Os 40 Benefícios da Bacaba Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Bacaba para saúde são incríveis, pois a Bacaba contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além disso, a Bacaba é Oenocarpus Bacaba, também conhecida por bacaba-açu ou bacaba-verdadeira, é uma planta, uma palmeira, nativa da Amazônia mas pode ser encontrada também na floresta do Pacífico, no oeste da Colômbia. É a palmeira da Amazônia central que mais produz frutos. Seus cachos pesam de 3 a 4 kg e possuem frutos de aproximadamente 3,0 gramas cada. São frutos de coloração vermelho-escuro a roxo e polpa branca cremosa, se parece com o açaí mas é menos popular que este. Os frutos são ricos em fenóis naturais, especialmente em flavonoides. Da polpa do fruto da palmeira Bacaba faz-se um vinho, o vinho de Bacaba.

Bacaba 

Este vinho (ou suco) é uma delícia servido gelado, misturado com açúcar, farinha de mandioca ou de tapioca. Das sementes desta planta também se extrai um óleo com propriedades emolientes.

Valor Nutricional da Bacaba:

Esta fruta possui ricos benefícios devido aos seus muitos valores nutricionais tais como: Cálcio, Magnésio, Manganês, Sódio, Potássio, Cobre, Zinco, selênio, retinol, tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, cobalamina, folato, vitamina D, vitamina E e vitamina C, fósforo e ferro. Então, veja agora Os 40 Benefícios da Bacaba Para Saúde:

1. Melhora a Saúde do Coração:

A Bacaba ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca devido aos seus altos níveis de flavonoides. Os flavonoides são antioxidantes polifenólicos que são normalmente encontrados em frutas e vegetais. Eles têm altos níveis de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias.

2. Combate o Câncer de Mama:

Múltiplos estudos mostram que esta fruta inibem a proliferação de células de câncer de mama e até estimulam a morte celular programada de células de câncer de mama. A Bacaba se Mostra uma Grande Aliada no Combate ao Câncer de Mama.

3. Combate os Radicais Livres:

Bacaba possui propriedades antioxidantes. O consumo da Bacaba é importante para combater os radicais livres. Esses radicais livres são ruins para a saúde do corpo humano. Além disso, Eles Estão associados ao desenvolvimento de doenças perigosas como o câncer e do envelhecimento precoce.

4. Acaba com as Dores de Estomago:

Os componentes desta fruta agem normalizando as funções intestinais. Ao mesmo tempo ajuda a eliminar as bactérias protegendo e favorecendo a flora intestinal em nosso organismo.

5. Trata a Tuberculose:

Esta fruta também favorece a saúde respiratória, pois ajuda a melhorar o desempenho dos pulmões.

6. Elimina os Vermes Intestinais:

Crianças pequenas são geralmente suscetíveis a vermes intestinais. A Bacaba, portanto, útil em destruir esses tipos de parasitas.

7. Revitaliza o Corpo:

Esta fruta tem a capacidade para ajudar na digestão de açúcares simples como a frutose e sacarose, portanto, consomem energia e que está repondo todo o seu corpo revitalizado para desenvolver atividades diárias completas.

8. Previne Doenças Cardiovasculares:

A Bacaba ajuda reduzir o risco de doenças não-transmissíveis, como doenças cardiovasculares e câncer, que ainda são as principais causas de morte em todo o mundo.

9. Previne Doenças Cronicas:

Esta fruta tem substâncias fenólicas que de acordo com as pesquisas científicas podem prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares.

10. Melhora a Saúde da Pele:

Bacaba possui altos níveis de ácidos graxos insaturados como o oleico e linoleico proporcionam propriedades emolientes ao óleo desta fruta, tornando-o adequado para o uso na pele.

11. Previne o Diabetes:

Esta fruta pode ajudar a administrar e regular os sintomas de diabetes em muitos pacientes. Certos estudos mostraram uma influência hipoglicêmica definitiva em pacientes com diabetes.

12. Diminui o Colesterol LDL:

A Bacaba tem sido usada desde a década de 1950 para tratar o colesterol alto. Na verdade, pode diminuir os níveis de colesterol LDL “ruim” em 5-20%.

No entanto, consumir a Bacaba não é o tratamento primário para o colesterol alto devido aos seus possíveis efeitos colaterais.

Bacaba Benefícios

13. Reduz os Triglicerídeos:

Consumir esta fruta pode diminuir os triglicerídeos em 20-50%. Além disso, ela faz isso, interrompendo a ação de uma enzima que está envolvida na síntese de triglicérides.

Consequentemente, consumir esta fruta reduz a produção de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e lipoproteína de muito baixa densidade.

14. Preveni Doenças Cardíacas:

O efeito da Bacaba sobre o colesterol é uma forma de ajudar a prevenir doenças cardíacas. Mas novas pesquisas também sugerem outro mecanismo pelo qual ele ajuda o seu coração.

Ele pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo e inflamação, ambos envolvidos na aterosclerose, o endurecimento das artérias.

15. Trata o Diabetes Tipo 1:

Esta fruta ajuda a proteger células e, possivelmente, reduzir o risco de diabetes tipo 1 em crianças em risco.

16. Melhora a Função da Pele:

A Bacaba ajuda a proteger as células da pele contra danos causados pelo sol, seja ele usado oralmente ou aplicado à pele em loções. Além disso, e pesquisas recentes sugerem que pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer de pele.

17. Reduz os Sintomas de Artrite:

Um estudo preliminar mostrou que consumir esta fruta ajuda a aliviar alguns dos sintomas da osteoartrite, melhorando a mobilidade articular e reduzindo a necessidade de AINEs.

18. Melhora a Saúde dos Ossos:

A função mais importante da Bacaba está em desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes. Além disso, É mais requisitado durante os períodos de rápido crescimento e desenvolvimento, incluindo infância, gestação e lactação.

19. Ajuda na Contração Muscular:

Esta fruta ajuda na iniciação da contração muscular. Assim sendo, esta fruta atua no ciclo “contração e relaxamento” que regula os batimentos cardíacos.

20. Regula a Transmissão Nervosa:

A Bacaba atua na regulação e transmissão de impulsos nervosos.

Benefícios Bacaba

Outros Benefícios da Bacaba Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima, a Bacaba desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Contribui para um cabelo macio e brilhante, combatendo a queda;
  • Aumentar a massa muscular devido ao seu alto teor de proteínas.
  • Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol no sangue, combatendo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL).
  • Protege o sistema nervoso e o corpo das infecções porque atua no sistema imune;
  • Contribui para a perda de peso porque melhora a ação da insulina;
  • Tem ação antioxidante, protegendo o organismo e melhorando o desempenho durante exercícios físicos intensos;
  • Ajuda na absorção da Vitamina A;
  • Estimula a função da tireoide;
  • Estimula o crescimento infantil;
  • Fortalece e dar estrutura a osso e dentes;
  • Previne a Diabetes Tipo 2;
  • Participar da coagulação sanguínea;
  • Transmitir impulsos nervosos;
  • Permite a contração muscular;
  • Mantem o equilíbrio do pH sanguíneo.
  • Aumenta a defesa imunitária do organismo.
  • Regular o trânsito intestinal sempre por conta de suas fibras.

Drinks de Bacaba:

INGREDIENTES:

  • 1 dose de pinga;
  • 1 dose de creme de leite;
  • 1 copo do suco de Bacaba;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar;

MODO DE PREPARO:

  • Bater no liquidificador, e servir com gelo.

Os 30 Benefícios do Óleo de Lavanda Para Saúde

Os 40 Benefícios da Alcachofra Para Saúde