Os 40 Benefícios do Chá Mate Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Chá Mate é um chá bem conhecido em nosso país, entretanto você conhece seus benefícios? Então vamos lhe mostrar a partir de agora todos os seus benefícios. Além disso, o Chá Mate é muito consumido no país, seja quentinho em um dia frio no inverno ou gelado em uma tarde quente de verão, seu sabor único e delicioso traz muitos benefícios à nossa saúde.

Rico em cafeína, estimula a atividade mental e física. Suas vitaminas e nutrientes são muitas, também é muito usado no mundo dos cosméticos, pois é também uma excelente aliada da beleza, suas propriedades antioxidantes ajudam a proteger a pele da radiação solar e o efeito anti-inflamatório aliviando as queimaduras do sol.

Benefícios do Chá Mate

Para algumas pessoas seu uso deve ser controlado ou até evitado, é o caso dos hipertensos e pacientes com doenças cardiovasculares, pessoas nervosas e com insônia pois contêm alto índice de cafeína e isso pode agravar esses problemas.

Conteúdo do Artigo:

Valor Nutricional do Chá Mate:

Rico em cafeína, o chá é um estimulante da atividade mental e física. Os nutrientes do chá mate são muitos: metilxantina, teofilina e teobromina, ácido fólico, ácido pantotênico; vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C e vitamina E, proteínas, óleos essenciais e sais minerais, que beneficiam o sistema digestivo, as funções pulmonares, além de ser um grande aliado da dieta.

As substâncias presentes na erva mate podem acelerar o metabolismo do organismo, o que provoca maior queima de gordura e favorece a perda de peso em uma dieta balanceada. No universo dos cosméticos, a erva também é uma excelente aliada da beleza, já que suas propriedades antioxidantes ajudam a proteger a pele da radiação solar e o efeito anti-inflamatório alivia queimaduras do sol. Então confira agora os Benefícios do Chá Mate Para Saúde:

1. Benefícios do Chá Mate nos Exercícios:

Uma das formas de melhorar o desempenho nos treinos, seja de musculação, corrida ou qualquer outro, é fazendo com que os nutrientes adquiridos através da alimentação sejam bem aproveitados pelo nosso corpo. O Chá Mate é um aliado importante neste caso, pois atua diretamente no metabolismo dos principais nutrientes: carboidratos, gorduras e proteínas.

2. Evita Transtornos Mentais:

O ácido fólico do Chá Mate é útil no tratamento de vários distúrbios mentais e emocionais. Por exemplo, é útil no tratamento de ansiedade e depressão, que são dois dos problemas de saúde mental mais comuns sofridos por pessoas no mundo moderno de hoje.

3. Promove a Saúde Muscular:

As proteínas desempenham um papel importante na contração muscular e coordenação. As proteínas estão presentes nos tecidos musculares sob a forma de diversos microfilamentos e fornece a estrutura muscular. E como o Chá Mate é rico em proteínas, seu consumo pode ser muito útil.

O crescimento do músculo depende da adequação de proteínas no corpo. É extremamente importante criar um equilíbrio entre a taxa de síntese de proteína muscular e a repartição destas proteínas musculares.

A taxa de degradação de proteínas do músculo varia dependendo das condições específicas, por exemplo, o requisito de proteínas é diferente durante a velhice, quando a repartição dos músculos acelera e é diferente para formadores de resistência que também seria necessário considerar a temporização perfeita, juntamente com a quantidade de ingestão de proteína.

4. Benefícios do Chá Mate Para Prevenir o Alzheimer:

Pessoas que consomem regularmente frutas e legumes ricas nessa vitamina, como o Chá Mate, podem ter certeza que haverá uma diminuição de até 67% no desenvolvimento da doença de Alzheimer.

5. Atua no Sistema Nervoso:

Outra tarefa importante realizada pelo Chá Mate é o bom funcionamento do sistema nervoso. O sistema nervoso do corpo é ativado sempre que é acionado e, por sua vez, reage com uma reação adequada.

Os receptores locais presentes no sistema nervoso, que são responsáveis pela resposta rápida, compreende os complexos de proteínas. Estas proteínas do receptor auxiliam na transmissão de sinais nervosos dentro das células e regula o sistema nervoso central.

6. Promove o Ganho de Massa Muscular:

A relação mais direta entre a vitamina A do Chá Mate e o ganho de massa muscular se dá através das funções dessa vitamina no metabolismo ósseo. Uma vez que a vitamina A tem entre as suas funções a manutenção da densidade óssea, o consumo diário de vitamina A fornece vantagens claras para quem procura ganhar massa muscular através de treinos de resistência, ao diminuir consideravelmente o risco de fraturas.

Para jovens que procuram ganhar massa muscular, trata-se de um ponto extremamente importante, uma vez que para eles os benefícios da vitamina A resultam em crescimento adequado.

