Os 45 Benefícios do Alho Para Saúde

Os 45 Benefícios do Alho Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Alho Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Alho tem mais recentemente começado a despertar a atenção de quem está fazendo dieta, já que estudos indicam que o poder dos benefícios do Alho, inclusive para ajudar a emagrecer. Fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas e sais minerais, o Alho traz uma série de benefícios tanto para a saúde quanto para a boa forma, como a prevenção de resfriados e o aumento na síntese de testosterona.

Benefícios do AlhoO Alho é ainda uma ótima opção para acrescentar sabor às receitas sem que você precise exagerar nas calorias ou na quantidade de sal. Então, confira Os 45 Benefícios do Alho Para Saúde:

Valor Nutricional do Alho:

O Alho possui um valor nutricional riquíssimo; é composto de vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, aminoácidos, adenosina e sais minerais como ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo, enzimas e compostos biologicamente ativos como a alicina.

Para que Serve o Alho?

Além de ser uma ótima opção para dar sabor às receitas sem precisar recorrer à gordura e ao sódio, o Alho serve para estimular o metabolismo, fortalecer o sistema imunológico, aumentar os níveis de testosterona, combater infecções, controlar o colesterol, diminuir a pressão arterial e desintoxicar o organismo.

1. Benefícios do Alho Facilita a Digestão:

E aqui estamos com mais um benefício oferecido pela alicina. Se não bastasse todas as vantagens oferecidas por ela, a substância ajuda na digestão dos alimentos, facilitando a dissolução dos sucos digestivos no estômago. Além disso, o Alho também pode potencializar a captação de outros nutrientes importantes para o organismo, cumprindo a mesma função da laranja.

2. Ajuda a Perder Peso:

Como vimos, todos os benefícios do Alho – quanto ao controle digestivo, queima de gorduras e, mesmo a prevenção de diabetes – são fortes aliados na luta contra a balança.

3. Benefícios do Alho Reduz o Colesterol:

Outra funcionalidade dos antioxidantes que o Alho traz para o organismo é quanto ao colesterol. Com a ação anticoagulante, os níveis de colesterol ruim, o chamado LDL diminuem em um ritmo gradativo. Na mesma proporção, os níveis de colesterol bom, o HDL, aumentam.

4. Reduz a Pressão Arterial:

A deficiência de enxofre é uma das razões da pressão arterial elevada e, portanto, complementar o organismo com compostos de organossulfureto pode ajudar a estabilizar a pressão arterial. Os Alhos possuem ação térmica que tende a destruir a alicina.

5. Benefícios do Alho Combate a Queda de Cabelo:

A perda de cabelo é um problema sério nos dias de hoje. Poluição, água impura, maus hábitos alimentares, estresse, etc., somam a rápida perda de cabelo. Os cientistas descobriram que o gel de Alho, juntamente com valerato de betametasona pode ajudar a prevenir a perda de cabelo.

6. Reduz o Colesterol LDL:

Cientistas americanos descobriram que o suplemento de extrato de Alho envelhecido pode ajudar a baixar o colesterol LDL em 10% em participantes humanos hipercolesterolêmicos.

7. Benefícios do Alho Reduz o Açúcar no Sangue:

O alto nível de açúcar no sangue pode torná-lo propenso a desenvolver diabetes, pressão sanguínea, obesidade, etc. Se você sofre de alto nível de açúcar no sangue, você deve incluir Alho na sua dieta.

8. Alivia o Estresse Oxidativo:

Os compostos de organossulfureto solúveis em água encontrados no Alho ajudar a aliviar o estresse oxidativo e podem ajudar a prevenir danos ao DNA, reduzir a inflamação e o risco de aterosclerose devido ao estresse oxidativo.

9. Benefícios do Alho Trata a Psoríase:

A psoríase é causada por inflamação e, como os Alhos são fortes agentes anti-inflamatórios, muitos recomendam o uso deles para reduzir a psoríase. No entanto, não há evidência científica direta para provar isso.

10. Fortalece os Ossos:

Os Alhos foram considerados eficazes contra a osteoporose e a artrite. Em um estudo, cientistas completaram ratos de laboratório com óleo esta especiaria e descobriram que o óleo dele conseguia suprimir a reabsorção óssea induzida pela ovariectomia.

Benefícios do Alho

11. Benefícios do Alho Para Pele:

Os benefícios desta especiaria para a pele são explicados de vido a sua alta concentração de antioxidantes poderosos, que combatem rugas, manchas na pele e outros distúrbios na pele.

12. Trata Doenças Intestinais:

Se você está sofrendo de problemas intestinais, você pode querer consumir Alho. O Alho tende a diferenciar entre bactérias intestinais boas e ruins no intestino e tem um efeito antibacteriano sobre enterobactérias nocivas.

13. Benefícios do Alho Para Prevenir o Câncer:

O Alho contém sulfato de dialilo que ajuda a inibir o estresse oxidativo, o selênio presente no Alho é conhecido por propriedades de combate ao câncer, previne mutação de DNA e proliferação celular descontrolada e metástase.

14. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Alho contém fitonutrientes que são antioxidantes na natureza. Os antioxidantes liberam toxinas e reduzem o estresse oxidativo no organismo, o que o impede de adoecer ou estar propenso a mutações de DNA e às funções celulares interrompidas.

Os pesquisadores também descobriram que suplementar com Alho ajudou a aumentar os diferentes tipos de células imunes no corpo.

15. Benefícios do Alho Para Reduzir os Níveis de Metais:

Os metais pesados ​​podem matá-lo. E, portanto, é melhor que você se livre de vestígios de metal do seu corpo. Um estudo realizado em ratos de laboratório mostrou que a administração orais de Alho ajudou a reduzir os níveis de metais pesados.

