Os 40 Benefícios da Acerola Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Acerola que vamos detalhar agora para você. Além disso, a Acerola, também conhecida como cereja-das-Antilhas, cientificamente Malpighia emarginata ou Malpighia glabra, é uma fruta originária das Antilhas, América Central e América do sul.

beneficio da acerola Em termos de tamanho, assemelha-se muito a cereja, e pode apresentar-se nas cores vermelha ou amarela, com interior amarelado e subdividido em três sementes de sabor amargo característico. Sua árvore é chama-se aceroleira, e pode medir aproximadamente 3 metros de altura.

Existem várias espécies de Acerolas, sendo as caboclas, cerejas, apodi, frutacor, olivier e rubra as mais cultivadas no Brasil. Uma Acerola pesa, em média, 20 – 40 gramas, mas não se deixe enganar por seu tamanho e peso, pois os benefícios que este pequeno fruto pode oferecer à saúde são incríveis.

Valor Nutricional da Acerola:

A Acerola esconde, em seus 40 gramas de massa suculenta, inúmeros nutrientes. Além de flavonoides, vitaminas A, B1 e vitamina B6 ela também apresenta minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Outro famoso componente da Acerola é o carotenoide, substância responsável pela cor vermelha da fruta, e mais, considerada antioxidante, o que indica que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células.

Mas seus componentes benéficos não param por aí. A Acerola é a fruta que apresenta o maior teor de vitamina C. Então, confira Os 40 Benefícios da Acerola Para Saúde:

1. É um Ótimo Antioxidante:

Rica em carotenoides e flavonoides a Acerola é considerada um bom antioxidante. Esse efeito é essencial para auxiliar o organismo a eliminar os radicais livres das células, essas substâncias são as principais responsáveis pela mutação das células e o surgimento de tumores nos órgãos. Sendo assim, é possível afirmar que a Acerola previne muitos tipos de câncer.

2. Melhora a Visão:

A Acerola é composta por grande quantidade de vitamina A. Esse tipo de vitamina tem ação na córnea e ainda protege os olhos contra os efeitos negativos da luz, reduzindo, por exemplo, a sensibilidade dos olhos na claridade.

Com isso, o consumo de Acerola também ajuda a melhorar a visão noturna e é ótima para quem já faz uso de óculos de grau.

3. Fortalece o Sistema Imunológico:

Também resultado da alta concentração de vitamina C, já que essa vitamina facilita a absorção do ferro, nutriente essencial para o sistema imunológico. A partir dessa ação, o corpo fica seguro contra diversos tipos de vírus e bactérias, sendo mínima, a chance de contrair gripe e resfriados.

4. Fornece vitamina A:

Uma única Acerola é capaz de fornecer a mesma quantidade de vitamina A que uma cenoura inteira. Isso significa que a mera ingestão de duas Acerolas é o suficiente para fornecer as quantidades necessárias de vitamina A ara nosso organismo.

5. Rica em Antioxidantes:

A Acerola é rica em ácido ferúlico, tanino, quercetina, ácido clorogênico que oferecem propriedades antioxidantes. Isso faz com que nosso organismo seja capaz de combater os radicais livres com facilidade.

6. Previne Escorbuto:

Embora não seja uma doença muito comum hoje em dia, o escorbuto pode ser evitado e tratado com Acerola, graças aos seus altos níveis de vitamina C.

beneficios da acerola

7. Ajuda a Perder Peso:

A Acerola tem a capacidade de auxiliar na perda de peso, pois além de ser uma facilitadora do funcionamento do metabolismo, possui baixíssimas quantidades de gorduras e calorias.

8. Previne Câncer de Pulmão:

Pode prevenir o câncer do pulmão por ser capaz de impedir o crescimento e desenvolvimento anormal de células cancerígenas dos pulmões.

9. Aumenta a Imunidade:

Por ser extremamente rica em ácido ascórbico, ou vitamina C, a Acerola é capaz de aumentar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

10. Melhora o Metabolismo:

A grande quantidade de vitaminas do complexo B presentes na acerola ajudam nosso organismo no processo de absorção de proteínas, carboidratos e gorduras, fazendo com que o metabolismo funcione de forma mais eficaz.

