Os 30 Benefícios da Mangaba Para Saúde

Conheça Tudo Sobre os 30 Benefícios da Mangaba Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Mangaba Para Saúde são muitos pois ela é rica em nutrientes que são fundamentais para ajudar as funções do corpo a funcionarem adequadamente. Além disso, a Mangaba é o fruto da mangabeira (nome cientifico: Hancornia speciosa), árvore rústica que pode chegar a dez metros de altura e é típica do bioma Caatinga, mas também pode ser encontrada em fisionomias do Cerrado.

Esta árvore é nativa do Brasil, mas pode ser encontrada no Paraguai e leste do Peru. Sua fruta é muito consumida e apreciada no nordeste brasileiro, onde é encontrada de forma abundante. O estado do Sergipe é o maior produtor brasileiro desta fruta.

beneficios da mangaba

A Mangaba é uma fruta nativa, encontrada em vária regiões brasileiras, principalmente no Nordeste. Esta fruta, além de servir como alimento, é responsável pela atividade econômica nessa região e em outras onde é encontrada.

O fruto pequeno tem um formato similar ao da pera, polpa branca, cremosa e suculenta, ligeiramente ácida e leitosa, motivo pelo qual seu nome, de origem tupi-guarani, significa “coisa boa de comer”. As sementes achatadas e arredondadas ficam no interior da polpa.

Quando o fruto está pronto cai a partir do ramo de amadurecimento e termina no solo ao longo de um período de 12 – 24 horas. O fruto recolhido a partir do chão é o mais valorizado, mas quanto mais madura parecer, mais rapidamente deve ser consumida, o que é um problema para a comercialização. Por esta razão é principalmente fruto colhido da árvore, e o fruto está pronto para comer depois de dois a quatro dias. Neste caso alguma experiência é necessária para saber exatamente quando a colheita dos frutos.

Valor Nutricional da Mangaba:

O fruto possui inúmeros nutrientes como o Ferro, Cálcio,  Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2 e Vitamina C. A Fruta é rica em Vitamina C, mais do que outras frutas mais ácidas. Possui teor de proteína que varia entre 1,3 e 3%. Então, confira Os 30 Benefícios da Mangaba Para Saúde:

Benefícios da Mangaba Para Saúde:

1. Promove a Perda de Peso:

A Mangaba é uma fruta rica em complexo B. As vitaminas do complexo B poderiam auxiliar no emagrecimento, por melhorar o organismo e, consequentemente, o metabolismo dos alimentos, fazendo com que o corpo gaste melhor os nutrientes e as possíveis reservas corporais.

2. Benéfica no Combate ao Câncer:

A Mangaba é rejuvenescedora de saúde na erradicação de elementos tóxicos no corpo. Isso significa que esta fruta ajuda a eliminar o corpo de elementos cancerígenos. Ela consiste em componentes conhecidos como salvestrol Q40 e limoneno, que são conhecidos por lutar contra células cancerosas no corpo.

3. Beneficia a Saúde do Fígado:

O chá dela é um ótimo remédio para o fígado, bastando fazer a infusão da sua casca e consumi-la regularmente;

4. Combate Dores e Infecções:

Algumas partes da Mangabeira são usadas na medicina popular: a pele tem propriedades adstringentes, o látex é utilizado para contusões, inflamações, diarreia, Tuberculose, Úlceras e herpes.

5. Fortalece o Sistema Imunológico:

Outro nutriente que é encontrado em grande quantidade nesta fruta é a Vitamina C. O efeito mais conhecido da Vitamina C também não pode deixar de ser mencionado.

6. Benefícios da Mangaba Para Tratar Flebite:

A flebite é inflamação nas paredes de uma veia. As propriedades anti-inflamatórias da Mangaba podem aliviar o desconforto desta condição. Ele também pode atuar como um remédio efetivo para olhos injetados de sangue, varizes e até mesmo hemorroidas!

mangaba beneficio

7. Promove a Saúde do Coração:

Pelo conjunto dos seus nutrientes, esta fruta é ótima fruta para manter nosso sistema cardiovascular funcionando corretamente, sendo assim um excelente protetor para o coração.

