Os 30 Benefícios do Amaranto Para Saúde

Conheça Tudo Sobre Os 30 Benefícios do Amaranto Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Amaranto Para Saúde são diversos, pois o Amaranto possui grande quantidade de propriedades que são fundamentais para bom funcionamento e manutenção do corpo em geral. Além disso, apesar de ser uma das formas mais antigas de alimentos cultivados, o grão de Amaranto permanece extremamente importante para a saúde humana, tal como aconteceu com as astecas e outras culturas indígenas até 8 mil anos atrás.

Você encontrará com maior frequência o grão de Amaranto vendido em lojas de alimentos saudáveis pois ainda não é um grão amplamente cultivado, mas a demanda por este grão cheio de nutrientes está crescendo.

O Amaranto é classificado como um pseudocereal, o que significa que não é tecnicamente um grão de cereais como trigo ou Aveia, mas compartilha um conjunto comparável de nutrientes e é usado de maneiras semelhantes. Seu sabor de terra e noz funciona bem em uma variedade de pratos.

amaranto beneficios

Cientificamente conhecido como Amaranthus, este é um gênero de plantas perenes (anual e de curta duração). O nome ‘Amaranto‘ é derivado das palavras gregas ‘amarantos’ (que significa ‘unfading’) e ‘anthos’ (o que significa flor).

Valor Nutricional do Amaranto:

Ao consumir Amaranto, você aumenta o consumo de minerais de potássio, cálcio, zinco, magnésio, Fósforo e cobre.

É vital obter minerais suficientes em sua dieta, pois eles são responsáveis ​​pela construção e reparação de ossos em seu corpo, aumentando a capacidade do seu corpo para se manter hidratado e fornecendo uma base sólida para as várias funções e processos do seu corpo.

Amaranto é também uma ótima maneira de aumentar o conteúdo de vitaminas de suas refeições, incorporando vitaminas como a Vitamina A, Vitamina C, Vitamina E e B, como a Riboflavina, folato, Niacina e vitamina B5vitamina B6.

Obter vitaminas suficientes em sua dieta é necessário para ajudar a controlar os hormônios dentro do corpo, que é o precursor de quase todas as funções do corpo.

Benefícios do Amaranto Para Saúde:

1. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Amaranto pode aumentar a defesa imunológica, graças às potentes vitaminas, minerais e antioxidantes. Porém, ele tem uma quantidade modesta de ácido oxálico, que deve ser evitado ou apenas moderadamente usado por aqueles com gota, problemas renais ou artrite reumatoide.

2. Previne Defeitos Congênitos na Gravidez:

A obtenção suficiente deste nutriente pode reduzir o risco de defeitos do tubo neural em até 70%. O folato também é necessário para a criação e reparo do DNA e para a produção de glóbulos vermelhos.

A deficiência de folato pode levar a condições como a anemia. Felizmente, o Amaranto é uma excelente fonte de folato.

3. Não Possui Glúten:

O Amaranto não possui glúten, ou seja, pode fazer parte de dietas voltadas para pessoas com doença celíaca, caracterizada pela intolerância ao glúten.

4. Melhora a Digestão:

Sendo um alimento rico em fibras, o Amaranto assegura a passagem suave dos alimentos ao longo do seu sistema digestivo. Isso também permite que seu corpo absorva totalmente nutrientes e vitaminas, mantendo seu sistema imunológico e corpo forte e saudável.

Aqueles que sofrem de doença celíaca acharão que o Amaranto é um alimento fácil de digerir e uma ótima escolha de comida alternativa.

5. Combate o Estresse Oxidativo:

Obter muitos antioxidantes pode ajudá-lo a lutar de volta, pois impedem que as células de radicais livres continuem a danificar outras células. O que dá ao Amaranto a vantagem contra o estresse oxidativo.

