Os 10 Benefícios da Tapioca Para Saúde!

Os 10 Benefícios da Tapioca Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Tapioca Para Saúde que devemos ficar atentos. Além disso, a tapioca pode ser consumida em sua forma natural após o processo de cozimento adequado, mas também vem em várias formas culinárias, como pérolas, flocos e pellets que são multifuncionais, pois podem ser usados ​​para uma variedade de sobremesas. Extraída das raízes das plantas de Mandioca, a tapioca é agora usada em todo o mundo para cozinhar devido à sua função no espessamento de líquidos para sopas ou compotas e na criação de tortas ou bolos sem glúten.

tapioca

Embora as funções sejam abundantes, também há muitos benefícios para a saúde extraídos desse bom ingrediente, para que você possa explorar mais sua criatividade para obter mais idéias sobre como fazer uma sobremesa de tapioca mais tarde.

O que é Tapioca?

Tapioca é um delicioso extrato de amido derivado da planta da Mandioca. Seu uso mais comum é no pudim de tapioca, mas os elementos vegetais também são usados ​​em certas culturas como doce ou lanche. A parte útil da planta da Mandioca é a raiz, que é onde a tapioca é adquirida e esta planta é agora cultivada e apreciada em todo o mundo.

É nativa da América do Sul, a saber, o nordeste do Brasil, onde é simplesmente conhecida como mandioca, mas em outros lugares na terra, é conhecida por outros nomes, incluindo mandioca, yuca e manihot. A raiz é geralmente 1-2 libras em peso e é áspera, alongada e marrom na cor. A carne do tubérculo é branca e muito rica em carboidratos. No entanto, esta carne saborosa só deve ser consumida após a cozedura adequada.

A tapioca é considerada um spurge, da família Euphorbiaceae e seu nome científico é Manihot esculenta. Exploradores portugueses e espanhóis primeiro trouxeram a planta da América do Sul de volta à Europa, onde rapidamente se tornou popular e se espalhou pelas Índias Ocidentais, África e Ásia.

É comumente apreciado na América, também, mas não é comumente cultivado lá. Recentemente, ele também ganhou popularidade porque é um alimento sem glúten, por isso é muitas vezes usado como um agente espessante em vez de trigo baseados enchimentos, que são perigosos para as pessoas que sofrem de Doença celíaca.

Valor Nutricional da Tapioca:

A tapioca é apreciada em todo o mundo e é invocada como uma parte essencial de certas dietas culturais devido à sua composição única de carboidratos, vitaminas, minerais e compostos orgânicos. Estes incluem um nível muito baixo de gordura saturada, colesterol e sódio . Também é uma rica fonte de fibra dietética, HDL ou colesterol bom e proteína.

Além disso, a tapioca contém membros do complexo da vitamina B, incluindo Ácido pantotênico, Folato e Vitamina B6, além de Ferro, Manganês, Cálcio, Cobre e Selênio. Eles são embalados com carboidratos também, e 1 xícara de tapioca contém quase 45% de sua necessidade diária de carboidratos. Agora, confira Os 10 Benefícios da Tapioca Para Saúde:

1. Livre de Glúten:

A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten, que quando consumida por pessoas que não conseguem digeri-la, causa uma reação imunológica no intestino iniciando um processo inflamatório crônico. Por isso ela pode ser consumida sem medo por pessoas com Doença celíaca, ou seja, que têm intolerância ao glúten.

2. Ajuda a Perda de Peso:

A tapioca se tornou a queridinha das dietas de emagrecimento. Baixa em calorias e livre de glúten, ela é ainda absorvida mais lentamente que o pão.

3. Ajuda o Ganho de Peso Saudável:

Os benefícios da tapioca abrangem também os que desejam ganhar peso. Embora a maioria das pessoas esteja preocupada com a perda de peso, há os que procuram ganhar peso. A tapioca fornece uma maneira rápida de ganhar peso de forma saudável.

Por conter alto teor de carboidratos, ela pode ser adicionada em sua dieta, sem os inconvenientes de colesterol e gorduras ruins, que, por sua vez, quando elevados, podem causar diversos problemas de saúde. Portanto, o consumo de tapioca é uma escolha benéfica para ganhar peso de forma saudável.

4. Rica em Vitaminas do Complexo B:

tapioca

A tapioca contém quantidades significativas de vitaminas do complexo B, incluindo o Ácido fólico, que é bastante importante para reduzir as chances de defeitos do tubo neural em bebês. Portanto, é uma boa escolha para as grávidas.

