Benefícios das Plantas

Camélia – Origem, Benefícios e como Usar

Camélia – Origem, Benefícios e como Usar de forma correta. Além disso, a Camélia possui muitas propriedades medicinais que ajudam a melhorar toda a saúde do corpo humano. A planta Camellia sinensis é pouco conhecida por seu nome científico, mas com certeza você já ouviu falar do chá branco, do chá verde, do chá preto ou do chá Oolong, certo? Todos eles têm uma coisa em comum: derivam dessa mesma planta.

beneficios da camelia

Muito usados para o emagrecimento, esses chás são populares principalmente na cultura oriental, sendo conhecidos mundialmente devido às suas propriedades emagrecedoras e de melhoria da saúde.

A diferença entre eles está na forma como são produzidos, com técnicas indianas e chinesas com maior ou menor oxidação das folhas, ou ainda, no caso do chá branco, o material com que é feito – esse com os brotos e flores.

Existem vários tipos de camélias,as mais conhecidas no mundo científico são a C. japonica, C. sasanqua, C. reticulata e tambem a C.chrysantha. Esta planta é família das Teáceas, com origem asiática, gosta de solos ricos em matéria orgânica, por isso se pensar em plantar esta planta fantástica no seu jardim, assim recomenda-se que faça a seguinte composição no vaso ou canteiro:

Origem da Camélia:

A Camélia conhecida como Camellia sinensis é uma árvore nativa das florestas do nordeste da Índia e do sul da China. Pode chegar aos 15 metros de altura, mas com podas constantes, pode ser mantida com 1,5 metros – quando cultivados dessa maneira, as árvores raramente florescem. Suas folhas são oblongas, escuras, lustrosas e possuem nervuras bem marcadas nas superfícies. Possuem as margens denteadas, e as folhas mais novas possuem pequenos pelos brancos.

Suas flores aparecem sozinhas ou aos pares e são pequenas, normalmente de coloração esbranquiçada e com cheiro característico. A árvore produz frutos pequenos e globosos que possuem entre 1 e 3 sementes, com as quais é possível produzir óleo ideal para o consumo humano.

Propriedades da Camélia:

A Camélia possui ricas propriedades adstringentes, analgésicas, antiasmáticas, antibacterianas, antioxidantes, digestivas, diuréticas, estimulantes, além de ser auxiliar no controle da diarreia, na redução da cárie e das dores de dente, na eliminação de gorduras, sendo muito usado para quem busca o emagrecimento.

Pode ser usada ainda para auxiliar na digestão, diminuir os níveis de colesterol ruim, dilatar os brônquios e auxiliar em casos de gripes e resfriados. É rica ainda em magnésio, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e vitamina B2 – essenciais para o bom funcionamento do organismo humano.

Benefícios da Camélia Para Saúde:

Melhora a Saúde da Pele:

Pode-se extrair o óleo da Camélia para preparação de hidratantes de pele, pois sabe-se que essa planta é rica em polifenóis, Vitamina A, vitamina B, vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso a Camélia é altamente nutritiva e hidratante para pele.

Reduz o Colesterol LDL:

O óleo de Camélia é único porque é feito de gorduras principalmente insaturadas, portanto, é capaz de prevenir doenças cardiovasculares, diminuindo ativamente o nível de colesterol no corpo, mas mais especificamente o colesterol LDL problemático.

Melhora a Saúde Oral:

Camélia é ótima para a saúde dentária e importante para evitar que as bactérias se agarrem aos dentes, tornando-se uma necessidade para cuidar dos dentes.

Combate o Aparecimento da Acne:

Algumas vezes a acne pode deixar cicatrizes que fazem a pele parecer áspera e seca. Aqueles que sofrem de acne cística são particularmente propensos a cicatrizes. Princípios ativos retirados da Camélia podem suavizar a aparência das cicatrizes acneicas e ajudar a rejuvenescer a pele, evitando a vermelhidão e inflamação associada com cicatrizes de acne.

Previne a Obesidade:

No ocidente, o chá verde extraído da planta Camélia se popularizou por seu uso contra a obesidade. Vários estudos e pesquisas já foram realizados, inclusive por Universidades brasileiras, comprovando sua eficiência.

Promove a Saúde dos Cabelos:

Aplicar óleo de Camélia diretamente nos fios consegue trazer diversos benefícios. As propriedades que esse óleo apresenta deixa os cabelos mais fortes e com um aspecto mais saudável.

Previne o Câncer:

As metástases de câncer formam tumores e acabam destruindo importantes órgãos necessários para a função normal do corpo é por isso que as pessoas com câncer em estágio terminal sofrem de falhas de múltiplos órgãos, a Camélia atua muito bem na prevenção contra o câncer.

Como Usar a Camélia:

A melhor e mais famosa maneira de utilizar a Camélia é através da preparação do seu chá. Existe uma grande variedade de variações, incluindo verde, preto, oolong e branco. Tudo depende do momento em que as folhas são coletadas e preparadas. Você também pode comprar diferentes apresentações que combinam Camélia com outros tipos de chá.

Para preparar o Camélia, basta colocar uma pitada de folhas em uma xícara de água fervente e deixar descansar por pelo menos 5 minutos, depois remover as sobras das folhas. Pode ser adoçado com açúcar ou mel e, no caso do chá preto, podemos adicionar um pouco de leite.
Óleo.

As sementes podem ser pressionadas para obter óleo. Deve-se notar que isso geralmente é feito a partir da Camélia oleifera. Este óleo de Camélia tem um sabor doce com o qual você pode temperar a comida.

camelia

Contraindicações da Camélia:

Todo medicamento, mesmo que natural, deve ser usado somente com orientação médica. No caso da Camellia sinensis, pacientes gestantes, crianças e pacientes que tem problemas no estômago, coração, rins ou ainda hipertireoidismo não devem consumir a planta. Caso haja consumo, faça somente com supervisão médica.

A planta, quando consumida em excesso, pode diminuir o apetite, causar prisão de ventre ou ainda diarreia, dependendo do organismo.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.