11. Previne o Estresse Oxidativo:

O “estresse oxidativo” é basicamente o que traz o envelhecimento precoce. O consumo de Acerola, graças aos seus antioxidantes, é capaz de prevenir o estresse oxidativo de forma rápida e eficaz. Aconselha-se ao menos duas Acerolas por dia.

Os antioxidantes presentes na Acerola, quando tomados em forma de suco, são capazes de trazer benefícios no controle de níveis de açúcar no sangue. Portanto reduz riscos de diabetes, hiperglicemia e etc.

13. Previne Problemas Gastrointestinais:

As acerolas são ricas em fibras, fazendo com que o nosso sistema gastrointestinal seja favorecido, uma vez que seus processos serão facilitados. Isso significa que a Acerola pode tratar diarreias, constipações, disenterias e etc.

acerola

14. Melhora a Saúde Cardíaca:

Todos os nutrientes presentes na acerola auxiliam na manutenção de nosso sistema cardiovascular, em especial o potássio, cálcio e magnésio, presentes em altas quantidades.

15. Aumenta Produção de Colágeno:

A vitamina C presente na Acerola faz com que os níveis de produção de colágeno de nosso corpo aumentem, favorecendo assim o combate ao envelhecimento precoce das células.

16. Fornece Nutrientes Essenciais:

Como vimos, a Acerola é rica em vitaminas A e vitamina C. Porém, também possui grandes quantidades de nutrientes essenciais para nosso organismo. Podemos citar o cálcio, zinco, cobre, magnésio, potássio e também as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B9.

17. Mantém os Olhos Saudáveis:

Não só de olho nos benefícios da Acerola para a boa forma, a fruta ainda pode favorecer o seu organismo de maneira geral. Ela contém vitamina A, muito conveniente para a saúde dos olhos, pois este nutriente contribui com a proteção da córnea, além de reduzir os impactos causados pela luz externa, que oferece incomodo a muitas pessoas que lidam com sensibilidade à luminosidade.

A Acerola pode ajudar na qualidade da visão em ambientes escuros, se conciliada com uma alimentação equilibrada, além de ajudar na prevenção de cegueiras.

18. Benefícios Para o Coração:

O controle sobre os batimentos cardíacos e pressão são muito convenientes para elevar a qualidade dos exercícios físicos. Não é a toa que o uso de monitor cardíaco tem sido cada vez mais comum.

De olho na saúde do coração, é importante saber que a Acerola pode ajudar no melhor fluxo sanguíneo, proporcionando melhor bombeamento de sangue até o coração.

Estes efeitos são justificados pela porção de Potássio contida na fruta, a qual age em favor de uma melhor vasodilatação, proporcionando um melhor controle de pressão, reduzindo a possibilidade de ocorrência de derrames, ataques cardíacos, e até mesmo aterosclerose. A fruta ainda ajuda no controle dos níveis de colesterol.

19. Tem Efeito Energético:

De olho na melhor qualidade de seus treinos, os benefícios da Acerola podem impulsionar não só os resultados de saúde, mas também para melhor qualidade de exercícios físicos.

A fruta pode contribuir com carboidratos que são transformados em energia a ser gasta durante o levantamento de pesos, elevando o gasto calórico, apoiando a redução do percentual de gorduras.

20. Apoio ao Bom Funcionamento da Tieóide:

A ação antioxidante oferecida pela vitamina C é reforçada pela ação do colágeno e Ferro, que juntos podem auxiliar e controlar a produção de hormônios, apoiando o tratamento contra consequências à tireoide, evitando o ganho de peso e preservando as medidas corporais.

Saber para que serve a Acerola pode ser importante para aqueles que lidam com esses desequilíbrios hormonais, pois todas as contribuições podem ser convenientes para ajudar no bem estar dessas pessoas.

21. Melhora na Recuperação de Cicatrização:

Aponta-se a Acerola como uma fruta funcional para o tratamento e saúde da pele, e os benefícios não só são convenientes para a redução de evidências de acnes ou manchas, mas também para auxiliar na cicatrização de ferimentos.

Esse efeito é garantido pela vitamina C, que favorece a saúde dos tecidos. Impulsionando o surgimento de células novas, a Acerola pode acelerar o processo de cicatrização, eliminando as marcas da pele.