16. Ajuda a Prevenir Cáries Dentárias:

Os cientistas também experimentaram o extrato desta especiaria como enxaguatório bucal e descobriram que ele era efetivo. Na verdade, usar pasta de dente ou enxaguatórios bucais contendo extrato desta especiaria pode ajudar a prevenir cáries dentárias.

17. Benefícios do Alho na Redução de Infecções:

As infecções fúngicas podem ser embaraçosas e angustiantes. O Alho é um remédio natural para infecções fúngicas. Os cientistas descobriram que o extrato de Alho fresco é altamente eficaz contra infecções por Candida.

18. Reduz os Níveis de Glicose:

O Diabetes é um transtorno metabólico, causado principalmente por estilo de vida não saudável. Cientistas descobriram que o Alho após ser administrado em ratos de laboratório reduziu os níveis de glicose e triglicerídeos, e também os ratos mostraram maior sensibilidade à insulina .

19. Benefícios do Alho Combate Dores de Ouvido:

Os Alhos possuem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas e, portanto, pode ser eficaz contra no combate a dores de ouvido. No entanto, não há evidências científicas para estabelecer isso ainda.

20. Combate Infecções Renais:

Cientistas descobriram que o Alho pode ajudar a tratar ou prevenir o crescimento de P. Aeruginosa, um patógeno que coloniza as paredes do trato urinário e é responsável por UTIs recorrentes e infecções renais. O Alho também é eficaz contra o crescimento de E. coli no trato urinário.

Benefícios do Alho

21. Benefícios do Alho Trata a Acne:

O Alhos são poderosos antioxidantes e tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Uma vez que a acne é causada devido ao excesso de acumulação de toxinas, poros entupidos e infecções bacterianas – esta especiaria pode ser usado para reduzir a acne.

22. Trata Demência:

O Alho protege o corpo de doenças neurodegenerativas, como demência. Alzheimer é um tipo de demência e o Alho também é eficaz contra a doença de Alzheimer. Um composto bioativo S-alil-cisteína, encontrado neste alimento é de natureza neuro protetiva.

23. Benefícios do Alho Combate a Asma:

O Alho tem sido utilizado há tempos para tratar resfriado comum e asma. Um óleo de Alho de mostarda especial é massageado perto do nariz e na área da garganta e dos pulmões para ajudar a tratar o congestionamento do peito.

24. Combate a Herpes Simplex:

Feridas ou bolhas são causadas pelo vírus herpes simplex. Estas são geralmente bolhas dolorosas que irromperão em torno dos lábios, queixo e nariz. O Alho contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas e, portanto, pode ajudar a tratar essas bolhas.

25. Benefícios do Alho Melhora a Absorção de Zinco:

Além de Melhorar a Absorção de ferro, o Alho também melhora a absorção do zinco, que também é muito importante para saúde. Portanto, se você é deficiente de zinco, você deve incluir o Alho na sua dieta.

26. Ajuda na Saúde Ocular:

É impossível acreditar, mas os Alhos também foi encontrado para ajudar a melhorar a saúde ocular. Cientistas descobriram que os Alhos reduzem a pressão intra-ocular.

27. Benefícios do Alho Combate a Ação Antimicrobianas:

A alicina presente nesta especiaria possui propriedades antimicrobianas e ajuda a matar patógenos orais associados à cárie dentária e à periodontite.

28. Melhora a Absorção de Ferro:

O ferro quanto é importante para o bom funcionamento de vários processos biológicos. O Alho contém enxofre que influencia positivamente a biodisponibilidade do ferro.

29. Benefícios do Alho Melhora a Função Sexual:

Muitos séculos atrás povos antigos da Índia já utilizavam o Alho como afrodisíaco e estimulante das funções sexuais. Essa propriedade do Alho se deve ao seu efeito vasodilatador, já que o relaxamento dos vasos resulta em um fluxo maior de sangue para os órgãos genitais.

30. Atua Como Antifúngico Natural:

O Alho é capaz de ajudar o corpo não apenas na proteção contra bactérias, como também na proteção contra fungos. Entre as doenças que o superalimento ajuda a combater estão o pé de atleta, a vaginite e a candidíase.

31. Benefícios do Alho Combate o Resfriado:

A alicina presente no Alho fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter a gripe bem distante. Uma pesquisa publicada no periódico Advances in Therapy identificou uma diminuição de 63% no número de resfriados associada à suplementação com alho.

Além da quantidade, a duração dos sintomas também foi em média 70% menor (de 5 para 1,5 dias) no grupo de voluntários que recebeu a suplementação com extrato de Alho contendo alicina.

32. Melhora a Digestão:

E aqui estamos com mais um benefício oferecido pela alicina. Se não bastasse todas as vantagens oferecidas por ela, a substância ajuda na digestão dos alimentos, facilitando a dissolução dos sucos digestivos no estômago. Além disso, o Alho também pode potencializar a captação de outros nutrientes importantes para o organismo, cumprindo a mesma função da laranja.

Alho Benefícios

Outros Benefícios do Alho Para Saúde:

  • previne gripes e resfriados;
  • ajuda na expulsão de vermes;
  • combate bronquite;
  • combate diarreia;
  • atua contra hemorroidas e varizes;
  • combate enfermidades dos rins e da bexiga;
  • fortalece a vista;
  • combate dor de cabeça enxaqueca;
  • contribui para a perda de peso;
  • combate tumores, herpes e diversos problemas de pele;
  • combate gota e reumatismo;
  • trata asma e outros problemas respiratórios;
  • combate tosse, rouquidão e catarro.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 40 Benefícios da Ameixa Para Saúde

Os 40 Benefícios da Uva Para Saúde