Os 40 Benefícios da Fava Para Saúde

Os 40 Benefícios da Fava Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Fava que muitos ainda não conhecem. Além disso, a fava é considerada uma das leguminosas mais antigas cultivadas no mundo. Ela é muito consumida nos Estados Unidos, como ingrediente principal do prato típico succotash, uma delícia misturada com milho, mas a sua origem não é americana, pode acreditar. O feijão de fava, como também é chamado, é proveniente do Peru e tem largo consumo na Itália, Índia, Egito e China.

beneficios da fava

No Brasil, o alimento é mais comumente utilizado no Nordeste. Ela nasce dentro de uma vagem e, além de ser ideal para compor diversas receitas culinárias, também oferece inúmeros benefícios ao corpo, já que é rica em propriedades medicinais.

Entre os seus nutrientes nós podemos destacar as vitaminas do complexo B, vitamina C, carboidratos, amido, magnésio, potássio, ferro, ácidos fólico, fibras, antioxidantes, proteínas, cobre, fósforo, que são importantes para manter o bom funcionamento do corpo, além de conter um baixo teor de gordura e ser livre de gordura saturada, o que significa que consumir a fava também pode ajudar a emagrecer.

A planta possui poucos ramos, folhas compostas ovais arredondadas, de coloração verde ou cinza. O grão é um pouco maior que o feijão e, inclusive, assim como este último, também serve como um bom acompanhante do tradicional arroz que nunca falta na mesa dos brasileiros.

Valor Nutricional da Fava:

Rica em amido, nutriente que fornece energia ao organismo, a fava ainda carrega altas taxas de ferro, vitamina do complexo B e magnésio. Mas tem mais: rica em potássio, sal que é responsável por controlar a pressão arterial, a leguminosa ainda evita problemas cardíacos e ameniza o estresse e a irritação diária. Então, confira Os 40 Benefícios da Fava Para Saúde:

1. Bom Para o Coração:

1 xícara de feijão de fava produz 36 gramas de fibra solúvel. Estudos sugerem que a ingestão de fibra solúvel podem ajudar a manter os níveis de colesterol, bem como sob o controlo do açúcar no sangue. Fibras também ajudam na redução dos níveis de lipoproteína de baixa densidade ou o colesterol ruim e, assim, proteger o seu coração.

2. Ajuda na Perda de Peso:

Você obtém cerca de 40 gramas de proteína a partir de 1 xícara de favas. De acordo com o European Journal of Clinical Nutrition, as pessoas que consumiram uma refeição rica em alta proteína e alto teor de fibras foram capazes de ver melhores resultados do que os que estavam em um alto teor de carboidratos, dieta de baixa gordura. A perda de gordura total também foi maior.

3. Rico em Nutrientes:

As favas são tesouros de minerais e vitaminas sortidas. Alguns desses incluem magnésio, potássio, ferro, cobre, fósforo, vitamina B1, tiamina e, com apenas ¼ xícara rendendo 10% a 19% da dose diária recomendada. Embora a vitamina B1 é essencial para o funcionamento normal do sistema nervoso central, o cobre desempenha um papel vital em manter sua imunidade, circulação sanguínea, e os ossos saudáveis e equilibradas. Magnésio e fósforo são essenciais para manter a níveis de pressão arterial e saúde óssea, enquanto o ferro é o transportador de oxigênio.

4. Mantém o Equilíbrio de Fluidos:

Feijões de Fava, ter uma ampla quantidade de potássio, também é grande na tarefa de regulação dos níveis de pH no organismo. Mas ser cauteloso, pois potássio, apesar de ser essencial no funcionamento normal das células, batimento cardíaco rítmica e funcionamento muscular, também é bastante sensível em termos de concentração presente. Então, certifique-se que você não está aquém ou exceder o nível de potássio no corpo.

5. Grande Fonte de Vitamina C:

A vitamina C, se você não está ciente, é um antioxidante muito poderoso em si mesmo. Favas são também tem um bom teor de vitamina C, eles têm quantidade suficiente de antioxidantes. Estes danos oxidativos provocam ainda mais o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce, como linhas finas e rugas, vários tipos de cânceres, e até mesmo enfraquecer o sistema imunológico.

7. Bom Para Gestantes:

Durante os períodos de gestação e lactação, as mulheres precisa de uma quantidade maior de cálcio e ferro do que o habitual. Nesse caso, favas, com o seu rico teor de cálcio e ferro, pode facilmente encontrar uma certa percentagem da necessidade global do elemento.

Além disso, a constipação enfrentou durante a gravidez é evitada com favas já que eles têm uma boa quantidade de fibras solúveis. Em poucas palavras, favas proporcionar às mulheres grávidas com a energia que precisa.

