Os 40 Benefícios da Lichia Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Lichia para saúde do corpo. Além disso, a Lichia é uma fruta exótica de clima subtropical, de origem Chinesa. É uma fruta vermelha, com casca enrugada e áspera. Ela faz um grande sucesso no fim do ano, pois foi criada uma cultura justamente para consumi-las nos últimos meses do ano, principalmente em dezembro nas celebrações do Natal e do réveillon.

lichiaA Lichia, atualmente está fazendo sucesso aqui no Brasil. Ela possui um sabor incrível, é bem doce e surpreende com seus benefícios. É uma fruta rica em cálcio, carboidratos, ferro, fósforo e vitaminas.

Você pode encontrá-la de várias formas, como enlatada, processada, geleias, sorvetes, iogurtes, caipirinhas e determinados pratos. O essencial são os benefícios que ela trás como ajudar a remover manchas, crescimento do cabelo ou manter o coração saudável, entre muitos outros.

Valor Nutricional da Lichia:

Possui bastante água e poucas calorias, sendo apenas 65 calorias a cada 100 gramas da fruta, o que a torna uma fruta ideal para ser consumida por quem controla a alimentação e não quer engordar.

Além disso, a fruta ainda possui vitaminas do complexo B e vitamina C, que é poderoso antioxidante, assim, previne várias doenças e envelhecimento precoce. Inclusive cânceres e problemas cardíacos! A pele também é beneficiada por essa propriedade da Lichia, por isso, ela vem sendo usada em diversos cosméticos.

Possui também cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio, elementos essenciais para o organismo, apenas devendo ser consumida com moderação se a pessoa tiver problemas renais, já que, em 100 gramas, ou seja entre 8 e 15 Lichias, dependendo do tamanho, ela possui 170mg de potássio, o que pode ocasionar problemas cardíacos quando se acumula no sangue.

Este é o micronutriente predominante no fruto, e sua ingestão é de extrema importância já que ele é um dos eletrólitos que colaboram no equilíbrio osmótico e no equilíbrio ácido-base do organismo, também faz parte da bomba de sódio e potássio, imprescindível para as trocas de substâncias através das nossas membranas celulares.

As quantidades de cálcio, fósforo e magnésio são também bastante significativas, sendo o cálcio e o magnésio, essenciais à formação e manutenção da estrutura óssea, o cálcio importantíssimo na contração muscular, o fósforo indispensável à formação de DNA, RNA (constituintes do código genético) e ATP (principal forma de energia das células), e o magnésio, colaborador das reações de mais de 300 enzimas, entre outras importantes funções metabólicas. Então, confira Os 40 Benefícios da Lichia Para Saúde:

1. Benefícios da Lichia Para Combater o Câncer:

Por ser Anticancerígena a Lichia também contém substâncias antioxidantes flavonoides tais como quercetina e campferol que são importantes para evitar a produção de células de câncer.

2. Benefícios da Lichia Para Fortalece o Corpo:

A fruta Lichia é uma rica fonte de vitamina C, que é muito importante e que o nosso corpo é incapaz de produzir. A vitamina C é crucial para prevenir ou atacar, especialmente infecções respiratórias, bem como eliminar os radicais livres, substâncias que, entre outros efeitos nocivos, podem danificar as células do nosso corpo.

lichia beneficios

3. Lichia Reduz a Pressão Arterial:

A Lichia contém alta quantidade de Potássio. Portanto ele ajuda a contrabalançar os efeitos de sódio, que é responsável pelo aumento da pressão arterial. Os folatos, vitamina C e ferro são alguns dos compostos que podem baixar a pressão sanguínea.

4. Lichia Prevenir o Surgimento do Câncer:

A Lichia é rico em flavonóides. Os flavonóides são úteis contra o câncer de mama é podem restringir o metabolismo das células cancerígenas. Flavonas, quercetina e campferol reduzir a multiplicação de células de câncer no corpo.

