Os 10 Benefícios da Tainha Para Saúde

Os 10 Benefícios da Tainha Para Saúde!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 10 Benefícios da Tainha Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, a Tainha é um peixe que integra uma família conhecida como mugilídeo. Este animal aquático está disseminado por todo o Planeta. A maioria pode ser inserida no gênero Mugil, mas outros gêneros também se enquadram nesta categoria. Ele pode ser encontrado principalmente em litorais de clima temperado e tropical, mas alguns vivem igualmente em águas doces.

Este peixe se destaca nos estuários brasileiros, partes de um rio que estão próximas de sua foz no mar, onde a água doce se confunde com a salgada. Largamente utilizado na gastronomia humana desde a época dos imperadores romanos, comum na cozinha do Mediterrâneo, ele é um animal muito visado pelos pescadores.

Além do mais, é incrivelmente esportivo, devido a sua intensa velocidade e sua proximidade da porção superior das águas, por essa razão é considerado o maior da espécie nas disputas de pesca apeada marítima, também realizada, em alguns pontos, na água doce.

tainha

Para sua pesca é preciso usar fios muito delegados e iscas bem discretas, que realmente estimule este peixe a sair de sua postura normalmente receosa. Com certeza quem o desafia presenciará lutas de uma beleza sem par. O principal prato da refeição da Tainha é, sem dúvida, a alga, mas é possível capturá-la utilizando miolo de pão como isca.

Como sua boca é pequena, é necessário escolher anzóis número 12 ou 14. Outro artefato essencial na sua pesca é a boia, produzida exclusivamente para apanhar a Tainha. Na bagagem do pescador deste peixe não podem faltar uma vara para fios de 8 a 20 Lbs, e carretéis que suportem cerca de 100 m de linha de 0,30 mm de diâmetro.

A família da Tainha engloba mais ou menos 80 espécies, distribuídas em 17 gêneros. Além das algas, ela consome vermes e resíduos que retira das camadas subaquáticas. Ela se desenvolve durante três anos, quando finalmente o macho alcança a idade sexual, enquanto as fêmeas levam quatro anos para atingir a mesma etapa. Seu período reprodutor acontece no espaço que se desenrola entre julho e novembro.

A Tainha ocupa lugares como costas repletas de rochas, manguezais e praias. O inverno é o melhor momento para sua pesca, exatamente quando estes peixes se reproduzem. Nos dias em que o sol brilha intensamente, eles buscam as sombras das árvores nos manguezais. Embora seja muito procurado, ele é visto como um alimento de segunda categoria, por esta razão não é preciso dispor de um alto valor monetário para adquiri-lo.

Valor Nutricional da Tainha:

Este fruto do mar como a maioria é cheio de benefícios para saúde. Portanto, é fonte de ômega 3 e outros óleos saudáveis. Além de ter uma boa quantidade de vitamina D, ácidos graxos, gorduras saturadas e proteínas.

Benefícios da Tainha Pra Saúde:

1. Previne o Envelhecimento:

Tainha contém um bom nível de vitamina A e flavonoides antioxidantes que ajudam a tratar a o envelhecimento. Além disso, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

2. Rica em Proteínas:

Os peixes são grandes fontes de proteínas e podem ser usados para substituir as carnes e o frango da dieta. As proteínas são nutrientes importante para a formação da massa muscular, dos cabelos, da pele, das células e do sistema imunológico, sendo um nutriente essencial para a saúde.

3. Trata Febre:

Ajuda os pacientes a se recuperarem rapidamente das febres. Além disso, a Tainha reduz a sensação de queimação que ocorre quando o corpo atinge uma temperatura elevada.

4. Previne Doenças Cardiovasculares:

O ômega 3 atua no organismo reduzindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom, além de reduzir a inflamação e melhorar o sistema imunológico. Com isso, o consumo de peixes reduz o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose e infarto, além de prevenir outros problemas, como o AVC.

5. Promove a Saúde dos Rins:

As pessoas que consumem Tainha diariamente reduzem o risco de desenvolver pedra nos rins. Pois ajuda a aumentar o pH urinário e acelerar a taxa de secreção do ácido cítrico. Isso reduz o risco de formação de pedras nos rins.

6. Previne Alzheimer:

Consumir peixe regularmente previne a perda de massa cinzenta no cérebro, que está ligada ao surgimento de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer. Portanto, esse benefício está ligado à presença de ômega 3 e de nutrientes como cálcio e fósforo, importantes para a transmissão impulsos nervosos.

7. Inibe o Apetite:

Tainha funciona como um excelente supressor de apetite em comparação com muitas outras substâncias e alimentos. Razão pela qual as pessoas freqüentemente incluem o peixe em seus programas de perda de peso.

8. Alivia os Sintomas da Artrite:

Peixes ricos em ômega 3, como esse ajudam a aliviar os sintomas da artrite por terem propriedades anti-inflamatórias. Ao aumentar os níveis de ômega 3 no organismo, a inflamação nas articulações é reduzida e as dores diminuem.

9. Previne o Câncer:

É cheia de flavonoides que ajudam o corpo a combater as infecções e mantém o corpo livre de agentes cancerígenos que podem causar câncer. Contém um alto nível de pectina que atua como um laxante em massa e auxilia na proteção da membrana mucosa do cólon, diminuindo a exposição à substância tóxica no cólon.

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10. Fornece Vitamina D:

Os peixes são as melhores fontes de vitamina D na alimentação, especialmente os peixes gordos, pois essa vitamina fica armazenada na gordura dos alimentos. Portanto, a vitamina D funciona como um hormônio esteroide no organismo, sendo importante para prevenir problemas como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos.

Efeitos Colaterais da Tainha Para Saúde:

Não foi encontrado nenhum efeito colateral desse alimento. Mas, como todos outros alimentos deve ser consumido sem exageros e em horários adequados. Pois, apesar de possuir muitos benefícios para saúde é essencial saber a quantidade certa a se consumir.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

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INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

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