Os 40 Benefícios da Folha de Goiaba Para Saúde!

Os 40 Benefícios da Folha de Goiaba Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Folha de Goiaba Para Saúde são diversos e muito importante. Além disso, a goiaba é um tipo muito comum de fruta nos países asiáticos, mas também está prontamente disponível nos países ocidentais. A fruta é redonda ou em forma de pera com pele verde, amarela ou marrom claro e carne branca ou marrom que contém muitas sementes pequenas e duras comestíveis. É macio quando maduro, com um aroma doce e almiscarado e uma textura cremosa.

Folha de Goiaba

Além do sabor e fragrância distintos, a goiaba é, na verdade, uma super fruta por causa de suas inúmeras qualidades de promoção da saúde. Junto com a fruta, a casca e a folha de goiaba também oferecem inúmeros benefícios à saúde.

O Que é Folha de Goiaba?

Folha de goiaba é as folha da goiabeira, que leva o nome científico Psidium guajava, e são uma das muitas porções medicinalmente úteis desta planta. As folhas de goiaba contêm muitos compostos polifenólicos diferentes e outros antioxidantes, como flavonoides, taninos e saponinas, bem como eugenol e vários compostos ativos.

O fruto e a casca da goiabeira costumam chamar mais atenção, mas as folhas podem ser usadas de várias maneiras para os remédios naturais de cura. Esta planta é nativa do México e outros países da América Central, onde é uma parte crítica das tradições culturais, culinárias e medicinais.

Valor Nutricional da Folha de Goiaba:

A folha de goiaba tem um alto teor de Vitamina C e Vitamina A. Na verdade, uma folha de goiaba contém 4 vezes mais Vitamina C do que uma Laranja de tamanho médio e 10 vezes mais Vitamina A do que um Limão.

Também contém Vitamina B2, Vitamina E e Vitamina K, Fibras, Cálcio, Cobre, Folato, Ferro, Manganês, Fósforo e Potássio. Com toda a nutrição que fornece, a folha de goiaba dificilmente contém gorduras. Agora, confira Os 40 Benefícios da Folha de Goiaba Para Saúde:

1. Cura Diarreia:

Folha de goiaba em finalidade medicinal é usada principalmente para tratar a Diarreia. A Diarreia é uma condição em que o cólon não pode absorver água devido à infecção bacteriana de Staphylococcus aureus. O estudo relatou que a folha de goiaba possui um forte composto antibacteriano, como taninos e óleo essencial, muito eficaz no combate à infecção por S. Aureus e inibe o crescimento dessas bactérias.

2. Combate a Perda de Cabelo:

Ao esmagar as folhas de goiaba, você libera muitos dos ingredientes ativos e antioxidantes no suco, o que pode estimular o crescimento do cabelo e prevenir condições inflamatórias no couro cabeludo que podem levar à perda prematura de cabelo.

3. Combate a Diabetes:

As catequinas das folhas de goiaba não apenas ajudam a queimar gordura de forma mais eficaz, mas também ajudam o corpo a regular naturalmente os níveis de açúcar no sangue, o que é uma boa notícia para os diabéticos e para aqueles com alto risco para a doença.

4. Controla o Colesterol:

O ácido gálico e as outras catequinas encontradas na folha de goiaba são capazes de ajudar a suprimir os níveis de colesterol total no organismo, o que pode ajudar a prevenir a aterosclerose e outras condições cardiovasculares.

5. Auxilia na Digestão:

Além de combater micróbios e outras bactérias no intestino, a folha de goiaba também pode estimular a liberação de certas enzimas gástricas que podem acelerar a digestão e melhorar a absorção de nutrientes no organismo.

6. Ajuda a Tratar Bronquite:

Folha de Goiaba

Beber chá de folha de goiabeira é um excelente meio para reduzir a inflamação nas vias respiratórias, e a velocidade de recuperação a partir de condições como a Bronquite por supressão da vontade de tossir.

7. Ajuda a Eliminar Dores de Dente:

A folha da goiaba pode ajudar a evitar que micróbios consigam uma posição segura na boca, o que pode proteger contra dores de dente, cáries e outras doenças orais que podem causar dor de dente.

8. Elimina a Dor de Garganta:

As comprovadas capacidades anti-inflamatórias dessas folhas, particularmente quando fabricado em um chá, pode acalmar qualquer inflamação ou irritação na garganta.

9. Ajuda a Combater a Dengue:

Um dos efeitos colaterais da ingestão de folha de goiaba é um aumento nos níveis de plaquetas, o que pode ajudar a lutar contra os sintomas da dengue, tornando-se um importante remédio herbal em algumas partes do mundo.

10. Trata Câncer de Próstata:

Mais pesquisas são necessárias, mas os primeiros relatos mostram que os efeitos antioxidantes das folhas de goiaba podem contrariar o estresse oxidativo e a inflamação que podem levar ao Câncer de próstata.

11. Ajuda a Aumentar a Produção de Esperma:

Vários estudos mostraram que a suplementação com folhas de goiaba é capaz de melhorar a contagem de espermatozoides e aumentar a fertilidade.

