Os 30 Benefícios do Suco de Jabuticaba Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Já ouviu falar no Suco de Jabuticaba? Sabia que este suco pode trazer vários benefícios à saúde? isso mesmo, o Suco de Jabuticaba é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, a jabuticaba é uma fruta 100% brasileira que vem da nossa Mata Atlântica. O seu nome vem do tupi e pode ter dois significados diferentes: o primeiro quer dizer jabuti (famoso tipo de tartaruga) + caba (gordura), ou seja, a gordura de jabuti; já o segundo significado vem de “iapoti kaba”, ou frutas em botão.

Suco da Jabuticaba

Valor Nutricional do Suco de Jabuticaba:

Suco de Jabuticaba dispõem muitos dos nutrientes da Jabuticaba, abrangendo: Vitamina E, o ácido fólico, Niacina, Tiamina, Riboflavina, Cálcio, Magnésio, Ferro, Fósforo, Cobre, Manganês e Zinco. Então, confira detalhadamente Os 30 Benefícios do Suco de Jabuticaba Para Saúde:

1. Eliminar a dor de Garganta:

O Suco de Jabuticaba é um remédio natural para dor de garganta. O tratamento é alcançado quando o suco é extraído e misturado com água morna e tomado como bebida.

2. Trata Amigdalite:

O Suco de Jabuticaba é eficaz na cura da amigdalite. Para melhores resultados, é aconselhável gargarejar o suco misturado com água morna duas vezes ao dia.

3. Previne o Câncer:

O Suco de Jabuticaba tem propriedades antioxidantes que ajudam no controle do desenvolvimento e espalhamento das células cancerosas em diferentes partes do corpo.

4. Fortalece os Ossos:

O Suco de Jabuticaba é eficaz no fortalecimento dos ossos e dentes devido ao mineral de Cálcio presente nele.

5. Aumenta os Níveis Sanguíneos:

O Suco de Jabuticaba aumenta os níveis sanguíneos no corpo. Isso ajuda no tratamento de doenças relacionadas a níveis sanguíneos baixos, como anemia, tonturas e desmaios. Isso é possível graças ao presente de Ferro no suco.

6. Elimina a Diarreia:

O Suco de Jabuticaba é um remédio natural para a diarreia. Esta cura é conseguida quando a cobertura resistente da fruta é seca, esmagada e misturada com água. Quando se bebe esta mistura, ela diminui o movimento do intestino e, portanto, interrompe a diarreia.

7. É um Excelente Anti-Inflamatório:

A rica atividade antioxidante no Suco de Jabuticaba tem fortes efeitos anti-inflamatórios. Ao desfrutar de uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, você ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças como diabetes e doenças cardíacas.

8. Ajuda a Tratar Asma:

Os nativos da América do Sul acreditam que o Suco de Jabuticaba é benéfico para aqueles que sofrem de asma. Acredita-se que suco de jabuticaba mantenha as vias aéreas e as passagens claras nos pulmões abrindo brônquios.

9. Previne o Envelhecimento Precoce:

O rico conteúdo antioxidante do Suco de Jabuticaba pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento.

10. Melhora a Saúde do Cabelo:

Os nutrientes do Suco de Jabuticaba promove o crescimento saudável e brilhante do cabelo e são também úteis na prevenção da Perda de cabelo.

11. Previne o Câncer:

O Suco de Jabuticaba é muito popular por seus poderosos efeitos antioxidantes, devido à presença de compostos fenólicos, como as antocianinas e muitos outros.

As antocianinas, que agem como antioxidantes potentes também possuem anti-inflamatória, com propriedades anti-câncer.

Estes antioxidantes ajudam no combate aos radicais livres que são responsáveis ​​por causar danos às células e mutações no DNA.

12. Acelera o Emagrecimento:

Suco de Jabuticaba é uma boa adição na dieta para a perda de peso, pois é pobre em gordura e calorias. Além disso, o suco é uma rica fonte de fibra dietética que controla o apetite e impede que você comer demais por manter-se completa por um longo período de tempo.

13. Melhora a Digestão:

O alto teor de fibra no Suco de Jabuticaba ajuda a fazer seus movimentos intestinais regulares e na prevenção da constipação. Os nutrientes desta fruta ajuda na digestão e também na limpeza e desintoxicação do intestino.

14. Ajuda a Tratar Artrite:

Devido às suas potentes propriedades anti-inflamatórias, o Suco de Jabuticaba é útil para aliviar a artrite e outras doenças relacionadas com a inflamação.

15. Ajuda no Fortalecimento dos Ossos:

Os altos níveis de cálcioPotássio e Magnésio no Suco de Jabuticaba é benéfica para os ossos e dentes. Estes minerais ajudam no fortalecimento seus ossos e na prevenção de doenças como a osteoporose.

16. Ajuda a tratar Crises de Diarreia:

Suco de Jabuticaba tem sido comumente usado para ajudar a tratar crises de diarreia. Quando secos, esmagados, e misturado com a água, a pele do Jabuticaba retarda os movimentos intestinais.

