Os 40 Benefícios da Baunilha Para Saúde

Revisado por

Educação Física pela UGF

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Baunilha São Excelente Para nossa Saúde, Portanto A Baunilha possui propriedades emenagogas, estimulantes, aromatizantes, afrodisíacas e carminativas. Pode agir como afrodisíaco e causa irritação uretral temporária. Dentre as principais propriedades da Baunilha se destaca o seu efeito na diminuição da febre e de espasmos musculares.

Beneficios da Baunilha

Outro fato muito conhecido é seu efeito contra a proliferação de cáries. Possui ações antimicrobianas e antioxidantes, que garantem a proteção do organismo contra os efeitos nocivos dos radicais livres, responsáveis por doenças como o câncer.

Origem da Baunilha:

A Baunilha é um ingrediente popular em todo o mundo que foi usado historicamente pelos astecas para fazer uma bebida de cacau que apenas os reis tinham o privilégio de consumir. Mais tarde, em 1575, a Flor seria exportada com ouro para a Espanha e agora continua a ser uma das especiarias mais caras do mundo, apenas depois do açafrão

1. Saúde do Coração:

particularmente seu ingrediente ativo, Ela, tem mostrado que essa especiaria pode reduzir os níveis de colesterol no corpo. Isto é muito importante para as pessoas com alto risco de ataques cardíacos e derrames, pois pode ajudar a prevenir a aterosclerose, a inflamação nas artérias e coágulos sanguíneos.

2. Previne Doenças:

Ela é rica em antioxidantes e possui propriedades antibacterianas, o que significa que este remédio pode proteger o sistema imunológico e causar um menor estresse oxidativo sobre o corpo, o que contribui para prevenção de diversas doenças.

3. Combate o Câncer:

Uma das funções mais importantes dos antioxidantes é eliminar os radicais livres no corpo, que são criados como subprodutos naturais do metabolismo celular. Os antioxidantes presentes no extrato da Baunilha, especialmente sua alta concentração de vanilina, pode prevenir os efeitos negativos dos radicais livres, como o câncer e doenças crônicas.

4. Reduz a Inflamação:

Durante séculos, a Baunilha tem sido utilizada em numerosas formas para aliviar a inflamação por todo o corpo. Isto é particularmente eficaz para a inflamação do fígado, que pode ocorrer por vários motivos. A vanilina é uma parte crucial dos efeitos benéficos desta especiaria, e pode ajudar a tratar doenças como artrite, gota e outras condições inflamatórias.

5. Fortalece o Cabelo:

A Planta é frequentemente incluída na higiene e produtos de beleza por causa de seus muitos efeitos sobre o cabelo e pele. Se você sofre de pontas duplas frequentes ou perda de cabelo, a aplicação de óleo essencial de Baunilha diluído em outro óleo pode ajudar a fortalecer o cabelo e induzir o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, estimulando o crescimento do cabelo e uma estética mais agradável.

6. Previne a Acne:

A natureza antibacteriana desta flor torna-a uma poderosa aliada na luta contra espinhas, pois pode eliminar a infecção subjacente e acelerar o processo de cicatrização da pele. Além disso, é capaz de reduzir o aparecimento de cicatrizes de acne.

7. Acalma a Ansiedade e o Estresse:

O aroma dela é conhecida por ter impacto diretamente no cérebro e induzir a calma. Portanto, seu extrato pode ser um dos melhores e mais acessíveis remédios naturais para ansiedade e estresse crônico.

Baunilha

8. Ajuda a Perder Peso:

Algumas pesquisas têm apontado que essa Planta auxilia na perda de peso, devido às suas propriedades de supressão do apetite. O extrato desta planta também é conhecido por tornar o metabolismo mais eficiente e efetivamente apoiar a perda de peso.

9. Trata Doenças Respiratórias:

Quando você está lutando contra uma tosse, resfriado ou infecção respiratória, qualquer tipo de analgésico ou substância anti-inflamatória pode ser útil. O extrato de Baunilha pode ajudar a revestir a garganta, quando misturado com água quente, e proporcionar um efeito anestésico para a garganta. As propriedades antibacterianas também podem ajudar a eliminar a infecção subjacente ou doença, enquanto alivia a tosse e dores de garganta.

10. Promove a Digestão Saudável:

Há um certo número de maneiras que Baunilha tem sido usada ao longo da história para otimizar a função digestiva. O aroma desta flor é conhecido para acalmar os sentimentos de náuseas, enquanto a infusão de Baunilha pode acalmar a inflamação no intestino e prevenir o vômito, diarreia, cólicas e dor de estômago.

11. Ajuda a Tratar as Acnes:

A propriedade antibacteriana da Baunilha torna-o benéfico para o tratamento da acne. A Baunilha, através de seus efeitos antibacterianos, ajuda a limpar a pele, reduzindo a ocorrência de espinhas e acne.

