Os 40 Benefícios da Cúrcuma Para Saúde!

Conheça Os 40 Benefícios da Cúrcuma Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Cúrcuma Para Saúde são repletos de propriedades que são fundamentais para o funcionamento do corpo! Além disso, os ingredientes bioativos encontrados nesta erva são de natureza pleiotrópica – a mesma molécula pode se ligar a uma variedade de enzimas e outros alvos moleculares no corpo.

Ela vem da planta Cúrcuma longa, que cresce na Índia e em outros países do Sudeste Asiático. A raiz seca da planta longa é moída no pó distintivo amarelo.

A Cúrcuma longa é da mesma família do gengibre (Zingiberaceae) e a parte mais utilizada é sua raiz tuberosa. O rizoma é limpo, seco e moído, e assim transformado em uma especiaria muito utilizada na culinária e na medicina alternativa. Na Ásia, o vegetal é acrescentado em cosméticos, como máscaras faciais e pomadas para a pele oleosa. Esta raiz também é utilizada como um corante natural para o tingimento de tecidos. Na Índia, ela foi muito utilizada para tingir de amarelo os mantos de monges budistas.

Muitos confundem a Cúrcuma com o açafrão, especiaria rara extraída dos pistilos de flores de Crocus sativus. O açafrão verdadeiro, como é chamado no Brasil, é um item essencial da cultura espanhola e também confere coloração forte aos alimentos, mas é muito mais caro, sendo chamado até de ouro vermelho. A Cúrcuma tem sabor e aroma muito diferentes dos do açafrão verdadeiro, a substituição de um pelo outro causa notáveis mudanças na receita.

curcuma beneficios

Valor Nutricional:

A Cúrcuma é uma excelente fonte de ferro e manganês. É também uma boa fonte de vitamina B6, fibras e potássio.

Existem vários compostos químicos encontrados na Cúrcuma, conhecidos como curcuminoides. A substância ativa nela é a curcumina. A curcumina é o que faz dela um ” alimento funcional “, definido como “alimentos que têm um efeito potencialmente positivo sobre a saúde além da nutrição básica”. Então, confira a seguir Os 40 Benefícios da Cúrcuma Para Saúde:

1. Isso Ajuda na Recuperação Após AVC:

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da Cúrcuma ajudam na prevenção, bem como no tratamento de AVC.

2. Ajuda no Tratamento da Doença Inflamatória Intestinal:

As propriedades antioxidante e anti-inflamatórias auxiliam no tratamento da doença inflamatória do intestino.

3. Ajuda a Evitar o Diabetes:

Um pequeno estudo na Tailândia em 2012 descobriu que ela pode ajudar a diminuir o risco de diabetes tipo 2 . Verificou que mais de 9 meses, uma dose diária de um suplemento contendo curcumina, pareceu prevenir novos casos de diabetes tipo 2 em certas pessoas em risco. No entanto, são necessárias mais pesquisas.

4. A Cúrcuma Beneficia em Úlceras Orais:

A curcumina aumenta a cura do revestimento da boca na úlcera oral. O gel da curcumina pode ajudar a reduzir o número de úlceras e a dor dentro de 7 dias.

5. Pode Aumentar a Memória e Ajudar nos Distúrbios de Aprendizagem:

A curcumina é usada para restaurar a memória e função que é prejudicada por danos cerebrais, doenças neurodegenerativas ou declínio relacionado à idade na função cerebral.

6. Pode Ajudar sua Digestão:

Parte da razão pela qual ela está no pó de curry é porque adiciona um elemento de delícia aos alimentos. Mas a Cúrcuma também pode desempenhar um papel importante na digestão desse alimento. Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ela pode contribuir para uma digestão saudável.

7. Beneficia a Saúde do Baço:

A propriedade antioxidante e anti-inflamatória da Cúrcuma é encontrada para beneficiar a saúde do baço, aumentando sua função imune e protegendo-a da toxicidade de metais pesados.

8. Remédios de doença Hepática Gordurosa não Alcoólica:

O tratamento com curcumina trouxe uma melhora significativa (78,9%) na doença hepática gordurosa não alcoólica.

9. Tendinite e Artrite:

Pesquisadores descobriram que a curcumina presente na Cúrcuma pode ser útil no tratamento de doenças inflamatórias dolorosas, como tendinite e artrite.

