Os 40 Benefícios do Chá de Gengibre Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Gengibre Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Chá de Gengibre é bem conhecido por grande parte da população, entretanto, poucos conhecem todas os seus benefícios para a nossa saúde. Além disso, o Gengibre é uma raiz tuberculosa nativa da Ásia que tem sido usada tanto na culinária quanto na medicina. Outros nomes do gengibre são mangarataia ou mangaratiá. A partir da infusão de pedaços dessa raiz é possível fazer o Chá de Gengibre.

O gengibre tem diversos benefícios terapêuticos, dentre eles uma ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório. O Chá de Gengibre pode ser benéfico, em pequenas quantidades, para aliviar náuseas (inclusive durante a gravidez ou quimioterapia), ajudar na digestão e no combate a doenças de garganta e respiratórias.

Cha de Gengibre beneficios

Ele também ajuda a prevenir gastrite e úlceras, uma vez que atua no combate à bactéria H. pylori, uma das principais causas do problema.

O gengibre é conhecido por ser um alimento termogênico, ou seja, que acelera o metabolismo, aumenta a temperatura corporal e pode ajudar quem deseja emagrecer, mas este benefício só será notado se combinado a uma dieta saudável e prática de exercícios físicos.

O gengibre é encontrado nos mercados em natura, conserva, em forma de cápsula, cristal ou pó. Para fazer o chá, o melhor é utilizar a raiz pura. Na hora de comprar, prefira ela íntegra e fresca, com casca mais lisa, sem furinhos, que não esteja murcha ou mofada. A parte interna deve estar amarelada e não muito fibrosa.

Conteúdo do Artigo:

Valor Nutricional do Chá de Gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o nosso organismo. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.

As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e podem potencializam a queima de gordura corporal.

A raiz é composta por vitamina B6, assim como pelos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta.

Como se trata de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizá-las. Note que a tabela de valores nutricionais abaixo considera 100g de gengibre, porém o uso numa receita pode não alcançar 2g. Então confira agora os Benefícios do Chá de Gengibre Para Saúde:

1. Benefícios do Chá de Gengibre Para a Imunidade:

Uma dose saudável de vitamina C protege nosso corpo de infecções e mantém ossos e dentes saudáveis. Também melhora a capacidade do nosso corpo de reparar feridas e nos mantém imunes a bactérias, vírus e infecções. E uma maneira de consumir essa dose é adicionar o Chá de Gengibre na sua dieta.

Não só é um componente bem conhecido de nosso sistema imunológico, também é necessário para o colágeno, a principal proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo. A vitamina C, tomada por via oral, ajuda as feridas a cicatrizar mais rápido e melhor. Aplicado topicamente, protege a pele dos danos causados pelos radicais livres pela exposição aos raios UV.

2. Promove um Crescimento Adequado:

O Cobre do Chá de Gengibre, é altamente essencial para o crescimento normal. Assim, é definitivamente importante incluir este mineral de forma equilibrada em dietas regulares de um indivíduo. É útil na proteção dos sistemas esquelético, cardiovascular e nervoso.

3. Ajuda no Emagrecimento e Força Para os Treinos:

Este é um dos maiores benefícios da vitamina B6 para quem treina pesado ou para quem precisa emagrecer. Por atuar diretamente no metabolismo, ajudando a dissolver os nutrientes ingeridos e otimizando o processo de formação de energia, ela é capaz de alterar – e muito – nosso metabolismo, tornando-o mais eficaz e acelerando-o. E todos sabem que um metabolismo mais potencializado é sinônimo de mais força muscular, mais energia e um emagrecimento mais acentuado.

É este o motivo que faz com que muitos suplementos contenham uma dose de vitamina B6 em suas composições, pois ela é uma aliada da boa forma e dos resultados mais rápidos. Nesse caso, a suplementação é segura, pois as doses diárias máximas são respeitas, sempre levando em conta o que é ingerido na dieta tradicional.

