Açoita Cavalo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Conheça Tudo Sobre a Açoita Cavalo: Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Açoita Cavalo – Origem, Benefícios e Como Usar da melhor forma, onde seja possível aproveitar de todos os Benefícios da Açoita Cavalo e usufruir de suas propriedades que ajudam a fazer com o que o corpo funcione corretamente. Além disso, a  Açoita Cavalo também é chamada de envireira do campo, mutamba preta, ubatinga, ivatinga, cacauei, vacona do campo e papeã graçu é uma árvore muito utilizada na construção de móveis.

Apesar do passado controverso, a planta ganhou uma outra atribuição, atualmente. Além da beleza de suas flores, que desabrocham em dezembro com tons roxo, rosa, branco e até amarelo, a erva também pode ser usada no tratamento de diversas doenças que afetam o organismo humano.

acoita cavalo beneficios

A floração ocorre em meados de dezembro e o fruto fecundado começa a se desenvolver próximo a abril. As flores apresentam coloração variada, podem ser encontradas em tons de branco, rosa, roxo, amarelo, por vezes utilizadas em ornamentações, e o fruto quando maduro possui a forma de uma cápsula, com alguns pelos castanhos e sementes negras achatadas.

A Açoita Cavalo é nativa do sul, sudeste e norte brasileiro. Desenvolve-se com mais facilidade na mata Atlântica. Pode ser encontrada em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro ficando próximas às florestas e também no cerrado.

História da Açoita Cavalo:

Recebeu este nome por que sempre foi utilizada para a tortura de animais, que eram presos no tronco da árvore e castigados à sombra da sua copa. Também é chamada assim por que sua madeira era utilizada no artesanato de chicotes e açoites. Atualmente, é bastante conhecida pelas propriedades fitoterápicas da sua casca.

beneficios da acoita cavalo

Propriedades da Açoita Cavalo:

Os princípios ativos que compões a erva Açoita Cavalo são os taninos e glicosídeos, seu óleo essencial, saponinas, ácido flavonoico, ácido oxálico, ácido málico e cutina. Os taninos presentes na erva são antioxidantes, inibidores de determinadas enzimas e influenciam negativamente a digestibilidade de proteínas.

Benefícios da Açoita Cavalo:

Os Benefícios da Açoita Cavalo começa com o trato digestivo, por exemplo, a erva é utilizada no combate a Diarreias, vermes e má digestão. Também pode ser aplicada no tratamento de sintomas da gripe, como garganta inflamada, tosses, bem como no controle de bronquites e Laringites.

Além destas aplicações, a Açoita Cavalo pode ser usada para tratar Reumatismo, dor de dente, Úlceras e até mesmo tumores. Hemorragias e infecções na bexiga também não possuem vez quando o chá das cascas desta planta é utilizado.

Modo de Usar:

Da casca da árvore Açoita Cavalo (Luehea divaricata) eram feitos chás que agiam como anidiarréico, adstringente e antipirético. Ainda hoje, é recomendado para tratamentos gastrintestinais e hepáticos.

acoita cavalo

Já as folhas podem ser feitas infusões indicadas como: anti-inflamatórios, no combate à Artrite, à Diarreia, no tratamento de doenças respiratórias (bronquites) etc. Essa árvore é tão completa na medicina natural, que as suas flores atuam como: calmantes e antiespasmódicos, tratando também de Laringites, bronquites e tosse.

INGREDIENTES:

  • Cascas moídas de açoita cavalo;
  • 1/2 litro de água.

MODO DE PREPARO

  • Ferva em a água com 2 colheres (sopa) de cascas moídas de Açoita Cavalo.
  • Filtre.
  • Não adoce.
  • Tome de 1 a 2 xícaras por dia.
  • O sabor do chá pode não parecer tão agradável, mas, é ótimo.

Efeitos Colaterais:

Seu uso não apresenta complicações, porém deve ser acompanhado de um profissional e seu uso deve ser moderado. Pessoas com problemas nos rins devem evitar o uso desta planta. A procedência de ácido oxálico pode agravar o problema do rim com a formação de pedras insolúveis compostas por oxalato de cálcio. Se possível indicamos que o uso desta planta seja orientado por um médico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Óleo de Bergamota

Os 22 Benefícios do Óleo de Bergamota Para Saúde

Tampala – O que é, Propriedades e Receitas!