Os 40 Benefícios do Maracujá Para Saúde

Os 40 Benefícios do Maracujá Para Saúde

Os Benefícios do Maracujá Para Saúde são muitos e fáceis de serem adquiridos. Além disso, o Maracujá possui nutrientes que favorecem todo o corpo humano. O Maracujá pode parecer pouco estranho crescendo em sua árvore, já que ele pode envolver-se em torno de quase toda a superfície e aderir-se sobre, procurando a luz solar.

maracuja

No entanto, não deixe as aparências enganá-lo, o Maracujá é amplamente comemorado e comido em todo o mundo, e tem sido por centenas, senão milhares, de anos. Existem mais de 500 variedades, e sua aparência varia muito.

Em termos de cor, ele é geralmente amarelo ou roxo escuro, e sua aparência lembra um pouco uma toranja. O interior é enchido com uma polpa firme, suculenta e uma abundância de sementes. A fruta é espremida regularmente para o suco altamente benéfico, e você vê frequentemente o Maracujá sendo adicionado a outros sucos para melhorar o sabor e adicionar um sabor especial.

Você pode encontrar frutos de Maracujá crescidos em quase qualquer clima quente no mundo, desde que sejam livres de gelo durante todo o ano. Isso inclui o Pacífico Sul, América Central, Oriente Médio, o Mediterrâneo e vários locais subtropicais em todo o mundo.

Estas culturas individuais utilizando a fruta em sua cozinha, porque a necessidade de exportação é relativamente magra, considerando que o Maracujá é cultivado em diversos lugares diferentes em todo o mundo. Ele é popularmente consumido no café-da-manhã, suco, lanche, tempero, saladas e sobremesas.

Características do Maracujá:

O Maracujá é um fruto produzido pelas plantas do gênero Passiflora -muito utilizado em fórmulas homeopáticas para acalmar e tranquilizar pessoas ansiosas e/ou então que estejam nervosas com alguma situação.

Seu sabor agrada muitos paladares, pois é suavemente doce e ácida ao mesmo tempo. É chamada de fruta da paixão por estadunidenses. Possui aroma e sabor inconfundíveis, assim como suas propriedades nutritivas.

Embora pouca gente saiba, há mais de quinhentas espécies diferentes de Maracujá cultivadas atualmente, todas elas são nativas de regiões da América do Sul. O Paraguai é o país de origem dessa fruta tão apreciada.

Valor Nutricional do Maracujá:

O Maracujá possui muitos benefícios a saúde devido ao teor de nutrientes, minerais e vitaminas da fruta, que inclui antioxidantes, flavonoides, vitamina A, vitamina C, riboflavina, niacina, ferro, magnésio, fósforo, Cobre, fibra e proteína.

As percentagens de muitas das vitaminas e minerais são chocantemente altos, e o Maracujá é uma grande adição à dieta que pode resultar em uma série de benefícios surpreendentes para a saúde. Confira também os Benefícios do Maracujá Para Saúde:

Benefícios do Maracujá Para Saúde:

1. Previne a Insônia:

Um composto muitas vezes esquecido no Maracujá são os alcaloides medicinais, como o harmano, que funciona como um sedativo. Este composto de Maracujá tem sido conectado a uma redução na agitação, insônia, insônia nervosa e ansiedade que pode mantê-lo de obter uma boa noite de sono. Então, em vez de um copo de leite quente, da próxima vez tentar chegar para uma fatia de Maracujá e voltar para o seu travesseiro!

2. Benefícios do Maracujá Para Melhorar a Digestão:

O Maracujá tem uma elevada quantidade de fibras, especialmente fibras solúveis. Uma única fruta pode fornecer quase o total da necessidade diária do nosso corpo. As fibras melhoram a capacidade do corpo de absorver os nutrientes dos alimentos, aumentam o efeito laxante no intestino e melhoram a digestão.

Elas absorvem água e amolecem o bolo fecal de modo a garantir uma evacuação saudável, além de mover a comida mais rapidamente através do trato digestivo, reduzindo o tempo de exposição do cólon a toxinas.

3. Promove a Saúdo do Coração:

As quantidade de fibras presentes no Maracujá auxiliam a redução do colesterol ruim (LDL) e estimula o aumento do bom colesterol (HDL). Mantendo os bons níveis de colesterol no sangue, evita-se que apareça algum bloqueio do fluxo de sangue, evitando diversos problemas cardíacos, principalmente o AVC, trombose e infarto.

Os antioxidantes, encontrados com fartura no Maracujá, também ajudam a proteger as artérias dos radicais livres, evitando a arteriosclerose, que é o enrijecimento das paredes das artérias.