4. Ajuda a Tratar Catarata:

Nossas pupilas exigem que a vitamina C funcione corretamente. A deficiência de vitamina C pode levar a catarata, onde as lentes se tornam cada vez mais opacas, provocando uma visão embaçada e levando a cegueira em adultos. Uma alta ingestão de vitamina C luta contra as cataratas e aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo para o olho. 1000 mg de vitamina C por dia para a catarata em suas trilhas e melhora a visão.

5. Benefícios do Chá de Gengibre Para o Sono:

O Chá de Gengibre regula a produção de melatonina, um hormônio importantíssimo para o sono adequado. Dessa forma, quem sofre com insônia ou com noites mal dormidas pode usufruir de mais um dos benefícios do Chá de Gengibre, que colabora para um descanso mais longo e de melhor qualidade.

6. Trata a Asma:

Pessoas com baixo nível de vitamina C têm uma grande chance de desenvolver asma. A maior ingestão de vitamina C diminuirá a produção de histamina no corpo, o que contribui para a inflamação. E uma ótima maneira de evitar a falta de vitamina C.

7. Ajuda na Prevenção de Doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. E o Chá de Gengibre é rico nesse mineral.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

8. Alivia as Cãibras Musculares:

Estas são sentidas principalmente durante os meses quentes de verão, devido ao desequilíbrio eletrolítico e desidratação. Assim, além de uma boa hidratação do corpo, também é importante consumir Chá de Gengibre para restabelecer a quantidade de eletrólitos.

9. Benefícios do Chá de Gengibre Para os Ossos:

O cálcio, presente no Chá de Gengibre, é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteoporose, osteomalacia. É muito importante a ingestão deste mineral na adolescência e infância pois nessa fase os ossos estão em desenvolvimento e fase de estruturação.

10. Atua na Multiplicação das Células:

vitamina B6 Chá de Gengibre participa da multiplicação das células do sistema imunológico e da produção das hemácias.

11. Atua na Produção de Colágeno:

A vitamina C do Chá de Gengibre, é um componente necessário para a produção de hidroxiprolina e hidroxilisina, ambas necessárias para ligar as moléculas que produzem colágeno. Isso, por sua vez, faz firmes e tonifica a pele. A deficiência de colágeno torna a pele aborrecida e sem vida. O colágeno rejuvenesce a pele das raízes e reduz as rugas e os sintomas do envelhecimento.

12. Atua na Pigmentação do Cabelos e Olhos:

O Cobre é um elemento vital para o pigmento escuro natural da melanina, que dá coloração à pele, cabelo e olhos, e como o Chá de Gengibre é rico em cobre, ele acaba sendo uma ótima fonte. A melanina pode ser produzida pelos melanócitos apenas na presença do cuproenzyme chamada tirosinase. A ingestão de suplementos de Cobre ajuda a proteger o cabelo grisalho.

13. Benefícios do Chá de Gengibre Para o Metabolismo:

O potássio do Chá de Gengibre, regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o Potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

14. Ajuda a Combater a Caspa:

Nossos folículos capilares geralmente ficam entupidos devido a caspa e pele seca e escamosa. Isso pode danificar os folículos pilosos se não for tratado e também inibir o crescimento do cabelo. A vitamina C presente no Chá de Gengibre ajuda a combater a bactéria no couro cabeludo. Ele remove a caspa e ajuda a se livrar dos restos dos folículos e incentiva o crescimento de novos cabelos. Também ajuda com couro cabeludo seco e prurido por causa de suas propriedades antivirais.

15. Mantemo Equilíbrio de Água:

O sódio do Chá de Gengibre é um dos minerais que ajuda a regular os níveis de líquido no corpo humano. O equilíbrio de sódio e água está intimamente ligado. Os portões e canais de sódio são o que a bomba de água na célula e regulam a quantidade de fluido extracelular no corpo.

16. Pode Melhorar o seu Estado de Espírito:

Alguns medicamentos antidepressivos prescritos funcionam da mesma maneira que a vitamina B6, aumentando os níveis de serotonina no cérebro. A pesquisa mostrou que a vitamina B6 tem um impacto significativo na produção central de neurotransmissores de serotonina e GABA no cérebro. E como o Chá de Gengibre é rico nessa vitamina, ele também atua nessa area.

