Os 35 Benefícios da Melancia Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Melancia Para Saúde são diversos. Além disso, as Melancias são oriundas da África, acredita-se que mais especificamente da região do deserto do Kalahari. Há relatos do cultivo de Melancia em hieróglifos egípcios. Eles colocavam o fruto no interior das tumbas dos faraós, para que eles pudessem “comer depois da morte”. Ela chegou à China, local cujo cultivo prosperou já que é o maior produtor mundial do fruto, durante o século X.

Os mouros a introduziram na Europa no século XIII. A vinda para o continente americano data do século XVI. No Brasil, ela é uma herança dos escravos africanos. A Melancia é uma fruta saborosa e muito refrescante, uma boa pedida para o verão. Ela pode ser consumida em fatias ou em pedaços, na forma de sucos ou em saladas de frutas.

Melancia

Ela é muito consumida em regiões secas do continente africano pois cerca de 92% do seu conteúdo é de agua. Mas não é só a sua polpa que é comestível, muitos locais fazem uso da casca e das sementes de Melancia.

Valor Nutricional da Melancia:

As Melancias são uma das melhores fontes de água, e a água consome cerca de 90% do seu peso e cerca de 5% é açúcar. Este fruto é rico em Potássio, Ferro, Magnésio, Zinco, Cálcio e Vitamina C.

Além disso, ela é uma as melhores frutas para melhorar e manter uma boa saúde. Confira a seguir, Os 35 Benefícios da Melancia Para Saúde:

1. Favorece a Saúde do Coração:

A Melancia contém citrulina, que se transforma em arginina. Estes dois aminoácidos favorecem a saúde das artérias, o fluxo eficiente de sangue e a função cardiovascular em geral.

2. Propriedades Depurativas:

Seu alto conteúdo em fibras é ideal para eliminar elementos tóxicos de nosso organismo e para limpar nosso intestino.

3. Previne o Câncer:

Graças ao licopeno, a essa fruta pode nos proteger de determinados tipos de câncer,

4. Previne o Envelhecimento Precoce:

Esta fruta é uma rica fonte de antioxidantes como vitamina A e vitamina C. Estes compostos ajudam a reduzir os radicais livres no corpo, prevenindo os sinais de envelhecimento precoce.

5. Benefício da Melancia Contra o Estresse:

Ela é uma boa fonte de vitamina C, a Melancia é alta em Vitamina B6 que é usada pelo corpo que alivia a fadiga, o estresse, a ansiedade etc.

6. Auxilia na Perda de Peso:

Quando fazemos dieta ou entramos em um processo de reeducação alimentar, podemos sentir falta de comer doces.

A Melancia é uma excelente opção para driblar essa vontade: ela é doce, pouco calórica e uma escolha muito mais saudável. O consumo da fruta também diminui a sensação de fome, graças ao seu grande teor de água.

7. Trata a Constipação:

A presença de água e fibras dietéticas ajuda na regulação de movimentos intestinais adequados.

8. Ajuda a Tratar Inflamações:

Outro composto primário encontrado nas Melancias é o licopeno, que tem grandes benefícios. Em um estudo americano, verificou-se que o licopeno exibia propriedades anti-inflamatórias.

9. Benefício da Melancia Durante a Gravidez:

Esta fruta alivia a azia, uma condição comum durante a gravidez. Também ajuda a aliviar a doença da manhã.

Benefícios da Melancia

Os minerais na fruta podem ajudar a prevenir as cãibras musculares do terceiro trimestre.

10. Favorece a Saúde dos Olhos:

As Melancias são uma excelente fonte de licopeno, que foi encontrado para reduzir o risco de doença degenerativa macular.

11. Melancia Previne Problemas Renais:

Ela é uma rica fonte de potássio, que é útil para o corpo desintoxicar as toxinas a partir do rim. Ele libera ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais no rim tornando eficiente.

Além disso o alto teor de água na Melancia ajuda no bom funcionamento dos rins.

12. Melhora a Saúde da Pele:

Contando com as propriedades antienvelhecimento do licopeno e alguns carotenoides, a Melancia pode ajudar a aliviar o estresse oxidativo e reduzir a aparência de rugas, imperfeições e outras manchas da idade.

13. Fortalece o Sistema Imunológico:

Sendo rica em vitamina C, a Melancia fortalece o sistema imunológico do corpo. O fruto também contém vitamina B6 que ajuda o sistema imunológico a produzir anticorpos.

14. Melhora a Digestão:

Com a presença de fibras em sua composição, as Melancias costumam ser um bom auxiliar para o intestino.

Mantendo-o equilibrado e regulado proporcionando ao nosso corpo um sistema digestivo saudável e sem falhas no decorrer dos anos.

15. Benefício da Melancia Contra Câimbras Musculares:

Esta fruta é uma fonte rica em vários minerais e ajuda a repor os eletrólitos perdidos após um bom treino. Ao mesmo tempo, ela também ajuda a reduzir a dor muscular e aliviar cãibras musculares.

16. Combate a Asma:

A asma é uma doença inflamatória que se dá nas vias aéreas, a ameaça de uma doença como essa, que não tem cura, pode ser menor com o consumo de Melancia.

A fruta, rica em vitamina C, minimiza o risco da doença se consumida em grandes quantidades.

17. Estimula a Saúde Sexual:

O aminoácido citrulina na Melancia relaxa e dilata os vasos sanguíneos e pode ajudar no tratamento da disfunção erétil.

18. Propriedades Diuréticas:

A ingestão de Melancias aumenta o fluxo de excreção de urina. Ela é considerada um diurético natural e não pressiona os rins para isso.

19. Aumenta a Energia:

A Melancia é uma excelente fonte de energia instantânea, pois contém eletrólitos (sódio e potássio), minerais e carboidratos que mantêm o corpo hidratado e enérgico.

Benefício da melancia

20. Regula o Colesterol:

Os níveis de fibra dietética, além do excelente equilíbrio de ácidos graxos, podem reduzir os níveis perigosos de colesterol LDL.

Outros Benefícios:

  • Reduz a hipertensão arterial;
  • Propriedades depurativas;
  • Estimula o trato urinário;
  • Favorece a saúde dos ossos;
  • Melhora a saúde dos rins;
  • Combate a insônia;
  • Reduz a gordura corporal;
  • Estimula a saúde da memória;
  • Controla a pressão sanguínea;
  • Melhora a saúde nervosa.
  • Reduz inflamações;
  • Previne o câncer de próstata;
  • Rico em fibras.

Efeitos Colaterais:

O consumo em excesso da Melancia pode provocar alguns problemas como a indigestão, gases, diarreia, náuseas e vômitos isso porque, ela possue licopeno.

pera beneficio

Os 40 Benefícios da Pera Para Saúde

Os 40 Benefícios do Rambutan Para Saúde