8. Grande Fonte de Vitamina C:

A vitamina C, se você não está ciente, é um antioxidante muito poderoso em si mesmo. Favas são também tem um bom teor de vitamina C, eles têm quantidade suficiente de antioxidantes.Estes danos oxidativos provocam ainda mais o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce, como linhas finas e rugas, vários tipos de cânceres, e até mesmo enfraquecer o sistema imunológico.

9. Boa Fonte de Folato e Manganês:

Favas são um super boa fonte de manganês e ácido fólico. Enquanto o primeiro desempenha um papel por excelência em proteína e o metabolismo de hidratos de carbono, ácido fólico é conhecido por ser necessária para a saúde cardíaca, imunidade, e síntese de glóbulos vermelhos do sangue.

10. Ajuda no Combate à Depressão:

Sim, este fava poderia ajudar no combate à depressão. De acordo com estudos, o feijão, embalados ricamente com a dopamina aminoácido, pode fazer maravilhas para melhorar o seu humor e, assim, ajudar a aliviar quadros depressivos.

fava beneficio

11. Ajuda a Evitar Dores de Fome:

Favas são carregados com uma boa dose de proteína e fibra. Estudos sugerem que a fibra e proteína ajuda a mantê-lo satisfeito durante mais tempo. É relativamente uma delícia de baixo teor calórico, com ½ xícara de feijão fava cozida dando apenas 95 calorias. Esmagar um punhado de feijão cozido com especiarias de sua escolha e usá-lo como um diferencial em seu brinde de grãos inteiros para um lanche saboroso.

12. Bom Para as Mulheres Grávidas:

As mulheres grávidas precisam de ferro e cálcio. Favas são um alimento ideal que uma mulher pode desfrutar durante a gravidez e lactação. Enquanto os grãos de satisfazer cerca de 14% da RDA de ferro, eles são também conhecidos para processar uma quantidade adequada de cálcio.

A constipação experimentado durante a gravidez também é mantida na baía como esses grãos são carregados com fibra solúvel. Ele também preenche facilmente uma mulher grávida se e dá-lhe energia suficiente.

13. Bom Para Tratar a Doença de Parkinson:

Favas são boas fontes de levodopa. Levodopa é a mesma substância química que você pode encontrar em drogas usadas para tratar a doença de Parkinson. Embora a quantidade deste produto químico pode variar dependendo do tipo de feijão fava, 3 onças de fava, feijão verde fresco aproximadamente um rendimento de 50 mg a 100 mg deste produto químico.

De acordo com estudos realizados sobre o impacto desta leguminosa na doença de Parkinson, as vagens podem oferecer alívio dos sintomas desta condição de uma maneira melhor do que as drogas tradicionais. As pessoas que sofrem deste distúrbio mental pode incluir cerca de 4 onças de estes feijões um dia para melhor lidar com a condição.

14. Boa Fonte de Vitamina C:

Favas são uma boa fonte de vitamina C. E, esta vitamina, como todos sabem, é um antioxidante muito poderoso. A natureza anti-oxidante da vitamina C ajuda a eliminar os radicais livres, os quais, quando deixados desarreados, induzir danos oxidativos.

Estes danos oxidativos ainda desencadear o aparecimento de sinais prematuros de envelhecimento, como linhas finas e rugas, vários tipos de cancros, e mesmo enfraquecer o sistema imune. 100 gramas de feijão cru dar-lhe 1,4 mg de vitamina C.

15. Ajuda na Manutenção do Equilíbrio de Fluidos em Seu Corpo:

Sendo uma boa fonte de potássio, você pode sempre contar com estas variantes de grãos de manter o equilíbrio dos níveis de pH em seu corpo. Níveis adequados de potássio são essenciais para o funcionamento normal das células do corpo, batimento cardíaco rítmico, e músculo funcionando.

Basta garantir que você não está excedendo o limite estipulado ou aquém dela. Agora que você sabe sobre a bondade de favas, aqui está uma prévia dos fatos nutricionais destes alimentos ricos em proteínas.

16. Ajuda no Controle do Apetite:

Com alta concentração de fibras e proteínas, a fava pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade no estômago, o que o torna ideal para quem está em uma dieta de emagrecimento. Esses nutrientes podem controlar o apetite, evitando que se coma mais calorias ao longo do dia.

17. Faz Bem Para a Gravidez:

Se você está grávida ou planejando ter um bebê futuramente, ou mesmo em fase de amamentação, vai adorar saber que a fava também pode ser um ótimo alimento para incluir na dieta e tornar ainda mais saudável esse período importante na vida de qualquer mulher.

Isso porque essa leguminosa possui entre os seus nutrientes o cálcio e o ferro, que ajudam a evitar a constipação, problema muito comum durante a gestação, além de fornecer uma boa quantidade de energia à mulher grávida e prevenir a anemia, outra doença muito comum durante essa fase.

