Os 35 Benefícios da Melancia Para Saúde

Os 35 Benefícios da Melancia Para Saúde!

Os Benefícios da Melancia Para Saúde são diversos. Além disso, as Melancias são oriundas da África, acredita-se que mais especificamente da região do deserto do Kalahari. Há relatos do cultivo de Melancia em hieróglifos egípcios. Eles colocavam o fruto no interior das tumbas dos faraós, para que eles pudessem “comer depois da morte”. Ela chegou à China, local cujo cultivo prosperou já que é o maior produtor mundial do fruto, durante o século X.

Os mouros a introduziram na Europa no século XIII. A vinda para o continente americano data do século XVI. No Brasil, ela é uma herança dos escravos africanos. A Melancia é uma fruta saborosa e muito refrescante, uma boa pedida para o verão. Ela pode ser consumida em fatias ou em pedaços, na forma de sucos ou em saladas de frutas.

Melancia

Ela é muito consumida em regiões secas do continente africano pois cerca de 92% do seu conteúdo é de agua. Mas não é só a sua polpa que é comestível, muitos locais fazem uso da casca e das sementes de Melancia.

Valor Nutricional da Melancia:

As Melancias são uma das melhores fontes de água, e a água consome cerca de 90% do seu peso e cerca de 5% é açúcar. Este fruto é rico em Potássio, Ferro, Magnésio, Zinco, Cálcio e Vitamina C.

Além disso, ela é uma as melhores frutas para melhorar e manter uma boa saúde. Confira a seguir, Os 35 Benefícios da Melancia Para Saúde:

1. Favorece a Saúde do Coração:

A Melancia contém citrulina, que se transforma em arginina. Estes dois aminoácidos favorecem a saúde das artérias, o fluxo eficiente de sangue e a função cardiovascular em geral.

2. Propriedades Depurativas:

Seu alto conteúdo em fibras é ideal para eliminar elementos tóxicos de nosso organismo e para limpar nosso intestino.

3. Previne o Câncer:

Graças ao licopeno, a essa fruta pode nos proteger de determinados tipos de câncer,

4. Previne o Envelhecimento Precoce:

Esta fruta é uma rica fonte de antioxidantes como vitamina A e vitamina C. Estes compostos ajudam a reduzir os radicais livres no corpo, prevenindo os sinais de envelhecimento precoce.

5. Benefício da Melancia Contra o Estresse:

Ela é uma boa fonte de vitamina C, a Melancia é alta em Vitamina B6 que é usada pelo corpo que alivia a fadiga, o estresse, a ansiedade etc.

6. Auxilia na Perda de Peso:

Quando fazemos dieta ou entramos em um processo de reeducação alimentar, podemos sentir falta de comer doces.

A Melancia é uma excelente opção para driblar essa vontade: ela é doce, pouco calórica e uma escolha muito mais saudável. O consumo da fruta também diminui a sensação de fome, graças ao seu grande teor de água.

7. Trata a Constipação:

A presença de água e fibras dietéticas ajuda na regulação de movimentos intestinais adequados.

8. Ajuda a Tratar Inflamações:

Outro composto primário encontrado nas Melancias é o licopeno, que tem grandes benefícios. Em um estudo americano, verificou-se que o licopeno exibia propriedades anti-inflamatórias.

9. Benefício da Melancia Durante a Gravidez:

Esta fruta alivia a azia, uma condição comum durante a gravidez. Também ajuda a aliviar a doença da manhã.

Benefícios da Melancia

Os minerais na fruta podem ajudar a prevenir as cãibras musculares do terceiro trimestre.

10. Favorece a Saúde dos Olhos:

As Melancias são uma excelente fonte de licopeno, que foi encontrado para reduzir o risco de doença degenerativa macular.

11. Melancia Previne Problemas Renais:

Ela é uma rica fonte de potássio, que é útil para o corpo desintoxicar as toxinas a partir do rim. Ele libera ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais no rim tornando eficiente.

Além disso o alto teor de água na Melancia ajuda no bom funcionamento dos rins.

12. Melhora a Saúde da Pele:

Contando com as propriedades antienvelhecimento do licopeno e alguns carotenoides, a Melancia pode ajudar a aliviar o estresse oxidativo e reduzir a aparência de rugas, imperfeições e outras manchas da idade.

13. Fortalece o Sistema Imunológico:

Sendo rica em vitamina C, a Melancia fortalece o sistema imunológico do corpo. O fruto também contém vitamina B6 que ajuda o sistema imunológico a produzir anticorpos.

14. Melhora a Digestão:

Com a presença de fibras em sua composição, as Melancias costumam ser um bom auxiliar para o intestino.

Mantendo-o equilibrado e regulado proporcionando ao nosso corpo um sistema digestivo saudável e sem falhas no decorrer dos anos.

15. Benefício da Melancia Contra Câimbras Musculares:

Esta fruta é uma fonte rica em vários minerais e ajuda a repor os eletrólitos perdidos após um bom treino. Ao mesmo tempo, ela também ajuda a reduzir a dor muscular e aliviar cãibras musculares.

16. Combate a Asma:

A asma é uma doença inflamatória que se dá nas vias aéreas, a ameaça de uma doença como essa, que não tem cura, pode ser menor com o consumo de Melancia.

A fruta, rica em vitamina C, minimiza o risco da doença se consumida em grandes quantidades.

17. Estimula a Saúde Sexual:

O aminoácido citrulina na Melancia relaxa e dilata os vasos sanguíneos e pode ajudar no tratamento da disfunção erétil.

18. Propriedades Diuréticas:

A ingestão de Melancias aumenta o fluxo de excreção de urina. Ela é considerada um diurético natural e não pressiona os rins para isso.

19. Aumenta a Energia:

A Melancia é uma excelente fonte de energia instantânea, pois contém eletrólitos (sódio e potássio), minerais e carboidratos que mantêm o corpo hidratado e enérgico.

Benefício da melancia

20. Regula o Colesterol:

Os níveis de fibra dietética, além do excelente equilíbrio de ácidos graxos, podem reduzir os níveis perigosos de colesterol LDL.

Outros Benefícios:

  • Reduz a hipertensão arterial;
  • Propriedades depurativas;
  • Estimula o trato urinário;
  • Favorece a saúde dos ossos;
  • Melhora a saúde dos rins;
  • Combate a insônia;
  • Reduz a gordura corporal;
  • Estimula a saúde da memória;
  • Controla a pressão sanguínea;
  • Melhora a saúde nervosa.
  • Reduz inflamações;
  • Previne o câncer de próstata;
  • Rico em fibras.

Efeitos Colaterais:

O consumo em excesso da Melancia pode provocar alguns problemas como a indigestão, gases, diarreia, náuseas e vômitos isso porque, ela possue licopeno.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dicas de Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

pera beneficio

Os 40 Benefícios da Pera Para Saúde

Os 40 Benefícios do Rambutan Para Saúde