4. Promove a Perda de Peso:

O Maracujá possui muitas propriedades emagrecedoras que não são muito conhecidas, ele possui uma substância chamada pectina que assume natureza de gel no estômago causando sensação de saciedade, além disso, a pectina “transporta” as gorduras e a glicose do organismo fazendo com que elas sejam eliminadas nas fezes.

Essa substância é encontrada principalmente na casca do Maracujá, o consumo da casca do Maracujá geralmente é feito através de farinha encontrada facilmente em lojas de produtos naturais. A farinha também ajuda na eliminação de toxinas do organismo.

5. Combate Infecções:

Maracujá é rico em vitamina C e vitamina A. A vitamina C aumenta o sistema imunológico, protegendo assim o corpo de vários tipos de câncer e doenças cardíacas. A vitamina A melhora a visão, protege de numerosas doenças e combate infecções.

6. Favorece a Saúde dos Cabelos:

Maracujá ajuda na manutenção de cabelo saudável depende da entrega de oxigênio e nutrientes essenciais do sistema circulatório para os folículos pilosos. cabelo saudável estão diretamente associados com problemas de corpo e cabelos saudáveis ​​são o resultado de deficiências nutricionais ou doença prolongada.

7. Combate à pressão Alta:

A fruta é totalmente eficaz no combate à pressão alta. Sua concentração de potássio tem o poder de equilibrar os níveis de sódio no organismo. Com esse equilíbrio, a pressão arterial diminui, o que evita o surgimento de doenças como AVC, infarto e demais problemas de saúde.

8. Alivia a Artrite:

Os benefícios do Maracujá por ser rico em Cobre têm relação com suas ações anti-inflamatórias que auxiliam na redução dos sintomas da artrite. Ele funciona como um remédio caseiro para artrite. O mercado consumidor também é inundado com pulseiras de Cobre, bem como outros acessórios para curar esta condição.

O mineral também pode funcionar como um remédio caseiro para artrite (armazene água em um recipiente de Cobre durante a noite para acumular traços do mineral). Eles são benéficos para o fortalecimento do sistema muscular, dessa forma, beba a água ao acordar.

Você se sentirá energizado e ativo para o dia porque seu metabolismo terá uma boa doente do elemento para executar seu processo diário.

9. Regula a Produção de Melanina:

O Cobre presente nesta fruta é um componente vital para o pigmento escuro natural – melanina – que impacta na coloração da pele, cabelos e olhos. A melanina pode ser produzida por melanócitos apenas na presença de cuproenzimas chamadas tirosinase, que são derivadas dele.

10. O Maracujá Previne o AVC:

O Maracujá é rico em potássio e por isso possui grande eficácia no combate e tratamento da pressão arterial elevada. O potássio ajuda a equilibrar os níveis de sódio no corpo, altas doses de sódio no corpo são responsáveis por elevar a pressão arterial e aumenta o risco de ataques cardíacos e AVC.

beneficio do maracuja

11. Benefício do Maracujá Contra a Asma:

Estudos recentes mostraram que uma combinação de extratos de casca de Maracujá pode compor uma mistura que tem efeito expectorante, sedativo e calmante sobre o sistema respiratório.

Um estudo detalhado e pesquisa realizada por Ronald Ross Watson em colaboração com algumas associações de renome da ciência médica revelou que a casca do Maracujá pode trazer alívio para pacientes com asma, respiração ruidosa e tosse compulsiva. Acredita-se que este efeito se deva às propriedades antialérgicas, antioxidantes e anti-inflamatórias do Maracujá.

Os flavonoides do Maracujá roxo são particularmente úteis para melhorar os sintomas de asma e estudos falam inclusive que o extrato das cascas desta espécie de Maracujá poderia substituir os medicamentos convencionais para asma no futuro.

12. Benefícios do Maracujá Para Cuidar da Pele:

O Cobre presente nesta fruta também é um importante nutriente que desempenha um importante papel na síntese de hemoglobina, mielina, melanina e colágeno.

Ele ajuda a proteger a bainha de mielina que envolve os nervos e também é ativamente envolvido na produção de elastina, um elemento do tecido conectivo que mantém a flexibilidade da pele. Esse último também impede o envelhecimento precoce da pele, pois a mantém flexível e menos propensa à flacidez e rugas.

13. Combate a Osteoporose:

O fósforo presente no Maracujá é uma parte vital do processo de crescimento, assim como para a manutenção dos ossos e dentes. Ele trabalha em associação ao Cálcio para criar ossos fortes. Também auxilia na saúde das gengivas e esmalte dental, além de ajudar a aliviar problemas sérios como a perda óssea ou de densidade de minerais, também conhecida como osteoporose.

14. Combate à Anemia:

Um dos principais Benefícios do ferro contido nesta fruta, uma vez que ele é um dos principais componentes dos glóbulos vermelhos. Quanto maior a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, melhor será o transporte de nutrientes e oxigênio para todo o organismo e a sua falta caracteriza o quadro de anemia ferropriva.

