Os 40 Benefícios do Suco de Maçã Para Saúde

Os 40 Benefícios do Suco de Maçã Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Suco de Maçã Para Saúde são diversos e variados. Além disso, O Suco de Maçã tem sido um sinônimo de saúde por um bom tempo. Muitos a conhecem por ser um (pseudo) suco muito consumido em dietas devido ao seu baixo nível calórico e a presença de vitaminas importantes em sua casca.

suco de maça

Porém, descobrimos muitos outras curiosidades e benefícios do Suco de Maçã no corpo humano. Para ser considerada um suco integral, uma bebida deve ser 100% natural, não receber o acréscimo de água, conservantes, aditivos, não pode ser adoçada artificialmente e toda a fruta deve ser utilizada em seu preparo. Vamos conhecer abaixo os benefícios do Suco de Maçã integral.

Valor Nutricional do Suco de Maçã:

Estes são os principais valores nutricionais encontrados no Suco de Maçã: Proteínas, Gorduras, Carboidrato, Vitamina A, Vitamina E, Vitamina C, Potássio. O Suco de Maçã também é rico em polifenóis. Embora os rótulos de nutrição não enumerem esses compostos. Então, confira agora os Benefícios da Maçã Para Saúde:

Benefícios do Suco de Maçã Para Saúde:

1. Combate o Câncer:

Suco de Maçã é repleto de fibras solúveis. Essas fibras têm mostrado potencial para reduzir problemas intestinais, incluindo prisão de ventre, hemorroidas e, possivelmente, alguns tipos de câncer.

2. Previne Inflamações:

A polpa do Suco de Maçã não coado serve como uma excelente fonte de fitoquímicos, substâncias que oferecem ação antioxidante e anti-inflamatória, contribuindo com a proteção contra o envelhecimento precoce.

A casca da maçã é particularmente rica em polifenóis, fitoquímicos que auxiliam o combate a problemas crônicos de saúde como câncer, doenças no coração e asma.

3. Promove a Saúde dos Pulmões:

Outro dos benefícios do Suco de Maçã integral pode referir-se à proteção à saúde dos pulmões. Isso porque, ainda que a bebida não possa substituir o inalador, seus polifenóis podem auxiliar a apaziguar um ataque de asma.

4. Benefícios do Suco de Maçã na Perda de Peso:

Para quem deseja emagrecer, é importante escolher bebidas e alimentos que, além de não serem ricos em calorias, forneçam os nutrientes que o organismo necessita para funcionar adequadamente. Assim, as calorias consumidas não serão desperdiçadas.

Há, portanto, benefícios do Suco de Maçã para quem pretende entrar em uma dieta saudável de perda de peso, porque além das vantagens nutricionais que traz, como acabamos de aprender, ele possui entre 60 a 80 calorias a cada porção de 200 ml. O que não é uma quantidade tão alta, não é mesmo?

Claro que não é o Suco de Maçã (ou qualquer outra comida ou bebida) que emagrece magicamente, porém, dentro de todo um contexto que inclui uma dieta saudável, equilibrada, nutritiva e controlada com foco na perda de peso e uma rotina frequente de exercícios para maximizar a queima de calorias, a bebida pode ser incluída.

5. Fortalece os Músculos:

Uma só maçã traz a dose diária de Potássio que o corpo requer. O Potássio é um dos elementos primordiais para o bom funcionamento dos músculos e nervos. De maneira similar, o Suco de Maçã favorece a formação de massa muscular, transformando os carboidratos que contém em energia.

6. Melhora a Saúde Mental:

O Potássio, magnésio e fósforo contidos no Suco de Maçã permitem vencer a fadiga e o cansaço físico e mental.

Por outro lado, a vitamina B12 presente no Suco de Maçã, que também está presente neste suco, é um componente ideal para lutar contra a insônia e nervosismo.

7. Promove a Saciedade:

O Suco de Maçã ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite porque tem uma fibra chamada de pectina que fica no estômago mais tempo aumentando a saciedade.