12. Combate o Antienvelhecimento:

A Baunilha é rica em antioxidantes que previnem e revertem os danos à pele causados pelos radicais livres. Ele ajuda a retardar os sinais de envelhecimento, como linhas finas, rugas e manchas de idade. É amplamente utilizado na indústria cosmética por sua fragrância e benefícios antienvelhecimento.

13. Aliviar as Queimaduras:

A Baunilha tem sido usada como um remédio tradicional para curar queimaduras, feridas e cortes. Os extratos concentrados de Baunilha ou óleo essencial não devem ser aplicados diretamente em queimaduras recentes. Os tratamentos tópicos com extratos de baunilha podem ser úteis. Mas, é aconselhável consultar o seu médico antes de usar qualquer desses remédios caseiros para queimaduras.

14. Para a Saúde da Pele:

A Baunilha é uma boa fonte de vitaminas B, como niacina, tiamina, vitamina B6 e ácido pantotênico, que desempenham um papel importante na manutenção da pele saudável. As propriedades antioxidantes da Baunilha protegem a sua pele dos danos causados pelos poluentes ambientais e toxinas.

15. Acelera a Cicatrização de Feridas:

O uso de extrato de Baunilha para curar as feridas remonta a tempos antigos. Suas propriedades anti-inflamatórias podem acalmar as áreas inflamadas na pele. É considerado um grande remédio caseiro para a cicatrização de feridas. É importante ficar ligado que o uso direto do extrato de baunilha em feridas abertas e queimaduras deve ser evitado.

16. Trata os Problemas Menstruais:

O extrato de Baunilha é benéfico na regulação da menstruação. Pode ser usado por mulheres com períodos irregulares para regular seus ciclos. Embora vários medicamentos estejam disponíveis para o tratamento desses problemas.

17. Contra a Tosse:

Xaropes de tosse usam frequentemente extrato de baunilha como um aroma para mascarar o seu sabor amargo. Embora mais pesquisas sejam necessárias neste sentido, as propriedades anestésicas suaves do extrato de Baunilha podem aliviar sintomas como dor de garganta ou dor de cabeça.

18. Aliviar a Náusea:

Um dos melhores benefícios dessa Erva é que ela pode ajudar a acalmar o estômago, em caso de uma sensação de náusea. Tudo o que você precisa fazer é adicionar algumas gotas de extrato das Baunilhas em um copo de água e saboreá-lo lentamente. O aroma incrível baunilha vai ajudar a aliviar a sensação de náusea.

Baunilha e seus beneficios

19. Bom Para a Perder Peso:

Certos estudos têm mostrado que a Baunilha pode ajudar as pessoas a perder peso. Embora o exercício e a dieta desempenham um papel primário na perda de peso, estes esforços podem ser complementados com a ingestão de extrato de Baunilha para maiores benefícios. Pesquisas adicionais são necessárias para fundamentar essa afirmação.

20. Bom Para o Crescimento do Cabelo:

Tanto o óleo portador quanto os óleos essenciais ajudam a promover o crescimento do cabelo. Estes óleos podem ser combinados com óleo essencial de Baunilha para um tratamento com óleo quente. A quantidade de óleo que você deve usar depende da textura do seu cabelo. Isto proporcionará um cabelo mais macio, mais cheio e mais brilhante, além de transmitir um perfume surpreendente.

21. Saúde da Pele:

A baunilha é uma boa fonte de vitaminas B, como niacina, tiamina, vitamina B6 e ácido pantotênico, que desempenham um papel importante na manutenção da pele saudável. As propriedades antioxidantes da Baunilha protegem a sua pele dos danos causados pelos poluentes ambientais e toxinas.

22. Ajuda na Prevenção do Câncer:

Uma das funções mais importantes dos antioxidantes é eliminar os radicais livres no organismo, que são criados como subprodutos naturais do metabolismo celular . Os antioxidantes presentes no extrato deste remédio, particularmente a alta concentração de vanilina, podem prevenir os efeitos negativos dos radicais livres, como câncer e doenças crônicas.

23. Reduz a Inflamação:

Durante séculos, a baunilha em numerosas formas tem sido usada para aliviar a inflamação em todo o corpo. Isto é particularmente eficaz para a inflamação do fígado, que pode ocorrer por inúmeras razões, especialmente se você é um bebedor pesado. A vanilina é uma parte crucial dos efeitos benéficos deste remédio e pode ajudar a aliviar as condições de artrite , gota e outras condições inflamatórias.

