Os 30 Benefícios da Erva Cidreira Para Saúde

Saiba Tudo Sobre Os 30 Benefícios da Erva Cidreira Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Erva Cidreira que muitos ainda desconhece. Além disso, a Erva Cidreira é uma planta robusta que cresce formando touceiras. As touceiras são vários troncos dividindo o mesmo sistema radicular, como se fosse um arranjo feito pela própria natureza. As suas folhas parecem lâminas, cortam com muita facilidade.

beneficio da erva cidreiraÉ necessário muito cuidado para cortá-las a fim de não machucar as mãos. Suas folhas são longas e de coloração verde-claro podendo atingir até um metro de altura. É uma planta de origem asiática, mas muito cultivada no Brasil.

Seu aroma é muito agradável e parece muito com o perfume do limão. A parte da planta a ser utilizada são as folhas.

A planta de nome científico Cymbopogon citratus também é conhecida como capim-santo, capim-limão, capim-cidró, capim-cheiroso e cidreira.

É muito confundida com a erva-cidreira, mas suas propriedades são bem distintas, embora ambas façam muito bem a saúde.

A planta é utilizada na indústria cosmética, em óleo essencial, na culinária em forma de chá e como ornamentação. O capim-cidreira é uma planta que se adapta muito bem em qualquer ambiente. Pode ser cultivada num vaso em casa ou no jardim. Ela é bastante resistente e serve para perfumar o ambiente, além de enfeitá-lo.

Propriedades da Erva Cidreira:

A Erva-cidreira possuir uma grande quantidades de nutrientes essenciais que fornecem uma ampla gama de benefícios de saúde. É uma fonte de vitaminas essenciais, tais como a Vitamina A, Vitamina B1 (tiamina), Vitamina B2 (riboflavina), Vitamina B3 (niacina) Vitamina B5 (ácido pantotênico), Vitamina B6 (piridoxina), Vitamina folato e Vitamina C. e os minerais como Potássio, Cálcio, Magnésio, Fósforo, manganês, cobre, Zinco e ferro, que são necessários para o bom funcionamento do corpo humano. Então, confira Os 30 Benefícios da Erva Cidreira Para Saúde:

2. Benefícios do Chá de Erva-Cidreira Para Diminui as Cólicas:

Chá de Erva Cidreira pode ser indicada em casos de cólicas menstruais porque ela proporciona o relaxamento, inclusive dos tecidos, e por isso ajuda a aliviar este problema.

3. Chá de Erva Cidreira Alivia as Dores de Cabeça:

Alguns estudos apontam que a Erva Cidreira ajudaria a reduzir a pressão arterial porque proporciona uma vasodilatação leve dos vasos sanguíneos periféricos fazendo com que as dores de cabeça diminuam.

4. Erva Cidreira Para Dormi Melhor:

Uma boa xícara de chá vai garantir uma noite tranquila e relaxante, ela auxilia no tratamento do nervosismo, agitação e distúrbios do sono e melhora a qualidade do seu sono.

5. Benefícios do Chá da Cidreira Para Diminui Problemas Estomacais:

A Erva Cidreira possui um efeito contra problemas gástricos. Contudo, ainda não há um consenso sobre o que proporciona este benefício. Os estudos relatam que sua atividade antiespasmódica e carminativa beneficiam o sistema digestivo, inclusive com melhora da indigestão associada à tensão nervosa.

Muitas vezes, os indivíduos apresentam problemas gástricos devido ao estresse. O efeito sedativo e ansiolítico da Erva Cidreira pode auxiliar, amenizando sintomas gástricos e facilitando a digestão.

6. Diminui as Cólicas:

A Erva Cidreira pode ser indicada em casos de cólicas menstruais porque ela proporciona o relaxamento, inclusive dos tecidos, e por isso ajuda a aliviar este problema.

7. Diminui os Gases:

A Erva Cidreira ajuda a reduzir a produção de gases, isto provavelmente ocorre devido à capacidade do alimento de relaxar os tecidos.

8. Contem Ação Antioxidante:

A Erva Cidreira possui forte ação antioxidante. Por isso, irá combater os radicais livres e evitar o envelhecimento celular, prevenir câncer, evitar a degeneração da mácula, proteger o coração e evitar doenças cerebrais degenerativas.

9. Diminui a Pressão Arterial:

Alguns estudos apontam que a Erva Cidreira ajudaria a reduzir a pressão arterial porque proporciona uma vasodilatação leve dos vasos sanguíneos periféricos.

