Cogumelo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Cogumelo Origem. Benefícios e Como Usar que devemos saber. Além disso, o cogumelo é uma grande fonte de nutrientes que são cultivados há muitos anos. Cogumelos têm baixas calorias, sem colesterol, sem gordura, sem glúten, e é pobre em sódio. Além disso, os cogumelos têm Vitamina D, Niacina, Riboflavina, Potássio, Selênio, etc.

Cogumelo

Segundo uma pesquisa divulgada em 2013 no Journal of Nutrition, o cogumelo contribui para a alimentação saudável e fornecem importantes nutrientes para a saúde. Se você quer ter uma dieta saudável, você deve ter cogumelos toda semana.

O que é Cogumelo?

Cogumelo é um fungo comestível com vários nomes científicos e seu nome de família é ” Agaricus “. Eles são essencialmente saprófitas, os organismos (plantas sem clorofila ) que prosperam extraindo nutrientes de plantas mortas e decompostas e matéria animal. Eles variam muito em sua cor, textura, forma e propriedades.

Existem cerca de 140.000 espécies de fungos que formam cogumelo no mundo, mas a ciência só está familiarizada com cerca de 10%, enquanto apenas cerca de 100 espécies estão sendo estudadas por seus potenciais benefícios à saúde e aplicações medicinais. Agora, confira Os 11 Benefícios do Cogumelo Para Saúde:

1. Controla o Colesterol:

Cogumelo fornece proteínas magras, uma vez que não têm colesterol ou gordura e têm carboidratos muito baixos. As fibras enzimas e determinados nos mesmos também ajuda a diminuir a dos níveis de colesterol. Além disso, o alto teor de proteína magra encontrado neles ajuda a queimar o colesterol quando eles são digeridos.

O equilíbrio dos níveis de colesterol entre LDL ou colesterol ruim e HDL ou colesterol bom é essencial na prevenção de várias doenças cardiovasculares, como Aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.

2. Trata a Anemia:

Pacientes anêmicos são caracterizados por terem baixos níveis de Ferro no sangue, resultando em fadiga, dores de cabeça, função neural reduzida e problemas digestivos. Os cogumelos são uma boa fonte de Ferro, e mais de 90% do valor nutritivo de Ferro pode ser absorvida pelo corpo, o que promove a formação de células vermelhas do sangue e mantém as pessoas saudáveis e funcionando em todo o seu potencial.

3. Ajuda a Prevenir o Câncer:

Os cogumelos são muito eficazes na prevenção do Câncer de mama e Câncer de próstata, devido à presença significativa de beta-glucanas e ácido linoleico conjugado, ambos com efeitos anticancerígenos. Destes dois, o ácido linoleico é particularmente útil para suprimir os efeitos nocivos do excesso de estrogênio.

Este aumento de estrogênio é uma das principais causas de Câncer de mama em mulheres após a Menopausa. Os beta-glucanos, por outro lado, inibem o crescimento de células cancerígenas nos casos de Câncer de próstata, e numerosos estudos mostraram as propriedades antitumorais dos cogumelos quando aplicados medicinalmente.

4. Combate a Diabetes:

O cogumelo é ideal na dieta de baixa energia para diabéticos. Ele não tem gorduras, nem colesterol, níveis muito baixos de carboidratos, alto teor de proteína e uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Eles também contêm muita água e fibra. Além disso, eles contêm insulina natural e enzimas que ajudam a quebrar o açúcar ou o amido nos alimentos.

Eles também são conhecidos por conter certos compostos que ajudam o bom funcionamento do fígado, pâncreas e outras glândulas endócrinas, promovendo assim a formação de insulina e sua regulação adequada em todo o corpo.

Diabéticos muitas vezes sofrem de infecções, particularmente em seus membros, que tendem a continuar por longos períodos de tempo. Os antibióticos naturais neles podem ajudar a proteger os diabéticos dessas condições dolorosas e potencialmente ameaçadoras à vida.

5. Melhorar a Saúde Óssea:

Cogumelo

O cogumelo é uma rica fonte de Cálcio, que é um nutriente essencial na formação e fortalecimento dos ossos. Um suprimento constante de Cálcio na dieta pode reduzir suas chances de desenvolver condições como a osteoporose e também reduzir a dor nas articulações e a falta geral de mobilidade associada à degradação óssea.