18. Previne o Envelhecimento Precoce:

A fava é rica em vitamina C, um nutriente com excelente poder antioxidante. Portanto, ao consumir a leguminosa, você pode combater os radicais livres presentes no organismo, bem como o estresse oxidativo e outros danos causados por eles às células, e prevenir o envelhecimento precoce da pele. Sendo assim, você pode ficar livre por muito mais tempo de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos, entre outros sinais do avanço da idade.

19. Melhora a Digestão:

Por ser rica em fibras, a fava é considerado um alimento essencial para potencializar o funcionamento do nosso sistema digestivo e melhorar a digestão como um todo, evitando dores e outros desconfortos estomacais.

Além disso, ainda por conta do alto teor de fibras encontrado em sua composição, o chamado feijão de fava pode ser ideal para regular o intestino, ajudando a emagrecer, e evitando problemas como a prisão de ventre, por exemplo.

20. Benefícios das Favas Para o Sistema Nervoso:

As favas são carregadas com nutrientes em abundância. Elas são tesouros de minerais variados e vitaminas essenciais para o funcionamento normal do sistema nervoso central, o Cobre desempenha um papel vital em manter a sua imunidade, corrente sanguínea, e os ossos equilibrados e saudável.

fava beneficios

21. Fava é uma Excelente Fonte de Vitamina C:

Ela é uma boa fonte de Vitamina C. Esta vitamina, como todos sabem, é um antioxidante muito poderoso. A natureza antioxidante da Vitamina C ajuda a eliminar os radicais livres, os quais, quando deixado desarreados, induzem os danos oxidativos.

22. Fava Ajuda a Aliviar o Estresse:

A Vitamina C presente na fava ajuda o corpo a lidar com o estresse, reduzindo os níveis elevados de estresse, hormônios e cortisol.

23. Benefícios da Fava Para Tratar Catarata:

A fava é rica em Vitamina A ma alta ingestão de Vitamina A luta contra as cataratas e aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo para o olho. 1000 mg de Vitamina A por dia para a catarata em suas trilhas e melhora a visão .

24. Fava Ajuda no Tratamento do Câncer:

As propriedades antioxidantes protegem as células do dano e da mutação do DNA e protegem contra o câncer no longo prazo. Ele apóia o sistema imunológico do corpo e evita que certos compostos formadores de câncer se formem no corpo.

25. Ajuda na Manutenção do Equilíbrio de Fluidos no Corpo:

Sendo uma boa fonte de Potássio, você pode sempre contar com estas variantes de feijão para manter o equilíbrio dos níveis de pH em seu corpo. Os níveis adequados de Potássio são essenciais para o funcionamento normal das células do corpo, batimento cardíaco, e funcionamento dos músculos.

beneficio da fava

26. Fava Melhora o Sistema Imunológico:

Também é conhecido por ajudar na produção de novas células e melhorar o seu sistema imunológico. Uma deficiência de Cálcio pode levar à osteoporose, aumento do risco de infecção, comprometimento do crescimento e comprometimento da função neurológica.

27. Benefício da Fava Para Saúde Óssea:

O Manganês presente na fava pode ajudar a reduzir a perda óssea, particularmente em mulheres mais velhas e sedentárias mais inclinadas a fraturas ósseas.

Confira Outros Benefícios da Fava Para Saúde:

  • Favorece a memória e a concentração, uma vez que possui fósforo, potássio e magnésio.
  • Combate estados da gripe, ataques de asma e bronquite para ser uma fonte rica de Vitamina
  • C.
  • Combate a anemia. É considerado um alimento altamente energético com alto teor de
  • vitaminas, carboidratos, minerais e proteínas.
  • Previne o inchaço dos órgãos genitais, uma vez que possui uma grande quantidade de
  • antioxidantes.
  • Calma os sintomas de gota, reumatismo e artrite graças ao seu alto valor de albumina.
  • Fortalece dentes e ossos, porque tem muito Cálcio. Além disso, os antioxidantes
  • mencionados no ponto 4 ajudam a consertar o último.
  • Ele aumenta o apetite sexual , pois estimula e aumenta a circulação da corrente sanguínea.
  • Previne a doença de Alzheimer por seu conteúdo em lecitina e colina.
  • Elimina as toxinas do sangue , por isso promove o bom funcionamento do coração. Também é
  • atribuído propriedades para reduzir o colesterol , graças ao seu alto teor de ácido úrico.
  • Ajuda a regular o trânsito intestinal , por sua contribuição nas fibras.

Efeitos Colaterais da Fava:

Como outros feijões de classe e alguns vegetais do grupo Brassica, ela também contém ácido oxálico, uma substância que ocorre naturalmente em alguns vegetais, que podem cristalizar como pedras de oxalato no trato urinário em algumas pessoas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 40 Benefícios do Bacuri Para Saúde

Os 40 Benefícios do Cravo-da-Índia Para Saúde