Os 22 Benefícios do Chá de Aroeira Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Aroeira Para Saúde são diversos. Além disso, com o nome científico de Schinus terebinthifolius Raddi, a planta Aroeira é muito conhecida por seus efeitos medicinais, principalmente para tratar males transmissíveis através de relações sexuais. Originária do Brasil, a planta pode ser regionalmente conhecida como Aroeira Mansa, Aroeira Vermelha, Corneíba ou Aroeira da Praia. Pertencente à família Anacardiaceae, a planta ganha cada vez mais espaço no mercado farmacêutico, sendo utilizada para a composição de sabonetes íntimos ou em pedra, além de outros utilitários.

chá de aroeira

Mas para conseguir usufruir dos benefícios do Chá de Aroeira mansa é importante conseguir diferenciá-la da Aroeira branca ou brava. Essas costumam causar efeitos diferentes, provocando sintomas como edemas, eritemas e urticária.

Propriedades do Chá de Aroeira:

O Chá de Aroeira possui entre suas propriedades principais:

Pode-se encontrar na constituição do Chá de Aroeira, riqueza em flavonoides, esteroides, triterpenos e taninos, responsáveis pelas propriedades acima citadas. Conheça agora, Os 22 Benefícios do Chá de Aroeira Para Saúde:

1. Auxilia no Tratamentos de Corrimentos Vaginais:

Além dos benefícios do Chá de Aroeira serem similares ao do bálsamo, ele ainda ajuda a eliminar fungos e bactérias do organismo.

Para tratar problemas de corrimento vaginal, procure aliar a ingestão de chás com o tratamento receitada pelo ginecologista.

2. Favorece o Sistema Cardiovascular:

Estudos de flavonoides têm sugerido que eles são benéficos para prevenção de doença cardíaca coronária.

O Chá de Aroeira possui a capacidade vasodilatadora, melhorando a hipotensão e diminuição da frequência cardíaca, resultando em melhor oxigenação dos tecidos dos órgãos.

3. Benefício do Chá de Aroeira Para Aliviar Tosse:

Embora muitas pessoas desconheçam esta informação, as propriedades medicinais do Chá de Aroeira também são expectorantes, aliviando consideravelmente a tosse e até mesmo a bronquite.

4. Alivia os Sintomas do Reumatismo:

Outro dos benefícios relacionados ao consumo do Chá de Aroeira está o fato dele combater os efeitos causados pelo reumatismo, doença que afeta milhões de pessoas em todo mundo.

5. Combate a Diarreia:

Quem está experimentando um quadro de diarreia e disenteria pode utilizar o Chá de Aroeira como um remédio natural.

Ele ajuda a acalmar o intestino e a irritação causada por esse tipo de processo, além de ajudar a acalmar o sistema digestivo em geral.

6. Possuem Propriedades Cicatrizantes:

Usado de maneira tópica, o Chá de Aroeira também é conhecido como um poderoso agente cicatrizante e que é utilizado para tratar feridas diversas.

Além de ajudar na coagulação esse chá também estimula a vascularização do local, o que faz com que se formem novos vasos sanguíneos e, com isso, mais plasma chega ao local.

Dessa maneira, compressas com este poderoso chá são altamente benéficas para acelerar o processo de cicatrização, especialmente entre quem possui alguma dificuldade do tipo ou deficiência de vitamina K, por exemplo.

7. Benefício do Chá de Aroeira Para Tratar Artrite:

As propriedades medicinais contidas nele também auxiliam no tratamento da gota, um tipo de artrite provocada pelo excesso de ácido úrico no organismo.

8. Contém Efeito Diurético:

Outra propriedade desse chá é que ele possui um efeito diurético bastante pronunciado graças ao estímulo dos rins.

Com isso, além de ajudar na eliminação de líquidos acumulados esse chá também é responsável por ajudar a tratar problemas no canal urinário.

Benefício do Chá de Aroeira

Outros benefícios:

Como Usar:

1. Receita do Chá de Aroeira:

O preparo do chá, é bem fácil e rápido, em pouco tempo você usufruirá de seus benefícios. Confira:

Ingredientes:

  • 100g do pó das cascas de Aroeira;
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo:

  • Ferva a água e depois acrescente as folhas da Aroeira;
  • Abafe o recipiente por cerca de 10 minutos e depois consuma.

2. Banho de Aroeira:

O Chá de Aroeira pode ser ingrediente para banhos e lavagens, que também ajudam a combater diversos problemas de saúde.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 25g de cascas de Aroeira.

Modo de Preparo:

  • Ferva a água e depois coloque-a em um recipiente ou bacia;
  • Adicione as cascas e com a mistura tome o banho com a temperatura mais quente que suportar, por até 15 minutos.

Contraindicações:

Um dos principais cuidados a tomar com o Chá de Aroeira é que é preciso garantir a espécie da planta. Isso significa que você deve ter a certeza absoluta que se trata de uma Aroeira mansa, já que Aroeiras brancas ou bravas podem causar reações adversas, como urticárias e até mesmo intoxicação.

No caso da infusão, também é importante respeitar o limite máximo de consumo de quatro colheres de sopa, e não xícaras, por dia. Além disso, pessoas que tenham predisposição à diarreia ou que estejam com diarreia muito intensa não devem consumir essa bebida.

O Chá de Aroeira pode ser preparado e utilizado de diferentes formas, trazendo versatilidade para essa bebida e, portanto, aos benefícios que ela traz. Mesmo assim, é preciso ter cuidado em garantir que está se fazendo chá com a Aroeira correta, além de não exagerar no consumo. Na dúvida, não hesite em procurar o sue médico para esclarecer tudo o que você precisa saber sobre esse chá.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

canela de velho

Os 23 Benefícios da Canela de Velho Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Casca de Alho Para Saúde