15. Aumenta a Produção de Energia:

O Cobre presente nesta fruta é essencial para a síntese de adenosina trifosfato, que é uma molécula armazenadora de energia do corpo. A cuproenzima citocromo c oxidase afeta a produção energética intracelular.

Ela age como uma catalisadora na redução de oxigênio molecular em água, durante a qual a enzima produz um gradiente elétrico utilizado pela mitocôndria para sintetizar a molécula vital ATP. Portanto, quantidades suficientes de Cobre no corpo garantem energia funcional e acessível que pode ser utilizada durante o dia.

16. Reduz a Fraqueza:

O fósforo presente no Maracujá possui a capacidade de remover problemas menores de saúde como fraqueza muscular, entorpecência, fadiga e similares. Níveis normais de fósforo no corpo são uma ótima forma de permanecer ativo. A quantidade normal é de cerca de 1.200 mg para adultos.

17. Combate o Cansaço:

Hora de jogar o cansaço e a preguiça para longe! Se você anda se sentindo sonolenta, como se nada fosse capaz de recuperar as suas energias, hora de
apostar nos alimentos ricos em ferro como o Maracujá.

Se você não possui ferro o bastante no seu organismo, ele se vê obrigado a fazer um esforço maior para obter a energia de que precisa para funcionar bem. É esse exercício extra que faz você sentir sono, falta de foco e vários outros sintomas relacionados à fadiga.

18. Promove a Saúde dos Ossos:

O Maracujá é uma fonte rica de minerais como o ferro, Cobre, magnésio e o fósforo. Minerais importantes para benefícios do Maracujá como aumentar a densidade mineral óssea e reforçar os ossos.

Alguns destes minerais são partes integrantes na criação de matéria óssea adicional. Eles agem fortalecendo a matéria óssea já existente e acelerando o reparo em caso de perda de massa óssea. Este pode ser um meio de aliviar, prevenir ou mesmo eliminar os sintomas da osteoporose e da dor associada à deterioração dos ossos devido ao envelhecimento.

19. Favorece a Saúde Digestiva:

O Maracujá é uma fonte muito forte de fibra, e uma única porção fornece ao corpo humano aproximadamente 98% de sua necessidade diária. Fibra é um componente essencial de uma dieta saudável, uma vez que é a substância que facilita a digestão saudável dos alimentos e a regulação dos movimentos intestinais.

O Maracujá é uma boa fonte de fibra solúvel, tanto na polpa quanto na casca, que atua como um laxante em massa, movendo alimentos através do trato digestivo e reduzindo o tempo de exposição do cólon a quaisquer toxinas. Ele pode reduzir sinais de constipação, regulando os movimentos intestinais, esfrega os vasos sanguíneos limpo do excesso de colesterol e até mesmo prevenir condições gastrointestinais como câncer colorretal.

20. Combate a Ansiedade:

Tanto a fruta quanto a flor do Maracujá contêm alcaloides medicinais e fitonutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves, e são responsáveis por mais benefícios do Maracujá. Verificou-se que a ingestão da fluta relaxa o sistema nervoso e induz o sono.

Sua ingestão potencializa a manutenção do humor de forma tão eficaz que muitos médicos já estão receitando suplementos naturais à base de Maracujá para tratar problemas como depressão, ansiedade e insônia.

21. Favorece a Saúde Ocular:

Além de proteger contra o câncer, a vitamina A também trás os benefícios do Maracujá à saúde dos olhos, incluindo a prevenção da degeneração macular, a catarata e a cegueira noturna.

A visão e a saúde dos olhos tendem a se deteriorar de acordo com o envelhecimento e devido a infecções e fraqueza dos nervos óticos. Por isso, devemos ingerir alimentos que possam agir na manutenção da saúde geral da visão.

22. Aumenta a Hemoglobina no Sangue:

A cor vermelha do nosso sangue se deve a um pigmento chamado hemoglobina, cujo conteúdo principal é o ferro. O baixo nível de hemoglobina é o causador da anemia, uma condição que pode levar a cansaço persistente, falta de ar, tonturas e desmaios.

O Maracujá contém uma quantidade elevada de ferro, cerca de 20% do total que precisamos diariamente. Ele também possui vitamina C, vital para a absorção de ferro no corpo. Uma combinação perfeita para manter os níveis ideais de ferro e hemoglobina no sangue.

23. O Maracujá Aumenta a Imunidade:

A imunidade é o sistema de defesa do nosso corpo contra vários agentes patogênicos como vírus, bactérias, toxinas, e outros, que levam o corpo a doenças e infecções. Nosso sistema imunológico é responsável pela nossa imunidade. Ele identifica ameaças e elimina-as antes que provoquem danos significativos ao nosso corpo.