Seus estudos mostram que a curcumina pode ser usada para suprimir mecanismos biológicos que provocam inflamação nas doenças do tendão.

Os pesquisadores disseram que não é uma cura, mas pode oferecer aos cientistas no futuro uma vantagem importante no tratamento das condições.

beneficios da curcuma

10. Melhora a Função Hepática:

A Cúrcuma tem recebido atenção recentemente por causa de suas habilidades antioxidantes . O efeito antioxidante da Cúrcuma parece ser tão poderoso que pode impedir que seu fígado seja danificado por toxinas. Esta pode ser uma boa notícia para as pessoas que tomam drogas fortes para diabetes ou outras condições de saúde que podem prejudicar o fígado com o uso a longo prazo.

11. Ajuda a Combater o Câncer:

Um estudo em 2009 na Irlanda descobriu que a curcumina matou células cancerosas esofágicas no laboratório. Os pesquisadores descobriram que a curcumina começou a destruir as células cancerosas dentro de 24 horas e as células também começaram a se digerir.

12. Protege o Osso na Osteoartrite:

As pesquisas mostram que as formulações de curcumina superam as drogas anti-artríticas convencionais prescritas na osteoartrite.

13. Possui Propriedades Anti-plaquetas:

Ela possui propriedade de desbaste sanguíneo – evita a formação de coágulos sanguíneos e reduz o risco de acidente vascular cerebral. Esta propriedade da curcumina beneficia a trombose.

14. Alivia a Depressão:

Pesquisadores indianas demonstraram que a curcumina é tão boa quanto o Prozac no tratamento da depressão e da combinação de curcumina e o Prozac é mais eficaz no tratamento da depressão do que o Prozac sozinho.

A literatura científica prova que a curcumina se beneficia em transtornos depressivos de várias maneiras: como agente anti-inflamatório, antioxidante, agente neuroprotetor.

15. Pode Aliviar a Dor:

Muitas pessoas, incluindo médicos, citam sua própria experiência anedótica com a Cúrcuma como um analgésico. O tempero tem fama de aliviar a dor da artrite também.

Os estudos parecem apoiar a Cúrcuma para o alívio da dor. Embora as recomendações de dosagem parecem variar, aqueles que participaram no estudo levaram 800 mg em forma de cápsula todos os dias.

16. Beneficia na Hepatite:

A propriedade anti-inflamatória da Cúrcuma beneficia de hepatite ou inflamação hepática. Também exerce atividade antiviral contra o vírus da hepatite. Também protege o fígado e restaura a função hepática no caso de hepatite induzida por drogas.

17. Ajuda na Desintoxicação de Metais Pesados:

A Cúrcuma beneficia o tratamento de envenenamento de metais pesados ​​em virtude de sua propriedade antioxidante e chelating (capacidade de se ligar ao metal e removê-los do corpo).

18. Protege o DNA Contra Danos:

A Cúrcuma tem propriedade geno protetora – ela protege o DNA celular de danos. No entanto, a curcumina desempenha um duplo papel no dano do DNA.

19. Reduz o Estresse Pós-traumático:

Estudos preliminares sugerem que a curcumina dietética pode reduzir a reativação de memórias de medo no transtorno de estresse pós-traumático.

Além disso, é propriedade anti-inflamatória e habilidade para aliviar o estresse e a ansiedade ajuda nesta condição.

20. Alivia Tosse e Frio:

Um outro benefício do uso da Cúrcuma em uma idade é que instantaneamente cura a gripe. A Cúrcuma é um remédio doméstico na Índia para tratar tosse e resfriado.

O óleo de Cúrcuma é encontrado para aliviar a tosse e o escarro. A inalação de fumaça também ajuda a aliviar a congestão nasal.

21. Pode Ajudar no Tratamento do Glaucoma e da Catarata:

A propriedade antioxidante da curcumina é benéfica no tratamento da catarata. Do mesmo modo, a antioxidante e a propriedade neuro protetiva de curcumina são benéficas no tratamento do glaucoma.

curcuma

22. Doença de Alzheimer e Demência:

Existem inúmeros estudos sobre o efeito da curcumina na doença de Alzheimer e na demência . Um estudo indiano em 2008 sugeriu que a curcumina pode bloquear a formação das placas beta-amiloides que impedem a função cerebral na doença de Alzheimer. Mais pesquisas são necessárias antes que esses possíveis benefícios sejam traduzidos em uma configuração clínica.

