Os 40 Benefícios da Uva Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Uva Para Saúde são muitos e variados. Além disso, a Uva está entre as principais frutas que beneficiam a saúde humana de forma geral e eficaz. A Uva é o fruto da videira ou parreira, uma planta da família Vitaceae. É originária da Ásia e uma das frutas mais antigas utilizadas na alimentação humana.

uvas

Existem mais de 60 mil variedades da fruta. A cor, o sabor e o tamanho variam de acordo com cada espécie. A Uva também é classificada quanto ao destino de produção, de mesa ou para vinicultura. Pode ser consumida in natura ou usada na preparação de doce, vinho, passas, musses, geléias, tortas, gelatinas, sucos.

Semelhante aos mirtilos, as Uvas são muitas vezes cobertas por uma floração protetora e esbranquiçada. Eles crescem em uma videira (Vitis vinifera) e pertencem à família Vitaceae, e são amplamente utilizadas para o cultivo de frutas, sumos, geleias e vinhos.

Origem da Uva:

Historicamente, há indícios de que a origem da Uva tenha sido no Egito, nas redondezas do rio Nilo, mas há também alguns relatos sobre o vinho em passagens bíblicas nas qual Noé trazia em sua arca sementes de Uva e que havia plantado-as assim que chegou em terra firme.

Fato é que a Uva  traz uma série de benefícios, sendo uma fruta importante para quem não abre mão de uma alimentação saudável e equilibrada.

Valor Nutricional da Uva:

A Uva é rica em substancias antioxidante. Seus nutrientes ainda reduzem o risco de doenças cardiovasculares, pois dilata os vasos sanguíneos contribuindo para a boa circulação do sangue. Contém carboidratos, vitamina A,vitamina B6, vitamina C, potássio, cálcio, fósforo, ácido glutâmico, ferro e sódio. Confira mais detalhadamente os Benefícios da Uva Para Saúde:

Benefícios da Uva Para Saúde:

1. Favorece a Saúde o Coração:

A Uva está entre os alimentos que contém uma grande quantidade de flavonoides conhecidos como Resveratrol. Resveratrol relaxa os vasos sanguíneos, e aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos e também dilui o sangue.

Assim, a Uva aumenta o fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos. Como o diâmetro dos vasos de sangue aumenta, o sangue flui facilmente através do corpo e também para o coração.

Isso aumenta o suprimento de oxigênio e nutrientes para o coração.

2. Combate a Diabetes:

Evidências sugerem que os polifenóis na Uva e os produtos feitos a partir dela, podem reduzir a síndrome metabólica e prevenir o desenvolvimento de obesidade e diabetes tipo 2, atuando como moduladores multialvo com antioxidantes e efeitos anti-inflamatórios.

A Uva foi classificada como um baixo nível de índice glicêmico (IG), com valores de ID variando entre 43-53

3. Combate os Radicais Livres:

Os flavonóides, encontrados na Uva, representam propriedades antioxidantes elevadas que ajudam a reduzir o estresse oxidativo.

É relatado que os flavonóides, como resultado de sua conversão metabólica no corpo humano, podem gerar grandes quantidades de ácidos fenólicos simples, que têm efeitos significativos na eliminação de radicais livres e na melhoria da ação de outros antioxidantes.

Embora a Uva inteira seja útil para nossos corpos, a semente e a pele contêm a mais rica concentração de antioxidantes.

4. Combate Bactérias:

As Uvas Possuem Benefícios Antimicrobianos. As Uvas Possuem Benefícios Antimicrobianos
Numerosos fitonutrientes de Uva demonstraram terem outras propriedades indispensáveis para a saúde, como a ação antimicrobiana.

Embora seja necessário realizar mais estudos, os pesquisadores acreditam que o consumo de uvas pode ajudar a prevenir problemas relacionados a bactérias, como as doenças transmitidas por alimentos. O suco de Uva, a pele e os extratos de semente das uvas de mesa revelaram um forte efeito inibitório contra o crescimento de algumas bactérias.