O Maracujá é cultivado e consumido desde os tempos antigos não só pelo seu sabor, mas também por causa do bem que nossos antepassados acreditavam que ele fazia ao sistema imunológico. E eles estavam certos. A vitamina C e a beta-criptoxantina presentes na fruta são responsáveis por esses benefícios do Maracujá ao sistema imunológico.

24. Previne o Câncer:

Em uma nota relacionada à saúde do sistema imunológico, Maracujá é também uma poderosa fonte de atividade anti-carcinogênica no corpo. Antioxidantes no Maracujá principalmente eliminar os radicais livres, que são conhecidos por mutação do DNA de células saudáveis ​​em cancerosos.

A fruta da paixão também contém vitamina A, vários flavonoides e compostos fenólicos, todos os quais têm sido associados a propriedades anticancerígenas, particularmente em termos de câncer de boca e de pulmão.

25. Combate a Asma:

Estudos recentes têm demonstrado que uma combinação de vários extratos da casca de Maracujá roxo cria uma nova mistura de bioflavanoides, que têm um efeito expectorante, sedativo e calmante sobre o sistema respiratório. Tem sido positivamente ligado a uma redução nos ataques de asma, sibilos e tosse convulsa. Da próxima vez que alguém na sua família começar a tossir, corte algumas cascas de Maracujá e veja se isso acalma.

26. Assegura o Equilíbrio Hormonal:

os benefícios do Maracujá podem ser considerados vitais para regular o equilíbrio dos hormônios no corpo humano. A fruta assegura que os hormônios – especialmente aqueles requeridos para uma boa vida reprodutiva – estejam sempre presentes em quantidades apropriadas e balanceadas.

27. Facilita a Absorção de Nutrientes:

o O Maracujá possui nutrientes que agem como um importantes participantes ou co-fatores em várias reações químicas que tomam lugar no corpo. Além disso, facilita a utilização apropriada de vários nutrientes consumidos pelo corpo. Certifique-se de sempre incluir fósforo em sua dieta!

28. Promove o Metabolismo:

O fósforo presente nesta fruta auxilia no processo de extração de energia ao estimular o processo de metabolismo de diferentes nutrientes. Além disso, ele promove o fluxo energético e seu eficiente uso por diferentes sistemas orgânicos, alguns dos quais se devem à sua habilidade de absorver vitaminas tão eficientemente.

Outros Benefícios do Maracujá Para Saúde:

  • O Maracujá reduz a ansiedade e os sintomas da depressão, ajudando a reduzir a agitação.
  • Diminui a inquietação, nervosismo e agitação em crianças.
  • Os tremores causados pelo Mal de Parkinson também são amenizados com o uso do Maracujá.
  • O Maracujá Ajuda a aliviar dores de cabeça, rigidez muscular, tensões, já que suas propriedades calmantes relaxam o corpo de maneira geral.
  • Consumir Maracujá alivia as dores menstruais pois atua diminuindo as contrações do útero.
  • Além das propriedades calmantes, alguns estudos acerca do Maracujá mostraram que ele também traz outros benefícios, entre eles:
  • A casca do Maracujá possui propriedades que evitam os picos de insulina.
  • As sementes da fruta são ricas em ácidos graxos que tem forte ação antioxidante, sendo bastante adequado para ser utilizado em cosméticos.
  • As folhas do Maracujá apresentam mais agentes tranquilizantes do que a polpa da fruta, sendo mais eficiente no combate à insônia.
  • Suas sementes trituradas de Maracujá servem como esfoliantes para a pele.
  • O chá das folhas do Maracujá agem como vermífugo.
  • O chá de Maracujá também é benéfico para mulheres na menopausa, sua ação alivia as alterações de humor e os calores corporais.

beneficios do maracuja

Receita do Chá de Maracujá:

O chá de Maracujá ou infusão é umas das opções que pode ser preparado com folhas secas, frescas ou trituradas da planta, e pode ser usado para o tratamento da insônia, dores menstruais, dores de cabeça causadas por tensão ou para tratar a hiperatividade em crianças.

INGREDIENTES:

  • 1 colher de chá de folha secas ou trituradas de Maracujá ou 2 colheres de chá de folhas frescas.

MODO DE PREPARO:

  • Numa xícara de chá colocar as folhas secas, trituradas ou frescas do Maracujá e adicionar 175 ml de água fervente. Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber.

Para o tratamento da insônia este chá deve ser bebido 1 vez vez por dia, à noite, e para aliviar as dores de cabeça e menstruais deve ser bebido 3 vezes por dia. Para o tratamento da hiperatividade em crianças as doses devem ser reduzidas e indicadas pelo pediatra.

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

beneficios da abobora

Os 40 Benefícios da Abóbora Para Saúde!

beneficio da acerola

Os 40 Benefícios da Acerola Para Saúde