Como antioxidante, não é possível deixar de mencionar para que serve vitamina A na proteção dos músculos após o treino. A liberação de radicais livres é grande após a realização de esforços intensos, de modo que a neutralização dessas substâncias protege o músculo de uma degradação considerável.

Por fim, o estímulo aos níveis de testosterona vindo da vitamina A afeta diretamente o ganho de massa muscular. Manter bons níveis dela no corpo é mais um dos passos para estimular a produção de testosterona, algo que certamente interessa a todos os fisiculturistas.

7. Benefícios do Chá Mate Para a Imunidade:

Uma dose saudável de vitamina C protege nosso corpo de infecções e mantém ossos e dentes saudáveis. Também melhora a capacidade do nosso corpo de reparar feridas e nos mantém imunes a bactérias, vírus e infecções. E uma maneira de consumir essa dose é adicionar o Chá Mate na sua dieta.

Não só é um componente bem conhecido de nosso sistema imunológico, também é necessário para o colágeno, a principal proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo. A vitamina C, tomada por via oral, ajuda as feridas a cicatrizar mais rápido e melhor. Aplicado topicamente, protege a pele dos danos causados pelos radicais livres pela exposição aos raios UV.

8. Combate a Caspa:

Nossos folículos capilares geralmente ficam entupidos devido a caspa e pele seca e escamosa. Isso pode danificar os folículos pilosos se não for tratado e também inibir o crescimento do cabelo. A vitamina C presente no Chá Mate ajuda a combater a bactéria no couro cabeludo. Ele remove a caspa e ajuda a se livrar dos restos dos folículos e incentiva o crescimento de novos cabelos. Também ajuda com couro cabeludo seco e prurido por causa de suas propriedades antivirais.

9. Previne Câncer Cervical

A vitamina B2 do Chá Mate ajuda o corpo a reagir contra as células pré-cancerígenas porque está intimamente relacionada à confecção de novas células e, consequentemente, saudáveis. Este é um dos benefícios da vitamina B2 mais importantes.

10. Benefícios do Chá Mate Para Como Fonte de Energia:

As proteínas também podem beneficiar o corpo por ser uma fonte de energia. O consumo da dieta que não consegue fornecer energia suficiente para o corpo durante programas de fome ou perda de peso faz com que o organismo use suas próprias proteínas funcionais a fim de compensar. À medida que o corpo não armazena proteínas extra, as enzimas e proteínas musculares quebram para produzir aminoácidos para fornecer energia ou sintetizar glicose e garantir o fornecimento contínuo de energia para as células

11. Pode Ajudar a Evitar o AVC:

Além de causar ataques cardíacos, a homocisteína também é responsável por causar acidentes vasculares cerebrais, que são eventos fatais no cérebro. Além disso, a grande quantidade de homocisteína no corpo também pode levar ao enfraquecimento dos ossos, aumentando assim a probabilidade de fraturas frequentes. O Chá Mate, ajuda a controlar a quantidade deste produto químico no organismo e reduz o receio de sofrer um acidente vascular cerebral.

12. Ajuda a Tratar Catarata:

Nossas pupilas exigem que a vitamina C funcione corretamente. A deficiência de vitamina C pode levar a catarata, onde as lentes se tornam cada vez mais opacas, provocando uma visão embaçada e levando a cegueira em adultos. Uma alta ingestão de Vitamina C luta contra as cataratas e aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo para o olho. 1000 mg de vitamina C por dia para a catarata em suas trilhas e melhora a visão.

13. Benefícios do Chá Mate Para o Transporte Molecular:

Outra tarefa principal realizada pelo Chá Mate é o transporte e a armazenagem de várias substâncias através das membranas celulares. Isso é vital para a fluidez do sangue e nutrição do corpo. Por exemplo, a passagem de oxigênio nas células de sangue vermelhas é feita por uma importante proteína chamada hemoglobina. Outra proteína chamada ferritina é responsável por armazenar ferro e de sangue no fígado.

14. Atua na Prevenção de Danos aos Nervos do pé e do Tornozelo:

A falha de comunicação entre o cérebro e os nervos é a principal responsável pela sensação de desconforto causada pela sensação de queimação. Por isso, o consumo de Chá Mate é necessário para garantir que a transmissão de dados seja eficiente.

Chá Mate Benefícios

15. Previne a Esclerose Lateral Amiotrófica:

Para prevenir a esclerose lateral amiotrófica, você só precisará consumir alimentos ricos em vitamina E, como o Chá Mate, como trigo, gema de ovo e abacate.