5. Promove a Saúde dos Olhos:

A Uva é uma excelente fruta para a saúde dos olhos por causa dos antioxidantes presentes que ajudam na redução de ocorrência de doenças tais como a degeneração macular e catarata. Estes antioxidantes também impedir o processo de oxidação e perda de visão.

6. Benefícios da Uva Para Saúde da Pele:

As uvas são uma fonte de vitamina C e antioxidantes, o que a torna uma fruta maravilha para a saúde da pele. Os antioxidantes presentes na Uva podem evitar o processo de oxidação dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento, rugas, Acne e manchas escuras podem ser prevenidas através do consumo de suco de Uva.

A vitamina C melhora o processo de digestão, que, eventualmente, ajuda na eliminação de toxinas do corpo. Um corpo saudável reflete diretamente sobre a pele de uma pessoa, e podem trazer brilho a ela. As uvas são também anti-microbiana e anti-inflamatória, que ajuda na luta contra vários micróbios no corpo.

A interleucina 6 (IL-6), interleucina-1 beta (IL-1B), e fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) são várias enzimas pro-inflamatórias que podem ser reduzidos através do consumo da Uva.

7. Promove a Saúde do Cérebro:

Consumir a Uva poder ser benéfico para o cérebro.Ela contém uma boa quantidade de antioxidantes que nutre todas as células e os neurônios do cérebro.

Ela protege o cérebro do stress oxidativo. Ricos em antioxidantes e uma combinação de Resveratrol proporciona alta capacidade de combater os radicais livres. Estes radicais livres são responsáveis da doença de Alzheimer. Assim, a Uva nos protegem da doença de Alzheimer.

8. Combate a Prisão de Ventre:

A Uva é considerada uma fruta com alto poder laxante, devido à sua maior quantidade de fibras presentes principalmente nas suas cascas e sementes.

Com isso, junto ao ácido orgânico e à celulose, as fibras podem acalmar a membrana intestinal e estomacal, além de promover o aumento do bolo fecal, facilitar a sua excreção saudável e, portanto, combater a prisão de ventre.

9. Aumenta a Imunidade:

A Uva possui propriedades anti-inflamatórias e anti-microbianas, o que significa que o seu consumo pode também aumentar as defesas do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo o desenvolvimento de uma série de doenças, dentre elas, resfriados e gripes.

beneficios da uva

10. Benefícios da Uva Para Ganho de Massa Muscular:

Principalmente para quem está em uma dieta e frequenta a academia regularmente, consumir a Uva pode ser uma ajuda e tanto para a construção da massa muscular. Isso porque a fruta é uma excelente fonte de carboidratos, nutrientes essenciais para ajudar na recuperação e síntese dos músculos no pós-treino.

Para isso, basta tomar o suco de Uva depois de chegar da academia para ter uma melhor recuperação metabólica e ativar a síntese de proteínas que ajudam no ganho de massa magra.

11. Promove Mais Energia ao Corpo:

Para você que frequenta a academia todos os dias, a Uva também pode dar aquela disposição e o pique que você estava esperando para treinar com tudo o que tem direito.

A versão roxa da fruta, por exemplo, possui uma excelente quantidade de açúcares simples, conhecidos por promoverem energia instantânea ao organismo. Além disso, por conter também cobre, ferro, ácido fólico e manganês, a Uva ajuda a aumentar a produção de sangue e, consequentemente, o nível de energia no corpo.

12. Favorece o Sistema Nervoso:

Pesquisadores da Suíça descobriram que o resveratrol pode proteger contra doenças neurodegenerativas por prevenir a os danos oxidativos dos radicais livres que estão ligados ao desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.

O resveratrol pode ainda aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentando a velocidade de resposta mental e desempenho cognitivo.

Estudos com aninais ingerindo extrato de Uva e humanos ingerindo o suco da fruta também indicaram uma melhora no desempenho mental, redução da acumulação de espécies reativas de oxigênio e de moléculas que sinalizam o processo inflamatório.