6. Promove o Crescimento dos Músculos:

A aquisição de proteína em nossa dieta é uma das maneiras mais confiáveis ​​de manter nossos corpos tonificados, desenvolvidos e funcionando adequadamente. Os níveis invulgarmente elevados de proteínas vegetais em Amaranto tornam uma adição ideal à sua dieta se você quiser garantir um crescimento saudável de células, músculos, tecidos e pele .

7. Previne a Osteoporose:

Possui Cálcio duas vezes mais que o leite, que é o ponto de acesso tradicional para altas concentrações de Cálcio, o grão de Amaranto pode ser um fator importante na saúde óssea e na densidade mineral óssea. Como o Cálcio é uma parte essencial dos nossos ossos, você pode prevenir ou retardar o aparecimento da osteoporose, adicionando este grão rico em Cálcio à sua dieta normal.

amaranto

8. É uma Grande Fonte de Lisina:

O Amaranto está na lista dos grãos de alta lisina – oferecendo 721 miligramas de nutrientes em uma meia xícara de servir. A lisina é um aminoácido essencial que desempenha um papel na absorção de Cálcio. Ele também queima gordura e mantém a pele, os tendões, a cartilagem e os ossos.

A lisina em Amaranto também é usada para tratar o vírus da Herpes  e feridas na boca. Também funciona como um reforço imunológico.

9. Ajuda no Ganho de Massa Muscular:

O Amaranto é eficiente no ganho de massa muscular graças à alta concentração de proteínas – cerca de 30% a mais que na farinha de trigo, arroz e Aveia – sendo comparada em nível proteico ao soro de leite.

10. Previne Cataratas:

A vitamina A encontrada no Amaranto tem um efeito importante na saúde do nosso sistema ocular. O betacaroteno é um antioxidante que evita o desenvolvimento de Cataratas e pode retardar o aparecimento da degeneração macular.

11. Elimina Varizes:

As veias varicosas podem ser feias e embaraçosas à medida que envelhecemos. Amaranto contém uma substância chamada rutina, que tem sido diretamente ligada à eliminação de varizes e a alta concentração de vitamina C, um componente importante na produção de colágeno, que também ajuda a reparar e fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos.

12. Promove a Saúde do Coração:

O Amaranto tem muita fibra, o que é conhecido por reduzir a formação de placa nas artérias, bem como os fitonutrientes, que, juntamente com a fibra, ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e equilibrar a pressão arterial.

13. Controla a Pressão Arterial:

Os peptídeos do Amaranto inibem o funcionamento de enzimas encarregadas de elevar a pressão arterial. Assim, ocorre a melhor regulação da pressão. As principais complicações da pressão alta são o acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica.

14. Previne Aterosclerose:

O teor de potássio no Amaranto ajuda a diminuir a pressão sanguínea, dilatando os vasos sanguíneos e reduzindo a tensão no sistema cardiovascular, reduzindo assim as chances de desenvolver aterosclerose. O alto teor de fitoesterois encontrado também contribui para uma redução do colesterol “ruim”.

15. Reduz a Inflamação:

O Amaranto contém propriedades anti-inflamatórias que ocorrem naturalmente. Ao reduzir a inflamação, você pode ajudar a tratar condições inflamatórias dolorosas, como a artrite. Outras condições inflamatórias que podem beneficiar do consumo de Amaranto são diabetes, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e, possivelmente, câncer.

16. Fonte de Fibras:

Amaranto é um alimento rico em fibras. Isso torna o preenchimento e significa que ele ajuda a saúde digestiva, colesterol, pressão arterial e retarda a absorção de açúcares para permitir que o corpo acompanhe a produção de energia.

17. Possível Prevenção do Câncer:

Consistentemente consumindo Amaranto pode ajudar a reduzir suas chances de desenvolver câncer não só devido às suas propriedades anti-inflamatórias, mas suas propriedades antioxidantes são bem vantajosas.

