Os 40 Benefícios do Suco de Mirtilo Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Já ouviu falar no Suco de Mirtilo? Sabia que este suco pode trazer vários benefícios à saúde? isso mesmo, o Suco de Mirtilo é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, o Mirtilo, uma frutinha azul, pequena, redonda e saborosa. Dizem ser ótima para melhorar a visão, ideal para os diabéticos e muito mais. Sim, essa fruta rica em antocianinas e resveratrol é mesmo uma dádiva da natureza tanto para a alimentação quanto para a saúde humana.

Suco de Mirtilo

Valor Nutricional da Suco de Mirtilo:

O Suco de Mirtilo é rico em nutrientes, pobres em calorias e ricos em fibras. O suco é abundantes em antioxidantes, especialmente antocianina. O suco é uma fonte rica de vitamina C, vitamina K, vitamina B6, folato, potássio, cobre e manganês. Ele é baixo em carboidratos e sódio. Então, confira detalhadamente Os 40 Benefícios do Suco de Mirtilo Para Saúde:

1. Promove a Perda de Peso:

O alto teor de fibra presente no Suco de Mirtilo não apenas promove a digestão, mas também aumenta a perda de peso.

Estudos têm mostrado que promove a saciedade e reduz gordura da barriga. Uma xícara do Suco de Mirtilo contém apenas 15 gramas de carboidratos e 84 calorias. Os números são realmente atraentes para as pessoas que tentam gerenciar ou perder peso.

2. Rico em Antioxidantes:

Os antioxidantes presente no Suco de Mirtilo são responsáveis ​​pela atividade de eliminação de radicais livres no corpo.

O grupo dos flavonoides, particularmente a antocianina, previne o corpo de todos os tipos de danos causados ​​pelos radicais livres. Isso inclui danos na estrutura celular, envelhecimento precoce e vários tipos de câncer.

3. Fortalece os Ossos:

As altas quantidades de ferro, zinco, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e vitamina K no Suco de Mirtilo ajuda no fortalecimento dos ossos. Ajuda a aumentar a densidade óssea e contribui para a manutenção da estrutura óssea.

4. Previne o Envelhecimento Precoce:

A antocianina, o poderoso antioxidante presente no Suco de Mirtilo, é responsável por prevenir danos oxidativos ao DNA. A abundância de vitamina C também é um grande fator para isso.

É por isso que os mirtilos evitam sinais de envelhecimento, como rugas, manchas senis , catarata e perda de cabelo, além de outros problemas de pele .

5. Reduz a Pressão Arterial e Colesterol:

O alto teor de fibras, os antioxidantes e a capacidade de dissolver o LDL (mau) colesterol fazem do Suco de Mirtilo um suplemento alimentar ideal para curar muitas doenças cardíacas, ao mesmo tempo em que fortalecem os músculos cardíacos.

A pressão arterial elevada, que é uma das principais razões para ataques cardíacos e derrames. O Suco de Mirtilo ajuda a baixar a pressão arterial, especialmente em mulheres pós-menopáusicas.

6. Reduzir os Níveis de Açúcar no Sangue:

Suco de Mirtilo melhora a sensibilidade à insulina. Esta alta fibra alimentar é uma parte essencial da dieta para diabéticos , pois ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue no corpo.

7. Previne o Câncer:

Suco de Mirtilo pode revelar-se extremamente valioso para pacientes com câncer, pois eles contêm certos compostos como pterostilbene (um excelente remédio para câncer de cólon e fígado) e ácido elágico.

Estes dois em harmonia com a antocianina e outros antioxidantes como a vitamina C e o cobre podem fazer milagres para prevenir e curar o câncer.

8. Melhora a Função Cerebral:

Mais uma vez, as propriedades antioxidantes do Suco de Mirtilo entram em jogo. A antocianina, selênio, vitamina A, vitamina C, vitamina E, complexo de vitamina B, zinco, sódio, potássio, cobre, magnésio, fósforo e manganês podem curar distúrbios nervosos impedindo a degeneração e a morte de neurônios.

Estes nutrientes essenciais também protegem as células cerebrais e ajudam a restaurar a saúde do sistema nervoso central. Estas bagas também podem curar problemas graves, como a doença de Alzheimer, em grande medida. Eles até curam células cerebrais danificadas e tecidos de neurônios para manter sua memória afiada por um tempo muito longo.

9. Anti – Depressivo:

Suco de Mirtilo selvagens ricos em flavonoides também ajudam a melhorar o humor e são antidepressivos muito bons.

