Os 30 Benefícios do Chá Gelado Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios do Chá Gelado Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, uma excelente opção para quem deseja sabor na hora de se refrescar nos dias quentes, é o Chá Gelado. Este, em suas inúmeras versões, apresenta muitos benefícios como a presença de flavonoides e antioxidantes. A presença de antioxidantes faz com que o Chá Gelado ajude a prevenir o envelhecimento da pele, mantendo-a mais saudável, jovem e bonita.

Os benefícios do Chá Gelado para a saúde são variados, Além disso, o Chá Gelado possui propriedades que ajudam no tratamento e no combate de várias doenças no corpo. A bebida também contém uma variedade de benefícios que ajudam em diversos problemas de saúde.

beneficios do cha gelado

O Chá Gelado é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes ou pedaços de frutas na água quente, por isso, também é um excelente alimento a ser incorporado numa dieta balanceada, mas como todo alimento, deve ser consumido de forma equilibrada e em quantidade moderada.

A palavra chá é comumente usada para se referir também a infusões, pois o chá mesmo só são o chá preto e o chá verde, os demais são infusões. Quando preparados em casa, com folhas secas, as propriedades das plantas são preservadas. O chá gelado é uma opção de bebida muito saudável, pois possui baixo valor calórico, tem a capacidade de hidratar o corpo, refrescar e é diurética.

Cada variedade de chá adquire um sabor definido de acordo com o processo de produção utilizado, que pode agregar oxidação, fermentação, e o chá também pode ser incrementado com outras ervas, especiarias e frutos.

Alguns estudos afirmam que o chá tem substâncias importantes para o organismo, pois aumenta o metabolismo, ajuda na prevenção do câncer, auxilia na imunidade, reduz o mau-hálito, alivia o estresse, e tem efeitos positivos no organismo de portadores de HIV. No entanto, a maioria dos estudos ainda está em fase inicial, ou seja, é melhor observar estes benefícios com cautela.

Benefícios do Chá Gelado Para Saúde:

1. Ajuda na Perda De Peso:

Pesquisas apontam que incluir o chá na dieta ajuda no emagrecimento. Ele possui propriedades que impedem a adipogênese, que nada mais é do que o processo de formação de células de gordura. Além disso, o chá Gelado pode controlar o ciclo de vida das células de gordura chamadas adipócitos.

2. Protege Contra Lesões:

A ingestão de Chá Gelado não hidratado tem sabido reduzir a ocorrência de fraturas nos ossos. Os flavonóides encontrados na bebida também protegem os ossos contra lesões.

3. Melhora A Transtorno Cardiovascular:

Os flavonoides (antioxidantes) a diminuir as chances do desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Acontece que os flavonoides auxiliam na diminuição da pressão sanguínea, com isso, problemas que afetam o coração são amenizados.

4. Hidrata o Corpo:

Beber Chá Gelado ajuda a restaurar o nível de hidratação no corpo perdido por causa do calor, treino, trabalho excessivo ou fadiga. Ele mantém o corpo hidratado sem adicionar calorias extras ao corpo.

5. Auxilia No Combate Do Câncer:

O chá Gelado, se consumido com regularidade, pode prevenir câncer (como por exemplo, o de pele e de pulmão). Algumas pesquisas apontam que o consumo do chá ajuda a eliminar as células doentes do organismo. Sendo assim, a pessoa que tem câncer pode incluir na sua dieta o chá diariamente sem problemas.

6. Regula os Níveis de Insulina:

Beber Chá Gelado várias vezes por dia pode manter os níveis de glicose no controle. A absorção excessiva de açúcar no sangue é inibida pela ingestão da bebida e os níveis de insulina são mantidos sob controle.

7. Combate Do Envelhecimento:

O chá Gelado possui muitas propriedades antienvelhecimento por ser rico em antioxidantes. A erva possui propriedades que ajudam as células no processo de restauração. Com isso, os tecidos da pele e as células dos órgãos ficam jovens por mais tempo. No caso da pele, as rugas demoram mais a aparecer. Já os órgãos tem o seu funcionamento menos afetado.