22. Ajudar Controlar de Peso:

De olho na boa forma, as frutas são excelentes aliadas para ajudar na manutenção de peso. Manter um cardápio magro pode ficar mais fácil com a inserção de frutas.

A Acerola não comprometerá a busca pela boa forma, pois ao consumir 100 gramas da frutinha vermelha, você estará adicionando apenas 32 calorias ao seu plano alimentar.

É importante que você saiba que a fruta pode ser incorporada a diversas receitas light, o que ajudará a diversificar a dieta, mantendo o compromisso com os resultados a serem conquistados. A Acerola pode ser incorporada à saladas de frutas, sobremesas, ou até mesma consumidas naturalmente.

23. Ajuda na Cicatrização de Feridas:

Quando a pele sofre cortes ou algum outro tipo de lesão, começa a ocorrer no corpo o processo de cicatrização que envolve várias etapas. Para que esse processo ocorra, várias substâncias e nutrientes precisam estar envolvidos, entre eles o colágeno.

A Acerola ajuda no processo de cicatrização por causa do seu elevado teor de vitamina C, um nutriente que está envolvido na síntese do colágeno, uma proteína estrutural que é essencial para o processo de cicatrização.

24. Previne o Escorbuto:

O escorbuto é uma doença causada pela deficiência extrema de vitamina C no organismo. Ela se caracteriza por hemorragias na gengiva, feridas que demoram a cicatrizar, dores nas articulações, dentição instável e cansaço. A Acerola, então, ajuda de forma eficaz na prevenção dessa doença por ter como nutriente em maior quantidade a vitamina C.

25. Previne a Anemia:

Como a Acerola é fonte de ferro, ela ajuda na prevenção da anemia ferropriva. Essa doença é causada pela deficiência de ferro no organismo.

acerola beneficios

O ferro fica localizado na hemoglobina, uma proteína presente nas células vermelhas do sangue. Por isso, a Acerola e outros alimentos fontes de ferro ajudam na prevenção dessa doença.

26. Melhora o Funcionamento da Tieóide:

A ação antioxidante oferecida pela vitamina C é reforçada pela ação do colágeno e Ferro, que juntos podem auxiliar e controlar a produção de hormônios, apoiando o tratamento contra consequências à tireoide, evitando o ganho de peso e preservando as medidas corporais.

Saber para que serve a Acerola pode ser importante para aqueles que lidam com esses desequilíbrios hormonais, pois todas as contribuições podem ser convenientes para ajudar no bem estar dessas pessoas.

27. Beneficio da Acerola Para Resolver Problemas Gastrointestinais:

O alto teor de fibra alimentar da fruta pode manter todo o nosso sistema gastrointestinal saudável, facilitando os movimentos intestinais e a limpeza dos intestinos. Portanto, trata problemas digestivos, como constipação, diarreia, disenteria, etc.

28. Acerola Reduz o Nível de Açúcar no Sangue:

Já disse que esta fruta contêm muitos antioxidantes, incluindo ácido clorogênico. Quando tomado em forma de suco, o controla o nível de glicose na corrente sanguínea. Reduz os riscos de hiperglicemia, diabetes mellitus e diabetes tipo 2.

29. Acerola Previne o Câncer de Pulmão:

Mostrou sua eficiência no tratamento do câncer de pulmão, desacelerando e interrompendo o crescimento anormal de células cancerosas no órgão.

30. Acerola Oferece Energia ao Corpo:

Além de ajudar a dar aquela emagrecida na silhueta que a gente tanto sonha, a ela também é capaz de oferecer mais energia ao corpo, melhorando a disposição para as atividades do dia a dia e, principalmente, durante os treinos na academia, no caso das mulheres que praticam atividades físicas de forma regular.

Confira, Também Outros Benefícios da Acerola Para Saúde:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Controle do açúcar no sangue;
  • Tem Ação antioxidante e prevenção do câncer;
  • Deixa a Pele Mais bonita;
  • Olhos saudáveis;
  • Efeito energético;
  • Ajuda no Processo de Cicatrização;
  • Acerola é fonte de vitamina C;
  • Acerola é fonte de vitamina A;
  • Atua na regulação do humor.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 40 Benefícios do Maracujá Para Saúde

Os 40 Benefícios da Beterraba Para Saúde!