Os 40 Benefícios do Chuchu Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 40 Benefícios do Chuchu Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, o Chuchu é desfavorecido em sódio e abundante em potássio, que é bom para preservar os graus normais da pressão nas artérias. Ele similarmente possui mais minerais, como o Cálcio, Magnésio, Fósforo e Zinco. Além do poderoso antioxidante vitamina C, similarmente possui ou antioxidantes como, flavonóides, polifenólicos, luteolina e apigenina que auxiliam a anular os radicais livres.

Muita gente fala que chuchu é sem graça, mas há vários receitas que ficam muito gostosas com esse alimento. Ele pode ser usado em sopas e guisados, incrementando esses pratos. Ademais, o chuchu é fonte de muitos benefícios para a saúde.

beneficio do chuchu

Seu nome científico é Sechium edule, um vegetal da categoria dos frutos. Apesar de ser uma hortaliça, ou seja, poder ser cultivada na horta caseira, é considerada um fruto, tal como o tomate (devido ao fato de suas sementes estarem dentro).

Uma grande vantagem do chuchu é ser um alimento de baixa caloria e rico em água. Para você ter uma ideia, uma xícara cozido tem apenas 38 calorias de energia, além de não conter colesterol. Ou seja, para quem quer perder peso, usar na elaboração dos pratos é uma ótima alternativa.

O chuchu cresce muito bem praticamente em qualquer lugar, custa pouco e é muito versátil dado o seu sabor delicado (não sem graça). É um pecado que a gente continue desgostando deste alimento considerado “pobre” por muitos, pois, ao contrário, é um alimento muito rico, como veremos, e que inclusive pode protagonizar iguarias cujas receitas também veremos abaixo.

Valor Nutricional do Chuchu:

O Chuchu contém fibra dietética, que é bastante útil para controlar os níveis de açúcar no sangue e manter o coração saudável. O fruto também tem vitaminas como as vitamina A, C e do complexo B (folato, tiamina, riboflavina e piridoxina). Também possui antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres.

1. Melhora o Tráfego no Intestino:

Já percebeu que algumas pessoas malham bastante e ainda assim tem uma barriguinha saliente? Isso é resultado de uma alimentação incorreta que torna difícil a digestão e causa inchaço. Alimentos ricos em fibras como o chuchu ajudam a melhorar o tráfego no intestino evitando constipação e reduzindo o inchaço.

2. Combate Doenças Cardiovasculares:

A má alimentação da sociedade fez com que o número de pessoas que sofrem com doenças cardiovasculares saltasse nos últimos anos. Por isso contar com a ajuda para a prevenção dessas doenças é imprescindível. No chuchu é possível encontrar minerais e vitaminas que melhoram o funcionamento do coração dentre os quais estão ácido fólico, magnésio e potássio.

3. Chuchu Combate o Colesterol:

Devido ao fato de o chuchu conter uma grande quantidade de fibras solúveis, ele é considerado um grande aliado ao combate do colesterol ruim, conhecido como LDL, promovendo uma verdadeira faxina na corrente sanguínea.

4. Previne o Câncer:

Pouquíssimas pessoas sabem disso, mas outro dos benefícios do chuchu consiste na prevenção e auxílio ao tratamento do câncer. O motivo disso é que é rico em antioxidantes, substâncias cruciais no combate aos radicais livres responsáveis pelo surgimento de tumores.

5. Ajuda a Emagrecer:

Outro dos benefícios do chuchu para a saúde é que ele ajuda no emagrecimento. Isso ocorre porque este legume possui uma quantidade baixíssima de calorias, não tem qualquer tipo de gordura saturada e também é rico em fibra, ou seja, a combinação perfeita para um corpo mais saudável.

6. Combate a Hipertensão:

Outra informação que muitas pessoas desconhecem com relação ao chuchu é que ele é muito rico em potássio. Essa substância faz com que o organismo consiga equilibrar a quantidade de sódio contida na corrente sanguínea, fazendo com que a pressão arterial seja naturalmente estabilizada.

7. Previne Acidente Vascular Cerebral:

Pelo fato de o chuchu evitar episódios de coagulação sanguínea, ele consiste em um excelente agente natural na prevenção do acidente vascular cerebral AVC.

