Cinerária – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Cinerária – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, a Cinerária contém diversas propriedades que são benéficas para a saúde dos humanos. Ela é uma planta originária da América do Norte, que pertence a família Asteraceae.

É uma planta excelente para pessoas que são interessadas em fazer um bom jogo de cores no seu jardim. É uma planta bastante incomum. As suas folhas se encontram em tons de cinza, sendo esbranquiçada e de textura aveludada, contando com folhas que poderão ser recortadas profundamente.

cinerariaFormando assim excelentes maciços e também bordaduras nos jardins, alterando e ainda quebrando todas as cores convencionais existentes neles.

Normalmente, se utiliza essa planta para criar forrações plantando-se várias delas próximas umas das outras, mas algumas subespécies apresentam flores amareladas que atraem abelhas e podem ser cultivadas em jardineiras.

Propriedades da Cinerária:

Apesar de pouco explorada, a Cinerária contém muitas propriedades medicinais. Isso se deve aos princípios ativos que podem estar presentes na planta, entre: antiespasmódico, anti-inflamatório, anti-histérico, cicatrizante, emenagogo e descongestionante.

Benefícios da Cinerária:

Devido a essas propriedades, seu uso é indicado para tratar a conjuntivite, inflamação, inchaço das pálpebras, olhos cansados e irritados, restabelecer o fluxo sanguíneo e acalmar dores. Ela ainda é usada como matéria-prima de um colírio para combater a catarata.

 

Ela também é indicada para combater e tratar:

  • Problemas oculares;
  • Inflamações;
  • Inchaço das pálpebras;
  • Restabelece o fluxo sanguíneo;
  • Acalmar dores.

Como Usar a Cinerária:

O preparo do chá desta planta deve ser apenas para uso em compressas, sobre prescrição de um especialista. Para prepará-lo, você deve utilizar uma colher das de sopa de folhas e flores e um copo de água fervente.

Coloque a erva em um vasilha e despeje a água quente logo depois. Tampe e deixe descansar até esfriar um pouco. A aplicação é recomendada com algodão, sobre as pálpebras em compressas, durante, pelo menos, 15 minutos.

Contraindicações da Cinerária:

A Cinerária possui alta concentração de alcaloides pirrolizidínicos, que são ‘populares’ pelos efeitos hepatotóxicos. Sendo assim, o uso medicinal da planta deve ser feito sob severa prescrição médica. Já que, a ingestão de alguma bebida preparada com a planta pode causar problemas no fígado.

Como Cuidar da Planta:

Graças ao fato de ser nativa da área temperada da América do Norte, a planta tem uma boa resistência ao frio, além de suportar sol direto sem ter seus ramos desperdiçados.

Ela se desenvolve melhor em solo fértil e com irrigações periódicas. Uma característica a ser observado nas plantas é o fato dela não ter uma vida muito longa, morrendo em cerca de cinco anos, logo será necessário trocar os exemplares do seu jardim de tempos em tempos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Bupleurum – Origem, Benefícios e Como Usar!

beneficios do mana cubiu

Os 20 Benefícios do Maná Cubiu Para Saúde