Benefícios das Plantas

Verbena – Origem, Benefícios e Como Usar

verbena origem

Verbena – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios da Verbena para saúde. Além disso, conhecida também como planta-da-sorte, urgebão e erva-de-ferro, a Verbena (officinalis L.) é uma planta medicinal que se destaca principalmente pelas suas propriedades medicinais relacionadas ao seu efeito calmante, portanto, sendo bastante utilizada para tratar a ansiedade e o estresse.

verbena origem

Também chamada de planta da sorte, erva de fígado, urgebão e erva de ferro, a Verbena é uma planta medicinal conhecida, principalmente, por seu efeito calmante. Portanto, ela é bastante comum no Ocidente, em destaque para a Europa e América do Norte.

Pessoas nervosas costumam recorrer ao chá de Verbena para se acalmarem, já que tem as propriedades calmante, sedativa e sudorífera. Outro destaque para os benefícios da Verbena é seu auxílio em distúrbios gástricos e intestinais relacionados ao estresse. Portanto, é também afrodisíaca e costuma deixar a relação a dois, um pouco mais picante.

Ela é usada na medicina popular, em forma de chá, para alívio da digestão, náusea, flatulência, bronquites, congestão nasal; além de acalmar, melhorar estados depressivos, para limpeza e cicatrização de feridas na pele.

Ela é encontrada em forma de óleo essencial, em feiras, mercados, drogarias e sites que comercializam sementes e mudas de plantas. Portanto, as plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Origem da Verbena:

Verbena é de origem asiática, conhecida popularmente por vários nomes tais como urgebão, gervão, erva-de-ferro e planta-da-sorte. Como é de fácil cultivo, espalhou-se em diversos continentes, amplamente utilizada na medicina popular e na cosmetologia.

Esta planta pode ser vista por toda a Europa e América. Foi usada antigamente como um afrodisíaco, mas hoje é um agente tranquilizante e antidepressivo. Portanto, é também conhecida por oferecer inúmeros benefícios para as mulheres.

Ela é cultivada desde a antiguidade; e em tempos de bruxaria, ela era usada como afrodisíacas além de ser muito popular nos jardins romanos e diversos rituais.

É uma planta de ciclo perene, de fácil cultivo, que pode alcançar entre quarenta a oitenta centímetros. Ela é pouco exigente em relação à temperatura, mas prefere solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

Ela produz pequenas inflorescências, cujas flores são hermafroditas, que variam do branco ao lilás, preferida pelos insetos. Propaga-se por mudas ou sementes e adapta-se facilmente em vasos, canteiros, jardineiras e jardins.

Benefícios da Verbena Para Saúde:

1. Verbena são Fontes de Energia:

Contêm muitos nutrientes essenciais. Um deles é uma vitamina B especial chamada Niacina. A Niacina ajuda a quebrar o alimento e o converte em energia utilizável para o corpo. Contêm quantidades elevadas de niacina e pode sustentá-lo por um dia.

2. Promove a Saúde das Mulheres:

Repleto de propriedades que melhoram o humor, esta erva ajuda a aliviar a ansiedade e mudanças de humor experimentado pelas mulheres durante o período pré-menstrual. A Verbena também é usada para induzir o ciclo menstrual em mulheres cujos períodos têm sido adiado.

3. É Rica em Ácido Ascórbico:

A Verbena têm muitos benefícios à saúde e contêm uma quantidade razoável de ácido ascórbico. O ácido ascórbico, além de ser um antioxidante eficaz, também ajuda a desenvolver colágeno.

4. Promove Saúde Para o Fígado:

Esta erva é conhecida para fornecer vários benefícios ao fígado. As propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas desta erva permitem que ela seja usada efetivamente no tratamento da icterícia promovendo uma limpeza do fígado.

5. Auxilia na Produção de Colágeno:

Ao consumir a Verbena de forma regular na rotina, você pode combater o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos na pele por muito mais tempo, além de mantê-la sempre firme e jovem, já que esses nutrientes também são capazes de aumentar a produção de colágeno, uma proteína essencial para a elasticidade e tonicidade da derma.

6. Verbena Para a Pele:

As propriedades naturais adstringentes e anti-inflamatórios desta erva permite que ela seja usada como um remédio natural para várias infecções de pele. Estudos também sugerem que esta erva é útil para proteger feridas de infecções. Ela também ajuda a se livrar das toxinas infligidas de picadas de insetos.

7. Verbena Contra o Câncer

Os antioxidantes presentes na planta, como é o caso dos flavonoides e das antocianinas, junto com a vitamina E também encontrada em altas quantidades na fruta, podem ajudar a combater a ação dos radicais livres no organismo, que são os principais causadores de mutações nas células e pela sua transformação em tumores que podem levar ao desenvolvimento do câncer.

8. Verbena Para Pedras nos Rins:

Basta preparar uma infusão de 1 colher de sopa de folhas dessa planta em um pouco de água fervente por 10 minutos. Portanto, consuma cerca de 6 colheres de sopa todos os dias, distribuídas por 6 doses, para se livrar de infecções da bexiga urinária e cálculos renais.

Como Usar Verbena:

Existem diversas formas de aproveitar os efeitos da planta, veja 3 abaixo:

Chá de verbena:

Esse chá é excelente para combater a insônia, problemas digestivos e desordens do sistema nervoso. Para prepará-lo coloque 1 litro de água para ferver. Portanto, depois que levantar fervura, desligue o fogo, adicione 50 gramas de folhas de Verbena, abafe e deixe repousar por cerca 10 minutos. Depois coe e vá bebendo esse chá ao longo do dia.

Lavagem dos olhos:

Quem possui conjuntivite ou irritação nos olhos pode usar água de Verbena para aliviar os sintomas e combater o problema. Além disso, para isso, basta colocar 2 gramas de folha de Verbena lavadas em 200 ml de água, deixar repousar por cerca de 15 minutos, e depois jogar essa água nos olhos, fazendo uma lavagem.

verbena

Cataplasma:

Você pode aliviar inflamações, dores musculares ou nas articulações através de um cataplasma de Verbena. Para isso, você deve cozinhar as flores e folhas da Verbena em água fervente. Depois, deixe esfriar e aplique essa solução em um pano limpo e absorvente. Portanto, coloque essa pano ainda morno sobre a região afetada pela dor.

Efeitos Colaterais da Verbena:

Atenção: A Verbena é contraindicada para os indivíduos com problemas na tireoide, mulheres durante o período menstrual e grávidas. Portanto, os efeitos colaterais podem incluir vômitos e hipotiroidismo.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.