Enxofre – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Enxofre é um mineral que esta presente na crosta terrestre em grande quantidade e que cumpri funções muito importantes em nosso corpo, porque seu déficit pode provocar graves transtornos para a saúde.

enxofre

Além do cálcio e do fósforo, o Enxofre é o terceiro mais importante mineral no corpo humano. Metade desse mineral se encontra nos músculos, o restante distribui-se pelo cérebro, cabelos, unhas, epiderme e ossos, totalizando 0.25% do peso corporal. Sua deficiência, como já citado anteriormente, pode resultar num menor funcionamento das células, tecidos e órgãos no corpo.

O que é Enxofre?

O Enxofre é um elemento não-metálico que está localizado na família 16, também conhecida como família dos calcogênios. Seu nome deriva do latim “sulphur” e devido a isso seu símbolo é S.

Desde a antiguidade se tem registros de seu uso, entre os homens das cavernas que o utilizavam para as pinturas rupestres principalmente,na civilização egípcia que o utilizava em rituais religiosos, entre os alquimistas que o utilizavam em compostos com mercúrio, e além disso foi um dos primeiros medicamentos utilizados.

Porém, acreditava-se que ele era um composto químico e então Antoine Lavoisier, pai da Química Moderna, notou no ano de 1777 que se tratava na verdade de um elemento químico.

Fontes de Enxofre:

Estas são as principais fontes de Enxofre que não podemos deixar de destacar: Vegetais crucíferos, Lentilha, Feijão, Carnes e nozes, Laticínios, Cebola e alho, Ovos, Coco, banana, abacaxi, melancia, abacate, uvas, melões, toranjas, pêssegos, laranjas, kiwis e morangos. Dos frutos, o abacate é o que possui este mineral. Então, confira agora os Benefícios do Enxofre Para Saúde:

Benefícios do Enxofre Para Saúde:

Promove a Regeneração celular:

Seu corpo usa Enxofre juntamente com a vitamina C para criar células novas e saudáveis ​​e tecido conjuntivo. À medida que suas novas células são criadas, o Enxofre é incorporado nas ligações que compõem as paredes das células. O resultado é a criação de paredes celulares que são mais capazes de absorver nutrientes.

Combate a Caspa:

O Enxofre também é usado como ingrediente em alguns produtos de cuidados da pele e cuidados com o cabelo. Quando aplicado topicamente, este mineral é pensado para tratar condições como verrugas e caspa.

Ajuda no Tratamento da Rosácea:

A aplicação tópica pode ajudar a tratar a rosácea, de acordo com um relatório de 2004 da revista Cutis. De acordo com os autores do relatório, loções e / ou produtos de limpeza contendo Enxofre podem ajudar a melhorar os benefícios de outras terapias tópicas e orais para a rosácea.

Favorece a Produção de Colágeno:

O Enxofre mantém sua pele clara, linda, jovem, brilhante e lisa. A produção de colágeno em seu corpo depende deste mineral para criar uma pele saudável e curar cicatrizes. O suco de cebola é considerado um dos remédios mais eficazes para a acne e a caspa, enquanto o ovo é ótimo para rejuvenescer a pele.

Ajuda a Aliviar a Dor:

Ele desintoxica o corpo em nível celular e alivia a dor. As células saudáveis ​​podem absorver nutrientes adequadas ao liberar toxinas e resíduos. O Enxofre ajuda seu corpo a “construir” paredes celulares ​​fortes que equilibram adequadamente a pressão.

Previne a Diabetes:

Ele é necessário para a produção de insulina. Ela controla o metabolismo dos carboidratos e, em uma quantidade insuficiente, torna mais difícil o pâncreas produzir insulina e as células ficam menos capazes de absorver nutrientes do sangue, contribuindo para o diabetes.

Outros Benefícios do Enxofre Para Saúde:

  • Aumenta a captação de nutrientes e prolonga a vida deles;
  • Combate os radicais livres “extras” que o corpo produz;
  • Reage com toxinas, inativando-as e promovendo a excreção delas;
  • Combate inflamações resultantes de reações auto-imunes;
  • A falta de Enxofre na dieta pode causar uma diminuição da insulina biologicamente ativa;
  • Músculos doloridos e câimbras – resultados positivos para aliviar a dor de músculos e juntas doloridos;
  • Promove a produção de colágeno e queratina, proteínas necessárias para a saúde e manutenção da pele, unhas e cabelos.

fontes de enxofre

Sinais de Deficiência de Enxofre:

A deficiência de Enxofre pode causar uma série de distúrbios no organismo, veja algumas delas:

  • Pode ocasionar certa debilidade nas unhas, pele e cabelos.
  • Pode ter muito a ver nos problemas que afetam as articulações.
  • Pode produzir secreção biliar incorreta.
  • Pode ocasionar distúrbios do sistema nervoso.
  • Pode causar retardamento do crescimento devido à sua relação com a síntese de proteínas.
  • Podem ocorrer distúrbios no metabolismo de lípidos e carboidratos.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Flavonoides – Fontes, Benefícios e Excesso

Ômega-6 – Fontes, Benefícios e Deficiência