6. Ajuda na Absorção de Nutrientes:

A Vitamina D é uma vitamina relativamente rara encontrada em vegetais e, de fato, suas formas comestíveis não são particularmente comuns. No entanto, o cogumelo tem, e esta vitamina essencial pode facilitar a absorção e o metabolismo do Cálcio e do Fósforo.

Cálcio e Fósforo também estão presentes em boas quantidades no cogumelo, então os efeitos combinados de ter todos esses nutrientes fazem com que seja uma boa ideia comer sempre que possível.

7. Impulsiona o Sistema Imunológico:

Ergothioneine, um poderoso antioxidante presente em cogumelo, é muito eficaz para proporcionar proteção contra os radicais livres, bem como aumentar a o sistema imunológico. Na verdade, é um aminoácido que contém Enxofre, algo em que muitas pessoas são deficientes, apesar de não saberem ou verem seus efeitos.

Dito isto, a presença deste “antioxidante mestre”, que é exclusivo dos cogumelos, pode dar um grande impulso à saúde do seu sistema imunitário. A ergothioneine ajuda a eliminar os radicais livres, que são compostos perigosos liberados durante os processos metabólicos das células, e podem flutuar por todo o corpo e causar danos e doenças significativos.

Cogumelos contêm antibióticos naturais (semelhantes à penicilina), que inibem o crescimento microbiano e outras infecções fúngicas. Esses mesmos polissacarídeos, os beta-glucanos, podem estimular e regular o sistema imunológico do corpo. Eles também podem ajudar a curar úlceras e feridas ulcerosas e protegê-los do desenvolvimento de infecções. A boa combinação de Vitamina A, complexo B e C encontrada neles também fortalece o sistema imunológico.

8. Controla a Pressão Arterial:

Estudos de vários tipos de cogumelos, incluindo o shiitake e o maitake, mostraram-nos ricos em Potássio. O Potássio atua como um vasodilatador, relaxando a tensão nos vasos sanguíneos e, portanto, reduzindo a pressão arterial. A hipertensão arterial está ligada a várias condições mortais, particularmente ataques cardíacos e derrames.

Potássio também aumenta função cognitiva, porque o aumento do fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro estimula a atividade neural. Estudos mostraram que o aumento dos níveis de Potássio melhora a memória e a retenção de conhecimento.

9. Aumenta a Absorção de Ferro:

O Cobre tem vários efeitos benéficos no corpo e pode ser encontrado nos cogumelos. O Cobre pode regular e estimular a absorção do Ferro dos alimentos e utilizá-lo adequadamente, liberando-o dos pontos primários de armazenamento no corpo, como o fígado. Cogumelos também têm altos níveis de ferro, então os dois trabalham juntos para ossos saudáveis ​​e também previnem a Anemia.

10. Rico em Selênio:

O teor de Selênio no cogumelo é um dos seus elementos mais benéficos que é muitas vezes esquecido. A fonte primária de Selênio é em proteínas animais; no entanto, devido à sua classificação como fungos que se alimentam de matéria animal e vegetal, os cogumelos são a melhor maneira de os vegetarianos obterem a quantidade necessária de selênio.

O Selênio é encontrado em grandes quantidades em cogumelo e pode beneficiar a saúde dos ossos, aumentando a resistência óssea e aumentando a durabilidade. Também fortalece os dentes, cabelos e unhas.

Além disso, este nutriente essencial é um poderoso antioxidante, que livra o corpo dos radicais livres e geralmente fortalece o sistema imunológico. A biodisponibilidade do Selênio nos cogumelos difere de uma espécie para outra, mas a maioria dos cogumelos comumente consumidos tem níveis significativos desse importante mineral.

11. Ajuda na Perda de Peso:

Cogumelo

Você acreditaria em mim se eu dissesse que uma dieta de proteína completamente magra é ideal para perder gordura e construir massa muscular? Bem, acredite ou não, é verdade. A maioria das gorduras é queimada para digerir as proteínas encontradas em nossos alimentos, mais ainda quando a proteína é acompanhada por uma contagem muito baixa de carboidratos, sem gordura ou colesterol e uma boa quantidade de fibras.