8. Previne e Combate o Diabetes:

O chuchu é considerado um dos alimentos mais eficazes para equilibrar os níveis de glicose no sangue. Como já mencionado, por ele ser rico em fibras solúveis, ele atua na absorção do açúcar, fazendo com que esta substância não fique acumulada no organismo.

9. Auxilia no Tratamento e Prevenção da Anemia:

Por ser rico em ferro e em vitamina B2, este legume também é considerado um poderoso aliado ao combate da anemia. O ferro e a B2 são responsáveis por estimular a produção de glóbulos vermelhos, fazendo com que a hemoglobina sempre permaneça em níveis adequados.

10. Chuchu Fornece Energia Para o Corpo:

Poucas pessoas sabem disso, mas o chuchu, por incrível que pareça, trata-se de uma excelente fonte de energia para o corpo. Isso é possível devido à grande quantidade de manganês contida neste alimento. Esta substância desempenha um papel fundamental para proteína transformando gordura em energia.

11. Rejuvenesce a Pele:

Além de fazer um bem imenso à saúde, outro dos benefícios do chuchu também diz respeito à beleza. Rico em ácido fólico, vitaminas (C e E) e zinco, este legume é capaz de proporcionar uma pele muito mais bonita e saudável combatendo sinais de expressão, manchas e até mesmo acnes.

12. Chuchu Para Reforçar os Ossos:

A prática de atividades físicas exige ossos fortes e o chuchu, além de ser pouco calórico, ainda, é uma fonte rica de Cálcio, magnésio e Fósforo. Esses nutrientes essenciais ajudam a manter os ossos saudáveis e fortes. Previne doenças ósseas como osteoporose.

13. Atua na Regulação da Tireoide:

Muitas pessoas têm descoberto que ganharam sobrepeso devido a desordens na tireoide. Junto com os quilos a mais essas pessoas apresentam fadiga, depressão, problemas de concentração entre outros. Uma forma de resolver essa questão é aumentar a quantidade de chuchu em suas refeições.

14. Benefícios do Chuchu Para Combater à Depressão:

O emagrecimento e a saúde física dependem da saúde emocional, contar em sua dieta com um alimento rico em vitaminas do Complexo B é importante para ter mais sensação de bem-estar e combater uma possível depressão.

15. Fortalece a Imunidade:

Sendo uma fonte de zinco e ferro, o chuchu, é um vegetal que reforça as defesas do organismo aumentando a sua imunidade. Uma pessoa saudável consegue manter seu corpo em pleno funcionamento por mais tempo tendo assim uma maior queima calórica.

chuchu

16. Chuchu para Diabéticos:

Quem sofre de diabetes precisa ter cuidado com o aumento dos índices glicêmicos escolhendo muito bem o que vai para a sua mesa. Pensando nisso indicamos o chuchu, que, além de ser pouco calórico também possui índice glicêmico reduzido.

17. Fonte de Ferro:

A falta de ferro te no organismo pode causar anemia. Uma forma de evitar isto é incluir em sua dieta alimentos ricos em ferro. O chuchu não só é uma fonte rica de ferro como possui vitamina B3 que estimula a produção de células vermelhas importantes para armazenar o nutriente no organismo.

18. Prevenção de Doenças Renais:

Exatamente por ter efeito diurético, o chuchu é um amigo dos rins contribuindo para evitar doenças renais. Seus nutrientes ajudam os rins a trabalhar com mais assertividade.

19. Possui Efeito Diurético:

Esse é um vegetal que possui grande quantidade de água e potássio, o que faz dele um alimento diurético. Dessa forma o indivíduo elimina as toxinas do organismo através da urina.

20. Cabelos e Unhas Saudáveis:

Esse benefício é uma consequência da nutrição que o chuchu oferece para o organismo. Quando apresentamos deficiência de nutrientes, nosso organismo retira essas substâncias das partes não-vitais como as unhas e cabelos. Então quando você tem um organismo forte tem uma aparência mais bonita.

21. Beneficia as Gestantes:

Sendo um alimento rico em ácido fólico, o chuchu é altamente recomendado para gestantes. Esse nutriente contribui para a formação do feto, alguns médicos inclusive indicam para suas pacientes reforçar a alimentação com esse vegetal.

