Os 30 Benefícios do Feno-Grego Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Feno-Grego oferece os nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, o Feno-Grego, também conhecido como alfarva ou alforva, é uma planta silvestre originária da Índia e do Paquistão, seu uso é terapêutico desde a antiguidade. Possui propriedades anticancerígenas, reduz os níveis de glicose, colesterol, auxilia em problemas digestivos e muitas outras coisas.

Essa planta geralmente floresce na primavera e possui de 1 a 2 palmos de altura, seu caule é reto, liso e arredondado, possuindo poucos ramos. As flores têm uma cor branca amarelada, suas sementes são pequenas e em formato oval, mas nem sempre o formato é exatamente esse.

Valor Nutricional do Feno-Grego:

Esta especiaria contém uma ampla variedade de nutrientes benéficos, incluindo Ferro, Magnésio, Manganês e Cobre, bem como a Vitamina B6, proteína e fibra dietética. Esta especiaria também contém uma série de fito nutrientes poderosos, incluindo colina, trigonelina, yamogenin, gitogenina, diosgenina e trigogenina.

1. Benefício do Feno-Grego Para o Aumento do Busto:

Pois é , estudos e resultados apontam que o hormônio do crescimento no methi faz mesmo efeito, tanto que é possível o aumento de 3g no busto. A solução é usar a erva em sua dieta alimentar diária.

2. Benefícios do Feno-Grego Para Aliviar as Cólicas Menstruais:

Amigo da mulher o Feno-Grego é capaz de alivar cólicas no período menstrual. Pode ser ingerido com 1 colher de chá de Feno Grego em pó em um copo de água. Ou ser feito o chá da erva.

3. Benefício do Feno-Grego Contem Ação Anti-inflamatória:

O Feno-Grego durante muitos anos foi utilizado como medicina alternativa na índia, Irã e África como remédio anti-inflamatório. O efeito anti-inflamatório é devido a presença de seus alcaloides, saponinas e flavonoides. Para combater inflamações crônicas o recomendado é de 150 mg/kg de peso corporal e para estimular o sistema imune de 50 a 200 mg/kg de peso corporal é o ideal.

4. Benefícios do Feno-Grego é um Excelente Antioxidante:

Pesquisas iniciadas nos Estados Unidos mostram que o Feno-Grego é um excelente antioxidante desde que usados no mínimo 200 mg ao dia de seu extrato para minimizar os efeitos do envelhecimento precoce e ajudando assim a combater várias doenças ocasionadas por radicais livres. Dosagens usuais utilizadas são em torno de 0,4g/kg de peso corporal em cápsulas.

5. Benefício do Feno-Grego Para Controlar o Diabetes:

Estudos com pessoas com diabetes do tipo 2 após a ingestão do Feno-Grego diminuirão a taxa de açúcar absorvida no sangue devido a presença galactomanana que é uma fibra natural diminuindo a taxa de glicose no sangue.

6. Benefícios do Feno-Grego Para Ajudar no Tratamento de Câncer:

O Feno-Grego é rico em fitoestrogênios, saponinas, fibras e flavonoides que inibem a multiplicação de células tumorais como ocorre no câncer de cólon. Esse efeito é observado após a ingestão de 200mg ao dia após 120 dias. Outros estudos relatam uma dosagem ideal de 100 mg/kg de peso corporal a 2g/kg de extrato alcoólico de Feno Grego.

7. Benefício do Feno-Grego Para Perder Peso:

Mais um benefício dessa especiaria é o auxílio na redução de peso,inibindo o apetite.
As sementes devem ser colocas na água à noite e no dia seguinte mastigadas pela manhã em jejum. A fibra contida na semente que faz ela inchar dá sensação de saciedade e inibe o apetite.

8. Benefícios do Feno-Grego Para Combater Atividade Antimicrobiana:

Durante vários anos os cientistas trabalhavam em algum extrato para combater os mais diversos micro-organismos, o Feno-Grego foi o candidato preferido, combatendo bactérias, vírus e fungos.

9. Benefício do Feno-Grego Para Diminuir o Colesterol:

A propriedade de redução do colesterol é estudada por pesquisadores do mundo inteiro. O consumo de Feno-Grego ajuda a reduzir níveis de colesterol, LDL, HDL devido à presença de saponinas e fibras.

10. Benefícios do Feno-Grego Atua na Proteção do Trato Gastrointestinal:

Uma das propriedades do Feno-Grego é a capacidade de proteger o sistema digestivo através do óleo extraído de suas sementes. A incidência de úlcera gástrica diminui com o uso do extrato oleoso. Esse efeito pode ser atribuído as saponinas e ácido fítico presente no Feno Grego, bem como a sua grande quantidade de mucilagem que tem efeito calmante nas inflamações gastrointestinais.

11. Benefício do Feno-Grego Para Fortalecer o Cabelo e Evita Caspa:

Se você sofre de caspa ou perda de fios, pode tratar esses dois problemas com um único remédio. Basta embeber as sementes de Feno-Grego em óleo de coco durante a noite, ferver a solução e aplicar nos cabelos. Deixe-o por cerca de 3 horas e repita todos os dias por uma semana.