10. Melhora a Digestão:

O volumoso (fibra) presente no Suco de Mirtilo evita a constipação. Além disso, as vitaminas , o sódio, o cobre, a frutose e os ácidos melhoram a digestão, estimulando os sucos digestivos e gástricos corretos para movimentar os alimentos de maneira suave e segura através de seu sistema gastrointestinal.

11. Trata Infecção do Trato Urinário:

Suco de Mirtilo podem matar colônias de bactérias, como E. coli, que são responsáveis ​​pela infecção do trato urinário. Eles têm um composto formado por grandes moléculas semelhantes a polímeros, que inibem o crescimento dessas bactérias. Eles também têm certas propriedades antibióticas que contribuem para esse efeito.

12. Cuidados com os Olhos:

Suco de Mirtilo pode prevenir ou atrasar todos os problemas oculares relacionados com a idade. Isso inclui degeneração macular, catarata, miopia e hipermetropia, secura e infecções, particularmente aquelas relacionadas à retina, devido às suas propriedades antioxidantes.

Suco de Mirtilo contêm antioxidantes especiais chamados carotenoides (luteína, zeaxantina etc), flavonoides (como a rutina, resveratrol, quercetina , etc), e outros compostos antioxidantes, que são muito benéficos e essenciais para a saúde ocular.

13. Aumenta a Imunidade:

Suco de Mirtilo podem impulsionar o sistema imunológico e prevenir infecções. Uma vez que seu sistema imunológico está forte, você não vai pegar resfriados, febre , varíola e inúmeras outras doenças transmissíveis espalhadas por bactérias e vírus.

14. Acalma Inflamação:

Os antioxidantes presentes no Suco de Mirtilo não só previnem o estresse oxidativo, mas também a inflamação crônica. A inflamação crônica é a principal causa de muitas doenças, incluindo artrite , aterosclerose, doença de Alzheimer e até mesmo câncer.

Mirtilo

15. Trata a Acne:

Para pessoas com pele que é propensa à acne, o Suco de Mirtilo pode auxiliar a conquistar a pele sem mancha. Essa fruta possuem uma concentração alta de salicilatos, este se caracteriza o sal do ácido salicílico.

16. Alivia Dores Menstruais:

Por ser rico em vitamina K, o Suco de Mirtilo ajuda também a regularizar a menstruação e ajudam no bom funcionamento dos hormônios, tornando-se amigo das mulheres durante o período menstrual.

17. Previne o Câncer:

vitamina C, a vitamina A e os vários fitonutrientes no Suco de Mirtilo funcionam como poderosos antioxidantes que podem ajudar a proteger as células contra danos causados por radicais livres ligados à doença.

18. Melhora a Saúde Mental:

Estudos baseados na população mostraram que o consumo do Suco de Mirtilo está ligado ao declínio cognitivo mais lento em mulheres mais velhas. Além de reduzir o risco de danos cognitivos, o Suco de Mirtilo também pode melhorar a memória de curto prazo e a coordenação motora de uma pessoa.

19. Trata Hipertensão:

O Suco de Mirtilo diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

21. Acalma Garganta Inflamada:

O Suco de Mirtilo tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a acalmar garganta e evitar o congestionamento.

22. Previne a Gripe e Resfriado:

O Suco de Mirtilo é uma excelente fonte de vitamina C e ajudam na prevenção de gripe e resfriados.

23. Alivia os Sintomas Comuns na Gravidez:

Alguns dos sintomas mais comuns na gravidez são náuseas e vômitos e muitas vezes podem estar associados à deficiência de vitamina K, que está presente no Suco de Mirtilo, uma copo por dia ajuda a controlar esse mal estar.

24. Trata a Infecção do Trato Urinário:

Para esta condição, o Suco de Mirtilo podem ser surpreendentemente benéficos. Eles têm um composto formado por moléculas grandes semelhantes a polímeros, que inibem o crescimento de tais bactérias.

O Suco de Mirtilo contem certas propriedades antibióticas que aumentam esse efeito. Essas moléculas pesadas esfregam as bactérias nas paredes ao longo do trato, evitando assim a infecção. Até agora, este composto só foi encontrado nessa fruta.

25. Melhora a Visão:

Suco de Mirtilo é uma das melhores alternativas para óculos, lentes de contacto, colírios, medicamentos e cirurgias oculares. Eles podem prevenir ou atrasar todos os problemas oculares relacionados à idade. Como degeneração macular, catarata, miopia e hipermetropia, secura e infecções. Particularmente aqueles pertencentes à retina, devido às suas propriedades antioxidantes.