8. Previne a Diabetes:

As fibras presentes não Suco de Maçã ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Essa ação faz com que o consumo regular de maçãs seja uma forma eficaz de reduzir o risco de adquirir diabetes, uma doença cada vez mais comum.

Essa redução dos níveis de açúcar no sangue também contribui para o emagrecimento, uma vez que o excesso de açúcar circulando colabora para a acumulação de energia na forma de gordura.

9. Equilibra o Intestino:

Um intestino desregulado pode ser ajustado com o consumo adequado de fibras, e um dos benefícios do Suco de Maçã é fornecer fibras de qualidade em abundância. As fibras da maçã regulam o intestino, ajudando no alívio de quaisquer distúrbios, desde a constipação até a diarreia.

10. Previne o Alzheimer:

Os benefícios do Suco de Maçã para a saúde cerebral foram indicados por um estudo publicado no Journal of Food Science que aponta que a maçã protege as células nervosas de neurotoxinas criadas pelo estresse. Dessa forma, consumir maçãs pode ajudar a diminuir os sintomas do envelhecimento do cérebro, como por exemplo o Mal de Alzheimer.

11. Combate o Mal de Parkinson:

Os benefícios do Suco de Maçã no combate dos radicais livres podem proteger as células nervosas produtoras de dopamina. O Mal de Parkinson, provocado pela decadência dessas células, pode, portanto, ser evitado com o consumo regular de maçãs.

12. Mantém a Saúde Óssea:

Um componente presente apenas no Suco de Maçã, o flavonoide floridzina, foi apontado em pesquisas recentes como um possível protetor dos ossos das mulheres depois da menopausa, agindo contra a osteoporose ao aumentar a densidade óssea.

beneficio do suco de maça

13. Previne a Catarata:

Recentes estudos mostram que, a longo prazo, o consumo regular de sucos que contêm antioxidantes (como a maçã) é capaz de diminuir em até 15% o risco de catarata. Essa doença, ainda que seja frequentemente resolvida com cirurgias, ainda é a maior causa de cegueira tratável no mundo todo.

14. Reduz o Colesterol:

As fibras solúveis do Suco de Maçã têm a propriedade de se unir à gordura no intestino, o que leva a uma menor absorção de gorduras pelo organismo. Isso é particularmente eficaz na redução dos níveis de colesterol.

15. Benefícios do Suco de Maçã Para uma boa Digestão:

O Suco de Maçã tem propriedades cicatrizantes e podem beneficiar os indivíduos que sofrem com azias, gastrites, úlceras e além disso, contribui para a melhora do transito intestinal. basta comer uma maça ao dia.

16. Aumenta a Imunidade:

O antioxidade quercetina, encontrado no Suco de Maçã, foi identificado por pesquisadores como especialmente capaz de fortalecer o sistema imunológico. Essa propriedade da maçã já é há séculos reconhecida pela sabedoria popular, que sempre afirmou a capacidade da maçã de evitar as mais variadas doenças.

17. Previne Hemorroidas:

A regularização da atividade intestinal também garante menos estresse sobre o reto, de modo que o consumo do sSuco de Maçã também é uma forma de evitar as incômodas hemorroidas.

18. Promove a Saúde Dental:

A crença popular de consumir o Suco de Maçã substitui a o ato de escovar os dentes não é verdadeira, mas isso não significa que não possua benefícios para os dentes. Este suco possui propriedade que estimulam a produção de saliva durante a mastigação, o que reduz os níveis de bactérias e, por isso, diminui o risco de cáries e outros problemas nos dentes, mantendo-os também mais brancos.

19. Combate Doenças Respiratórias:

Se você sofre com asma, apresenta tosse ou alguma outra doença respiratória, experimente esta receita de Suco de Maçã. Graças ao seu alto teor de Vitamina C, aliviará os pulmões e aumentará as defesas do corpo.