8. Benéfica Para Aliviar Cólicas Menstruais:

Para amenizar as dores das cólicas menstruais, basta a ingestão de um bom chá das folhas da Mangaba;

9. Dá Energia Para uma Vida Ativa:

A Vitamina B1 é um dos princípios ativos encontrados na Mangaba, Um dos principais benefícios da Vitamina B1 (tiamina) é o seu envolvimento na ativação do sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar, a principal fonte de energia para o corpo humano.

10. Benéfica Para Controlar o Colesterol:

A Mangaba é capaz de regular o Colesterol e ajudar aos diabéticos a manter seus níveis de glicose no sangue dentro do normal;

11. Funciona Como um Excelente Diurético:

Um copo desse suco encoraja os rins a excretar mais água. Isso é útil no tratamento da pressão arterial elevada, edema e cálculos renais. O diurético natural também pode ser útil no tratamento de ovários policísticos, osteoporose e crescimento excessivo de cabelo em mulheres.

12. Ajuda no Combate a Anemia:

O Ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, e ele é encontrado em grande escala na Mangaba. A falta do mineral faz com que o organismo produza menos células vermelhas, o que irá caracterizar o quadro de Anemia.

13. Acaba com os Gases:

A Mangaba é ideal para problemas de gases, muitas vezes associados a uma digestão pesada. Nestes casos, o melhor é tomar uma xícara deste chá após o almoço ou no final da tarde. Seu estômago estará livre desses desconfortos em poucos minutos graças às suas propriedades digestivas.

14. Benefícios da Mangaba Para a Pressão Arterial:

O chá de folhas da Mangaba pode ser usado no tratamento de pacientes hipertensos devido à ação que regula e mantém a pressão arterial em bons níveis.

15. Benefícios da Mangaba Para o Intestino:

A Mangaba é um excelente remédio para intestino preso, atuando como laxante;

16. Benefícios da Mangaba Para Saúde dos Olhos:

A Mangaba é rica em Vitamina A, a Vitamina A se relaciona amplamente à boa visão, sendo necessária aos olhos para reconhecer pequenas quantidades de luz.

Além disso, a Vitamina A protege os olhos dos constantes ataques dos radicais livres, de modo que a degeneração dos olhos ao longo do envelhecimento se dá de modo mais lento.

17. Beneficio da Mangaba Para Fortalecer os Ossos:

Devido à sua elevada quantidade de Vitamina C e ao seu teor de Cálcio, a Mangaba é um reforçador natural ideal dos ossos. Ossos fortes significam menos chances de desenvolver osteoporose, fraturas ósseas, osteoartrite e artrite reumatoide.

mangaba

Outros Benefícios:

  • Pode ser utilizado em problemas de pele, como as manchas escuras que aparecem durante a gravidez, lavando a área com o chá.
  • Ajuda a relaxar e combater o estresse, por causa o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhora a circulação;
  • Atuar como antioxidante, por ser rica em Vitamina A e C;
  • O seu chá auxilia no controle da diabetes.
  • Ajuda a tratar a constipação;
  • Como uma fonte de Ferro e Vitamina C, reduz o risco de adquirir doenças.
  • As cascas têm grande influência em doenças hepáticas, como icterícia e obstruções do fígado e baço.
  • Ela pode também ser utilizada na cura de gripe
  • O leite da fruta é utilizado popularmente para tratar osteoporose e em recuperação de fraturas.
  • O leite extraído da polpa verde é popularmente conhecido por tratar úlceras, herpes e tuberculose. Deve-se misturar o leite com água e ferver.
  • Seu suco ajuda a refrescar o corpo;
  • É um ótimo remédio caseiro para doenças pulmonares, já que é conhecido por soltar o muco dos pulmões.

Contraindicações:

A Mangaba não possui contraindicações. Única atenção que se deve ter, é que o fruto, de maneira alguma, pode ser consumido ainda verde. Quando não está madura, a Mangaba tem suco leitoso que pode até embriagar e causar a morte. Conhecido como manguaicy o leite é considerado um verdadeiro veneno.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Os 35 Benefícios do Chá de Amora Para Saúde

Os 33 Benefícios do Couve de Bruxelas Para Saúde