Luteína – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Luteína – Fontes, Benefícios e Deficiência que muitos ignoram. Além disso, a luteína é um dos principais carotenoides naturais presente em diversos alimentos. Os carotenoides são responsáveis pela pigmentação amarela, alaranjada ou vermelha dos alimentos, por esta razão, alimentos que possuem esta coloração são boas fontes de carotenoides, assim como os verdes escuros, onde a pigmentação amarela é mascarada pela cor verde da clorofila.

luteinaMuitos carotenoides possuem a função antioxidante (como a luteína e zeaxantina), enquanto outros são importantes precursores de vitamina A (como o betacaroteno). Os carotenoides não são sintetizados pelo corpo humano, por esta razão é necessária a ingestão regular deste composto.

Uma alimentação equilibrada é capaz de garantir o aporte diário necessário de carotenoides, porém é possível compra-los na forma sintética como a luteína em cápsulas, utilizada como suplemento alimentar.

Fontes de Luteína:

Este nutriente é um carotenoide de pigmentação naturalmente amarela facilmente encontrada em alimentos in natura e também utilizada na indústria de alimentos como corante.

Os principais alimentos fonte de Luteína são:

Benefícios da Luteína:

Diminui a Incidência de Catarata nos Olhos:

Um estudo mostrou que mulheres mais velhas que apresentam altos níveis deste nutriente e zeaxantina outro nutriente fundamental para a saúde da visão, são cerca de um terço menos propensas a ter catarata do que as que apresentam níveis mais baixos da substância.

Previne a Degeneração Macular:

A luteína é encontrada em quantidades relativamente altas nos olhos e pode desempenhar um papel importante na manutenção da sua saúde.

À medida que envelhecemos, os níveis deste nutriente tendem a diminuir no olho, especificamente em uma parte que ajuda a focalizar a luz conhecida como mácula.

Outros Benefícios da Luteína:

  • Ajuda a reduzir a fadiga ocular e a sensibilidade ao brilho da luz
  • Promove a qualidade da função visual e garante a densidade adequada das lentes oculares
  • Fortalece o tecido ocular
  • Melhora a qualidade da visão.
  • Saúde e proteção dos olhos e da visão
  • Proteção contra envelhecimento precoce e manutenção da pele
  • Combate à ação deletéria de radicais livres
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Proteção contra replicação de células tumorais

Deficiência da Luteína:

Embora seja facilmente encontrada em alimentos in natura, a Deficiência de Luteína é comum principalmente em indivíduos com baixo consumo de frutas, verduras e legumes.

beneficios da luteinaEstudos demonstram que o baixo consumo deste nutriente está associado com maior incidência de catarata, além do declínio do sistema imunológico e maior ação dos radicais livres sobre as tecidos corporais.

Efeitos colaterais da Luteína:

Não há registros de efeitos colaterais tóxicos pela ingestão deste nutriente ou zeaxantina. O que pode ocorrer, em casos de pessoas que comem grandes quantidades de cenouras ou frutas cítricas amarelas e verdes, é o desenvolvimento de uma coloração amarelada inofensiva da pele chamada carotenemia.

Embora tal coloração possa ser um tanto alarmante e muitas vezes confundida com icterícia, ela desaparece logo que cessado o consumo destes alimentos ricos em carotenoides. A carotenemia também pode estar associada ao excesso de consumo de suplementos nutricionais ricos em carotenoides.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Ômega 3 – Fontes, Benefícios e Deficiência

vitamin b3

Vitamina B3 – Fontes, Benefícios e Deficiência