Benefícios das Plantas

Gérbera – Origem, Benefícios e Como Plantar!

gerbera

Gérbera – Origem, Benefícios e Como Plantar de maneira correta. Além disso, muito popular, a Gérbera é uma planta herbácea, perene e fácil de ser cultivada, seja em vasos, jardins, canteiros ou floreiras. Não exige muitos cuidados e tem boa adaptação em regiões de clima seco. Como é rústica, tolera solos mais secos, porém, em períodos de pouca chuva, deve contar com regas regulares, de uma a duas vezes por semana.

gerbera como plantarO cultivo da flor deve ser realizado em local arejado e onde há incidência de sol. Propagada por sementes, tem em geral na segunda floração a aparência mais vistosa. Com até 40 centímetros de altura, ela conta com variedades para corte e para plantio em vasos (que são exemplares de desenvolvimento mais compacto).

Origem da Gérbera:

A Gérbera pode ser encontrada em vários países a partir de cultivares oriundos da hibridização entre Gérbera jamesonii e Gérbera viridifolia – realizada na África do Sul. Os japoneses, em 1980, foram os primeiros a desenvolver variedades da flor para plantio em vasos, o que trouxe um avanço para a difusão da cultura. A alternativa em relação ao cultivo no solo evita a ocorrência de doenças e facilita a nutrição da planta.

Pertencente à família das Asteraceae, que inclui o girassol e a margarida, a Gérbera possui uma haste longa e reta que dá sustentação ao que é chamado em botânica de capítulo – inflorescência formada de várias pequenas flores protegidas por folhas modificadas, denominadas brácteas.

Quando associadas e mais desenvolvidas que as floretas reunidas em uma base circular, como na Gérbera, as brácteas assumem forma, textura e cores e acaba sendo comum confundi-las com pétalas.

Onde e Como Plantar Gérberas:

O cultivo ideal é aquele feito a pleno sol (nas regiões muito quentes é necessário contar com uma meia sombra). A luminosidade é essencial para garantir o crescimento dessa planta, apesar disso essa planta resiste bravamente aos invernos mais rigorosos.

gerbera

Por esses motivos é uma das principais escolhas de quem está em busca de manter o jardim sempre florido.

Cuidados Com o Cultivo da Gérberas:

Uma coisa que começa errada dificilmente dará certo com o tempo, esse raciocínio é perfeito no caso das Gérberas, pois se o cultivo dessas plantas começa de forma errada não se deve esperar que floresçam de forma bonita e saudável.

Por isso o primeiro grande cuidado a se tomar em relação às Gérberas é fazer o seu cultivo corretamente.

Produção das sementes da Gérberas:

É importante saber que cada semente produz uma touceira (conjunto de plantas da mesma espécie que nascem muito próximas) com flores que se diferenciam das demais, caso você não deseje que isso ocorra, terá que ir atrás de mudas micropropagadas , que são mais uniformes e podem ser encontradas em viveiros.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.