Os 30 Benefícios da Salsa Para Saúde

Os 30 Benefícios da Salsa Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Salsa que muitos ainda não conhecem. Além disso, a Salsa, também conhecida como Salsinha, Salsas-comum, Salsas-de-comer ou Salsas-hortense, é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de doenças renais, como infecção urinária e pedras nos rins, e no tratamento de problemas como gases intestinais, prisão de ventre e retensão de líquidos. Tanto as suas folhas quanto as suas sementes e raízes são utilizadas para fazer remédios naturais, além de poderem ser utilizadas como tempero na culinária.

beneficio da salsaA Salsa ou salsinha é uma erva bastante popular no mundo da culinária, mas além de servir para dar cor e sabor ao prato, a planta também apresenta inúmeros benefícios para a saúde.

A erva aromática tem origem no Mediterrâneo e possui propriedades medicinais capazes de tratar de forma natural problemas como aparecimento de distúrbios inflamatórios, também ajuda a tratar e a controlar a pressão alta e pode purificar os órgãos vitais.

Valor Nutricional da Salsa:

As Salsas são uma excelente fonte natural de nutrientes como vitamina A, vitamina B1, B2, B9, C, D e K e minerais como potássio, cálcio, magnésio, ferro e fósforo. Então, confira Os 40 Benefícios da Salsa Para Saúde:

1. Funciona Como Digestivo e Laxante:

Isso porque ela aumenta a secreção gástrica, combate os gases intestinais e ajuda a combater a icterícia.

2. Age Como Purificador:

As Salsas são consideradas uma ótimas antioxidante e é perfeita para depurar o organismo. Desinfeta os intestinos e pulmões, aumenta a remoção de resíduos através da urina e ajuda a desintoxicar tanto o fígado como a vesícula biliar.

3. Tem Ação de um Regulador Hormonal:

É aconselhável que as mulheres que estão na menopausa consumam uma maior quantidade de Salsa em saladas, molhos, cremes, batidos, etc…, pois ela ajuda a equilibrar os níveis de hormônios, especialmente o estrogênio.

4. Benefícios da Salsa Previne o Câncer:

A miristicina, um composto presente na Salsa, impede a formação de tumores, especialmente nos pulmões e ajuda a prevenir o câncer.

5. Benefícios da Salsa Para o sistema imunológico:

A vitamina A e vitamina C fortalece o sistema imunológico e ajudar a lutar contra várias infecções e doenças.

6. Benefícios da Salsa Para Saúde do coração:

A homocisteína, um aminoácido presente no corpo, é perigoso para os vasos sanguíneos. O folato ou vitamina B9 presente na Salsa mantenho-o a salvo de doenças cardiovasculares, ataques cardíacos, etc.

7. Benefícios da Salsa para Saúde óssea:

A vitamina K presente na Salsa ajuda na síntese de osteocalcina, que dar resistência aos ossos. Ao mesmo tempo, impede que o cálcio se acumule nos tecidos mantendo-o seguro contra a aterosclerose, doenças cardiovasculares, e enfartes cardíacos.

8. Benefícios da Salsa tem ações Antioxidantes:

A Salsa é rica em antioxidantes. Ela contém luteolina, um flavonoide que luta contra os radicais livres e atua como um agente anti-inflamatório.

9. Benefícios da Salsa as glândulas:

Ele suporta todas as glândulas de nosso corpo, como fígado, baço, etc, para liberar as enzimas corretamente.

10. Ajuda a Purificar o Sangue:

A Salsa é um excelente purificador do sangue.salsa

11. Melhora os Vasos Sanguíneos:

A Salsa repara e mantém a elasticidade dos vasos sanguíneos.

12. Trata a Diarreia:

O chá desta planta pode ajudá-lo a livrar-se da diarreia.

13. Melhora a Digestão:

A Salsa melhora a digestão de proteínas e de gorduras, devido a presença de enzimas. Também melhora processo de eliminação. Este é outro benefício da Salsa.

14. Evita Mau Hálito:

O cheirinho ruim que às vezes aparece na boca de quem está de dieta é eliminado com o chá de salsas. Isso porque ele tem uma grande concentração de clorofila, que inibe a produção de bactérias do mau hálito.

15. Faz uma Faxina Geral no Organismo:

Por ser um ótimo diurético, melhora o funcionamento dos rins e também do fígado e os ajuda a expulsar toxinas, deixando os órgãos mais limpos e menos sobrecarregados. E mais: esse temperinho combate as doenças cardiovasculares, pois elimina as gorduras por meio da urina.

16. Melhora a Cura das Feridas:

A Salsa contém betacaroteno, que é convertido em vitamina A para manutenção adequada e reparação da pele. Desta forma, comer Salsa melhora a elasticidade da pele, o que atrasa as rugas e acelera o processo de cicatrização de feridas.

17. Ajuda aTratar Olheiras:

As Salsas pode eliminar os círculos escuros sob o olho. Contém uma grande quantidade de vitamina C, clorofila e vitamina K, que ajudam no alivio da pele sob os olhos. Usar a Salsas para esse remédio é bastante simples.

18. Combate o Câncer:

Além do efeito antioxidante ajudar a prevenir o câncer, a Salsa também possui um óleo essencial capaz de inibir o surgimento de tumores cancerígenos. A erva é muito indicada na medicina alternativa como um alimento “quimiopreventivo”.

beneficios da salsa

Confira Outros Benefícios da Salsa Para Saúde:

  • Prevenir câncer, por ativar a glutationa, um potente antioxidante no organismo;
  • Prevenir gripes e envelhecimento precoce, por ser rica em antioxidantes como óleos essenciais, vitamina C e flavonoides, especialmente a luteolina;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em vitamina C e ter propriedades antibacterianas;
  • Prevenir anemia, por ser rica em ferro e ácido fólico;
  • Combater a retensão de líquidos, por ser diurética;
  • Prevenir e combater pedras nos rins, por estimular a eliminação de líquidos e ajudar a limpar os rins;
  • Prevenir doenças cardíacas, como aterosclerose, por ser rica em antioxidantes;
  • Ajudar no controle da diabetes;
  • Prevenir trombose e AVC, por evitar a formação de coágulos no sangue;
  • Melhorar a saúde da pele e a digestão, devido ao seu alto teor de antioxidantes;
  • Controlar a hipertensão, por ser diurética;
  • Combater infecção urinária, por ter ação antibacteriana e diurética.

Contraindicações da Salsa:

As Salsas não deve ser consumida por pessoas com problemas renais ou que fizeram cirurgia há menos de 1 mês, e o seu chá ou suco não deve ser tomado por mulheres grávidas ou que estão amamentando.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 30 Benefícios da Alfazema Para Saúde

amendoa

Os 40 Benefícios da Amêndoa Para Saúde