5. Melhora a Saúde dos Ossos:

A tapioca é uma boa fonte de Vitamina K, Cálcio e Ferro. Estes nutrientes desempenham um papel importante na proteção e desenvolvimento dos ossos. A densidade mineral óssea diminui com a idade, acarretando problemas como a osteoporose, a Osteoartrose e a diminuição da flexibilidade. Os benefícios da tapioca propiciam uma melhora na saúde dos ossos.

6. Possui Propriedades que Beneficiam o Sangue:

O teor de Ferro é um dos benefícios da tapioca para o sangue, no geral. O Ferro é essencial para o funcionamento normal do corpo, e contribui para várias funções mais importantes, como a produção de células vermelhas. Juntamente com o Cobre (também presente neste alimento), o Ferro aumenta a quantidade de células vermelhas do sangue no corpo, impedindo, assim, condições como Anemia e outras doenças relacionadas.

7. Aumenta a Energia:

Os carboidratos são o combustível do corpo. A tapioca tem uma grande quantidade de carboidratos, e, em contrapartida, não possui colesterol nem gorduras saturadas, proporcionado uma boa carga de energia para o dia.

8. Excelente Fonte de Vitamina K:

A tapioca é uma fonte em Vitamina K, que tem papel importante no funcionamento neural. A Vitamina K está relacionada à diminuição nas chances de desenvolver o mal de Alzheimer, ao beneficiar algumas atividades e mecanismos do cérebro. A Vitamina K mantém as vias neurais ativas e livres de radicais livres que podem causar danos aos tecidos do cérebro.

9. Auxilia no Controle da Pressão Arterial:

Outro dos benefícios da tapioca vem de seu teor de Potássio, um mineral essencial para o corpo. O Potássio é um vasodilatador, ou seja, reduz a tensão e o Estresse dos vasos sanguíneos e artérias. Por ser conter muito deste mineral, consumindo tapioca se pode aumentar o fluxo de sangue no corpo e reduzir a pressão sobre o coração.

O resultado disto é uma redução das chances de Aterosclerose e coágulos sanguíneos. Além de também reduzir as chances de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais. O Potássio também é fundamental para o equilíbrio dos fluidos do corpo.

Quando este está em equilíbrio com o teor de Sódio no organismo, todas as trocas de fluidos celulares se tornam mais eficientes, aumentando ainda mais a capacidade metabólica e a energia vital do corpo.

10. Auxilia no Crescimento Muscular:

Tapioca é uma boa fonte de carboidratos complexos que podem ser usados para uma refeição antes da musculação. Ela dará energia para o treino sem riscos de picos de insulina como aconteceria com sanduíches de pão. Isso vale também para outras refeições.

Como Consumir Tapioca?

Como a tapioca não possui muitos nutrientes, é importante adicionar fontes de fibras e proteínas nela. Boas opções de fibras são chia, Aveia, Linhaça e Gergelim que podem ser adicionados na massa. Para o recheio, boas opções são atum, frango desfiado, ovo (desde que não seja frito), queijo branco e outros. Vegetais e legumes também podem ser adicionados no recheio.

Receita de Tapioca com Chia:

tapioca

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de goma de mandioca hidratada;
  • 1 colher de sopa de sementes de chia.

Modo de Preparo:

  • Coloque a goma de mandioca junto com a chia em uma frigideira, misture os ingredientes e depois espalhe a mistura pela frigideira aquecida.
  • Se preferir a massa mais fina, peneire a goma de mandioca antes de colocá-la na frigideira.
  • Com uma espátula, vire a massa até que os dois lados fiquem sequinhos.
  • Prepare o recheio e coloque-o sobre a tapioca.
  • Dobre a massa como se fosse um pastel e está pronta.

Palavra de Atenção:

Apesar dos benefícios de comer tapioca em várias formas, é importante lembrar que a mandioca pode ser muito venenosa se não for preparada, processada ou cozida adequadamente. A mandioca produz cianeto, que é um composto extremamente venenoso para os seres humanos.

Portanto, enquanto a tapioca que você compra em uma loja é perfeitamente saudável para comer, não tente processar ou comer tapioca cultivada ou encontrada na natureza, a menos que seja instruído por alguém que esteja familiarizado com uma maneira saudável de processá-la.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Petasita – Origem, Benefícios e Como Usar!

cipo de sao joao

Cipó de São João – Origem, Benefícios e Como Usar!