Chá de Fitolaca – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Chá de Fitolaca – Origem, Benefícios e Como Usar de forma correta. Além disso, o Fitolaca de nome científico Phytolacca decandra, é uma planta herbácea ou subarbustiva pertencente à família das Phytolaccaceae, e que é popularmente conhecida por uma série de outros nomes, tais como caruru-açi, erva-dos-cachos, uva-turca, fitolaca americana, dentre outros.

Nativa do continente americano, aparece desde os Estados Unidos até a Argentina e é encontrada por todo o Brasil, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul e pode atingir até 4 metros de altura.

A planta possui um avermelhado caule ereto, folhas grandes que se afinam nas extremidades e numerosas flores brancas. É comumente encontrada em áreas abertas, ao longo de cercas, campos e florestas límidas.

Benefícios do Chá de Fitolaca

Origem da Chá de Fitolaca:

De nome científico Phytolacca decandra, a fitolaca é uma planta subarbustiva da família Phytolaccaceae. Sua presença pode ser notada em toda a América, dos Estados Unidos até a Argentina e no Brasil, é encontrada em todas as regiões, mas principalmente no Nordeste, Sudeste e Sul. Também conhecida como caruru-açi, erva-dos-cachos, erva-de-laca, uva do Canadá, fitolaca americana, uva-turva.

Vinagreira e tinturer, a planta pode chegar aos 4m de altura, e possui folhas grandes que se afinam nas extremidades. Suas flores são brancas, em caches, e contam com cinco pétalas cada uma.

Seus frutos são negros, se desenvolvem em cachos e amadurecem no outono. As suas folhas são muito usadas na medicina popular, e o suco das bagas é usado como tinta, pigmento, além de ser um agente de coloração para vinhos.

Benefícios do Chá de fitolaca:

1. Atua no Tratamento do Câncer:

Há muito tempo, o Chá de Fitolaca é tida como excelente arma na luta contra o câncer. Há, no entanto, duas variações em termos de aplicação. Tradicionalmente, alguns especialistas em ervas medicinais acreditavam que o Chá de Fitolaca seria eficaz na sua forma fresca. Vários outros, no entanto, dizem que o uso correto é da planta seca.

Existe uma grande quantidade de pesquisas em curso sobre o Chá de Fitolaca para o tratamento do câncer. No entanto, os estudos ainda não são conclusivos. Hemibalistas acreditam que a planta pode ajudar a estimular a glândula tireoide.

2. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Chá de Fitolaca funciona bem no fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, pode ajudar a tratar várias doenças através disso. Além disso, pode atuar como um antiviral, combatendo muitos problemas respiratórios.

Entre os grandes benefícios do Chá de Fitolaca, está a capacidade de lutar contra vários vírus conhecidos, nos quais o HIV está incluído. Esta última, no entanto, foi observada apenas no estágio in vitro.

3. Ajuda no Tratamento de Problemas na Pele:

Um outro benefício importante do Chá de Fitolaca para a saúde é sua capacidade de curar várias doenças de pele. O cataplasma da raiz é aplicado externamente em uma tentativa de curar úlceras, seios doloridos, erupções cutâneas, infecções fúngicas como micose, acne e sarna. Além disso, o Chá de Fitolaca tem sido usada para tratar uma infecção ocular conhecida como conjuntivite.

Como Utilizar a Fitolaca:

Para aproveitar os benefícios do Chá de Fitolaca, basta preparar um chá.

Chá de Fitolaca adicione duas colheres de sopa da erva em um litro de água e apague o fogo assim que a água alcançar fervura. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Após esse período, coe e beba, de duas a três xícaras ao dia.

Efeitos Colaterais e Precauções:

A ingestão do Chá de Fitolaca, ou a frutas não cozidas, sementes e raízes da fitolaca pode causar distúrbio gastrointestinal, gerando uma severa toxicidade. Uma quantidade inferior a 10 frutas cruas da planta podem intoxicar um adulto.

Causando vômitos, náusea, diarreia, espasmo estomacal, tontura e cefaleia que duram de 24 a 48 horas. As folhas adultas cruas e as sementes da fitolaca são altamente tóxicas e venenosas, por isso, devem ser mantidas longe de crianças, já que é comum a ingestão acidental por elas.

Pimpinela – Origem, Benefícios e Como Usar!

gerbera

Gérbera – Origem, Benefícios e Como Plantar!