Os 20 Benefícios da Uvaia Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Uvaia Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, a Uvaia possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade dessa fruta que pode ser uma grande aliada da saúde. Uvaia vem do Tupi Guarani, mas seu nome científico é Eugenia pyriformis, é um fruto exótico pouco conhecido em alguns estados brasileiros. A árvore que produz a Uvaia é originada na mata atlântica que cobre os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Benefícios da UvaiaEssa fruta também é conhecida como ubaia, ubalha ou fruta ácida, a árvore pode ser cultivada em temperaturas que variam de 18 a 26 graus, no entanto, resiste até a temperaturas abaixo de zero em solos ácidos e alcalinos, argilosos e arenosos sendo considerada uma planta flexível e que frutifica rápido, a partir de 2 a 6 anos de idade.

Valor Nutricional da Uvaia:

Quantidade por ( 100 g) grama: a Uvaia contêm: 37,6 calorias, 1,7 g de proteína, 0,4 g de lipídeos totais, 10,0 mg de cálcio, 15,0 mg de fósforo, 2,6 mg de ferro, 0,04 mg de vitamina B1, 0,04 mg de vitamina B2, Vitamina CVitamina A.

Por ser um fruto de baixa caloria e com muitos nutrientes recomendamos seu consumo, mas sem abdicar de outras frutas. Por conter Vitamina C e vitamina A em sua maior proporção recomendamos que o consumo seja feito in natura, as polpas congeladas podem perder essas vitaminas pela oxidação.

O consumo dos frutos da Uvaia é seguro e já bem estudado, já existem alguns produtos como iogurtes sendo desenvolvidos com polpa da fruta. Quanto a utilização das folhas da uvaeira recomenda-se cautela ao utilizar esse “chá” uma vez que ainda não existem estudos que comprovem a sua eficiência na saúde. Então, confira Os 10 Benefícios da Uvaia Para Saúde:

1. Benefícios da Uvaia Para Combater a Catarata:

Uvaia possui quantidades essenciais de Vitamina B-2 que é usada para que as enzimas responsáveis pelo combate a catarata funcionem de maneira saudável, protegendo os olhos de possíveis problemas, como a catarata.

2. Previne Doenças Cardiovascular:

Uvaia com suas excelentes propriedades reduz o risco de doenças cardiovasculares, pois é rica em antioxidantes como a Vitamina C e o licopeno. Portanto, esses antioxidantes ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), minimizando o risco de ataque cardíaco e melhorando a saúde do coração.

3. Benefícios da Uvaia Para Auxilia na Perda de Peso:

Ela possui uma grande quantidade de fibras que ajuda no processo de emagrecimento, fazendo com que o corpo elimine naturalmente o excesso de açúcar e gordura acumulados no organismo fornecendo assim, o emagrecimento saudável.

4. Combate o Envelhecimento Precoce:

Uvaia possui grandes quantidades de nutrientes como o licopeno, um nutriente que é dificilmente encontrado em outros alimentos. Além disso. o licopeno ajuda a proteger o corpo contra os raios ultravioletas nocivos, mantendo a pele com uma aparência mais jovem e saudável.

5. Benefícios da Uvaia Para o Controle da Pressão Arterial:

Uvaia contém muito Potássio que se torna essencial para o controle da pressão arterial e entre outros problemas que são relacionados a doenças cardiovasculares onde o potássio ajuda através da regulação da absorção de água e liberação das células do corpo e do sangue.

6. Auxilia no Combate do Estresse:

Uvaia possui quantidades de nutrientes que ao consumi-la diariamente são excelentes para aliviar o estresse do dia a dia das pessoas.

7. Benefícios da Uvaia Para Prevenir o Câncer:

Ela possui propriedades que ao consumir-la diariamente é benéfico para a prevenção de pólipos pré-cancerosos que geralmente levam ao câncer. Além disso, o aumento da ingestão dietética de Uvaia pode reduzir o risco de recorrência de adenoma cancerígeno e câncer colorretal.

8. Fonte de Ácido Úrico:

Uvaia possui uma grande quantidade de ácido úrico e está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Além disso, o ácido úrico surge como resultado para a quebra das moléculas de purina, que são uma proteína contida em muitos alimentos.

9. Benefícios da Uvaia Para Combate os Radicais Livres:

Ela contém compostos, como flavonóis e antocianinas, que são essenciais e potentes propriedades antioxidantes que se tornam útil para manter a saúde do corpo.

10. Combate a Malária:

Uvaia contem uma poderosa substância que faz com que a Uvaia pudesse estar entre os Remédios Naturais Para Malária, semelhante ao quinino, que tem sido diretamente associada a neutralização desses parasitas da malária de indução.

11. Benefícios da Uvaia Para Combater a Catarata:

A Uvaia possui quantidades essenciais de Vitamina B2 que é usada para que as enzimas responsáveis pelo combate a catarata funcionem de maneira saudável, protegendo os olhos de possíveis problemas, como a catarata.

Benefícios da Uvaia

Outros Benefícios da Uvaia Para Saúde:

  • Estimula o bom funcionamento intestinal;
  • Ajuda no tratamento de alguns tipos de anemia, pois uma de suas substâncias auxilia na absorção do Ferro, mineral essencial para o bom funcionamento do organismo;
  • Reduz os riscos de desenvolver osteoporose, pois suprime a taxa de reabsorção óssea, reduzindo o risco de fraturas.
  • previnem doenças cardiovasculares;
  • previnem a anemia;
  • é um verdadeiro suplemento multimineral natural;
  • fazem bem para a pele;
  • combatem as rugas e o envelhecimento precoce;
  • ajudam a manter o peso em forma.

Como Consumir:

A Uvaia Pode ser consumida na forma natural, a polpa é abundante, geralmente não tem muitas sementes. Mas, a quem goste de fazer inúmeras receitas como: Suco, saladas, geléia, sorvetes, mouses, bolo, licor e doces de Uvaia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Óleo de Ylang Ylang Para Saúde!

Os 10 Benefícios da Malmequer Para Saúde