8. Acelera o Metabolismo:

Beber Chá Gelado refresca o corpo cansado e o enche de energia para executar todas as funções. De baixa calorias, ajuda a manter o estômago mais cheio por ser saciante.

9. Dentes e Gengivas Saudáveis:

O chá Gelado contém pequenas quantidades de flúor e outros nutrientes que ajudam a manter os dentes fortes e saudáveis. Também pode ajudar a matar as bactérias que causam a placa, cáries e mau hálito.

10. Promove uma Pele Saudável:

O uso de Chá Gelado ajuda a tratar os tecidos cansados do rosto e contém flavonóides que protegem e reduzem as linhas e as rugas.

11. Fortalece os Ossos:

Estudos descobriram que as pessoas que bebem chá Gelado regularmente tinham maior densidade óssea e ossos mais fortes. O chá Gelado também pode ter efeitos benéficos para pessoas que sofrem de artrite e osteoporose.

12. Previne a Anemia:

O Chá Gelado tem propriedades poderosas que ajuda no combate a anemia de forma eficiente e saudável. Além disso, o Chá Gelado também ajuda a combater o envelhecimento da pele e aumenta a resistência do aparelho digestivo.

13. Reduz a Pressão Arterial:

O chá Gelado ajuda a melhorar o funcionamento das artérias, sendo também benéfico contra a hipertensão. Promovendo a saúde dos vasos sanguíneos, o chá Gelado ajuda a evitar possíveis consequências de um acidente vascular cerebral.

14. Previne a Obesidade:

Um dos benefícios para a saúde do Chá Gelado não hidratado é a forma como ele impede a obesidade. Na verdade, essa afirmação está vinculada ao número anterior que indicou a presença de não açúcar no Chá Gelado não hidratado.

15. Previne Doenças Degenerativas:

A oxidação excessiva dos neurônios favorece doenças cerebrais degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson. Com a forte ação antioxidante das catequinas, os Chás Branco são capazes de prevenir esses problemas.

cha gelado

Outros Benefícios do Chá Gelado Para Saúde:

  • Alivia o estresse, por conter L-teanina, uma substância que favorece a produção de hormônios de prazer e bem-estar;
  • Aumenta o metabolismo, por conter cafeína;
  • Estimula a queima de gordura, por conter polifenóis e xantinas, substâncias que atuam na gordura;
  • Combate a retenção de líquidos, por ser diurético;
  • Previne aterosclerose, pois ajuda a limpar o colesterol dos vasos sanguíneos;
  • Combate vírus e bactérias no organismo;
  • Reduz a pressão arterial, por relaxar os vasos sanguíneos;
  • A ingestão de cerca de 2 para 4 xícaras de Chá Gelado têm inúmeros benefícios à saúde;
  • Evita o envelhecimento precoce, por conter polifenóis, que são poderosos antioxidantes;
  • Previne câncer, especialmente o de próstata e o de estômago, devido à riqueza em antioxidantes;
  • Diminui a inflamação, por conter antioxidantes catequinas;
  • O Chá Gelado é melhor quando comprado e fabricada em forma de folhas soltas;
  • A ação antioxidante das catequinas do chá ajudam a diminuir a oxidação do colesterol;
  • A oxidação excessiva dos neurônios favorece doenças cerebrais degenerativas;
  • O Chá Gelado tem propriedades antibacterianas que podem proteger a nossa pele de bactérias e outros germes.

Efeitos Colaterais do Chá Gelado:

Apesar das afirmações de benefícios à saúde, o chá também pode surtir efeito contrário. Se consumido em excesso, mal conservado ou mal preparado, o chá pode causar prejuízos à saúde. O chá possui naturalmente fluoretos, cafeína e oxalatos, que podem causar osteoporose, artrite, câncer, doenças do sono e doenças renais, se ingeridos em quantidades abusivas.

Os 40 Benefícios do Chá de Casca de Alho Para Saúde

Os 22 Benefícios da Berinjela Graffiti Para Saúde