12. Benefícios do Feno-Grego Para Tratar Problemas na Pele:

Pesquisadores indicam o Feno-Grego para tratar problemas de pele como abcessos, furúnculos, queimaduras, eczema e gota. Para inflamações de pele mais simples o uso é mais simples: tritura-se uma colher de semente de Feno Grego e a adicionamos em água morna, com um pano limpo, aplicamos essa mistura na região afetada.

13. Benefício do Feno-Grego Para Aumentar a Produção de Leite em Mulheres Lactantes:

O Feno-Grego está no topo da lista de alimentos que todas as mulheres que amamentam devem consumir. Estudos mostraram que pode ocorrer um aumento de mais de 500% na produção de leite no período de apenas 24 a 72 horas após o consumo de Feno Grego. Isso ocorre por causa da alta concentração de diosgenina, um composto que mostrou ter propriedades semelhantes ao estrogênio.

14. Benefícios do Feno-Grego Para Manter os Níveis de Açúcar no Sangue:

O Feno-Grego é muito útil para diabéticos porque contém galactomanana, uma fibra natural que retarda as absorções de açúcar. Além disso, o Feno Grego contém aminoácidos que contribuem para a produção de insulina.

15. Benefício do Feno-Grego Para Auxiliar no Trabalho de Parto:

O Feno Grego é especialmente útil como um remédio natural para aliviar o processo de parto porque causa contrações no útero. Por isso, ajuda a reduzir a dor no parto, mas é importante não consumir demais, pois em excesso pode prejudicar o bebê.

16. Benefícios do Feno-Grego Para Reduzir o Risco de Doenças Cardíacas:

Como tem uma boa quantidade de galactomanana e é uma ótima fonte de potássio, o Feno Grego ajuda a manter a pressão arterial e a frequência cardíaca normais. Além disso, no mesmo estudo que examinou a redução do colesterol, os pesquisadores também observaram uma redução de 25% no risco de doenças cardíacas após 24 semanas de consumo de 56 gramas de Feno Grego por dia.

17. Benefício do Feno-Grego Para Melhorar os Processos Digestivos e Previne a Azia:

O Feno-Grego ajuda a eliminar toxinas, auxilia o estômago no processo de digestão e ajuda a prevenir constipação. Também tem vários componentes que ajudam a acalmar a inflamação do sistema digestivo, cobrindo as paredes do estômago e dos intestinos.

18. Benefícios do Feno-Grego Para a Saúde do Fígado:

Uma lesão no fígado pode ter um sério impacto sobre a sua saúde. Uma das principais causas para a diminuição da função hepática é a ingestão excessiva de álcool, e estudos têm mostrado que o Feno Grego é muito eficaz no controle do impacto do álcool no fígado.

19. Benefício do Feno-Grego Para Reduzir os Sintomas da Menopausa:

O Feno Grego contém a diosgenina produtos químicos e isoflavonas estrogênicos, que são semelhantes ao hormônio sexual feminino, o estrogênio. Perda de estrogênio faz com que os sintomas da Menopausa.

20. Benefícios do Feno-Grego Para Aliviar a Constipação:

O Feno Grego adiciona volume às fezes, devido ao seu alto teor de fibras. Isso também faz com que o Feno Grego seja útil no tratamento da constipação e diarreia além de aliviar a indigestão.

Confira Outros Benefícios do Feno-Grego Para Saúde:

  • 1. Controle de Diabetes;
  • 2. Perda de Peso;
  • 3. Aumento do Busto;
  • 4. Alivia Cólicas Menstruais;
  • 5. Redução dos Sintomas da Menopausa;
  • 6. Feno Grego Para a Saúde do Fígado;
  • 7. Feno Grego Para Aliviar a constipação;
  • 8. Melhora os processos digestivos e previne a azia;
  • 9. Auxilia no trabalho de parto;
  • 10. Aumenta a produção de leite em mulheres lactantes.

Efeitos Colaterais:

Feno Grego é considerado seguro para mães que estão na fase de amamentação, se usado com moderação. Contudo, mesmo sendo praticamente um produto natural, essa planta possui efeitos colaterais a longo prazo ou se consumida de forma errada. Alguns exemplos são: suor, urina e/ou leite materno cheirando xarope de bordo (maple syrup), desconforto intestinal e náuseas, aplicações externas podem gerar reações cutâneas indesejáveis etc.

Caso a pessoa tenha alergia a amendoim ou grão-de-bico, deve-se evitar o Feno Grego, pois esses alimentos são da mesma família da erva. Diabéticos ou hiperglicêmicos devem utilizá-lo com cautela, pois o Feno Grego diminui o nível de glicose no sangue. Asmáticos não devem seguir a indicação de que a inalação de Feno Grego ajuda com a doença, pois essa prática poderá até piorá-la.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 25 Benefícios do Tucum Para Saúde

beneficio da graviola

Os 40 Benefícios da Graviola Para Saúde