13. Benefício da Uva Contra Inflamações:

Os fitonutrientes presentes na Uva ainda indicam ter ação contra micro-organismos, o que pode ser um potencial agente no auxílio ao combate a doenças infecciosas. Mais estudos são necessários nessa área.

14. Protege Contra a Radiação:

A exposição aos raios ultravioletas da luz solar é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pele. Vários estudos indicaram que o resveratrol é capaz de proteger a pele contra a ação lesiva desses raios, prevenindo a ocorrência do câncer.

A proteção contra a radiação também pode ser benéfica para pacientes que já são portadores de câncer e que precisam fazer tratamentos com radioterapia, que pode ter um efeito sobre outras células saudáveis do organismo.

15. Promove a Saúde dos Ossos:

A Uva é uma excelente fonte de cobre a vitamina K. Por isso, ela pode não só melhorar a saúde dos nossos ossos como também a coagulação sanguínea e o transporte de oxigênio, já que esses nutrientes participam ativamente da fixação de ferro na hemoglobina.

16. Benefícios da Uva Para Melhorar a Digestão:

A Uva também pode auxiliar no processo de digestão. Para isso, basta tomar o seu suco que, além de eliminar os ácidos no estômago, também pode prevenir ajudar o organismo a digerir melhor os alimentos. Em alguns países, o suco de Uva é chamado de “mosto”.

17. Combate Inflamações:

Os polifenóis nutricionais de uvas demonstraram diminuir a inflamação crônica. Como compostos naturais, os flavonoides de Uva e as proantocianidinas podem direcionar múltiplos caminhos para superar a inflamação crônica e podem ser mais eficazes do que os fármacos anti-inflamatórios sintéticos.

Esses compostos também produzem alguns dos melhores alimentos antiinflamatórios ao redor. E, reduzem as chances de doenças, como câncer, doença de Alzheimer, doenças neurodegenerativas, doenças cardiovasculares, diabetes, artrite, doenças autoimunes e pulmonares.

uva beneficios

18. Promove a Longevidade:

O resveratrol, encontrado principalmente na pele da Uva, mas também encontrado em sementes e na polpa da Uva, mostrou aumentar a expressão de três genes relacionados à longevidade.

Estudos indicam que o conteúdo de resveratrol varia significativamente com o fundo genético, mas geralmente, os totais do resveratrol são mais baixos nas folhas que nas peles dessa fruta.

Isso significa que a pele é responsável por uma grande quantidade de benefícios nutricionais de uvas, particularmente em estimular a longevidade

19. Favorece a Perda de Peso:

Comer Uva também promove a perda de peso. Ela reduz o acumulo de gordura numa região abdominal. Assim, uma perda de peso saudável pode ser alcançada através da inclusão de uvas na dieta.

20. Combate o Câncer:

A alta de Resveratrol fornece propriedades anti-câncer.Também contém antocianina e proantocianidinas que inibem o crescimento de células cancerígenas. Muitos tipos de uvas são também eficazes contra o câncer devido que é rica em antioxidante.

Estes antioxidantes também fornecem propriedade anti-câncer. As células cancerosas são formadas devido a radicais livres produzidos devido ao estresse oxidativo. Estes radicais livres danificam o DNA de células normais e alterar a função das células normais.

Assim, estas células se tornam na célula cancerosa. Mas estes antioxidantes neutralizam os radicais livres e protege-lo. Então isso prova benéfico na prevenção do câncer.É eficaz contra mama, estômago, cólon e leucemia.

21. Combate a doença de Alzheimer:

Os pesquisadores descobriram que as Uvas ajudam a limpar as placas e os radicais livres que danificam cérebro, cujo tem sido associado à doença de Alzheimer.

22. Combate a Constipação:

A Uva é conhecido como um laxante devido à presença de ácido orgânico e de celulose. As Uvas são ricas em fibra dietética que os torna potente na limpeza do trato intestinal. Elas são conhecidos para acalmar a membrana intestinal e estômago. A fibra insolúvel pode ajudar na formação de grandes quantidades e pode promover a excreção saudável.

