Benefícios das Plantas

Perpétua é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

O nome Perpétua deriva do fato das suas flores não murcharem, originária das regiões tropicais permite uma infusão de cor intensa e bonita.

Essa planta mede em média 60 cm de altura e as flores podem ser roxas, brancas ou vermelhas, e não murcham, sendo por isso muitas vezes usadas como flor decorativa, sendo útil para fazer guirlanda de flores e em campas de cemitérios, sendo conhecida por muitos como a flor da saudade.

Perpétua é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

A sua designação em Latim é Gomphrena globosa. É uma amarantácea da Índia que se adaptou ao frio europeu e tolera solos pobres.

O chá de Perpétua, é hoje considerado essencial para tratar problemas das cordas vocais e para ajudar a afinar a voz. Profissionais que esforçam diariamente a voz, como oradores, cantores, conferencistas ou atores de teatro, usam regularmente o chá de Perpétua para limpar e limpar a voz.

Propriedades Medicinais:

Elas possuem propriedades analgésicas, antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, expectorante, depurativas, digestivas e diuréticas. Por ser expectorante, também é indicada no tratamento de quem possui problemas respiratórios como gripes, tosse, Bronquite, asmas etc. Mas, além desta propriedade, a planta também carrega consigo a ação anti-inflamatória, sendo capaz de tratar dores na garganta, na cabeça e a rouquidão.

Para que Serve a Perpétua:

Devido às suas propriedades medicinais, ela pode ser usada para ajudar no tratamento de situações como garganta inflamada, dor de estômago, tosse, laringite, ondas de calor, Hipertensão, tosse, diabetes, Hemorroida e para soltar o catarro. Em decocção pode ser usado como diurético, para diminuir a acidez estomacal, combater as doenças das vias respiratórias, e ajudar na digestão.

Perpétua é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Benefícios da Perpétua:

Dentre os diversos Benefícios da Perpétua, listamos alguns dentre os principais, confira-os a seguir:

  • Antioxidantes presentes na fórmula eliminam os radicais livres;
  • Este chá retarda o envelhecimento precoce das células;
  • Combate doenças respiratórias como asma, Bronquite, sinusite, gripes e resfriados.
  • Combate eficazmente dores de cabeça, dores de garganta, rouquidão, tosse, Bronquite, laringite, aclara a voz e alivia sintomas de asma.
  • A Perpétua previne doenças como o câncer.

Além disso, ela também reduz o colesterol ruim, o LDL, além de ser um importante antioxidante que vai agir diretamente no retardamento do envelhecimento precoce das células. Ou seja, elimina os radicais livres e ainda proporciona uma aparência mais jovem nas pessoas.

Como Usar o Chá?

Para fazer o chá de Perpétua, é necessário colocar um litro de água filtrada no fogo junto com quatro flores desta planta. Deixe no fogo até ferver, depois tampe o recipiente e espere cinco minutos a infusão ficar pronta.

Quem deseja beber este líquido para melhorar dos problemas de garganta ou de outras doenças do sistema respiratório, precisa fazer uso do chá ainda quente. Além disso, vale ressaltar que a quantidade desta bebida diariamente deve ser de, no máximo, três xícaras.

Perpétua é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Modo de Preparar o Chá de Perpétua:

Use 3 ou 4 flores por xícara. Depois de fervida, despeje a água em cima das flores e deixe em infusão entre 5 e 7 minutos. Deixe arrefecer tapada. Para melhores resultados deve beber-se ainda quente.

Malefícios da Perpétua:

A Perpétua pode ser muito benéfica para a saúde, mas a sua superdosagem pode causar efeitos colaterais incômodos, tais como: náuseas, enjoos e vômitos.

Gestantes, lactantes, idosos e crianças com menos de 12 anos de idade devem usar esta planta somente mediante prescrição e orientação médica.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.