz uma boa digestão. Nessa hora o manjericão pode ser de grande ajuda por ter uma ação diurética e refrescante além de também tratar a dor.

Uma boa sugestão é mastigar folhas de manjericão logo após comer comidas pesadas para facilitar a digestão.

22. Ajuda na Prevenção do Câncer:

Manjericão

Essa erva superpoderosa é rica em antioxidantes flavonoides capazes de eliminar células defeituosas do câncer. Essa mesma característica impede que novos tumores surjam em outras partes do corpo.

A Vitamina A e Vitamina E presentes nessa erva também previnem o câncer principalmente o de mama.

Podemos concluir que, o manjericão além de saboroso faz muito bem a saúde do corpo e da mente. Devido ao seu fácil cultivo, muitas pessoas preferem plantá-lo em uma pequena horta para ter essa erva sempre fresca. Então, fica pra você essa dica.

23. Controla a Acidez do Corpo:

Manjericão tem capacidade de controlar a acidez do corpo, equilibrando o nível de pH. Nível de pH normal é necessário para manter o metabolismo e a função de vários hormônios e enzimas, também é importante manter o sistema imunológico saudável, uma vez que a flora normal ou boas bactérias em nosso corpo só podem viver em determinado nível de pH.

24. Melhore o Desejo Sexual:

Na Itália, as pessoas consideram o manjericão como o símbolo do amor e usam suas folhas como afrodisíaco natural desde muito tempo atrás. Acredita-se que o aroma de da planta tenha capacidade de aumentar a libido ou o desejo sexual. Na verdade, o óleo de manjericão é responsável pela melhora do fluxo sanguíneo e do humor, para que as pessoas experimentem uma melhor atividade sexual.

25. Ajuda a Manter Ossos e Dentes Fortes:

Manjericão é excelente fonte de Vitamina K, que é conhecida tem grande efeito na manutenção de ossos e dentes saudáveis. Por isso, a Vitamina K pode ajudar o corpo a absorver o Cálcio e impedir que os ossos percam sua massa.

26. Melhora a Visão:

Grande quantidade de Vitamina A nas folhas de manjericão tem um bom efeito na visão humana. Além disso, a Vitamina A é necessária para manter o músculo do olho e a lente em função normal.

27. Ajuda a Prevenir Diarreia:

Os componentes fitoquímicos nas folhas de manjericão podem combater a infecção de Staphylococcus aureus, que é a principal causa de diarreia. Adicionando algumas folhas de manjericão em sua refeição pode ajudá-lo a curar e prevenir o corpo de diarreia.

28. Reduzir a Inflamação:

A inflamação geralmente ocorre no corpo devido à presença de estresse oxidativo. A inflamação em certos órgãos vitais pode ser prejudicial. A erva contêm propriedades anti-inflamatórias, tais como óleo essencial, incluindo citronelol, eugenol e linalol. Portanto. esses óleos essenciais são eficazes para prevenir o corpo e reduzir o risco de inflamação, como no caso de artrite e doença cardíaca.

29. Baixa o Nível de Colesterol:

Manjericão

Segundo um estudo, esta erva tem efeito significativo na redução do nível de colesterol no organismo. Portanto, o componente fitoquímico e antioxidante nas folhas de manjericão diminui a lipoproteína LDL ou de baixa densidade. Além disso, previne o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos, o que mais tarde pode causar aterosclerose.

30. Previne Doenças Cardiovasculares:

Esta planta é muito útil para manter a circulação normal do sangue. Portanto, promove a função saudável dos vasos sanguíneos e mantém a pressão arterial normal. Além disso, as folhas de manjericão contêm propriedades anti-inflamatórias que podem impedir a agregação plaquetária, que pode causar coágulos nas artérias e bloquear o fluxo sanguíneo.

31. Alivia Picada de Insetos:

Se você tiver picada por abelha ou outro inseto e não encontrar nenhum remédio ou anti-séptico para aliviá-lo, use manjericão para aliviar a dor e a ferida. Simplesmente esmague ou mastigue as folhas e esfregue-as na sua pele. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias da licença de manjericão serão eficazes para curar a ferida causada pela picada.