5. Lichia Melhora a Digestão:

A Lichia é rica em Vitamina C que por sua vez, ajuda na eliminação de bactérias nocivas do intestino. Além disso A Lichia tem propriedades adstringentes é podem ser útil contra os vermes intestinais. Ela Também é rica em fibra alimentar, o que ajudam na manutenção de uma evacuação adequada.

6. Baixas Calorias:

A Lichia, além de deliciosa e refrescante, nos dará apenas 66 calorias em 100 gramas.

7. Redução do Colesterol Ruim LDL:

Entre seus antioxidantes, encontraremos as proantocianidinas, que ajudam na redução do mau colesterol (LDL), enquanto aumentam o bom colesterol (HDL).

8. Promove a Beleza da Pele:

A vitamina C, em alta porcentagem, confere à Lichia propriedades de rejuvenescimento e proteção, inclusive aos raios violeta. Poderá ser bastante útil para tratar acnes e manchas.

9. Melhora a Saúde dos Cabelos:

A vitamina B ajuda os cabelos a crescerem, enquanto a vitamina C associada à tiamina e à niacina nutre e fortalece os folículos, enquanto ajuda na circulação sanguínea, melhorando a recepção do oxigênio por esses folículos.

10. Ajuda no Fortalecimento das Unhas:

A vitamina B também favorece o crescimento das unhas, bem como melhora sua aparência e viço.

11. Tem Ação Anti-inflamatória:

Mais um dos benefícios da Lichia é permitir a redução de processos inflamatórios.

12. Ajuda na Redução de Problemas Cardíacos:

O oligonol é um dos polifenois presentes na Lichia, e está diretamente ligado à redução de gordura visceral, que é altamente prejudicial à saúde. Nesse caso, o hábito de consumir Lichias ajudará a reduzir as chances de se desenvolver problemas cardíacos.

13. Contém Propriedades Antioxidantes:

O oligonol das Lichias também tem propriedades antioxidantes, antigripais, que também melhora a circulação sanguínea, promove a eliminação do excesso de líquidos, consequentemente, ajudando a perda de peso.

14. Melhora a Saúde Intestinal:

As fibras permitem uma melhor e mais frequente evacuação, o que por sua vez faz com que um dos benefícios da Lichia seja eliminar agentes nocivos ao intestino.

beneficios da lichia

15. Previne o Aparecimento de Tumores:

Seus flavonoides ajudam a prevenir os tumores de mama, impedindo que essas células se multipliquem.

16. Controla Pressão Arterial:

Elas são ricas em potássio, que atua contra os efeitos do sódio, o principal responsável pelos desajustes da pressão arterial. Seus nutrientes, entre eles a vitamina C e os folatos, ajudarão a diminuir a pressão e mantê-la sob controle.

17. Evita Câimbras:

Os praticantes de atividade física constante costumam apresentar câimbras durante ou após os treinos. O potássio, em alta porcentagem encontrado na Lichia, ajuda a armazenar as proteínas musculares, evitando esse estágio tão doloroso. Por esse motivo, seria bastante interessante comer algumas Lichias antes de iniciar o treinamento.

18. Melhora o Sistema Imunológico:

Novamente, a vitamina C entra em ação, fazendo com que entre os benefícios da Lichia esteja o aumento da imunidade, evitando que doenças oportunistas se instalem em nosso organismo.

19. Ajuda no Emagrecimento:

Seus polifenois agem na queima de gordura abdominal, reconhecidamente a mais prejudicial de todas. Em conjunto com as fibras que promovem saciedade, nos permitindo ingerir menos alimentos, as Lichias são uma ótima opção para ajudar numa dieta para redução de peso. Outro componente importante é a cianidina. Falaremos sobre isso mais especificamente a seguir.

20. Ajuda no Combate a Gripe:

Como é uma doença causada por vírus e muito contagiosa. A Lichia possui o composto oligonol que proíbe o vírus de se multiplicar, assim melhorando a gripe.

21. Melhora o Sistema Imunológico:

A Lichia contêm compostos fenólicos e antioxidantes, os quais ajuda no aumento do sistema imunológico.