24. Melhorar o Sono:

Como resultado do alívio da depressão, o óleo essencial de baunilha desempenha um papel importante na melhoria de uma boa noite de sono , que também depende de suas propriedades sedativas e relaxantes. Os benefícios da baunilha ajudam a baixar a pressão sanguínea e proporcionam efeitos tranquilizantes no cérebro, facilitando o adormecimento. Apenas uma pequena quantidade de extrato de baunilha ou óleo essencial, então você vai se importar mais com seus travesseiros e sonhos.

25. Fonte de Potássio:

O extrato de Baunilha é uma fonte muito boa de potássio, de modo que é benéfico manter o equilíbrio de fluidos e promover o funcionamento do cérebro, dos nervos e dos músculos. Além disso, você pode consumir extratos de baunilhas juntamente com brócolis, lentilhas e salmão para adicionar mais nutrientes de potássio para o corpo. Caso contrário, as pessoas que têm menor ingestão de potássio podem ter um risco maior de falta de funcionamento do coração. De fato, o potássio é um eletrólito importante que está sendo um elemento chave na boa saúde.

26. Cure a Impotência:

Cura impotência é outro dos benefícios para a saúde da baunilha. De acordo com os estudos anteriores, o óleo essencial de baunilha pode ajudar pacientes com impotência, frigidez, disfunção erétil e perda de libido para aliviar seus problemas. É porque este óleo estimula a secreção de certos hormônios como a testosterona e o estrogênio, trazendo assim um comportamento sexual normal, além de promover a excitação sexual

27. Efeitos Antibacterianos:

Propriedades antibacterianas encontradas na baunilha também trazem alguns benefícios da baunilha. Em um teste realizado com óleo de baunilha para descobrir sua eficiência na inibição de certas bactérias , a erva foi considerada capaz de impedir o desenvolvimento de bactérias.

28. Fonte de Antioxidantes:

Como a baunilha contém o ácido de baunilha e a vanilina, ela age como um antioxidante. Estes nutrientes ajudam a proteger contra componentes prejudiciais, incluindo radicais livres e toxinas. Sabe-se também que os nutrientes antioxidantes combatem os efeitos radicais e ajudam a manter a saúde da pele ao mesmo tempo. Além disso, por ter 26 a 90 por cento, como a pesquisa apontou, o extrato de Baunilha tem um grande potencial para ser o suplemento de saúde.

planta Baunilha

29. Promove uma Pele Mais Jovem:

Em vez de tomar o suplemento para prevenir o envelhecimento precoce da pele, por que você não toma uma maneira alternativa saudável? Bem, consumindo extrato de Baunilha, você obterá o melhor benefício dele. Neste ponto, sendo rico em nutrientes antioxidantes, o extrato dela age como um anti-envelhecimento. Ele evita os danos causados ​​pelos radicais livres e mais lento o sinal de envelhecimento, como linhas finas, manchas senis e rugas.

Outros Benefícios da Baunilha Para Saúde:

  • Contêm eugenol e cumarina com um efeito analgésico semelhante ao ácido salicílico com
  • benefícios comprovados em dores de estômago, dores de cabeça, ou reumatismo muscular.
  • Ele pode ajudar a baixar a febre.
  • É antibacteriano e faz bem para combater infecções bucais e dentais.
  • Também é rica em antioxidantes.
  • Poucos sabem que a Baunilha é rica em vanilina. Esta substância é antioxidante e atua na
  • prevenção do envelhecimento celular e das temidas doenças que afetam o funcionamento
  • cerebral. Portanto, ela previne desde o câncer até o mal de Alzheimer.
  • Pode ser utilizado nos casos de insônia e agitação, ajudando a pessoa a acalmar-se e
  • relaxando seus músculos.
  • O chá pode ser usado no tratamento de doenças como ansiedade e a grave
  • depressão.
  • Também funciona como um ótimo digestivo.
  • É indicado para afecções uterinas e nervosas, diarreias, disquinesias hepatobiliares,
  • dispepsias hiposecretoras, espasmos, esterilidade, para combater a falta de energia, febres
  • adinâmicas, flatulência, impotência, melancolia histérica e reumatismo crônico.

Contraindicações e Efeitos Colaterais da Baunilha:

Não há estudos que confirmem a sua ação sob mulheres grávidas e lactantes, desta forma, não se recomenda o uso nestas condições. O óleo essencial puro pode causar efeitos neurotóxicos e problemas como dermatite de contato. Caso usada em doses excessivas, pode causar náuseas. Pessoas com problemas intestinais, doenças no fígado, com enfermidades neurológicas e sensibilidade dela devem evitar o uso.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Francysco Silva

Sou Formado em Educação Física, pela UGF – (Universidade Gama Filho) - Na turma 2012-2016. Atuei e atuo em academias e clubes, nas modalidades de Musculação do Iniciante ao Avançado, Ginástica em Grupo, Natação.

Os 25 Benefícios do Almeirão Para Saúde

Os 25 Benefícios da Grumixama Para Saúde