Japecanga – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Japecanga – Origem, Benefícios e Como Usar todas as suas propriedades medicinais. Alem disso, a japecanga é uma planta trepadeira pertencente à família liliacea e que cresce em locais úmidos, como as margens de rios.

japecanga

Conhecida pelo seu potencial terapêutico, a japecanga possui raízes em tubérculos e o caule de formato cilíndrico e com pequenos espinhos.

As suas folhas são pequenas e os frutos aparecem em pequenos cachos, abrigando uma semente arredondada e levemente achatada.

A raiz de japecanga possui propriedades medicinais e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Benefícios da Planta Japecanga:

Para o uso medicinal a parte utilizada da planta é a raiz, que carrega substâncias capazes de tratar sífilis, doença transmissível sexualmente causada por bactérias.

Dores de estômago provenientes de gastrite ou úlceras e dermatites, inflamações na pele decorrentes de processos alérgicos.

Além disso, a japecanga também é usada como anti-inflamatório para acnes, eliminando as bactérias e diminuindo o tempo de cicatrização.

Como diurético, para acabar com a retenção de líquidos (o que é ótimo para quem está de dieta e quer secar a silhueta) e como depurativo, ação que elimina toxinas prejudiciais ao organismo.

Chá de Japecanga:

A raiz de japecanga pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. Caso na sua cidade não tenha uma loja especializada, procure na internet, existem diversos sites que comercializam produtos naturais.

Para o chá, ferva um copo de água com 2 gramas da planta. Abafe, espere esfriar, coe e tome.

Compressas Para Acne:

Como age como anti-inflamatório e cicatrizante para acnes, a japecanga também serve para fazer compressas.

Ferva 300 ml de água com cinco colheres de sopa de raiz seca por quinze minutos. Abafe por dez minutos e coe.

Embebeda gases no chá de japecanga e aplique na pele. Deixe agindo por cinco minutos.

japecanga

Efeitos Colaterais:

Não há relatos de efeitos colaterais pelo uso da japecanga, nem contraindicações. No entanto, é importante estar consciente de que nenhum tratamento deve ser iniciado ou continuado por muito tempo sem orientações médicas.

Mesmo ervas e plantas podem ter substâncias que se adaptam bem a um organismo e a outro não, assim, tenha um médico de confiança e o procure sempre que sentir necessidade.

Pau Para Tudo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Os 10 Benefícios do Óleo de Semente de Uva Para Saúde!