Os 10 Benefícios do Chá de Bardana Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 10 Benefícios do Chá de Bardana Para Saúde aprenda agora, sobre todos os benefícios dessa planta para saúde. Além disso, também conhecida como “gobó”, a bardana tem propriedades diuréticas, laxativas, antissépticas, depurativa, diaforética, estomáquica e antidiabética. Sendo muito utilizada em casos de insuficiência hepática, para “limpeza” do sangue e no tratamento externo de dermatoses.

Você está em busca de uma desintoxicação poderosa que irá limpar seu corpo? Sua busca termina aqui! As raízes de bardana possuem propriedades de limpeza. Mas não é de admirar, então, que a Europa e Ásia, usem esta planta incrível e suas raízes. Enquanto alguns usam a raiz para preparar um chá, os japoneses a refogam para melhor proveito de seus nutrientes.

beneficios do cha de bardana

As raízes desta planta têm um sabor doce e as flores e folhas, um gosto parecido com o da alcachofra. As longas raízes são finas, acinzentadas do lado de fora e por dentro são geralmente brancas. Muitas partes da bardana são comestíveis as raízes, flores, os talos descascados e até mesmo as sementes.

Conhecida popularmente como erva dos tinhosos, pergamassa e carapicho de carneiro, a bardana é uma planta muito querida entre os adeptos da medicina natural. Conhecida por seu caule encorpado e folhas grandes, costuma-se dizer que tudo da bardana é aproveitável, seja por propriedade medicinal ou culinária, tamanha sua utilidade.

Para que se possa falar em benefícios, primeiramente é necessário saber as propriedades da planta, no caso, as seguintes laxativa, diurética, antisséptica, antidiabética, antibacteriana, anti-inflamatória, cicatrizante, diaforética, depurativa e estomáquica.

Com tantos nutrientes importantes e propriedades medicinais, a bardana é indicada para proporcionar alívio e até mesmo tratamento eficaz em casos de cirrose, doenças no fígado, cálculo biliar e hepatites.

É ideal para quem sofre de artrite, ou mesmo dores musculares constantes, já que é um poderoso anti-inflamatório. Doenças renais, reumáticas, hepáticas e digestivas também são facilmente curadas com o consumo contínuo da bardana.

Valor Nutricional do Chá de Bardana:

É importante também ter ciência do que constitui a bardana. Essa planta é rica em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, glicídios, vitamina A, B1 e vitamina C, ferro, niacina e riboflavina.

Benefícios do Chá de Bardana Para Saúde:

1. Trata Úlceras da Pele:

Devido às suas propriedades antibacterianas, antissépticas e anti-inflamatórias, o Chá de Bardana é um excelente remédio natural para o tratamento de problemas de pele, incluindo eczema, úlceras, acne, psoríase e dermatite. Nesses casos, você pode fazer aplicações do chá sobre a pele.

2. Beneficia o Fígado:

Diante de tantas propriedades,Chá de Bardana pode ser usado no tratamento de problemas no fígado. Eliminando todas as toxinas que estão presentes no mesmo.

3. Combate Problemas Capilares:

Um dos problemas tratados pelo Chá de Bardana é a caspa. Além disso, ele também ajuda no condicionamento do couro cabeludo, promovendo o crescimento do cabelo. Portanto, você pode lavar os cabelos e depois aplicar o chá da bardana no couro cabeludo com o auxílio de um pente e algodão.

4. Possui Propriedades Depurativas:

Devido as suas grandes propriedades benéficas Chá de Bardana também pode ser usado para depurar o sangue, ou seja, eliminar as toxinas presentes na corrente sanguínea.

5. Elimina Pedras nos Rins:

Um dos grandes benefícios do Chá de Bardana é que ele ajuda a estimular e tonificar o sistema renal. Portanto, por conta disso, o seu chá irá garantir com que as toxinas sejam liberadas. Além disso, sua ação diurética potencializa o tratamento de insuficiência renal.

6. Promove Saúde Geral Para o Corpo:

Chá de Bardana é conhecido ainda como calmante do coração. Provoca suor e elimina doenças de pele e as dores do corpo causadas pelo reumatismo. Portanto, por ser diurética, a planta pode ser usada para eliminar problemas no sistema urinário.

7. Regula a Pressão arterial Alta:

Chá de Bardana contém níveis baixos de sódio e alto nível de potássio. Portanto, o potássio irá remover a água dos músculos, abaixando a pressão arterial.

8. Diminui o Cansaço Físico e Mental:

O Chá de Bardana combate a insônia e favorece noites de sono mais tranquilas, fazendo com que corpo e mente fiquem mais dispostos para as atividades do dia a dia.

9. Previne o Surgimento do Câncer:

Chá de Bardana é capaz de impedir metástases e prevenir a recorrência do câncer. Isto acontece por conta de seu poder antioxidante, anti inflamatório e desintoxicante.

cha de bardana

10. Melhora a Digestão:

Para que a digestão funcione bem, é necessário que os músculos pertencentes ao estômago estejam relaxados, evitando vários desconfortos gastrointestinais. Pelo fato de essa planta contribuir para o relaxamento muscular, ela também ajuda a digerir e metabolizar melhor os alimentos.

Contraindicações e Cuidados do Chá de Bardana:

Evite o Chá de Bardana durante a gravidez pois pode estimular contrações uterinas, danificando o feto e durante à amamentação. Portanto, no caso de você ser alérgico a margaridas e cravos e outras plantas deste grupo, seja criterioso antes de usar a bardana, para evitar reações alérgicas.

Espada de São Jorge – Origem, Benefícios e Como Usar!

Velame do Campo – Origem, Benefícios e Como Usar!