Os 30 Benefícios da Aroeira Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Aroeira que muitos desconhecem. Além disso, muito usada na medicina alternativa, a Aroeira mansa é uma árvore de pequeno porte que possui diversas propriedades em suas folhas e casca. Os Benefícios trazidos pela planta são inúmeros e podem ser aproveitados na forma de chá e também como banhos e compressas.

beneficios da aroeira

Mas para conseguir usufruir dos benefícios da Aroeira mansa é importante conseguir diferenciá-la da Aroeira branca ou brava. Essas costumam causar efeitos diferentes, provocando sintomas como edemas, eritemas e urticária.

Mas também são espécies de Aroeira mansa: a planta do campo, almecegueira e lentisco, rasteira, mole e algumas outras.

A planta é uma planta de pequeno a médio porte, atingindo entre 5 a 9 metros de altura e com tronco tipicamente reto, possuindo em torno de 50 a 80 cm de diâmetro.

As flores desta planta são pequenas e numerosas, possuindo coloração branco-amarelada a branco-esverdeada.

Esta planta pode crescer ao longo de todo o litoral brasileiro, crescendo desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul em regiões de caatinga e cerrado. Ela também é conhecida como Aroeira-mansa, Aroeira-vermelha, Aroeira-brasileira, pimenteira, pimenta-rosa, fruto-de-sabiá, entre muitos outros nomes populares.

Propriedades da Aroeira:

As propriedades deste chá são: adstringente, balsâmico, cicatrizante, diurético, laxante, depurativo, afrodisíaco, tônico, antiespasmódico, emenagogo, antileucorreico, anti-inflamatório e bactericida. A partir dessas propriedades, seus benefícios comprovados até hoje são:

  • Indicado para casos de tratamento de reumatismo.
  • Faz a febre baixar.
  • Bom para casos de diarreia.
  • Auxilia no tratamento da gota.
  • Indicado para casos de leucorreia, ínguas e sífilis.
  • Bom para quem sofre de dores ciáticas.
  • Sua propriedade diurética auxilia quem tem problemas urinários.
  • Pode ser usado em inflamações diversas e em feridas.

Existem duas formas mais comuns de se utilizar o chá de Aroeira. A primeira, é por infusão ou decoção, que ajuda em casos de doenças internas (como problemas urinários, diarreia, etc.) e a segunda é por compressas, que ajuda em casos de doenças externas (como feridas, infecções cutâneas e outras). Então, confira Os 30 Benefícios da Aroeira Para Saúde:

1. Ajuda a Tratar Distúrbios Respiratórios:

Os problemas respiratórios são bastante comuns em nossa sociedade, principalmente em função da exposição a muitas substâncias tóxicas e poluentes. Estes distúrbios impactam na capacidade de inspirar quando se está dormindo ou acordado, afetando, assim, as vias respiratórias.

2. Possui ação Antioxidante:

Esta planta tem em sua composição uma grande quantidade de substâncias com poder antioxidante, tais como os flavonoides e os polifenois. Estes compostos ajudam a combater os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce do organismo e que também aumentam os riscos do desenvolvimento de inúmeras doenças crônicas e degenerativas.

3. Ajuda no Tratamento de Infecções:

A planta possui compostos com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, portanto, esta é indicada para o tratamento de muitas doenças, entre elas as infecções. Há Benefícios do Chá de Aroeira também para o tratamento e o controle da febre, também em função das suas propriedades anti-inflamatórias.

4. Chá de Aroeira Para Corrimento:

Além dos Benefícios do Chá de Aroeira serem similares ao do bálsamo, a planta ainda ajuda a eliminar fungos e bactérias do organismo.

Para tratar problemas de corrimento vaginal, procure aliar a ingestão de chás com o tratamento receitada pelo ginecologista.

5. Combate a Bronquite:

Embora muitas pessoas desconheçam esta informação, as propriedades medicinais da Aroeira também são expectorantes, aliviando consideravelmente a tosse e até mesmo a bronquite.

beneficio da aroeira

 

6. Ajuda na Cicatrização de Feridas:

O chá de Aroeira é tido como um poderoso regenerador de tecidos e combatente de bactérias, sendo por esta razão muito utilizado para acelerar a cicatrização de feridas. Além disso, esta planta também auxilia no tratamento de queimaduras e demais lesões relacionadas à pele.

7. Benefícios da Aroeira Para Combater Infecções:

Entre os benefícios da Aroeira, destaca-se o fato de ela atuar na prevenção e combate de infecções vaginais. O motivo disso é que o chá da Aroeira fortalece as defesas imunológicas, fazendo com que o organismo naturalmente consiga agir na eliminação das bactérias causadoras da infecção.

8. Benefícios da Aroeira Para Combater o Reumatismo:

Outro dos benefícios relacionados ao consumo da Aroeira está o fato de ela combater os efeitos causados pelo reumatismo e pela artrite, doenças que afetam milhões de pessoas em todo mundo.

9. Benefícios da Aroeira Para Prevenir Sífilis:

Poucas pessoas sabem disso, mas a Aroeira é tido como um poderoso aliado no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Sífilis.

10. Tem Poder Antisséptico e Antimicrobiano:

A Planta possui inúmeras propriedades. O chá desta planta, por exemplo, pode ser utilizado como antisséptico, sendo aplicado em feridas expostas.

O óleo essencial da planta possui ação antimicrobiana, ajudando a combater diversos micro-organismos, entre eles as bactérias, os fungos e vírus.

Benefícios da Aroeira Para a Circulação Sanguínea:

Acredita-se que a fruta da Aroeira possa colaborar com a melhoria da circulação sanguínea devido ao fato dela apresentar ação vasodilatadora.

aroeira beneficios

Isso significa que a espécie atua no estímulo à circulação sanguínea, no favorecimento ao processo de irrigação dos tecidos e no relaxamento dos músculos lisos dos vasos sanguíneos, o que resulta na sua dilatação.

Confira Outros Benefícios da Aroeira Para Saúde:

  • Ajuda a baixar a febre;
  • Auxilia no tratamento do reumatismo;
  • Devido às suas propriedades cicatrizantes, a planta é uma ótima aliada para curar feridas;
  • Doenças do trato urinário, pois esta planta conta com propriedades diuréticas;
  • Ínguas, leucorreia e sífilis;
  • Ajuda a amenizar a dor de dente;
  • Infecções genitais;
  • Infecções cutâneas causadas por bactérias;
  • Função balsâmica;
  • Hipotensão;
  • Poder antibiótico;
  • Potencial bactericida em condições como blenorragias e leucorreia;
  • Minimizar quadros de erisipela;
  • Baixar a febre;
  • Tratamento de sífilis.

Contraindicações:

Não existe uma orientação unânime sobre a quantidade a consumir de derivados desta planta no seu dia a dia, uma vez que não existem estudos sobre esta matéria, o que realça ainda mais a necessidade de se terem alguns cuidados no seu consumo, não esquecendo, naturalmente, os cuidados noutros tipos de aplicações.

Além disso, está contraindicada para pessoas com pele sensível, pelo que, se for o seu caso, deverá consultar de antemão um médico para aferir se pode ou não usar esta planta em segurança.

Estes cuidados são importantes, porque, apesar dos seus potenciais benefícios, podem existir alguns efeitos secundários prejudiciais à sua saúde, como é o caso de reações de ordem alérgica na pele e mucosas, os quais não deverão ser descurados.

beneficio da fruta do dragao

Os 30 Benefícios da Fruta do Dragão Para Saúde

Os 35 Benefícios do Suco de Fruta Pão Para Saúde