23. A Uva é Rica em Antioxidantes:

As uvas são uma potência de antioxidantes, elas contêm uma ampla gama de fitonutrientes vindos diretamente dos carotenoides a polifenóis.

Estudos revelaram que esses fito nutrientes ajudam na prevenção de certos tipos de câncer e ajudam na manutenção da saúde cardíaca.

Entre os polifenóis, o resveratrol é conhecido por suas propriedades milagrosas, como inibir a formação de radicais livres que podem causar câncer e dilatação dos vasos sanguíneos para facilitar o fluxo sanguíneo e baixar a pressão arterial

24. Combate a Alergia:

Devido aos efeitos anti-inflamatórios da quercetina, o consumo de uvas pode ajudar a aliviar os sintomas de alergias, incluindo corrimento nasal, olhos aquosos e urticária. Porém, não houve estudos humanos feitos para provar esta teoria.

25. Promove a Saúde Cognitiva:

Os antioxidantes presentes nas uvas, como o resveratrol, aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro, nutrindo os neurônios e combatendo os radicais livres, protegendo do estresse oxidativo e retardando o aparecimento de doenças cognitivas, como o Alzheimer e outras demências.

uva fruta

26. Aumenta o Sistema Imunológico:

A Uva possui propriedades anti-inflamatórias e anti-microbianas, o que significa que o seu consumo pode também aumentar as defesas do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo o desenvolvimento de uma série de doenças, dentre elas, resfriados e gripes.

Outros Benefícios da Uva Para Saúde:

  • A Uva é bem conhecida como sendo útil contra a enxaqueca e as dores de cabeça. Seu suco podem ser consumido pela manhã para obter alívio imediato.
  • A Uva é benéfica contra a Acidez devido ao ácido úrico podem ser reduzida com o Consumo da Uva, com isso você estará prevenindo danos aos rins.
  • A Uva irá Fortacer o Seu Sistema Imunológico.
  • A Uva é um agente anti-microbiana, com isso seu corpo terá uma maior Defesa.
  • São ricas em minerai, principalmente o ferro e o potássio. Graças a isso, podem ajudar na reconstituição de muitos dos tecidos de nosso organismo, melhorando o funcionamento do coração, estimulando a produção de células vermelhas, que ajudam na circulação de oxigênio no corpo.
  • A Uva ajuda regular a pressão arterial.
  • Regular o colesterol total.
  • Regular o colesterol ruim (LDL) e seu nível de oxidação.
  • Reduzir a probabilidade de agregação de células às paredes dos vasos.
  • Reduzir as concentrações de espécies reativas de oxigênio (agentes oxidantes).
  • A Uva auxilia na regulação da agregação plaquetária.
  • Melhorar a vasodilatação pela liberação de óxido nítrico nas células das paredes dos vasos.
  • Melhorar a inflamação.
  • Uva melhora os níveis de glutationa no sangue.
  • A Uva ajuda a reduzir os riscos de ataque cardíaco.

Quantidade Ideal Para Consumo da Uva:

O ideal é consumi-las diariamente. Escolha a que te parecer mais benéfica, roxa ou verde, ou a que seja mais fácil de adquirir. É conveniente comer um cacho por dia, ou um copo de suco recém preparado depois do almoço.

Lembre-se que se incluirmos a casca e as sementes será melhor para combater a prisão de ventre, mas na hora de fazer o suco podemos excluir estas partes. A longo prazo será possível notar os efeitos da fruta em nossa saúde, experimente!

uva

Efeitos Colaterais da Uva:

As uvas são deliciosas e fáceis de comer, mas esteja ciente do tamanho da sua porção. Se você comer demais em uma sessão, as calorias e carboidratos se somarão rapidamente. Isso pode aumentar seu risco de aumento de peso.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 45 Benefícios do Alho Para Saúde

batata

Os 40 Benefícios da Batata Para Saúde!