16. Benefícios do Chá Mate Para o Aperfeiçoamento Celular:

A vitamina B9 do Chá Mate é um elemento essencial na formação dos glóbulos vermelhos. Além disso, esta vitamina é um contribuinte significativo para a construção e reparação de células da pele no corpo humano. As células encontradas no intestino pequeno de revestimento também são fabricadas a partir desta vitamina. A vitamina B9, também é responsável por substituir as células velhas por novas, mantendo nosso corpo fresco e novo.

17. Ajuda na Cicatrização

Se você tem uma cicatriz feia e quer se livrar dela, o consumo regular de vitamina E pode ajudar a melhorar o aspecto dessa cicatriz. E como o Chá Mate é repleto dessa vitamina, ela é uma ótima opção.

18. Atua na Produção de Colágeno:

A vitamina C do Chá Mate, é um componente necessário para a produção de hidroxiprolina e hidroxilisina, ambas necessárias para ligar as moléculas que produzem colágeno. Isso, por sua vez, faz firmes e tonifica a pele. A deficiência de colágeno torna a pele aborrecida e sem vida. O colágeno rejuvenesce a pele das raízes e reduz as rugas e os sintomas do envelhecimento.

19. Benefícios do Chá Mate Para Embelezar Unhas:

A saúde e vitalidade dos cabelos e das unhas, está diretamente ligada aos excessos ou carências. Entretanto, para obter um aspecto saudável, recomenda-se uma alimentação balanceada ao invés de suplementos e medicações. A ingestão incorreta desta vitamina, pode causar queda de cabelos, unhas quebradiças e pele seca.

20. Previne o Câncer de Próstata:

A vitamina E do Chá Mate também é importante na prevenção do câncer de próstata. Além disso, você também pode combater outros tipos de câncer com o auxilio dessa vitamina.

21. Evita a Degeneração Macular:

O Ácido Fólico do Chá Mate pode ser benéfica no tratamento de degeneração macular relacionada com a idade (AMD) uma vez que esta doença ocular tem sido associada a níveis elevados de homocisteína e Ácido Fólico é conhecido para os níveis mais baixos deste aminoácido. Tratar com B12 e B6 juntamente com o Ácido Fólico pode ser especialmente benéfico para a degeneração macular.

22. Benefícios do Chá Mate Para Manter os Rins Saudáveis:

A água mantém as células da pele hidratadas e funcionando além de manter as rugas afastadas. A água presente no Chá Mate enxerta as células da pele, tornando-as a parecer menos enrugadas. Além disso, ela limpa as impurezas e as toxinas do sistema, mantendo seu rosto fresco e limpo e, assim, ajuda na redução das fugas e da acne.

23. Reprime o Surgimento da Catarata

A atividade de enzimas no Chá Mate responsáveis por evitar a opacidade do cristalino a fim de proteger os olhos dependem da concentração de riboflavina.

24. Previne o Mal de Parkinson:

A vitamina E encontrada no Chá Mate é uma das vitaminas essenciais para combater e prevenir doenças relacionadas ao cérebro. Além disso, a doença de parkinson pode ser prevenida com o consumo regular de alimentos ricos em vitamina.

25. Benefícios do Chá Mate no Auxilio o Desenvolvimento do Feto:

Durante a gravidez, o consumo de alimentos com este nutriente e suplementos com a vitamina, beneficiam e auxiliam o desenvolvimento do tecido e o crescimento saudável do feto.

26. Atua na Regeneração Celular e de Tecidos:

A renovação e restauração de células e tecidos é extremamente importante para a manutenção do corpo saudável. O corpo precisa de fornecimento constante de aminoácidos para a formação de proteínas que fabricam novas células e tecidos, tais como cabelo e pele. As células presentes no sistema digestivo, pele e sangue não duram mais de duas semanas e começar a perecer.

Esse é o momento para a criação e reposição de células saudáveis e novas para substituir as falecidas. Este processo de ressurgimento de novas células e tecidos realizados por proteínas ajudam a manter uma boa saúde. As proteínas também são utilizadas para a fabricação de medicina regenerativa celulares.

27. Ajuda no Combate a Celulite:

O Chá Mate ajuda o organismo a eliminar as impurezas, além de facilitar a evacuação e melhorar a circulação sanguínea. O resultado disso evita o aparecimento da celulite.

28. Benefícios do Chá Mate Contra os Problemas Emocionais:

O Chá Mate pode ser bastante eficaz no tratamento de distúrbios emocionais como o caso da depressão e da ansiedade.

29. Ajuda a Combater o Inchaço:

Quando o corpo está hidratado, o volume de sangue aumenta e melhora a circulação. Consumir Chá Mate, que é rico em água, longo do dia evita que o organismo retenha sódio, responsável pelos inchaços.

30. Promove a Saúde Ocular:

No que diz respeito à visão, os níveis de vitamina B1, presente no Chá Mate parecem estar relacionados à catarata, já que esta doença ocorre em menor número naqueles que consomem níveis adequados de vitamina B1. Este fator indica que pelo menos a vitamina B1 proporciona o retardamento do desenvolvimento da catarata.

