Óleo de Alcaravia – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Óleo de Alcaravia Origem, Benefícios e Como Usar que você de ficar atenta. Além disso, alcaravia é mais comumente encontrada em pão de centeio e bolos na América do Norte. Muito mais prevalente na Europa e na cozinha do Oriente Médio, a alcaravia tem sido rastreada até seus primórdios com nomes originados em latim, grego, sânscrito e árabe.

Sementes de alcaravia foram encontradas na Europa pré-histórica, além de serem usadas em pães, doces, carnes, licores e uma prática comum na Índia é tripular algumas das sementes após uma refeição para adoçar a respiração e ajudar na digestão.

De uma perspectiva espiritual e religiosa, diz-se que esta planta tem propriedades protetoras tanto para bens como para pessoas. Tem sido uma prática comum deixar sementes de alcaravia com bens valiosos para protegê-los de danos e roubo. Protetora para pessoas e um potente agente de cura, diz-se que curou muitas doenças.

Embora as sementes tenham usos variados e uma história diversificada, o óleo concentrado apresenta muitos benefícios à saúde dos quais podemos nos beneficiar diariamente.

O que é o Óleo de Alcaravia?

Alcaravia tem uma história longa e misteriosa e nosso mundo moderno está começando a utilizar os benefícios das sementes e seus óleos. Óleo de alcaravia está se tornando mais popular junto com as sementes com uma extensa história culinária. Eles são parentes da família da Cenoura, com as folhas tendo uma aparência semelhante. Eles têm um sabor e aroma únicos que são melhor descritos como Erva doce, anis e alcaçuz.

1. Ajuda a Saúde Digestiva:

Uma de suas propriedades mais conhecidas, a alcaravia pode acalmar o trato digestivo, ajudar a indigestão e sinalizar o fígado e a vesícula biliar a sucos digestivos secretos. Diz-se que cura úlceras, afasta infecções e acalma o excesso de gás.

2. Acalma Espasmos Musculares ou Cãibras:

óleo de alcaravia dar alívio imediato a espasmos musculares de todos os tipos este óleo pode ser ótimo para tensão muscular, recuperação em atletas ou para uso com espasmos recorrentes. Também relacionado, alcaravia pode ser uma cura para soluços que são um simples espasmo do diafragma.

3. Mantem a Saúde Cardiovascular:

O uso regular de óleo de alcaravia pode ajudar a tonificar e fortalecer os músculos do coração, reduzir o colesterol no sangue, prevenir o endurecimento das artérias e veias e baixar a pressão sanguínea. Devido a esta variedade de benefícios, o óleo de alcaravia protege muitas doenças cardíacas.

4. Possui Propriedades Anti-histamina:

Qualquer pessoa com alergias saberá os resultados de muita histamina no corpo. Nariz entupido, olhos lacrimejantes, tosse e inflamação generalizada ocorrem com alergias ou ingestão excessiva de alimentos ricos em histamina. O óleo de alcaravia pode ajudar a reduzir a carga de histamina do corpo, dando alívio ao entupimento e à Tosse, além de reduzir a inflamação.

5. Aumenta a Produção de Leite Materno:

Para as mães que amamentam, o óleo de alcaravia é conhecido por aumentar a oferta de leite. Provavelmente devido à sua natureza calmante e digestiva, o consumo de alcaravia por parte de uma mãe também pode ajudar ou mesmo curar as cólicas em seus bebês.

6. Possui Propriedades Desinfetante e Anti-sépticas:

O óleo de alcaravia combate naturalmente micróbios, bactérias e fungos, tornando-se um lutador de infecção diversificada. Pode ser usado para infecções e feridas internas e externas.

7. Reduz as Toxinas Domésticas com um Limpador Natural:

As mesmas propriedades se aplicam à limpeza doméstica. Adicione 2-3 gotas por litro de vinagre à sua solução de limpeza favorita para um desinfetante natural. Reduzir o uso de produtos de limpeza domésticos tóxicos tem muitos benefícios para a saúde.

8. Alivia o Estresse:

Outra maneira de usar o óleo de alcaravia é difundi-lo. As propriedades de aquecimento do óleo ajudam com o estresse, desequilíbrios de humor e tensão emocional. Você pode usar um difusor no trabalho, em casa e até mesmo difusores para o seu veículo.

9. Possui Propriedades Diuréticas:

O óleo de alcaravia é muito útil para a micção obstruída e problemas relacionados aos rins, pois ajuda a lavar os rins.