Estes são hormônios importantes que controlam o humor e são necessários para prevenir depressão, dor, fadiga e ansiedade, de modo que a vitamina B6 tem sido associada ao aumento do humor e à prevenção de distúrbios do humor.

Como a vitamina B6 está envolvida na produção hormonal no cérebro, acredita-se que seja eficaz no tratamento de transtornos de humor e certas doenças cerebrais que podem se desenvolver como resultado de deficiências na função neurotransmissora.

A pesquisa sugere que os pacientes que tomam suplementos de vitamina B6 podem ajudar a levantar seu humor, sofrer menos dor e evitar a falta de energia e concentração também.

17. Benefícios do Chá de Gengibre Para Absorção de Glicose:

O sódio do Chá de Gengibre ajuda a facilitar a absorção de glicose pelas células, resultando no transporte suave de nutrientes nas membranas celulares do corpo.

18. Glândulas da Tireoide:

O cobre do Chá de Gengibre tem um papel importante no sentido de garantir o bom funcionamento da glândula tireoide.

19. Evita as Doenças Cardiovascular:

O magnésio é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Esse é, entre os benefícios do Chá de Gengibre, provavelmente o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.

Além disso, o magnésio reconhecidamente protege o coração do estresse muscular, além de colaborar para o controle da pressão arterial. Todos esses fatores fazem do magnésio um mineral essencial para o sistema cardiovascular.

Beneficios do Cha de Gengibre

20. Elimina o Excesso de Dióxido de Carbono:

O sódio desempenha um papel importante na remoção de qualquer excesso de dióxido de carbono que tenha acumulado no corpo. E como o Chá de Gengibre possui sódio, ele também tem essa função.

21. Benefícios do Chá de Gengibre Para a Nutrição:

Os benefícios do Chá de Gengibre para a nutrição se dão através do seu papel na absorção de outros nutrientes. Minerais como sódio, cálcio, potássio e fósforo, bem como muitas vitaminas, são melhor absorvidos quando o corpo está bem suprido de magnésio.

Esse benefício pode ser atribuído à capacidade do magnésio de ativar diversas enzimas, substâncias necessárias para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Dessa forma, a ingestão adequada de magnésio cria um efeito benéfico em cadeia sobre a nutrição em geral.

22. Possui Atividades Co-enzimáticas:

Uma das funções da vitamina B6 do Chá de Gengibre é fazer com que diversas enzimas funcionem propriamente, por atuar nos diversos sistemas enzimáticos do corpo humano. Isso ajuda no funcionamento correto do sistema nervoso e melhora a imunidade.

23. Ajuda a Combater a Insolação:

É causada devido à falha do sistema de regulação do calor no corpo humano. Esta forma de exaustão térmica é causada devido à exposição contínua a temperaturas muito altas. Esta exposição faz com que o corpo perca a capacidade de manter a temperatura normal.

Esta condição é ainda agravada devido à perda de sal e água do corpo. Assim, o Sódio desempenha um papel vital na prevenção do golpe do sol ou pelo cansaço do calor, substituindo a perda de eletrólitos essenciais.

Além da água, beber fluidos contendo sal e açúcar é favorável contra insolação. O Chá de Gengibre que e rico em sódio também pode ser usado para proporcionar ainda mais alívio. Os níveis de sódio e o equilíbrio de fluidos são muito importantes para os atletas de resistência, bem como para aqueles que vivem estilos de vida extremamente ativos.

24. Melhora os Tecidos Conjuntivos:

O cobre é um nutriente importante que tem um papel significativo na síntese de hemoglobina, a mielina, o corpo pigmento melanina e colágeno. Isso ajuda a proteger a bainha de mielina em torno dos nervos. Também está envolvida ativamente na produção de um elemento no tecido conjuntivo, a elastina.

25. Benefícios do Chá de Gengibre Para Câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, presente no Chá de Gengibre. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando. Ao existir um déficit de Potássio, o músculo se mantém contraído e provoca as câimbras.

Se os espasmos musculares dolorosos nas pernas costumam ser muito familiares, pode ser devido à falta de potássio. Isso é muito comum nos atletas que treinam muito. Se este for o seu caso, é uma boa ideia tomar ocasionalmente uma bebida rica em eletrólitos que inclua o potássio.