32. Trata Infecção do Ouvido:

Certamente, as folhas de manjericão contém óleos essenciais que tem efeito anti-inflamatório e podem ajudar a curar a infecção do ouvido.

33. Controla o Açúcar no Sangue e Previne a Diabetes:

De acordo com um estudo do Departamento de Ciência Doméstica da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Azad, na Índia, as folhas de manjericão têm um efeito significativo na redução do nível de açúcar no sangue e mantêm o nível normal. Portanto, esta função pode se tornar preventiva para o corpo no desenvolvimento de diabetes.

34. Reduz a Resistência a Antibióticos:

Nosso corpo pode desenvolver resistência a antibióticos devido à falta de antibióticos. Além disso, as folhas de manjericão contêm propriedades antibacterianas que podem inibir o crescimento de bactérias patogênicas e diminuir a resistência a antibióticos.

35. Trata Infecção Fúngica:

Se você tem problemas na sua pele que são causados ​​por uma infecção fúngica, mastigue ou esmague algumas folhas de manjericão na área infectada. Consequentemente, o óleo tem propriedades anti-fúngicas que podem matar e reduzir o crescimento de fungos.

36. Protege a Função do Fígado:

De acordo com um estudo publicado no Journal of Medicinal Food, o consumo regular de folhas de manjericão pode melhorar o número de enzimas desintoxicantes no fígado. Isso pode ajudar a função do fígado e reduzir as células adiposas que se acumulam no fígado e que podem causar doenças no fígado.

37. Melhora a Digestão:

Folhas de manjericão contém alguma quantidade de fibra que pode ajudar a melhorar a digestão e fazer um movimento saudável do intestino. Além disso, tem uma sensação calmante que faz você se sentir bem depois de comer. Também pode melhorar o apetite e reduzir as cólicas estomacais.

38. Melhora a Circulação Sanguínea:

Esta planta melhora a circulação sanguínea, além de, ajudar a aumentar e otimizar várias funções metabólicas do corpo.

39. Alivia a Dor:

O óleo desta erva é um analgésico e proporciona alívio da dor. Além disso, este óleo é frequentemente usado no tratamento de artrite, feridas, lesões, queimaduras, contusões, cicatrizes, lesões esportivas, recuperação cirúrgica, torções e dores de cabeça.

40. Previne o Vômito:

Pode ser usado para prevenir o vômito, particularmente quando a fonte da náusea é enjôo, mas também de muitas outras causas.

41. Trata Comichão:

Manjericão

Além disso, o manjericão é também um bom tratamento para a coceira de picadas e ferroadas de mel de abelhas, insetos e até cobras.

Manjericão na Culinária:

Na cozinha, a erva pode ser utilizada no preparo de vários tipos de pratos, como massas, molhos, saladas, pães, patês, sopas, sanduíches, sucos, doces, pratos “gourmet” e queijos vegetais. Para que o frescor, o aroma acentuado e os compostos antioxidantes sejam mantidos, o manjericão deve ser acrescentado somente no último passo das receitas. Não há restrições quanto ao consumo do manjericão e a erva pode ser consumida por todos.

Preocupações:

Sempre certifique-se de falar com seu médico antes de incorporar a erva ou qualquer outro suplemento em sua dieta. Pois, não há pesquisas suficientes para recomendar o uso de bebês, crianças e mulheres grávidas ou amamentando. Processamento, qualidade, pureza e eficácia de ervas ou suplementos não são monitorados pelo FDA.

Compre a planta de uma fonte respeitável que é cultivada organicamente em um ambiente rural e não poluído. Manjericão Santo cultivado em uma área poluída pode conter o dobro da toxicidade.

Nenhum efeito colateral negativo foi relatado durante ensaios clínicos em humanos. No entanto, você deve evitar a erva se estiver amamentando, grávida ou tentando engravidar. Estudos em animais mostraram que o manjericão pode afetar a fertilidade e estimular as contrações uterinas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Os 25 Benefícios do Jiló Para Saúde

Os 30 Benefícios do Óleo de Lavanda Para Saúde