22. Mantém o Coração Saudável:

A Lichia é boa em manter o coração saudável, pois tem um composto chamado oligonol que promove a produção de óxido nitríco. Ele expande os vasos sanguíneos para permitir que o sangue flua normal. O coração bombeia o sangue, reduz o desgaste e corre tudo certo.

23. Contém Efeitos Anticancerígenos:

Algumas pesquisas mostram que a Lichia contém antioxidantes potentes e que tem efeitos anticancerígenos, e que são essenciais contra câncer de mama.

24. Melhora a Digestão:

Na China, os chineses consomem a Lichia para ajudar a digestão e aliviar doenças do estômago. Ela tem um grande teor de água, o que acalma a quantidade de fibras.

25. Previne Catarata:

A catarata é uma deficiência visual devido à turvação da lente dos olhos. A Lichia contêm fitoquímicos que exibem propriedades antioxidantes e antineoplasmatic. Elas ajudam a prevenir o crescimento anormal das células, evitando a catarata.

26. Previne Sinais de Envelhecimento:

Quando começamos a envelhecer, nosso corpo produz mais radicais livres, o que acaba mostrando sinais, como rugas, e a Lichia pode ser nossa super-heroína. Ela é rica em antioxidantes um elemento principal para acabar com os radicais livres e impedir que os danifiquem nossa- pele.

27. Cura as Queimaduras Solares:

Às vezes saímos de casa embaixo daquele sol ardido e nos esquecemos de passar protetor solar, dando a possibilidade de nos queimarmos. As queimaduras solares são doloridas, e causa irritação, como a Lichia já é boa por ela mesma devido a sua vitamina C, com vitamina E é excelente, ela ajuda a manter a pele suave, sem inflamação.

28. Benefícios da Lichia Contra Acne:

Cuidados com a pele A aparência geral da pele pode ser extremamente beneficiada pelo consumo da Lichia. Uma de suas vantagens oferecidas é evitar o aparecimento de acne, pois reduz significativamente os óleos na pele que a causam, e ainda fornece, graças a seus antioxidantes, uma aparência mais jovem e saudável.

beneficio da lichia

29. Benefícios da Lichia Por Ser Rica Vitaminas do Complexo B:

Como informamos nas linhas acima, a Lichia é uma boa fonte de vitamina B2 e B6. Elas têm a função de ajudar o corpo a produzir energia, que segundo os nutricionistas, converte carboidratos em glicose – procedimento necessário para a produção de energia. A vitamina é boa para o sistema nervoso saudável e também para a produção de alguns hormônios.

30. Benefícios da Lichia Para Reduzir o Colesterol:

A Lichia é uma fruta rica em antioxidantes, como já falamos e também contém uma substância que ajuda na redução do colesterol ruim e aumenta o nível do colesterol bom. Ela também contém substâncias anti-inflamatórias que diminui as inflamações dos vasos sanguíneos.

Confira Outros Benefícios da Lichia Para Saúde:

  • Efeito anti-idade.
  • Anti-inflamatório.
  • Melhora a aparência da pele, reduzindo as rugas e manchas.
  • Pode melhorar a resistência e reduzir a fadiga.
  • Apoio para a saúde cardiovascular.
  • Antioxidante
  • Anti-inflamatória
  • Antialérgica
  • Antitrombótica
  • Vasodilatadora
  • Neuro-protetora

Contraindicações da Lichia:

vez que as Lichias são uma fonte muito boa de açúcares, os diabéticos devem ter cuidado ao comer Lichias.

Pois podem desequilibrar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, os liqueus são considerados um alimento “quente”, o que significa que às vezes podem desequilibrar os níveis de nutrientes do corpo.

O consumo excessivo de Lichias pode resultar em membranas irritadas, nariz sangrento, febre ou dor de garganta . No entanto, em quantidades normais, não existem riscos inerentes à saúde.

Os 40 Benefícios da Pimenta Caiena Para Saúde

Os 40 Benefícios do Murici Para Saúde