26. Atua na Formação de Hemoglobina:

A formação de hemoglobina é a principal função do ferro, que é rico no Chá de Gengibre. Não só isso, uma vez que o ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo.

A hemoglobina adicional é de vital importância porque os seres humanos tendem a perder sangue de várias maneiras, através de lesões, tanto internos como externos.

Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante os seus anos de menstruação, que é uma das principais razões por que as mulheres são mais propensos a sofrer de anemia do que os homens.

27. Atua nas Reações Enzimáticas:

O cobre é um elemento ou um co-fator de cerca de 50 diferentes enzimas que participam em várias reações biológicas dentro do corpo, e o Chá de Gengibre é rico nesse nutriente. Estas enzimas podem funcionar adequadamente apenas na presença de cobre.

28. Controla a Pressão Arterial:

Algumas pesquisas têm indicado que uma dieta com alta quantidade de alimentos ricos em cálcio, magnésio, potássio e fibra iram resultar na redução da pressão sanguínea, alimentos como o Chá de Gengibre.

Enquanto outros pesquisadores concluíram com opiniões diferentes. Mais tarde, verificou-se que a razão para estes resultados variados foi porque estes estudos testou o efeito de nutrientes individuais, em vez de as fontes alimentares possuindo esse conteúdo nutricional.

29. Benefícios do Chá de Gengibre Para a Gravidez:

O magnésio é essencial para uma gravidez saudável, então adicione mais Chá de Gengibre na sua dieta. Mais do que reduzir os riscos de osteoporose que se introduzem durante a gravidez, o Magnésio aumenta a tolerância à dor, de modo que colabora de modo significativo para um parto tranquilo.

30. Pode Evitar a Fadiga:

Os benefícios do Chá de Gengibre para saúde também incluem a eliminação da fadiga crônica, o que pode ocorrer em homens e mulheres. A deficiência de ferro é uma causa natural de fadiga, uma vez que é um componente importante da hemoglobina.

Assim, a inclusão de Ferro em sua dieta mantém você em forma, saudável e energético, tanto internamente quanto em sua vida externa. E uma ótima forma de fazer isso, é adicionando mais Chá de Gengibre na sua dieta.

31. Combate a Obesidade:

Quando há a deficiência de cálcio no organismo ele fica desequilibrado e os tecidos de gordura começam a inchar podendo desencadear aumento de peso. E o Chá de Gengibre é rico nesse nutriente.

A ingestão desse nutriente faz com que o organismo crie uma espécie de barreira, fazendo com que toda a gordura da comida não seja absorvida pelo organismo.

Em excesso, este mineral pode trazer problemas à saúde, como pressão alta, perda de apetite, náusea e vômito. Alguns sinais indicam que você pode estar com excesso de Cálcio, tais como excesso de urina, sede, fraqueza, nervosismo e insuficiência renal.

32. Combate os Sintomas da Artrite:

Baixos níveis de vitamina B6 foram associados com sintomas aumentados de artrite reumática, incluindo dor mais grave. A pesquisa publicada no European Journal of Clinical Nutrition observou os benefícios anti inflamatórios do Chá de Gengibre em pacientes com artrite.

No estudo randomizado, 35 adultos com artrite reumatoide recebem 5 miligramas por dia de ácido fólico ou 5 miligramas de ácido fólico mais 100 miligramas de vitamina B6 por 12 semanas. O que os pesquisadores descobriram é que a suplementação de vitamina B6 ajudou a tratar os sintomas.

Concluindo que os resultados fornecem valiosos dados de referência para a prática clínica, em relação ao potencial uso benéfico dela para reprimir a resposta inflamatória em pacientes com artrite reumatoide.

33. Benefícios do Chá de Gengibre Para o Cérebro:

O aumento do desenvolvimento do cérebro é também um dos muitos benefícios do Chá de Gengibre. Uma vez que o fornecimento de oxigênio no sangue é auxiliado por ferro e o cérebro utiliza cerca de 20% do oxigênio no sangue, ele está diretamente relacionado com a saúde do cérebro e suas funções.

