Início » Benefícios das Plantas » Agrião Bravo é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Agrião Bravo é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

O Agrião Bravo pertence a origem da América tropical, sendo facilmente encontrado na região Nordeste, sobretudo em serras frescas.

O Agrião Bravo é um vegetal rasteiro que costuma crescer podendo chegar a apenas 30 centímetros de altura. Todas as partes da planta são utilizadas para promover efeitos benéficos para o corpo.

Contudo, a flor do Agrião Bravo é a área que mais se concentram propriedades medicinais para a saúde do ser humano.

A planta também é conhecida como camela, jambú, jumbu pequeno, jambuaçú, agrião do mato, agrião do brasil, entre outros. Também tem nome científico de Acmella uliginosa e pertence à família das asteraceae, composta por mais de 60 espécies.

Agrião Bravo é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Sua origem é da América Tropical, sendo mais comumente na região do Nordeste, especialmente nas serras frescas.

Como dissemos, toda a planta pode ser utilizada para fins medicinais, mas a flor, principalmente, tem propriedades benéficas à saúde.

Propriedades do Agrião Bravo:

O Agrião Bravo possui propriedades anestésica, aromática, descongestionante do baço, digestiva, estomáquica, excitante, hepática, nevrálgica e tônica.

Benefícios do Agrião Bravo:

O Agrião Bravo é muito usado como medicamento natural para o tratamento de afecções como ferimentos da boca, formigamentos da mesma região ou dor de dente.

Para isso, mastigue um pedaço da flor ou coloque em contato com as lesões, como cáries e aftas, entre outros durante aproximadamente 2 minutos.

Utilize a tintura feita por maceração (flores até a metade do recipiente, 1 parte de álcool para três de água.

Alguns dentistas utilizam a preparação com as flores da planta para aplicar na gengiva para amenizar a dor da picada da agulha, quando é o caso de anestesias locais. Além disso, o Agrião Bravo é usado também como tempero para peixes e crustáceos, além de aves.

Como Preparar a Tintura:

Para preparar a tintura utilizada no tratamento das dores de dente, você vai precisar de:

INGREDIENTES:

  • Botões florais de Agrião Bravo;
  • Álcool 70%;
  • água fervida e filtrada.

MODO DE PREPARO:

Lave bem os botões florais em água corrente e coloque em um frasco com boca larga até a borda. Depois, adicione álcool até a metade do recipiente e complete com a água fervida e filtrada. Depois de fazer isso, feche e deixe em maceração durante cinco dias.

Passado esse período, você deve filtrar com um algodão e guardar a solução resultante em vidros bem fechados. Quando bem conservado, seu prazo de validade pode ser de até três meses.

Para aplicar, passe com o auxílio de um algodão, gaze ou cotonete, sobre a parte dolorida da gengiva ou do dente.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.