12. Ajuda a Curar Feridas e Infecções:

Quando as folhas de goiaba são esmagadas e transformadas em uma pomada, ela pode ser aplicada diretamente nas feridas, o que não só acelera a cicatrização, mas também evita que infecções se instalem nessas áreas.

13. Elimina Acne e Espinhas:

Uma adição popular a produtos cosméticos, suco de folha de goiaba é conhecido por reduzir a inflamação em Acne e suprimir o aumento de cravos no rosto.

14. Possui Propriedades Anti-envelhecimento:

Os muitos flavonoides, taninos e outros antioxidantes em folha de goiaba o torná um remédio ideal para o envelhecimento precoce, pois pode reduzir o aparecimento de rugas e manchas da idade, e aumentar a elasticidade da pele.

15. Ajuda na Perda de Peso:

Folhas de goiaba ajudam na perda de peso de forma eficiente. As folhas impedem que os amidos complexos sejam convertidos em açúcar.

16. Previne a Obesidade:

A Obesidade está sendo uma epidemia hoje em dia desde a mudança de estilo de vida das pessoas. A Obesidade pode causar muitos problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas, que são a principal causa de mortalidade na maioria dos países. Folha de goiaba contém composto chamado quarcetin que pode inibir a formação de células de gordura e catequina que tem efeito de queima de gordura no corpo.

17. Previne Diabetes Tipo 2:

A catequina na folha da goiaba não só pode queimar a gordura, mas também pode controlar o nível de glicose no sangue ou em outro nome tem efeito hipoglicemiante para o corpo. Isso pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes, especialmente o tipo 2, que também se torna um consequente, juntamente com o desenvolvimento da Obesidade.

Folha de Goiaba

18. Reduz o Risco de Doença Cardíaca e Derrame:

A quercetina tem um forte efeito antioxidante no organismo. Pode ajudar a reduzir o Estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Este efeito da quercetina é levado a inibir a formação de LDL ou lipoproteína de baixa densidade. LDL é conhecido como gordura ruim que pode causar aterosclerose ou placa nos vasos sanguíneos. Ao consumir folha de goiaba, você pode reduzir o risco de desenvolver arteriosclerose e evitar doenças cardíacas.

19. Previne o Câncer:

Muitos estudos foram realizados para encontrar os componentes e benefícios da folha de goiaba. Um dos melhores benefícios que você pode encontrar na folha é a atividade anti-câncer. Ficou provado que folha de goiaba pode reduzir o risco de vários tipos de câncer, como câncer gástrico, mama, oral e próstata. Esses benefícios realizados pelo antioxidante contêm folha de goiaba, como a quercetina, o licopeno e a vitamina C. Esses componentes podem induzir a apoptose ou a atividade de autotratamento das células cancerosas, de acordo com um estudo publicado em 2011.

20. Previne o Cólera:

O extrato de folhas de goiaba possui forte atividade antimicrobiana contra o Vibrio cólera. A Cólera geralmente se torna uma doença epidêmica em muitos países e sugere-se que a goiaba seja dada a pessoas que sofrem de Cólera.

21. Evita a Inflamação:

Folha de goiaba identificou ter forte atividade anti-inflamatória que realizada pelo extrato etanólico contido nele baseado no estudo de Dutta. Enquanto outro pesquisador, Kawakami descobriu que a folha de goiaba tem atividade antiproliferativa que pode inibir a atividade catalítica do endoperóxido de prostaglandina que desencadeia a inflamação.

22. Protege o Fígado:

Benefícios de folhas de goiaba também são muito importantes para o fígado. O fígado é um órgão que desempenha um papel importante no processo de desintoxicação. Folhas de goiaba descobriram ter atividade hepatoprotetora que pode curar a lesão hepática induzida pelo consumo de paracetamol, de acordo com o estudo de Roy e And.

Também tem forte efeito para proteger o fígado de alguma enzima que pode danificar as células do fígado, como aspartato aminotransferase, alanina aminotransferase, fosfatase alcalina e bilirrubina.

23. Previne Dermatite:

Um estudo relatou que o acetato de etila no extrato de folhas de goiaba pode inibir a expressão de quimiocinas em queratinócitos, o que leva à Dermatite (inflamação da pele) e outras doenças de pele.

24. Combate Alergia:

Folha de goiaba contêm quarcetin é conhecido como anti-histamínico e anti-inflamatório, que pode inibir o desenvolvimento de alergia, como alergia alimentar, Asma e reação da pele. A quercetina faz folha de goiaba tendem a ser um dos melhores maneira natural de combater alergia.

25. Reduz a Dor:

Artrite é uma condição como sintomas de desordem autoimune e causando dor nas articulações. A quercetina em folhas de goiaba tem efeito significativo para reduzir a dor da Artrite. Também é relatado que a quercetina pode ajudar a diminuir o efeito da infecção e remover sua dor.

26. Trata a Úlcera do Estômago:

Folhas de goiaba contêm extrato de metanol que é composto por volatiloill, flavonoides e saponina, que pode ser útil para tratar a úlcera do estômago. Este extrato metanólico de goiaba composto por taninos e flavonoides também pode promover efeito curativo da ferida gástrica

27. Mantém a Saúde Bucal:

Sabe-se que a folha de goiaba mantem a saúde oral ou bucal. Acredita-se que a goiabeira possa proteger a boca do desenvolvimento da placa dental. As propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas das folhas de goiaba também podem proteger da inflamação das gengivas e livrar-se do mau hálito.