10. Ajuda na Perda de Peso:

Por causa das propriedades diuréticas e digestivas, o óleo de alcaravia pode ajudar seu corpo a expelir gorduras e toxinas, bem como reduzir a inflamação, que desempenham um papel na perda de peso. Reduzir o Estresse também é uma ferramenta eficaz para perda de peso!

11. Regula Síndrome Pré-menstrual ou Menstruação Atrasada:

O óleo de alcaravia pode ser útil para os sintomas da TPM, além de encorajar a menstruação quando ela estiver obstruída.

12. É um Excelente Aperitivo:

Embora o óleo de alcaravia seja fantástico após as refeições, ele também é um estimulante do apetite e estimula o corpo a sucos digestivos secretos para ajudar a digerir a próxima refeição.

13. Ajuda no Clareando a Pele:

Por centenas de anos, o óleo de alcaravia tem sido usado para reduzir o inchaço e a inflamação. Ajuda a clarear a pele, estimulando a regeneração celular. Certifique-se de usar um óleo transportador antes de usar o óleo diretamente em sua pele.

14. Combate a Insônia:

Embora haja menos pesquisas sobre a relação dos óleos de alcaravia com o sono, a alcaravia é rica em Magnésio, que é bem conhecida por seus benefícios de insônia e sono. O Magnésio ajuda a acalmar o sistema nervoso e o cérebro para uma variedade de benefícios cognitivos.

15. Alivia Resfriados:

Como descongestionante, o óleo de alcaravia pode ser usado aromaticamente para aliviar a pressão sinusal e limpar o muco. Simplesmente cheirar o óleo é eficaz, como é tomá-lo misturando-o com mel para ajudar a acalmar a garganta e os pulmões.

O óleo de alcaravia tem efeitos abrangentes e nos tempos antigos era conhecido por curar quase tudo. Embora não seja uma cura para todos, a alcaravia é um “super óleo”, com vários benefícios diversos. Da cabeça aos pés, incorporar o óleo de alcaravia diariamente é uma ótima prática para a sua saúde.

Como Fazer Óleo de Alcaravia:

O óleo de alcaravia é um dos poucos óleos que é produzido principalmente nos países europeus. É feito esmagando e destilando as sementes da planta. As sementes são amadurecidas e depois secas primeiro, antes de serem esmagadas e passarem pela destilação a vapor. Cada semente de alcaravia produz cerca de 2 a 8 por cento deste óleo essencial.

Como o Óleo de Alcaravia Funciona?

As propriedades curativas do óleo de alcaravia são principalmente adquiridas quando ele é usado topicamente, inalado ou difundido. Tente estas diferentes aplicações para este óleo:

  • Difundir em um queimador ou vaporizador. Algumas gotas podem ajudar a aliviar os nervos, acalmar o sistema digestivo e impulsionar o trato respiratório.
  • Misture com um óleo de massagem. Certifique-se de usar um óleo transportador seguro que não irritará sua pele. Você também pode adicionar algumas gotas à sua banheira.
  • Adicione a um creme, xampu ou loção. Isto é recomendado se você estiver usando óleo de alcaravia para tratar as condições da pele ou do couro cabeludo. Apenas algumas gotas serão suficientes.
  • Eu recomendo misturar óleo de alcaravia com outros óleos transportadores, pois usá-lo com força total pode não ser ideal para a sua pele. Óleo de alcaravia combina bem com óleos de camomila, coentro, incenso, gengibre, laranja, lavanda e manjericão.

O Óleo de Alcaravia é Seguro?

Óleo de Alcaravia

óleo de alcaravia geralmente é seguro para a maioria das pessoas, mas eu não a recomendo para mulheres grávidas, pois pode induzir a menstruação, o que pode ser prejudicial para o feto. Embora seja dito que promove a secreção de leite materno em mães que amamentam, aconselho-o a consultar um médico antes de fazer isso, para garantir que seja seguro para você.

Eu também aconselho a verificar se você tem alguma sensibilidade ao óleo de alcaravia fazendo um teste de contato com a pele. Simplesmente aplique uma gota de óleo diluído em seu braço interno e veja se ocorre alguma reação.

Efeitos Colaterais do Óleo de Alcaravia:

A alcaravia pode causar irritação da pele, como erupções cutâneas e coceira, quando usado em altas concentrações, especialmente em indivíduos sensíveis. Certifique-se de diluí-lo com um óleo de transportadora seguro antes de aplicá-lo em sua pele. Quando misturado com óleo de hortelã-pimenta, pode causar azia, arrotos e náuseas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Hortelã Gorda – Origem, Benefícios e Como Usar!

Mil Folhas – Origem, Benefícios e Como Usar!