Os 20 Benefícios do Chá de Urucum Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Chá de Urucum que poucas pessoas conhecem. Além disso, o urucum, de nome científico Bixa orellana L., é um arbusto nativo das Américas do Sul e Central e do Caribe, que pode chegar a atingir até seis metros de altura. Cresce em ramos no formato de vagens laranja-avermelhadas e apresenta grandes folhas de coloração verde-claro e flores rosadas com muitos estames.

cha de urucumPela beleza e colorido de suas flores, o urucum é uma planta ornamental e fornece sementes condimentares, estomáticas e laxativas, proporcionando diversos benefícios à nossa saúde. De sua semente é extraído o corante natural bixina, usado em cosméticos, bronzeadores, alimentos e tecidos. Durante séculos, povos da Amazônia utilizaram as folhas do urucum para fins medicinais.

Valor Nutricional do Chá de Urucum:

O Chá de Urucum é rico em carotenoides, cálcio, fósforo, ferro, aminoácidos e vitamina A, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C. Também contém cianidina, ácidos elágico e salicílico, saponinas e taninos, que são fitoquímicos que auxiliam na prevenção e tratamento de diversas doenças.

A semente e as folhas desta planta contêm propriedades diuréticas, antibacterianas e adstringentes. As sementes também são utilizadas para curar a icterícia e ajudar a tonificar, equilibrar, fortalecer e reduzir a inflamação no fígado.

Para crianças, o chá das sementes de urucum é dado para matar vermes. O urucum tem sido usado para cuidar do sistema digestivo, aliviando a constipação, indigestão, azia e outros desconfortos estomacais causados pelo consumo de alimentos picantes. Então, confira Os 20 Benefícios do Chá de Urucum Para Saúde:

1. Combate os Vermes:

O chá preparado a partir das sementes de urucum é administrado em crianças como forma de matar vermes.

2. Melhorar Libido:

A mistura do urucum com álcool em uma tintura pode ser utilizada para ajudar a tratar doenças venéreas, melhorar a libido sexual, controlar os sintomas da menopausa e amenizar problemas como inchaço, suores noturnos e dores;

3. Controle dos Níveis de Colesterol:

Diminuição das taxas de LDL o colesterol ruim e crescimento dos níveis de HDL o colesterol bom.

4. Ajuda a Combater os Radicais Livres:

combate os radicais livres, causadores de doenças como câncer e do envelhecimento precoce, protegendo as membranas celulares da ação dessas substâncias maléficas;

5. Auxílio ao Tratamento de Problemas na Pele:

A mistura das sementes de urucum com óleo de coco ou azeite de oliva é utilizada para fazer um medicamento caseiro que é aplicado para ajudar a sarar problemas como picadas de inseto, feridas e queimaduras. Essa mistura bloqueia a formação de cicatrizes.

6. Benefício do Chá de Urucum Para Favorecer a Digestão:

Por se tratar de uma fruta rica em fibras, o Chá de Urucum contribui imensamente para o funcionamento do intestino, evitando constipação, prisão de ventre e outros desconfortos gastrointestinais.

7. Benefício do Urucum Para Acelerar a Cicatrização:

Pelo fato de o Chá de Urucum ser rico em propriedades antibacterianas e adstringentes, ele consiste em um excelente remédio natural para tratamento de feridas e queimaduras, acelerando o processo de cicatrização.

8. Benefício do Chá de Urucum Para Controlar o Diabetes:

Embora poucas pessoas saibam disso, o Chá é tido como uma poderosa aliada no combate ao diabetes, já que ela equilibra os níveis de insulina e glicose presentes na corrente sanguínea.

9. Benefício do Chá de Urucum Para Prevenir Câncer:

Em virtude das propriedades antioxidantes deste Chá, atua no combate ao surgimento de diversos tipos de tumores cancerígenos.

beneficios do cha de urucum

10. Benefício do Urucum Para Pele:

Graças ao alto índice de carotenoides presentes neste no Chá de Urucum, ele é tido como um antioxidante natural por excelência, sendo muito eficaz no combate aos radicais livres responsáveis pela deterioração das células, melhorando assim a pele.

Outros Benefícios do Chá de Urucum Para Saúde:

  • Ajudar a expectorar e limpar as secreções acumuladas durante gripes
  • Combater asma, tosse e bronquite
  • Auxiliar no equilíbrio dos níveis de colesterol
  • Tratar hepatite
  • Reduzir a pressão do sangue
  • Minimizar disenteria e edemas
  • Baixar a febre
  • Contribuir na luta contra a malária
  • Evitar a formação de bolhas em queimaduras (uso externo)

Cuidados Quanto ao Uso do Chá de Urucum:

Para que o chá de urucum surta efeito quanto ao equilíbrio dos níveis de colesterol, é necessário que ele seja preparado a partir da utilização das folhas da planta. Mas antes de incluí-lo no seu dia a dia, procure orientação médica.

Dando atenção a essa recomendação, é possível o paciente evitar uma série de problemas, entre eles a alergia. Nesse sentido, a dosagem também faz toda a diferença, podendo variar de paciente para paciente.

Entre as mulheres grávidas, o chá de urucum deve ser prescrito por um médico. Esse mesmo profissional também vai precisar supervisionar a utilização para minimizar os riscos de qualquer que seja o problema.

O mesmo deve ser feito se a mulher estiver em processo de amamentação. Mesmo se tratando de um ingrediente natural, a saúde do bebê pode está sendo colocada em risco pelo uso sem prescrição. Caso o paciente vá passar por alguma cirurgia, o chá de urucum deve ser evitado.

A planta faz com que o nível de açúcar do sangue seja afetado. Isso só deve ser ignorado mediante indicação médica.

Papoula – Origem, Benefícios e Como Usar

Chá de Ipê Amarelo – Origem, Benefícios e Como Usar