Para obter o máximo de benefício, recomendamos adicionar ao suco uma considerável quantidade de mel. Não podemos nos esquecer de que o mel também apresenta propriedades medicinais para curar a tosse e aliviar a garganta e as vias respiratórias.

20. Benefícios do Suco de Maçã Contra Hemorragias:

Quando existe uma carência de vitamina K no organismo, aumenta-se o risco de aparecerem sangramentos anormais por causa de feridas, intervenções cirúrgicas ou doenças.

Diante disso, a quantidade de vitamina K contida no Suco de Maçã é ideal para a coagulação apropriada do sangue.

21. Previne Dores nas Articulações:

As dores musculares podem diminuir com a ingestão regular desta receita de Suco de Maçã. Graças ao seu alto teor de antioxidantes, evita que sejam acumuladas toxinas nas articulações.

O Potássio que contém gera um efeito positivo nos ossos, já que aumenta a densidade dos mesmos. Consumir este suco é ideal para pessoas que sofrem com artrite, reumatismo ou para idosos.

22. Favorece a Saúde da Pele:

Graças ao seu alto teor de Vitamina C

, o Suco de Maçã cuida e rejuvenesce a pele. Também contém Vitamina E, um elemento antioxidante que permite um ideal funcionamento das células. Desta forma, o Suco de Maçã natural traz um efeito firmador, permitindo ter uma pele macia e saudável.

23. Benefícios do Suco de Maçã Contra Hematomas:

Suco de Maçã é fonte de vitamina K, um nutriente que contribui com a coagulação do sangue e, por consequência, é fundamental para a reparação de feridas, cortes e hematomas.

24. Fornece Energia ao Organismo:

O Suco de Maçã integral é uma fonte de Potássio, um mineral que atua no controle da atividade elétrica do coração, auxilia a produção de proteínas e músculos no corpo e é importante para a decomposição de carboidratos, de modo que eles possam ser utilizados como fonte de energia para o organismo.

25. Promove a Saúde do Coração:

Um estudo de 2001 da Universidade da Califórnia, feito com seres humanos, mostrou que a quercetina, composto encontrado especialmente na casca da maçã, contribuiu com a diminuição do acúmulo de placas de colesterol nas artérias e, por consequência, ajudou a reduzir os riscos de desenvolvimento de ataque no coração.

Os participantes da pesquisa experimentaram os auxílios em relação à diminuição da placa depois de seis semanas comendo duas maçãs ou tomando pouco mais de 350 ml de Suco de Maçã diariamente.

26. É Rica em Nutrientes:

O Suco de Maçã serve como fonte de uma série de nutrientes que são importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo.

Entre eles, estão presentes: cálcio, magnésio, Potássio, fósforo, Vitamina A, colina (vitamina do complexo B), vitamina B9, Vitamina C, Vitamina E e vitamina K.

27. Fortalece a Saúde do Coração:

O Suco de Maçã é repleto de Vitamina C e A, flavonoides (que possuem qualidades anti-inflamatórias, hormonais, anti-hemorrágicas, e antialérgicas; para saber mais sobre os benefícios dos flavonoides clique aqui) e com pequenas quantidades de fósforo, ferro e cálcio.
Possui Potássio que promove a saúde do coração.

Outros Benefícios do Suco de Maçã Para Saúde:

  • Por conter frutose, o Suco de Maçã ajuda a controlar níveis de insulina, já que libera açúcar lentamente na corrente sanguínea – indicado para aqueles com diabetes.
  • O Suco de Maçã limpa e desintoxica o organismo, o que ajuda a eliminar metais pesados, como chumbo e mercúrio.
  • A pectina presente no Suco de Maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol, ao diminuir a secreção de insulina.
  • Pesquisadores descobriram que consumir este suco regularmente diminui a ocorrência de doenças respiratórias, como a asma.
  • De acordo com a medicina chinesa, o Suco de Maçã fortalece o coração, matam a sede, lubrificam os pulmões, diminuem o muco e aumentam fluídos corporais.
  • O Suco de Maçã pode ajudar a prevenir a formação de pedras no rim.
  • Estudos indicam que consumir o Suco de Maçã diariamente pode reduzir doenças de pele.
  • Segundo um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, sucos como o Suco de Maçã que estamos relatando, podem reduzir em até 40% o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).
  • Suco de Maçã ajuda com problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas (morder e mastigar maçãs estimula as gengivas e aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e ajudando a combater as cáries).
  • O Suco de Maçã também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso.
  • Isso se dá por ela ser uma ótima fonte de nutrientes, sendo rica em Vitamina C e ácido fosfórico. Desta forma, o Suco de Maçã ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
  • O Suco de Maçã fortalece o sistema imunológico por ser uma boa fonte de Vitamina C com, em média, oito miligramas da vitamina.
  • Uma maçã possui apenas 50-80 calorias e não tem sódio ou gordura.
  • Entre muitos dos seus benefícios, este suco também é indicado para quem quer ou precisa parar de fumar, além de aliviar cãibras e dores musculares.

Outras Fomas de Consumo da Maçã:

A maçã é uma fruta muito nutritiva que pode ser utilizada de variadas formas:

  • Maçã Cozida ou Assada – útil principalmente em caso de problemas gastrointestinais como vômitos ou diarreia.
  • Maçã crua com Casca – ajuda a diminuir o apetite pois tem muitas fibras e a regular o intestino.
  • Maçã Crua sem Casca – indicado para prender o intestino.
  • Maçã Desidratada – ótima para as crianças, pois tem uma textura mais crocante que pode ser usada como substituto da batata frita, por exemplo. Basta colocar a maçã no forno com temperatura baixa, cerca de 20 minutos até ficar crocante.
  • Chá de Maçã – melhora a digestão e alivia a prisão de ventre. A casca da maçã também pode ser adicionada em chás menos saborosos como chá de quebra-pedra ou hipericão para dar um sabor mais agradável.
  • Comer 1 maçã por dia no café da manhã, como sobremesa ou nos lanches é um ótima forma de aproveitar todos os seus benefícios, garantindo mais saúde. 1 maçã média tem aproximadamente 130 g e 74 calorias.

Receita do Suco de Maçã:

INGREDIENTES:

  • 4 maçãs frescas;
  • 2 litros de água.

MODO DE PREPARO:

  • Lavar bem as maçãs e picar em pedacinhos, mantendo a casca;
  • Levar as frutas e a água ao liquidificador, bater bem e servir-se imediatamente.

beneficios do suco de maça

Advertências Sobre o Consumo do Suco de Maçã:

Apesar de ter muitos benefícios, é preciso ficar de olho também em seus malefícios.As sementes de maçã são tóxicas quando ingeridas em altas doses e devem ser evitadas por gestantes ou mulheres amamentando.

Apesar das vitaminas presentes na casca, essa é a parte da maçã que mais contém agrotóxicos. O recomendável é consumir a maçã orgânica ou retirar os agrotóxicos da sua maçã banhando-a em uma mistura de água (900 ml), vinagre (100 ml) e bicarbonato de sódio (uma colher de sopa) por 15 minutos antes de consumir.

O dióxido de enxofre é frequentemente adicionado a maçãs desidratadas para preservar a umidade e a cor, podendo causar alergias em pessoas propensas.

Infecções bacterianas Escherichia coli Cryptosporidiumjá provocaram doenças graves em quem consumiu suco ou sidra de maçã não pasteurizados. Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como crianças, idosos e gestantes, são mais suscetíveis e devem se precaver optando por sucos ou sidras de maçã pasteurizados. Verifique o rótulo antes de comprar.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

beneficio da erva doce

Os 40 Benefícios da Erva Doce Para Saúde

beneficio do chuchu

Os 40 Benefícios do Chuchu Para Saúde