O bom fluxo de sangue no cérebro pode estimular a atividade cognitiva e ajudar a criar novas vias neurais para prevenir distúrbios cognitivos como a demência e doença de Alzheimer, por isso a ingestão de ferro adequada e sua posterior oxigenação do cérebro é essencial.

34. Pode Evitar o Câncer:

A adequada quantidade de cálcio previne do risco geral de câncer de cólon e suprime o crescimento de pólipos que podem levar ao câncer. A suplementação de cálcio reduz o risco de adenomas, bem como tumores não malignos no cólon.

E como Chá de Gengibre é rico nesse nutriente, ele é uma ótima forma de absorver as quantidades necessárias de cálcio. Este é realmente um precursor ao câncer do cólon, mas ainda não se sabe se a ingestão de cálcio minimiza o risco de câncer completamente.

O excesso de cálcio é deixado em seus intestinos depois que seu corpo absorve o que precisa. Em seu caminho através do cólon, acredita-se que este cálcio não absorvido se liga com os promotores de câncer por isso eles são excretados junto do corpo.

Estudos têm demonstrado que ambas as fontes alimentares de cálcio proporcionam este efeito protetor. Suplementos de cálcio deve ser tomado em forma líquida, pois vitaminas líquidas absorvem 5 vezes melhor do que as pílulas.

35. Ajuda no Alívio de Dores:

Encontra-se ainda entre os benefícios do Chá de Gengibre o alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça. Muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do mineral.

36. Pode Tratar a Insônia:

O Chá de Gengibre também é útil no tratamento da insônia no corpo humano e também melhora os hábitos de sono e qualidade das pessoas, regulando os seus ritmos circadianos. A contagem de células vermelhas do sangue adequada também pode resultar em menor flutuação da pressão arterial, que pode muitas vezes manter as pessoas acordadas à noite.

37. Benefícios do Chá de Gengibre Para as Atividades Física:

Como o Chá de Gengibre pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidro eletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

38. Atua na Coagulação Sanguínea:

O processo de coagulação é uma verdadeira batalha no nosso organismo, aliado a outras proteínas o Chá de Gengibre tem um papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.

39. Regula os Níveis de Açúcar:

Uma das funções do magnésio é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter esses níveis de açúcar sob controle e razoavelmente constantes. E para absorver esse nutriente, uma ótima opção é o Chá de Gengibre.

Além disso, o magnésio torna as células mais sensíveis a insulina, de modo que esse aspecto do metabolismo é fortemente beneficiado. Por esse motivo, o magnésio é extremamente indicado para a prevenção do diabetes e para o tratamento da doença.

40. Benefícios do Chá de Gengibre Para Gravidez:

O magnésio é essencial para uma gravidez saudável, então adicione mais Chá de Gengibre na sua dieta. Mais do que reduzir os riscos de osteoporose que se introduzem durante a gravidez, o Magnésio aumenta a tolerância à dor, de modo que colabora de modo significativo para um parto tranquilo.

Cha de Gengibre

Receitas do Chá de Gengibre

Rale um pouco do gengibre e adicione a um litro de água fria. Leve ao fogo, espere que ferva e deixe por mais 5 minutos. Passado esse tempo, tire do fogo espere esfriar um pouco e tome em seguida. Lembre-se de tomar quente mesmo, mas tenha cuidado para que a temperatura em que a bebida se encontra não irá lhe queimar. Consuma o chá três vezes ao dia. Saiba como fazer o Chá de Gengibre:

Ingredientes:

Modo de preparo:

  • Faça um suco com o limão e o gengibre.
  • Em seguida, adicione os demais ingredientes ao suco e aqueça a água.
  • Ao começar a ebulição, desligue o fogo, coloque todos os ingredientes e deixe descansando por alguns minutos.
  • Ao esfriar, coe e beba em seguida.
  • O ideal é tomar esse chá cinco vezes por dia, depois das refeições.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

inga

Os 30 Benefícios do Ingá Para Saúde

Os 30 Benefícios do Palmito Para Saúde