Petasites – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Petasites – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, A Petasites é uma planta que possui propriedades medicinais, também popular por Butterbur ou por chapéu de aba larga, sendo muito usada para prevenir ou tratar a enxaqueca.

Além disso, a planta pode ajudar a diminuir os sintomas de alergia, como coceira no nariz e lacrimejamento, por exemplo, devido a sua propriedade anti-inflamatória e analgésica.

petasitesA planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e algumas farmácias.

Benefícios da Petasites:

Devido às suas propriedades antiespasmódicas, diuréticas, anti-inflamatórias e analgésicas, Petasites está indicado para:

  • Prevenir o surgimento de crises de asma;
  • Diminuir os sintomas de alergia, como coceira nos olhos e nariz, espirros, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos;
  • Melhorar o ritmo respiratório no caso de doenças crônicas, como bronquite crônica ou asma;
  • Tratar as dores causadas por pedras nos rins ou tratar as dores na bexiga;
  • Prevenir e tratar enxaqueca e dores de cabeça frequentes e fortes.

Em alguns casos, também pode ajudar a tratar problemas intestinais, como dor de barriga ou diarreia.

Petasites para Enxaqueca:

Um dos usos mais conhecidos da Petasites é para tratamento de cefaleia e de enxaqueca. Múltiplos estudos mostraram que a suplementação feita da planta pode ajudar a reduzir significativamente a probabilidade de dores de cabeça.

A erva também é o único suplemento natural que tem provas de “Nível A” por sua capacidade na prevenção de enxaquecas.

A Planta Pode ter Propriedades Neuroprotetoras:

Há também alguns estudos de que a suplementação feita com a planta poderia beneficiar seu cérebro e seu sistema nervoso.

Ambos os estudos em laboratório e animais mostraram que os extratos da Petasites têm a capacidade de bloquear o desenvolvimento de convulsões, aumentar os antioxidantes no cérebro e prevenir a morte de neurônios.

Como Usar a Petasites:

Normalmente, esta planta é utilizada em cápsulas, 2 vezes ao dia e só se deve tomar por indicação de um especialista, podendo o tratamento variar entre 1 a 3 meses, dependendo do problema a tratar.

Efeitos Colaterais da Petasites:

Esta planta pode provocar sonolência, náuseas, dor nas pernas ou dor no estômago, e quando não são seguidas as indicações corretas, esta pode provocar mau funcionamento do fígado.

Contraindicações da Planta:

Essa planta está contraindicada em pessoas com alergia à planta, em grávidas e mulheres que estão a amamentar, porque pode diminuir a produção de leite.

Além disso, também não deve ser utilizada em pessoas com hipertensão, hipoglicemia, pessoas com doenças hepáticas ou com insuficiência renal, sem orientação do médico.

Guaçatona – Origem, Benefícios e Como Usar!

Alho de Urso – Origem, Benefícios e Como Usar!