Óleo de Mostarda – Origem, Benefícios e Como Usar!

Óleo de Mostarda – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Óleo de Mostarda Origem, Benefícios e Como Usar que devemos ficar atentos. Além disso, o nome científico do óleo de mostarda é brassica hirta (mostarda branca) e brassica nigra (mostarda preta). Ele ganhou popularidade em Bangladesh e na Índia e é usado para fins de cozimento. Além disso, o óleo também é referido como ideal para certos benefícios para a saúde.

Óleo de Mostarda

Na Índia, o óleo de mostarda é conhecido como óleo muito importante para cozinhar. Além disso, este óleo também é um ingrediente da indústria farmacêutica e uma mistura de álcool, especialmente vinho. Na Rússia, o óleo de mostarda é usado até mesmo para a substituição do azeite. Atualmente, a Índia também está projetando um óleo de mostarda agroindustrial para matéria-prima de biodiesel.

O que é Óleo de Mostarda?

O óleo de mostarda é basicamente feito com sementes de mostarda através de um processo de destilação. O óleo contém isocianato de alilo (92%). Nos países ocidentais é usado como massageador e usado apenas para fins tópicos.

Valor Nutricional do Óleo de Mostarda:

Óleo de mostarda tem todos os nutrientes da semente de mostarda. Em 100 gramas de óleo, você encontrará 884 calorias. Tem um teor de gordura total de 100 gramas, incluindo 12 gramas de gordura saturada, 21 gramas de gordura poliinsaturada e 59 gramas de gordura monoinsaturada. Tem 0 mg de Sódio, juntamente com 0 g de Carboidratos e proteínas. Não contém quaisquer vitaminas e minerais que são essenciais para o seu corpo.

No entanto, o óleo de mostarda contém alguns componentes químicos vitais. Possui importantes ácidos graxos, como o ácido oleico, linoleico e erúcico, bem como uma importante substância chamada isotiocianato de alilo, que contribui para seus muitos benefícios para a saúde.

1. Aumenta o Apetite:

O óleo de mostarda é um ótimo aperitivo que pode estimular os sucos gástricos em seu estômago. Irrita o revestimento intestinal para aumentar a fome. Assim, pode considerar usar este óleo como óleo de cozinha para aqueles com falta de apetite.

2. Auxilia na Perda de Peso:

O óleo de mostarda tem vitaminas do complexo b (Riboflavina, Folatos, Niacina e Tiamina), que ajudam a acelerar o metabolismo dos seres humanos. Geralmente, um metabolismo rápido é uma das principais chaves para a perda de peso. Assim, você deve adicionar óleo de mostarda em sua dieta diária para perda de peso.

3. Possui Benefícios Cardíacos:

Óleo de Mostarda

Como você sabe, o óleo de mostarda é muito rico em gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas (PUFA e MUFA, respectivamente) e ácidos graxos ômega 6 e ômega-3, que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol em seu corpo. Eles ajudam a aumentar o colesterol HDL ou bom e diminuir o LDL ou o colesterol ruim. Como resultado, o risco de doenças cardíacas será minimizado. Assim, pode ser um ótimo substituto para óleos saturados, como queijo, manteiga, etc.

4. Trata Doenças Respiratórias:

Óleo de mostarda serve como um agente mucolítico que ajuda aqueles que sofrem de Sinusite a longo prazo e interrompe a formação de muco. Ele mata as bactérias nocivas que criam Sinusite mais grave, além de combater outras doenças respiratórias, como Bronquite, Asma e Tuberculose.

5. Fornece Calor:

O óleo de mostarda fornece calor aos órgãos internos, mantendo o corpo agradável e quente. Este óleo é especialmente usado por pessoas que vivem em regiões particularmente frias do mundo. Se o inverno começar a chegar ao seu, tente esfregar um pouco de óleo de mostarda no peito, nos membros e na testa.

6. Combate o Resfriado Comum e a Gripe:

As doenças contagiosas, como o Resfriado comum, a Gripe e a Tosse persistente, podem ser eliminadas simplesmente esfregando-se óleo de mostarda no peito. Ou você também pode inalar a fragrância do óleo usando um difusor. Inalar a fumaça irá ajudá-lo a se livrar de toda aquela congestão em seu peito e nariz. Seu cheiro pungente reduz o desenvolvimento da fleuma e limpa o trato respiratório.

7. Alivia a Dor Menstrual:

Muitas mulheres que sofrem de desconforto abdominal e cãibras durante a menstruação, em termos médicos, são conhecidas como Dismenorreia. Isso se deve às fortes contrações uterinas, induzidas pela prostaglandina (uma substância química no corpo que contribui para a dor e a inflamação). Estudos descobriram que o ômega-3 contém anti-inflamatórios, o que pode ajudar a aliviar a dor menstrual.

O ômega-3 também é mostrado para ajudar a controlar as flutuações hormonais e estabilizar o humor. É por isso que a mulher durante seus períodos menstruais diminuiu o humor e mais emocional.

8. Estimula o Apetite:

O óleo de mostarda aumenta a fome e estimula o apetite. Produz suco gástrico ao irritar o revestimento do estômago, ajudando você a sentir mais fome. É perfeito para pessoas que estão querendo ganhar peso de  maneira saudável.