23. A Cúrcuma Acelera a Recuperação Pós-operatória:

A Cúrcuma tem uma série de propriedades que se beneficiam em restaurar a saúde e acelerar a recuperação após a cirurgia. Suas propriedades anti-microbianas e imunológicas promovem proteção segura de infecções.

Suas propriedades curativas de feridas ajudam na cicatrização rápida de cicatrizes. A Cúrcuma combate fadiga pós-operatória e dor.

24. Pode Ajudar a Combater a Anemia:

A Cúrcuma dietética pode ajudar a combater a anemia devido à sua propriedade antioxidante que auxilia na normalização das defesas antioxidantes na anemia. Além disso, curcumina exerce um efeito protetor sobre os glóbulos vermelhos.

Atividade quelante de ferro da curcumina é especulado para causar deficiência de ferro em anemia, mas ela é uma rica fonte de ferro.

25. Abaixa a Pressão Sanguínea:

As pesquisas mostram que a curcumina e seus derivados possuem propriedades vasodilatantes ou a capacidade de relaxar os vasos sanguíneos, o que reduz a resistência ao fluxo sanguíneo e, portanto, reduz a hipertensão arterial.

26. A Cúrcuma Protege o Pâncreas de Distúrbios:

Pesquisas mostram que a curcumina pode prevenir e tratar a pancreatite. Sua atividade anti-inflamatória se beneficia na pancreatite.

27. Pode Evitar a Formação de Cálculos Biliares:

A Cúrcuma é encontrada para causar a contração da vesícula biliar, e é por isso que deve ser evitada quando sofre de cálculos biliares.

No entanto, se consumida como parte da dieta, pode prevenir a ocorrência de cálculos biliares em primeiro lugar.

28. Pode Ajudar na Cura de Fraturas Ósseas:

Tradicionalmente ela tem sido utilizada no tratamento de fraturas ósseas. A pasta de Cúrcuma tópica é aplicada na região afetada e a Cúrcuma também é ingerida para acelerar a cicatrização.

O mecanismo por trás disso é que ela controla o processo inflamatório e ajuda a reduzir a dor. Além disso, a Cúrcuma ajuda a proteger o tecido ósseo e ajuda na remodelação óssea.

29. É Terapêutico no Tratamento da Periodontite:

O estudo experimental reflete que os benefícios da Cúrcuma na periodontite, suprimindo a perda óssea e atuando como agente anti-inflamatório. Também é provado que retarda a progressão da periodontite.

30. Reduz os Níveis de Colesterol:

A suplementação de curcumina com doses elevadas reduz os níveis de colesterol em 12 semanas.
Curcumin é encontrado para reduzir a inflamação na obesidade e síndrome metabólica.

curcuma beneficio

Outros Benefícios da Cúrcuma:

  • A Cúrcuma demonstrou parar o crescimento de novos vasos sanguíneos em tumores.
  • Pode ajudar no metabolismo da gordura e ajudar no gerenciamento de peso.
  • A Cúrcuma pode ajudar no tratamento da psoríase e outras condições inflamatórias da pele.
  • Tem sido utilizado na medicina chinesa como um tratamento para a depressão.
  • Estudos estão em andamento nos efeitos positivos da Cúrcuma no mieloma múltiplo.
  • Acelera a cicatrização de ferida e auxilia na remodelação da pele danificada.
  • Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, ela é um tratamento natural para artrite e artrite reumatoide.
  • A Cúrcuma é um analgésico natural e um inibidor de cox-2.
  • Aumenta os efeitos da droga quimioterapia paclitaxel e reduz seus efeitos colaterais.
  • Estudos promissores estão em andamento sobre os efeitos da Cúrcuma no câncer de pâncreas.
  • Provou que pode desacelerar a progressão da esclerose múltipla em camundongos.

Efeitos Colaterais da Cúrcuma:

Os efeitos colaterais da Cúrcuma estão relacionados com sua utilização excessiva, podendo causar irritação no estômago e enjoo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

beneficio da cereja

Os 45 Benefícios da Cereja Para Saúde!

cafe

Os 40 Benefícios do Café Para Saúde!