10. Elimina Colesterol Ruim:

Certas pesquisas apontam que a forte ação antioxidante da Erva Cidreira ajudaria a diminuir os níveis do colesterol ruim, LDL. Assim, a erva poderia prevenir doenças cardiovasculares.

beneficios da erva cidreira

11. Contem Efeitos Calmantes:

A Erva Cidreira se destaca pela ação calmante e sedativa. Assim, ela ajuda a diminuir problemas de insônia, ansiedade e reduz o estresse. O óleo essencial de Erva Cidreira também é utilizado na aromaterapia por seu efeito sedativo leve.

12. Previne Distúrbio Digestivos:

A azia é um problema que afeta milhares de pessoas. A Erva Cidreira ajuda a combater esses distúrbios digestivos, além de proteger o fígado e ajudar no tratamento dos sintomas de refluxo, ele também alivia as cólicas intestinais.

Essa é uma boa opção para as mães que estão nas primeiras semanas de gestação. Isso certamente aliviará a tensão e fará com que a sensação de enjoo seja aliviada, prefira a bebida gelada nesta situação.

13. Combate Gases:

Outro problema digestivo que atrapalha o dia a dia de milhares de pessoas são os gases intestinas. Por melhorar os problemas digestivos, o chá de erva de cidreira também combate as flatulências excessivas. Ele ajuda a regular o seu sistema e dar fim ao desconforto que te deixa inseguro nas horas mais importantes do seu dia.

14. Melhora e Alivia a Tosse:

A gripe muitas vezes acaba derrubando o nosso pique e atrapalhando nossa rotina. Para combater a tosse (que é bem incômoda) e combater a febre, experimente as propriedades benéficas do chá de Erva Cidreira.

Se achar que não está melhorando pode acrescentar um pouco de capim limão ou chá de hortelã, eles ajudarão a dar mais frescor a sua bebida e aliviar a coceira na garganta.

15. Promove Bem Estar e Tranquilidade:

A Erva Cidreira é uma planta muito conhecida pelo seu poder calmante: e é verdade! Ela promove o bem estar, relaxa e permite que você sinta tranquilidade.

E como já dissemos aqui, o chá ainda combate os sintomas da depressão. É a receita que você precisa para deixar o seu dia menos estressante.

16. Benefícios da Erva-cidreira Para Reumatismo:

A Erva-cidreira é eficaz no alívio da dor e desconforto causado pela reumatismo. Ele pode ser aplicada diariamente, ajudando a aliviar as dores e outros sofrimentos dolorosos.

17. Erva-cidreira Fortalece o Sistema Imunológico:

A Erva-cidreira ajuda a restaurar os sistemas vitais que são responsáveis pela defesa do corpo, incluindo a digestão, respiração, excreção e do sistema nervoso. Isso ajuda a melhorar a absorção de nutrientes e reforça o mecanismo de defesa imune do corpo.

18. Alivia a dor de Dente e Gengivas:

Fazer bochechos com o chá quente de erva doce ajuda e muito a aliviar as dores de dente e ajudam a diminuir as inflamações da gengiva.

19. Ajuda a Regular a Menstruação:

Você conhece alguém com problemas de época? Diga-lhes sobre o chá de erva-cidreira. Ele trata menstruação atrasada entre as mulheres e permite que mais sangue flua para o útero para que seu ciclo menstrual é regulado.

20. Combate Dores no Estomago:

Moa as ervas secas com um almofariz e pilão, depois coloque o pó numa tigela. Cubra com água quente para formar uma pasta suficientemente grande para cobrir a área. Não sature as ervas, basta adicionar lentamente água para molhar as ervas e misturar até formar uma pasta.

erva cidreira

Despeje a mistura de ervas no centro de um pano, espalhando-a numa camada suficiente para cobrir a área afetada que pretende cobrir com o cataplasma.

Confira Outros Benefícios da Erva Cidreira Para Saúde:

  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Aliviar as dores de cabeça;
  • Combater os gases;
  • Prevenir distúrbios digestivos;
  • Aliviar as cólicas menstruais e intestinais;
  • Prevenir distúrbios renais;
  • Promover o alívio da tosse;
  • Promover o bem-estar e a tranquilidade.

A Erva-cidreira serve também no tratamento da ansiedade e nervosismo, agitação, problemas digestivos, distúrbios do sono, herpes, catarro, palpitações, vômitos, enxaquecas, dor de cabeça, arrotos e flatulência.

Prefira ter a erva em casa na hora de realizar o chá, assim você garante que as propriedades estarão intactas. Nos chás de saquinhos tradicionalmente comercializados pode haver perdas de nutrientes importantes na potencia da erva medicinal.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Rutina – O que é, Benefícios e Excesso

Inositol – Fontes, Benefícios e Deficiência