31. Benefícios do Chá Mate Para a Nutrição:

Os benefícios do Chá Mate para a nutrição se dão através do seu papel na absorção de outros nutrientes. Minerais como sódio, cálcio, potássio e fósforo, bem como muitas vitaminas, são melhor absorvidos quando o corpo está bem suprido de magnésio.

Esse benefício pode ser atribuído à capacidade do magnésio de ativar diversas enzimas, substâncias necessárias para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Dessa forma, a ingestão adequada de magnésio cria um efeito benéfico em cadeia sobre a nutrição em geral.

32. Ajuda a Retardar o Envelhecimento:

A vitamina A do Chá Mate é famosa por suas propriedades de eliminação de rugas, que podem reduzir a mancha de idade e linhas finas. Ele pode retardar o processo de envelhecimento, melhorando a saúde geral da pele.

33. Ajuda na Saúde dos Ossos:

O cálcio, presente no Chá Mate, é responsável por desenvolver e manter a saúde dos ossos e dos dentes. A falta desse mineral pode desenvolver doenças, como o raquitismo, osteoporose, osteomalacia. É muito importante a ingestão deste mineral na adolescência e infância pois nessa fase os ossos estão em desenvolvimento e fase de estruturação.

34. Benefícios do Chá Mate na Gravidez:

O magnésio é essencial para uma gravidez saudável, então adicione mais Chá Mate na sua dieta. Mais do que reduzir os riscos de osteoporose que se introduzem durante a gravidez, o magnésio aumenta a tolerância à dor, de modo que colabora de modo significativo para um parto tranquilo.

35. Ajuda na Produção de Glóbulos Vermelhos:

A vitamina B1 do Chá Mate desempenha um papel importante na produção de células vermelhas do sangue, que por sua vez mantém as pessoas saudáveis, ativo e energizado.

36. Promove um bom Sono:

O Chá Mate regula a produção de melatonina, um hormônio importantíssimo para o sono adequado. Dessa forma, quem sofre com insônia ou com noites mal dormidas pode usufruir de mais um dos benefícios do Chá Mate, que colabora para um descanso mais longo e de melhor qualidade.

37. Benefícios do Chá Mate Para Regular os Níveis de Açúcar:

Uma das funções do magnésio é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter esses níveis de açúcar sob controle e razoavelmente constantes. E para absorver esse nutriente, uma ótima opção é o Chá Mate.

Além disso, o magnésio torna as células mais sensíveis a insulina, de modo que esse aspecto do metabolismo é fortemente beneficiado. Por esse motivo, o magnésio é extremamente indicado para a prevenção do diabetes e para o tratamento da doença.

38. Ajuda na Prevenção da Distrofia Muscular:

Ao manter os ossos saudáveis e sua forma, a vitamina A do Chá Mate desempenha um papel essencial para garantir o crescimento muscular adequada em crianças e adolescentes em crescimento, evitando assim as chances de desenvolver distrofia muscular.

A deficiência de vitamina A ou xeroftalmia pode levar à cegueira, aumento das infecções virais, porém a deficiência só é considerado um problema nos países em desenvolvimento, onde é a principal causa da cegueira em crianças.

39. Ajuda a Combater as Doenças Cardiovascular:

O magnésio é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Esse é, entre os benefícios do Chá Mate, provavelmente o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.

Além disso, o magnésio reconhecidamente protege o coração do estresse muscular, além de colaborar para o controle da pressão arterial. Todos esses fatores fazem do magnésio um mineral essencial para o sistema cardiovascular.

Chá Mate

40. Benefícios do Chá Mate Contra o Alcoolismo:

A sua alta quantidade de vitamina B1 pode afastar as deficiências causadas pela cirrose, infecções, hipertireoidismo e outros efeitos do alcoolismo.

Contraindicações

  • Gastrites e úlceras: A erva mate é contraindicada para pessoas que apresentam problemas gástricos, podendo irritar ainda mais a mucosa do estômago, agravando os sintomas de úlceras, gastrites e esofagites;
  • Insones: Por ser estimulante, é melhor evitá-lo antes de dormir, principalmente pessoas com histórico de problemas de insônia e hiperatividade;
  • Hipertensos: Devem-se orientar com um médico, principalmente se a doença não estiver controlada;
  • Pessoas muito agitadas devem consumi-lo moderadamente;
  • Algumas pessoas poderão apresentar dor de cabeça ou enxaqueca quando ingerirem em demasia.

Os 40 Benefícios do Chá de Limão Para Saúde!

beneficio da fruta do dragao

Os 30 Benefícios da Fruta do Dragão Para Saúde