Estas duas propriedades ajudam a proteger suas células da mutação e até ajudam a reparar as células já danificadas pelos radicais livres. Os antioxidantes procuram radicais livres, que são toxinas absorvidas pelo corpo através de muitas avenidas, como ambiente, alimentos e vários maus hábitos.

18. Melhora a Constipação:

O Amaranto é tradicionalmente dado a pacientes que se recuperam de doenças. É a mistura de aminoácidos que permite a fácil digestão, melhorando a constipação intestinal.

amaranto beneficio

19. Melhora o Metabolismo:

A lisina é uma proteína amino essencial para o corpo humano, o que torna o Amaranto uma “proteína completa”. Isso é muito desejável para a saúde humana, pois fornece todos os aminoácidos essenciais para criar proteínas utilizáveis ​​dentro do corpo, otimizando assim o metabolismo e garantindo um crescimento e desenvolvimento adequados. É por isso que o grão de amaranto representa um componente vital da dieta para culturas indígenas e para aqueles com acesso limitado a diversas fontes de alimentos.

20. Fonte de Proteína:

Também é uma fonte muito rica de proteínas e esta proteína também é altamente biodisponível. A proteína em Amaranto é mais digerível do que outras sementes e grãos e foi comparada à digestibilidade da proteína do leite.

21. Melhora a Visão:

Amaranto contém vitamina A, que é conhecido por melhorar a visão. A vitamina é importante para a visão sob condições de iluminação precárias, e também previne a cegueira noturna (causada pela deficiência de vitamina A). A folha de Amaranto também é rica em vitamina A, o que pode ajudar a melhorar a visão.

22. Auxilia na Perda de Peso:

Um dos benefícios do Amaranto mais conhecidos é o seu potencial emagrecedor. Ele é rico em fibras solúveis que dilatam ao entrar em contato com líquidos no interior do estômago, transformando-se em uma espécie de gel que causa a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

23. Controla o Colesterol:

Em pessoas saudáveis e em estudos iniciais realizados com animais, observou-se que o consumo do Amaranto ajuda a manter o colesterol controlado. Contudo, em estudos realizados com idosos, o mesmo benefício não foi observado. O mecanismo que proporcionaria o benefício de baixar o colesterol ainda não foi descoberto.

24. Fortalece o Cabelo:

No caso de você está sofrendo com queda de cabelo, consuma folhas de Amaranto todos os dias para se livrar de seus problemas de cabelo. Estas folhas agem como um poderoso remédio natural para prevenir a perda de cabelo e fortalecer seu cabelo.

25. Promove a Saúde Bucal:

As folhas do Amaranto agem como um remédio eficaz para aliviar dores de garganta, úlceras na boca e gengivas inchadas e reduzir o mau hálito.

beneficios do amaranto

26. Melhora a Pressão Sanguínea:

A fibra e os fitonutrientes na pressão sanguínea inferior do Amaranto de acordo com alguns estudos recentes. Esta semente aborda o colesterol, a inflamação e a pressão arterial, tornando-se um bom alimento para a saúde do coração.

Outros Benefícios do Amaranto:

  • É fonte de fibras, ajuda em controlar glicemia;
  • Antioxidante, age com retardo do processo do envelhecimento;
  • Por apresentar 15% das proteínas e aminoácidos essencial, se apresenta alimento que auxilia em manutenção da massa muscular.
  • Por se caracterizar fonte de Cálcio biodisponível, o de maior absorção pelo corpo, se resume opção interessante para ser usada pelos indivíduos que têm deficiência deste micronutriente.
  • Pode ser utilizado pelos celíacos, já que não apresenta glúten.

Efeitos Colaterais do Amaranto:

Não há efeitos colaterais conhecidos do Amaranto. Mas isso não significa que você pode consumi-lo o máximo que quiser. Mantenha os valores normais de alimentos. E chegando a gravidez e amamentação, não há informações suficientes. Portanto, fique seguro e evite usar.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Os 34 Benefícios do Espinafre Para Saúde

Os 27 Benefícios da Alfafa Para Saúde