9. Melhora a Saúde do Coração:

A incorporação de óleo de mostarda em sua dieta diária evita várias doenças cardiovasculares. Ele contém gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas que fornecem níveis de colesterol equilibrados e remove todo o colesterol indesejado (LDL) das artérias, mantendo seu coração forte. Também ajuda a evitar os sintomas associados às pedras nos rins.

10. Melhora a Digestão:

O óleo de mostarda melhora a função metabólica, secretando sucos gástricos do fígado e da bílis. Também reduz o problema da Constipação, uma vez que facilita a excreção que resulta em melhor digestão devido ao movimento peristáltico.

11. Combate o Câncer:

Óleo de Mostarda

O óleo de mostarda também pode ser usado para combater os sintomas do câncer. Ele contém “Glucosinolate”, que reduz o crescimento de células tumorais. Os fitonutrientes presentes no óleo reduzem o risco de câncer gastrointestinal e câncer colorretal. Além disso, o extrato de semente do óleo essencial contém melatonina que ajuda no combate ao Câncer de mama.

12. Bom Para Alívio da Dor:

O óleo de mostarda contém Selênio, que ajuda a tratar a inflamação e a dor nas articulações. Ele atua como diurético natural para ajudar a Artrite e pessoas que sofrem de escarlatina, que é causada pela bactéria Streptococcus. Massagem diária com óleo pode ajudar no alívio da dor quando se trata de dor crônica nas articulações e nas costas.

13. Trata a Asma:

Óleo de mostarda tem sido usado como um remédio caseiro para tratar distúrbios respiratórios desde os tempos antigos. Massagear seu peito com óleo ajuda a limpar suas vias aéreas, ajudando você a respirar normalmente. Além disso, você também pode usá-lo como uma alternativa para o aumento de CPR a pessoa entra em colapso de um ataque cardíaco.

14. Bom Para Cabelos e Couro Cabeludo:

Inibe infecções fúngicas e bacterianas no couro cabeludo e promove o crescimento do cabelo. Contém beta-carotenos que se convertem em Vitamina A através da massagem, o que ajuda a estimular a circulação sanguínea. Ele também combate prematuramente grisalhos e nutre cabelos crespos e sem brilho.

Além disso, o óleo contém uma enorme quantidade de outros nutrientes, como Magnésio, Cálcio, ácido graxo e Ferro, que são bons para o crescimento do cabelo saudável.

15. Ajuda nos Cuidados Dentários:

O uso de óleo de mostarda também ajuda a manter os dentes brancos e fortes. Você pode usar o óleo e adicionar algumas gotas de Limão. Use o dedo indicador para esfregar suavemente o óleo nos dentes. Além de manter os dentes brancos, o óleo também age como escudo contra cavidades e micróbios.

Lavar a boca diariamente com óleo de mostarda antes de escovar o mantém longe das infecções orais e mantém o hálito fresco e as gengivas fortes.

16. Ajuda na Desintoxicação:

Óleo de mostarda facilita suas glândulas sudoríparas para produzir mais suor. Aumenta os poros da pele, o que ajudará a expelir mais calor corporal. Além disso, o aumento da transpiração também pode ajudar a eliminar as toxinas ambientais do seu corpo.

Usos do Óleo de Mostarda:

Óleo de mostarda tem usos culinários populares na Índia e Bangladesh, onde é uma parte essencial da culinária. Acrescenta um sabor único à comida. Este óleo também é usado em massagens devido aos vários benefícios que leva ao sistema muscular, ao controle da dor e até mesmo à circulação geral do sangue no corpo.

O óleo de mostarda é raramente usado em aromaterapia. Isto é porque funciona como um irritante e, portanto, não tem os efeitos calmantes que se deseja durante a aromaterapia. Tem sido usado na medicina herbal e ayurvédica desde os tempos antigos e provou ser bastante útil para várias doenças diferentes.

Efeitos Colaterais e Alergias do Óleo de Mostarda:

Óleo de Mostarda

Óleo de mostarda tem uma reputação de ser tóxico, no entanto, isso é refutado pelas mulheres grávidas na Índia e Bangladesh que consomem esse óleo em uma base regular e não mostram sinais de efeitos adversos sobre seus filhos. Ele é usado até para massagear as crianças para estimular seu crescimento e desenvolvimento.

Se você tem pele extremamente sensível, ou está vulnerável a alergias, você definitivamente deve realizar um teste de contato para ver se ele lhe dá uma reação alérgica, já que esse óleo definitivamente mostra as propriedades de um irritante. Em uma nota geral, é sempre preferível falar com seu médico ou fitoterapeuta antes de adicionar qualquer coisa nova ao seu estilo de vida ou dieta apenas para ter certeza de que você não causa danos ao seu sistema acidentalmente, ao invés dos benefícios.

Cultivo de Óleo de Mostarda:

Mostarda vem do sopé dos Himalaias e também cresce naturalmente na África, Oriente Médio e Europa do Mediterrâneo. Como condimento, a mostarda é usada em todo o mundo, e é por isso que encontrar óleo de mostarda também não é particularmente difícil, não importa onde você esteja.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Os 10 Benefícios do Óleo de Orégano Para Saúde!

Os 12 Benefícios do Suco de Jaracatiá Para Saúde