Dormideira – Origem, Benefícios e como Usar

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Dormideira – Origem, Benefícios e como Usar de maneira correta. Além disso, a Dormideira possui ricas propriedades medicinais que favorecem toda a saúde do corpo humano. A Dormideira ou sensitiva como alguns conhecem é uma pequena planta perene da América tropical, pertence à família das ervilhas.

beneficios da dormideira

Este nome é por causa da forma como os folíolos das folhas se juntam quando ela é tocada ou exposta ao calor (sismonastia). Bastante conhecida no Nordeste, a erva Dormideira é uma dessas plantas que todos deveriam ter em casa.

Seu nome científico é Mimosa pudica l, e dependendo da região pode ser conhecida popularmente como dorme-dorme, maria-fecha-porta, malícia-de-mulher, sensitiva e juquiri-rasteiro.

planta muito interessante para uso ornamental, pois ao tocar nas suas folhas ela se fecha, só se abrindo depois de algumas horas.

Por causa disso, despertou interesse em estrangeiros que levaram a espécie para outras partes do mundo, para usar como planta ornamental. Aqui no Brasil é muito usada para curar doenças, porém sem comprovação científica, apenas uso popular.

Origem da Dormideira:

Muito conhecida no Nordeste, a planta Dormideira, cuja origem é brasileira, é uma dessas plantas que todos deveriam ter em casa. Seu nome científico é Mimosa pudica l, e dependendo da região pode ser conhecida popularmente como dorme-dorme, maria-fecha-porta, malícia-de-mulher, sensitiva e juquiri-rasteiro.

Ela pertence à família Fabaceae, a família das ervilhas. Trata-se de um pequeno arbusto, cujas folhas ao serem tocadas ou expostas ao calor, se juntam como se estivessem dormindo, o que originou seu nome mais popular.

Propriedades da Dormideira:

A Dormideira é rica em propriedades anti-inflamatória, purgativa, antibacteriana, relaxante, antidepressiva e cicatrizante, sendo utilizada na medicina popular, cuja tradição passa de geração em geração. Por isso, a Dormideira possui muitos benefícios a saúde, confira-os a seguir.

Benefícios da Dormideira Para Saúde:

  • A Dormideira é usada na medicina popular para afecções do fígado, icterícia, prisão de ventre, inflamações na boca ou garganta, dores de dente, dores de cabeça, reumatismo e tumores. Suas propriedades medicinais envolvem sua ação como calagogo, laxante e resolutivo.
  • A planta possui compostos importantes na prevenção e tratamento da hepatite. Você pode fazer isso através da fervura de 10 gramas da raiz em 200 ml de água. Ferver durante 15 minutos e beber a mistura diariamente.
  • Há uma crença de que a erva, pode ser usada para colocar embaixo do travesseiro em que vai dormir para proporcionar sonhos eróticos. Para isso, de acordo com a crença, é preciso colhê-la em luas cheias, preferencialmente quando estiver em Escorpião.
  • Para tratar reumatismo, basta utilizar 15 gramas de raiz da erva e deixar macerar em 500 ml de vinho branco por duas semanas. Depois disso, é só aplicar a mistura na área afetada regularmente.
  • Para tratar a insônia, basta utilizar 60 gramas de folhas e água no preparo de um chá de Dormideira. Também é possível usar 15 gramas de Dormideira e 15 gramas de folha de mostarda e água para o preparo de um chá. Beba sempre meia hora antes de ir para a cama.
  • Para tratar a bronquite, 60 gramas de raiz de Dormideira e 600 ml de água é preciso para a preparação de um chá de Dormideira. Deixe ferver em fogo baixo até amenizar a água para 200 ml. Logo em seguida, a água é dividida em duas bebidas. Tome este remédio duas vezes ao dia.
  • Para tratar uma tosse com catarro, basta utilizar 15 gramas da erva e ferver em água. Beber este chá desta erva pelo menos duas vezes ao dia.

Onde Encontrar a Dormideira:

Ela é encontrada facilmente em terrenos baldios, beiradas de lagos e pastagens; além de fazer parte da produção de vários cosméticos.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Como Usar a Dormideira:

  • O mais seguro é você comprar um pacote de erva seca de origem confiável. A forma de se preparar o chá de Dormideira é pela infusão de 2 colheres de sopa em 1 litro de água.
  • Mas, é preciso que você saiba que, nesses pacotes, em geral, está a erva inteira (folhas, caules, flores e raízes) e, como vimos acima, a medicina popular diferencia seus usos, certo?
  • Para o cataplasma é sempre melhor usar a erva fresca – deve-se macerar em água morna e aplicar sobre o local a ser tratado.

Receita do Chá de Dormideira:

Adicione duas colheres de sopa da erva em um litro de água. Quando a água levantar fervura, desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. É indicado tomar de duas a três xícaras do chá ao dia.

dormideira

Efeitos Colaterais da Dormideira:

Embora seja benéfica para o organismo, a erva Dormideira pode ser tóxica se ingerida em altas doses, por longo período ou de forma indiscriminada. É fundamental ressaltar que a ingestão de ervas serve para melhorar a saúde, sendo elas auxiliares de tratamentos responsáveis.

A ingestão de qualquer medicamento seja ele fármaco ou natural, requer orientação e acompanhamento de um médico especialista de confiança, para não acarretar possíveis danos à saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Ora Pro Nóbis – Origem, Benefícios e como Usar

Os 20 Benefícios do Açafrão da Terra Para Saúde