22. Benefícios do Chuchu Para Proporcionar a Saciedade:

Quem deseja emagrecer precisa controlar o apetite, e para isso não precisa de medicamentos e outros métodos perigosos para a saúde. Incluindo chuchu nas suas refeições você aumenta consideravelmente a sensação de saciedade.

23. Previne o Envelhecimento Precoce:

O vegetal ainda possui vitamina C que é um dos principais agentes antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce). O zinco presente no chuchu ajuda a regular a produção de sebo na pele.

24. Promove uma Pele Saudável:

A frase “você é o que você come” é perfeita para entender porque pessoas que tem alimentação desregrada têm problemas de pele como acne, por exemplo. Aumentar o consumo de chuchu no seu dia a dia contribui para que sua pele seja mais bonita e saudável.

25. Proporciona Mais Energia:

Emagrecer é consequência de um estilo de vida saudável composto por uma alimentação balanceada e pela prática de atividade física. O chuchu além de ser um vegetal saudável também contribui para fornecer energia para que os indivíduos possam se exercitar.

26. Ajuda na Perda de Peso:

A hortaliça inteiro possui apenas 38,6 calorias e 0,1 gramas de gordura. O alto teor de água e a fibra ajudam a mantê-lo mais completo por mais tempo e assim ajuda na perda de peso.

27. Fonte de Antioxidantes:

A hortaliça contém cerca de 7,7 mg de vitamina C. A vitamina C em si é um dos antioxidantes que podem ajudar a prevenir danos nas células ou para evitar a entrada de radicais livres no corpo. Ao consumir 100 gramas da hortaliça, você encontrará cerca de 13% do requerimento total de vitamina C do corpo recomendado todos os dias.

28. Previne a Constipação:

Ao adicionar Chuchu ao menu de comida, isso significa que também adicionamos a ingestão de fibras que nosso corpo precisa. Isso porque a fibra ajuda no processo de digestão no corpo, para evitar a ocorrência de constipação.

29. Trata a Flatulência:

O Chuchu também é útil para tratar distúrbios do estômago. Por exemplo, se você estiver sofrendo flatulência, tome chá de folhas. Isso ocorre porque as folhas da hortaliça contém elementos que estão incluídos em uma substância diurética que é uma das suas utilidades é tratar a flatulência.

30. Fonte de Vários Minerais:

Vários minerais encontrados no Chuchu, como potássio, ferro, Fósforo e outros minerais, são necessários pelo organismo para manter o sistema imunológico, manter a força e osso e densidade dentária, manter a saúde metabólica.

beneficios do chuchu

Outros Benefícios do Chuchu Para Saúde:

  • É uma boa fonte de manganês, que ajuda na conversão de gorduras e proteínas em energia;
  • O Chuchu é uma excelente fonte de vitamina C, que é um antioxidante muito poderoso;
  • Várias pessoas que têm vindo a sofrer de pressão alta afirmam que eles foram beneficiados por consumir chuchu;
  • É uma maravilhosa fonte de ácido fólico, uma vitamina do grupo B, que ajuda na prevenção do acúmulo de aminoácidos;
  • Se você sofre de prisão de ventre, é um alimento que você gostaria de incluir em sua dieta uma vez que promove movimentos intestinais regulares;
  • Contém grandes quantidades de fibra dietética que evita problemas digestivos, como constipação e síndrome do intestino irritável ;
  • Chuchu tem um teor calórico muito baixo, ainda não tem colesterol ou gorduras saturadas;
  • huchu pode fornecer seu corpo com uma quantidade suficiente de nutrientes, que estimulam a produção de células vermelhas do sangue;
  • Chuchu é um muito baixo no índice glicêmico, é ainda baixa em calorias e rica em fibras alimentares;
  • A fibra solúvel do chuchu liga-se com o colesterol e ajuda na remoção fácil do seu sistema.

Efeitos Colaterais do Chuchu:

Os benefícios do Chuchu são muitos, os efeitos colaterais não. Exala um líquido semelhante ao látex, este torna-se visível especialmente ao descascar a fruta. Os compostos deste líquido podem causar uma sensação de formigamento e adormecimento de partes em contato com a substância. No entanto, essa substância não causa nenhum problema e seu efeito não dura mais do que alguns minutos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

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