28. Alivia a Coceira na Pele:

Folha de Goiaba

A comichão na pele é sinal de alergia ou outra infecção. Se não estiver curando, será um problema sério, a folha de goiaba contém propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias que podem reduzir a coceira da pele. Apenas esmague as folhas e esfregue a pele com comichão para obter esses benefícios.

29. Aumenta a Fertilidade do Homem:

 

Um estudo publicado no African Journal of Medicine mostrou que folhas de goiaba têm um efeito potencial no aumento da contagem de espermatozoides em ratos Wistar e melhoram a fertilidade.

30. Reduz os Sintomas da Bronquite:

A Bronquite é uma condição na qual o brônquio do sistema respiratório está infectado. As folhas de goiaba podem promover a abertura dos pulmões e soltar os músculos dos brônquios que podem aliviar a tosse.

31. Reduz Alergias:

Folhas de goiaba impedem a liberação de histamina, que são eficazes no bloqueio de reações alérgicas.

32. Trata Feridas e Infecções:

As folhas de goiaba têm excelentes propriedades curativas que podem tratar feridas como cortes, queimaduras, etc. Os compostos antibacterianos reduzem a inflamação, que causa infecções.

33. Melhora o Sistema Imunológico:

A folha de goiaba desempenha um papel importante na melhoria do sistema imunológico que protege o corpo de várias doenças.

34. Impede Dermatite:

Folhas de goiaba têm compostos de acetato de etila neles que podem prevenir a Dermatite e outras doenças de pele.

35. Reduz a Dor nas Articulações:

A folha de goiaba têm um efeito significativo na redução da dor da Artrite. O composto de quercetina ajuda na redução da dor nas articulações.

36. Ajuda a Melhorar Sua Visão:

Níveis elevados de Vitamina A significa que folhas de goiaba podem ajudar a melhorar a visão. Eles podem ajudar a diminuir a presença de catarata e degeneração macular, bem como melhorar a saúde geral dos olhos.

37. Mantem Seu Cérebro Saudável:

Folhas de goiaba promovem a saúde do cérebro devido aos altos níveis de vitamina B3 (Niacina) e Vitamina B6. A Niacina é conhecida por ajudar com o aumento do fluxo sanguíneo, juntamente com melhor função cognitiva e foco.

Como Preparar a Folha de Goiaba?

Podemos encontrar folhas de goiaba em várias apresentações, seja a granel, saquinhos de chá ou extratos. Outra maneira e a mais simples (para quem tem uma árvore próxima) é encontrar folhas frescas de goiaba.

Qualquer que seja a apresentação, você tem algumas maneiras de prepará-lo: o chá pode ser feito mergulhando as folhas em água quente por 5 ou 10 minutos. Para um uso tópico, sua preparação é mais simples, você deve esmagar as folhas e adicioná-las à água fervente, mais tarde ficará marrom e ficará concentrado, ou seja, quando você saberá que está pronto para aplicar.

Há muitos benefícios que podem ser obtidos a partir de algo tão simples como a folha de uma árvore, da mesma forma que é fácil usar pílulas para suas doenças podem estar usando recursos naturais. Por que você não tenta?

Como Processar Folhas de Goiaba Para Medicina Tradicional:

Folha de Goiaba

  • Pegue 4-5 folhas de goiaba.
  • Lave as folhas até ficarem limpas.
  • Em seguida, ferver as folhas de goiaba com 1 litro de água.
  • Quando ficar fervido, filtre-o.
  • Despeje a água, esse é o extrato de água.
  • Está pronto agora para beber.
  • Além disso, você pode adicionar mel para torná-lo perfeito.

Enquanto isso, a recomendação é que você precisa beber 100 ml de folha de goiaba extrair água por uma vez em dois dias. Além disso, beber na rotina pode trazer benefícios para a saúde do corpo. Então, há também uma outra alternativa para consumir a goiaba, que é o chá.

Como Fazer Chá de Folhas de Goiaba:

Para obter todos esses benefícios, você pode começar a consumi-lo fazendo folhas de goiaba como chá. Abaixo estão vários passos para fazer o chá de goiaba:

  • Seque algumas folhas jovens de goiaba.
  • Depois que eles secarem, esmague-os em pó.
  • Use uma colher de sopa de folhas de goiaba e adicione a uma xícara de água quente.
  • Deixe fermentar por 5 minutos, então você pode esticá-lo.
  • Beber chá de folhas de goiaba regularmente, uma vez por dia.

Esses são todos os benefícios que você pode obter das folhas de goiaba. Você pode considerá-lo como remédio natural que tem muitos bons efeitos para o seu corpo e, claro, medicamentos de baixo custo que você pode obter quase qualquer lugar.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Os 26 Benefícios do Chá de Guaraná Para Saúde!

Os 16 Benefícios do Chá da Casca da Batata Para Saúde!