26. Melhora a Saúde do Cérebro:

Como o Suco de Mirtilo contêm uma quantidade tão elevada de fenóis, particularmente ácido gálico, o Suco de Mirtilo é conhecidos como “agentes neuroprotetores”.

Segundo os pesquisadores do Irã, isso significa que eles podem proteger literalmente nossos cérebros da degeneração, neurotoxicidade e estresse oxidativo.

27. Garante a Dilatação Adequada dos Vasos Sanguíneos:

O Suco de Mirtilo garante a dilatação adequada dos vasos sanguíneos que ajuda a nos proteger contra certas doenças, como a aterosclerose, colesterol alto, congestionamento cardíaco e dores de peito severas.

28. Melhora a Digestão:

Sendo uma fonte natural de fibra solúvel e insolúvel, o Suco de Mirtilo podem ajudar a regular sua trilha gastrointestinal ao comer apenas alguns punhados por dia.

A adição do Suco de Mirtilo à dieta pode alterar o equilíbrio do micróbio intestinal em favor dos membros do filo Actinobacteria. O Suco de Mirtilo têm potencial prebiótico, que promove o crescimento de bactérias boas (probióticos) no cólon e promove benefícios digestivos e para a saúde.

29. Melhora Saúde Cardíaca:

Depois de realizar pesquisas com mais de 93.000 mulheres de 25 a 42 anos de idade, não observaram esse tipo de benefício em outros tipos de antioxidantes que foram estudados.

Os benefícios do Suco de Mirtilo demonstraram baixar o colesterol LDL, aumentar o colesterol HDL e diminuir a pressão arterial.

30. Reduz os Danos Causados Pelo o Sol:

Suco de Mirtilo contêm resveratrol, que é comprovado para reduzir os danos causados pela exposição excessiva ao sol e pode naturalmente escurecer sua pele.

31. Melhora a Textura da Pele:

O colágeno presente no Suco de Mirtilo fornece a estrutura para os vasos sanguíneos. Os minúsculos vasos sanguíneos sob a pele carregam oxigênio e nutrientes que mantêm a pele saudável. Sem nutrientes suficientes, a pele se tornará áspera e seca.

32. Acelera o Emagrecimento:

Sendo baixo em calorias, baixo índice de glicemia e alto em fibras, todos têm três razões para tomar o Suco de Mirtilo para perder peso!

33. Melhora a Saúde dos Ossos:

Suco de Mirtilo contêm ferrofósforocálciomagnésiomanganêszinco e vitamina K. Cada um destes é um componente do osso. A ingestão adequada deste suco contribui para a construção e manutenção da estrutura óssea e da força.

suco do mirtilo

Outros Benefícios do Suco de Mirtilo Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o Suco-de-Mirtilo desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Alivia sintomas de infecções urinárias e renais, impedindo a fixação e o desenvolvimento da E. Coli, bactéria preferencialmente causadora de infecções no trato urinário;
  • Apresenta um efeito inibitório na agregação plaquetária inibindo assim a formação de coágulos sanguíneos;
  • Protegem contra a degeneração relacionada com o envelhecimento das vistas, melhorando a visão noturna;
  • Reduz inflamações do aparelho digestivo e regula o trânsito intestinal devido à sua riqueza em fibras;
  • Ajudam a combater a memória de curto prazo e reforça a memória dos idosos;
  • Indicados para dietas para hipertensão arterial, pela ausência de sódio e colesterol;
  • Fortes propriedades anti-inflamatórias pela sua riqueza em antocianinas;
  • Protege a pele dos radicais livres, ajuda a fixar a vitamina A e acelera a cicatrização.

Como Preparar o Suco de Mirtilo:

O suco de mirtilo é uma delícia e é uma excelente opção para se refrescar no calor. Veja como é fácil de fazer:

Ingredientes:

  • 1 xícara de mirtilos
  • ½ litro de água
  • suco de ½ limão
  • Açúcar e gelo a gosto

Modo de Preparo:

  • Bata os mirtilos no liquidificador juntamente com a água.
  • Depois coe e bata novamente, agora incluindo o açúcar e o suco de limão.
  • Sirva com cubos de gelo.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 32 Benefícios da Marapuama Para Saúde

toranjas branca

Os 30 Benefícios da Toranja Branca Para Saúde