Uma vez que você é capaz de manter o alimento em seu sistema, comer a carne da fruta restaura nutrientes e vitaminas perdidas quando doente. Isso ajuda a acelerar o tempo de recuperação e ajuda a prevenir a desidratação.

17. Combate Artrite:

A rica atividade antioxidante no Suco de Jabuticaba tem fortes efeitos anti-inflamatórios. Ao desfrutar de uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, você ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças como diabetes e doenças cardíacas.

Os alimentos anti-inflamatórios são grandes quando sofrem tais condições inflamatórias como artrite, que são dolorosas e podem reduzir a qualidade geral da vida.

18. Age Como um Desintoxicante Natural:

Suco de Jabuticaba é ótimo para o fígado pois ajuda a tirar o stress fora deste órgão ocupado, ajudando a filtrar as toxinas, enquanto Nutrir o corpo com vitaminas e minerais. Consumir regularmente esta fruta ajuda a manter seu corpo livre de toxinas causando doenças.

19. Combate a Anemia:

Suco de Jabuticaba é importante no tratamento e prevenção da anemia, graças ao ferro, principal nutriente para o enfrentamento do problema. A anemia é caracterizada pela ínfima quantidade de glóbulos vermelhos, e provoca indisposição, mal estar, fraqueza e falta de apetite.

20. Combate o Envelhecimento Precoce:

Suco de Jabuticaba tem um dos melhores e mais poderoso antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e também a prevenção da ocorrência de sinais de envelhecimento, como manchas escuras, rugas e linhas finas.

21. Melhora o Desempenho do Metabolismo:

O fósforo presente no Suco de Jabuticaba juntamente com outros minerais, pode auxiliar no melhor desempenho do metabolismo de energia no nosso corpo. O suco também ajuda a combater o estresse e a aumentar a imunidade do organismo

22. Combate a Gripe:

Suco de Jabuticaba é conhecido como uma aliada do nosso corpo no combate à gripe, também pode ajudar em infecções no geral, e ainda auxiliar em casos de alergia e asma.

23. Melhora a Saúde Bucal:

Suco de Jabuticaba possui altos níveis de minerais como o cálcio, potássio e magnésio, os benefícios podem se estender aos nossos ossos e dentes, pois estes minerais ajudam a fortalecê-los, prevenindo de doenças mais graves, como a osteoporose

24. Benefício do Suco de Jabuticaba Para Gravidez:

Por possuir ácido fólico e ferro, o Suco de Jabuticaba também pode ser muito recomendada à mulheres grávidas, pois pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento do feto.

25. Combate o Estresse:

O Suco de Jabuticaba é capaz de aliviar o estresse e com a ação de antioxidantes evitar o envelhecimento precoce da pele, a fruta é matéria prima para uma série de produtos para o cabelo, afinal os seus nutrientes garantem um crescimento bonito e saudável dos fios.

Suco de Jabuticaba

Outros Benefícios do Suco de Jabuticaba Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Suco de Jabuticaba desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Combate as doenças cardiovasculares e degenerativas, como o câncer, porque é rica em antioxidantes que protegem as células do corpo.
  • Ajuda a combater o colesterol alto, por ser rica em uma fibra e pectina;
  • Diminuir a retenção de líquidos porque tem propriedade diuréticas;
  • Reduz os níveis de LDL e colesterol total;

Além disso, a jabuticaba não engorda porque é uma fruta sem gordura e com poucas calorias, por isso, é uma ótima alternativa para variar e enriquecer as dietas de emagrecimento.

Como Preparar o Suco de Jabuticaba:

Comece por lavar bem as jabuticabas. Coloque-as em uma panela, tampe e leve ao fogo baixo por uns 5 minutos. Destampe a panela e, sem retirar do fogo, vá amassando as frutas com uma colher de pau.

Depois de bem amassadas, retire as jabuticabas do fogo e passe-as por uma peneira, apertando com as costas da colher para retirar todo o suco. Despreze cascas e caroço. Use essa polpa e sumo para preparo do suco. Receita de suco de jabuticaba:

Ingredientes:

  • 2 litros de água;
  • 1 kg de jabuticaba;
  • Adoçante a gosto.

Modo de Preparo:

  • Lave bem as frutas. Leve para ferver em uma panela com água.
  • Amasse as frutas e deixe cozinhar até adquirir uma coloração violeta.
  • Espere esfriar.
  • Coe e em seguida leve para bater com a água e adoçante no liquidificador.
  • Sirva com cubos de gelo.

Efeitos Colaterais do Suco de Jabuticaba:

O uso do suco é contraindicado para grávidas, hemofílicos e pessoas que sofrem com doenças cardíacas ou renais. Pode aumentar o risco de hemorragias e o contato com a resina produzida pela árvore pode causar irritação na pele.

Chá de Neem

Os 38 Benefícios do Chá de Neem Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Coentro Para Saúde