Esta é exatamente a combinação que os cogumelos oferecem para ajudar a perder peso! Devido à sua densidade de nutrientes, eles na verdade são mais altos do que a maioria das frutas e vegetais, e alguns pesquisadores dizem que o cogumelo é um dos alimentos raros que as pessoas podem comer com a maior frequência possível, sem efeitos colaterais.

Um estudo substituiu a carne vermelha por cogumelo de botão branco, aproximadamente uma xícara por dia, e descobriu que os indivíduos que comiam esses alimentos não só perderam uma quantidade significativa de peso durante um período de tempo padrão, mas também diminuíram sua cintura e mais capazes de manter seu novo peso, em vez de voltarem para o peso original, como na maioria das dietas radicais.

Dicas de Consumo:

Os especialistas não são unânimes em apontar uma quantidade adequada de ingestão dos cogumelos. “Até porque, deve-se levar em conta uma série de fatores, como o biotipo da pessoa, a idade e o quanto ela pratica de atividade física”. Por isso, é recomendável procurar um especialista antes de incluir esses alimentos no cardápio.

Mas uma coisa é certa: com tantas coisas boas a oferecer, esses vegetais são mais do que bem-vindos ao nosso dia a dia. Só que, para tirar proveito de seus benefícios, eles devem estar inseridos em uma dieta saudável e equilibrada. Daí porque você deve evitar as versões em conserva – que têm muito sódio – e preparações carregadas em creme de leite e manteiga, por exemplo.

Como Usar:

Caso prefira utilizar cogumelo fresco, tente não lavar ou deixar de molho em água, uma vez que estes absorvem bastante os líquidos. Os cogumelos são bastante versáteis e podem ser utilizados em salteados, adicionados a pratos de massas, sopas e até os pode rechear.

Sugestão de Receita:

Cogumelo Portobello Recheado com Queijo Feta e Legumes:

Ingredientes:

  • 4 cogumelos Portobello grandes.
  • 150g de courgette cortada aos cubos.
  • 100g de tomate cereja cortado em quatro.
  • 75g de queijo Feta.
  • 1 dente de Alho.
  • 1 raminho de Salsa picado.
  • 1 colher de sopa de azeite.
  • sal

Modo de Preparo:

  • Com uma faca retire a pele escura dos cogumelos e o pé. Reserve.
  • Aqueça o azeite numa frigideira, adicione o Alho e deixe cozinhar um pouco.
  • De seguida, acrescente o tomate cereja, a courgette e os pés dos cogumelos.
  • Tempere com sal a gosto.
  • Assim que os legumes estiverem cozinhados, adicione o ramo de Salsa e retire do lume.
  • Junte o queijo Feta cortado em pequenos cubos.
  • Divida o preparado pelos cogumelos.
  • Coloque os cogumelos recheados num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos.
  • Bom apetite!

Dicas:

Cogumelo

  • Nunca coma um cogumelo cru. Mesmos os comprados em lojas podem conter toxinas e, por isso, é importante sempre cozinhá-los para removê-las, e isso também vai ajudar na digestão.
  • Se você nunca cozinhou cogumelo fresco, pesquise qual é a melhor forma de prepará-los, pois diferentes tipos de cogumelos comestíveis podem requerer cuidados especiais na hora do preparo.
  • Se você for refogar, sempre corte o cogumelo em pedaços menores, assim eles vão soltar mais sabor e aroma.
  • Os cogumelos possuem muita água em sua composição, por isso, ao cozinhar, você vai perceber que eles vão perder o seu volume consideravelmente.
  • Na hora de comprar um cogumelo fresco, certifique-se de que ele não está manchado.
  • É importante também atentar-se para a data de colheita e validade. Os cogumelos duram até uma semana.
  • Se houver água na bandeja com os cogumelos, é sinal de que eles não estão bons.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Os 25 Benefícios do Óleo de Bétula Para Saúde!

Eritrina – Origem, Benefícios e Como Usar!